quinta-feira, 22 de abril de 2010

Parabólica

Diploma de jornalista

O companheiro Rildo Oliveira envia texto do Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), onde se lê que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) - de negar a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão de jornalista - começa a gerar maus frutos. O exemplo vem da Prefeitura de João Pessoa (PB), que publicou edital para contratar jornalistas. Oferece salário de R$ 510,00 para uma carga horária de 40 horas e exige do candidato, apenas, o Ensino Médio e registro no Ministério do Trabalho. Diante disso, fica a pergunta no ar: “Como pode-se exigir informação de qualidade, quando é fundamental a formação profissional? Felizmente, Pernambuco e outros Estados respeitam a decisão, mas não comungam com o absurdo da prefeitura paraibana”. Já a Faculdade Aeso-Barros Melo realiza, neste sábado, das 9h às 12h, aula-palestra para debater o tema “A Campanha pela Nova Regulamentação e Obrigatoriedade do Diploma de Jornalista”, com mediação do professor Marcos Araújo. Entrada gratuita e inscrições: www.barrosmelo.edu.br.

Diploma II - Participam da aula-palestra, o deputado estadual Izaltino Nascimento (PT) e autor do projeto de lei, que exige a obrigatoriedade do diploma para preenchimento de vagas, no serviço público, mediante concurso; o deputado federal Maurício Rands (PT), relator da PEC sobre a nova Regulamentação do Diploma; Ayrton Maciel, presidente do Sindicato dos Jornalistas/PE e Rômulo de Freitas Filho, especialista em Direito Trabalhista.

Anti-nepotismo


O deputado Edgar Moury (PMDB) pediu agilização na votação do Projeto de Lei nº 6.697/2009 que altera a Lei nº 11.415/2006 e que lida sobre as carreiras dos servidores do Ministério Público da União. Pelo novo texto, fica acordado que, no âmbito do MP, é vedada a nomeação ou designação para cargos em comissão e funções de confiança de cônjuge, companheiro ou parente direto até o terceiro grau.

Só com concurso

O Projeto de Lei nº 6.697/2009 prevê ainda que o ingresso nos cargos só podem ser através de concurso público como, também, poderá exigir formação especializada e registro profissional previstos no regulamento do concurso.

Alô, Emlurb?

A falta de drenagem e de pavimentação da Rua Bruno Veloso, nas proximidades da comunidade “Entra-Apulso”, no Bairro de Boa Viagem, é uma dor de cabeça constante para os moradores. E chamam à atenção da Emlurb para os problemas.

Moleza?

Já a leitora Sarah Jéssica Lima, pede que os donos do Supermercado Todo Dia, em Camaragibe, tomem providencias. Quase sempre, apenas um caixa atende a mais de cem pessoas e os outros funcionários ficam de braços cruzados.


Ciliar - A Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos seleciona projetos, com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), para recuperar e revitalizar a mata ciliar em nascentes. Edital no site: www.srh.pe.gov.br.

Nota - É até o dia 30, o Módulo Solidário do Programa Todos com a Nota e a AACD recebe notas fiscais de compras de qualquer valor. Urnas: AACD (Ilha Joana Bezerra) e Veneza Diesel, Veneza Máquinas e Normaq, todas na Imbiribeira.

Mulher - Em comemoração ao Centenário do Dia Internacional da Mulher, o Museu do Estado de Pernambuco inicia, hoje, às 20h, exposição de fotografias,cartazes e camisas. Um acervo de várias ONGs ligadas à luta pelos direitos femininos.

Saúde - Alunos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Faculdade São Miguel fundaram um grupo social para ajudar a população, com palestras gratuitas, sobre saúde e educação alimentar. Informações: 32213702.

Nenhum comentário:

Postar um comentário