segunda-feira, 22 de março de 2010

Parabólica

Arte no Presídio e Coque

Até o dia 30, a Pastoral Fafire recolhe produtos de higiene pessoal para o Projeto Arte no Presídio, que existe há 11 anos, e leva doações e atividades culturais às presidiárias da Colônia Penal Bom Pastor, no Engenho do Meio. Atualmente, atende cerca de 700 mulheres e qualquer pessoa pode contribuir, depositando as doações nos postos de coleta na Pastoral, no 2º andar e no hall de entrada da Fafire, na Avenida Conde da Boa Vista (2122-3500). Como o presídio tem restrições aos materiais doados, a Pastoral Fafire pede que doem sabonetes, creme dental, absorventes e produtos para bebês (fraldas, roupas e mamadeiras). Já a Fundação Ana Lima (FAL- 3416.8919), braço social da Santa Clara Planos de Saúde, realiza campanha de arrecadação de lacre de garrafão de água de 20 litros e de tampas de garrafas PET. As doações devem ser feitas nas unidades de atendimento Santa Clara (clínicas e hospitais) ou nas concessionárias de vendas espalhadas pelo Recife e Região Metropolitana. O material será vendido às indústrias de reciclagem e a renda irá para as ações de educação, cultura e capacitação profissional, que a FAL promove no Coque.

Pioneiro - O diretor do Hospital Oswaldo Cruz (HOC), Raílton Bezerra, lembrou, anteontem, na sessão solene em homenagem aos 125 anos da instituição, na Câmara de Vereadores o Recife, o pioneirismo do HOC. Nos anos de 1940 inovou com as primeiras cirurgias cardíacas do Brasil. E, na atualidade, o Oswaldo Cruz é referência por ter sido o primeiro hospital público do País a instalar uma Ouvidoria para as queixas dos pacientes.

Promessa, só promessa...

O leitor Manoel Limoeiro diz que a anunciada reforma do Centro Educacional Municipal Infantil de Roda de Fogo, nos Torrões, na Rua Hélio Feijó, feita em 17 de agosto de 2009 pela Secretaria Municipal do Recife, não passou de promessa. E que o número de 120 crianças foi reduzido para 60 internos. Atualmente. o Centro ocupa a Escola Maria Goreti, sem ventilação para as crianças e sem infra-estrutura.

Leitores de olho

Em menos de um minuto, a leitura da conta de água será feita no hidrômetro e entregue ao consumidor, numa economia bastante significativa e de milhões para a Compesa. Agora, só tem uma coisa: que a água chegue mesmo às torneiras.


Ônibus

Margarete Pontes usa os ônibus da Linha Rio Doce-CDU e já fez várias reclamações ao Consórcio Grande Recife, inclusive à Ouvidoria, que parece ser surda, pois não tem nenhuma resposta. Diz que os ônibus andam superlotados e são velhos.

Esgoto

Na Rua Ascânio Lopes, na UR-6, no Ibura, o esgoto corre a céu aberto, desce pela via e invade as casas da parte de baixo. A Compesa vai lá desentope, mas não resolve o problema. Os moradores estão indignados com a situação.


Itália - O Instituto de Cultura Brasil - Itália mantém, regularmente, cursos da língua italiana. E exibe, gratuitamente, às sextas-feiras, filmes italianos. Na Rua Marquês Amorim, 46, na Boa Vista (3221.4112 e icbit@ig.com.br).

Gregório - A CBTU/Metrorec, em parceria com a Associação Pernambucana de Anistiados Políticos, realiza exposição dos 110 anos de nascimento do líder comunista Gregório Bezerra. Até dia 16 de abril, na Estação do Recife.

Teatro - Hoje é o Dia Mundial e Nacional do Teatro para Infância e Juventude e, no dia 27, o Dia Mundial do Teatro. Nas comemorações, O Circo Rataplan encerra, amanhã, às 16h30, temporada no Teatro João Lyra, em Caruaru.

Francês - Além de produzir espetáculos de teatro, a Refletores Produções oferece Curso de Língua Francesa, às segundas e quartas-feiras, a partir de abril. Informações: Rua Matias de Albuquerque, 223,- sala 309, fone 9267-5817.

Previdenciário - A Faculdade Boa Viagem (FBV) e a Escola Superior da Magistratura Trabalhista da 6a Região (Esmatra) promovem Curso de Especialização em Direito Previdenciário. Informações: 3241-8705.

Avenida vira rio

O leitor Flávio Sampaio queixa-se que, na Avenida Conde da Boa Vista, bastam dois dedinhos de chuva para tudo ficar completamente alagado. Vira um rio e as pessoas levam um banho de água suja jogada pelos ônibus e carros. Uma vergonha.

O que é isso? I

Já Gilberto Sousa denuncia que, em frente ao Bompreço do Janga, onde têm um sinal de três tempos e um ponto de ônibus, os kombeiros param os veículos na faixa da direita e na parada, impedindo que os outros motoristas sigam em frente.

O que é, isso? II

Isto acontece quando o semáforo está fechado para entrar à esquerda e aberto para seguir em frente (sentido cidade-subúrbio). “Esse absurdo já causou acidentes e os agentes de trânsito da Prefeitura de Paulista fazem vista grossa”, afirma Souza.

Processo - Abertas as inscrições do Curso de Processo Civil:Teoria e Prática, com o professor da Escola da Magistratura de Pernambuco (Esmape), Misael Montenegro Filho, e destinado a advogados. Informações: 3033-1700 e 3082-4995.

Apse - A Associação Pernambucana de Servidores do Estado está contratando médicos de neurologia, cardiologia e pneumologia. Segundo o presidente Manoel de Moura Filho, os especialistas darão expediente na sede, à Rua Dom Bosco, 895, Boa Vista.

Vida - Nessa quarta-feira acontece, na Livraria Cultura (Paço Alfândega), a palestra Qualidade de Vida - Estratégias de Como Obtê-la. Serão debatidas pelo geriatra Daniel Kitner e pelo fisioterapeuta Tiago Pacheco. Informações: 3426-8712.

Nenhum comentário:

Postar um comentário