terça-feira, 20 de abril de 2010

Parabólica

Olhar e linguajar simples

As histórias, causos e lendas do Rio Capibaribe contadas por quem melhor entende do assunto: a população ribeirinha. Este é o mote do livro “Um Rio de Gente” e que será lançado, hoje, às 19h, no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Coordenado por Alexandre Ramos, com fotos de Tuca Siqueira e textos de Inácio França, a obra é resultado de um projeto de pesquisa em história oral e que resultou numa publicação de 26 histórias coletadas entre os meses de março e setembro de 2009. Alexandre Ramos é especialista em gestão de recursos hídricos (UFSC/Ufal) e mestrando em Tecnologia Ambiental do Itep, sendo também funcionário da instituição atuando no Projeto Pedagogia Ambiental, em Suape, e desenvolvido mediante parceria com o Complexo Industrial e Portuário de Suape. São relatos que, nas suas entrelinhas, contam detalhes sobre os municípios, a economia local, questões ambientais e de gênero, relações de trabalho, festas populares, entre outros aspectos. Tudo através do olhar e do linguajar simples dos pernambucanos. O livro foi aprovado pelo Funcultura 2008 e apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma).

Rio - Para coletar os relatos que foram publicados em “Um Rio de Gente”, a equipe de produção passou pelos municípios de Poção (onde nasce o rio), Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Vertentes, Surubim, Salgadinho, Passira, Limoeiro, Lagoa do Carro, Paudalho, Camaragibe e Recife, todos cortados pelo Rio Capibaribe.

“Os Medos dos Recifenses”

Segundo a pesquisa “Os Medos dos Recifenses”, realizada pelo Gemepe/Fafire, no mês passado, entre os mais jovens (16 a 25 anos), a maior preocupação está no medo de morrer (25,79%) e no medo do fracasso (23,27%). E são, infelizmente, dados comprovados pelos recentes índices de mortes, bem maiores na juventude. Já entre os que têm idade de 46 a 60 anos, sobressai o medo da solidão, com aproximadamente 34%.

Árvores perigosas

Com as fortes chuvas de sábado passado, duas árvores caíram, no Espinheiro, e mais duas, em Santo Amaro. Quer dizer, o perigo é enorme para os pedestres e a causa é a falta de manutenção. Aliás, a PCR pede que liguem para o 156.

Centenárias

A verdade é que existem inúmeras árvores centenárias, no Recife, e que colocam, diariamente, em perigo a segurança das pessoas. Santo Espinheiro, Boa Vista e Madalena são alguns dos bairros com um monte delas. E, com o inverno,a coisa pega.

Ladeira

Na Rua do Mergulho, no Alto do Mandu, em Casa Amarela, uma ladeira, que é o principal acesso dos moradores, está esburacada e cheia de pedras soltas. O problema persiste, há um ano, e já houve acidentes com pessoas idosas. Uma vergonha.

Livro - “A Reinvenção do Livro e o Diálogo com as Outras Artes” é o tema da palestra do escritor e acadêmico Antônio Campos, no Museu do Estado, hoje, às 19h, seguido de coquetel. O evento comemora o Dia Internacional do Livro e do Direito Autoral.

Promotor - Por iniciativa do vereador Marcelo Santa Cruz (PT), a Câmara Municipal de Olinda concede, hoje, às 19h, em sessão solene, o Diploma e a Medalha Aloísio Magalhães ao promotor de Justiça Roberto Brayner.

Moradores - A Rua Olivedos e os bairros do Prado e do Cordeiro comemoraram, anteontem, a eleição de Nóe para presidente e Cal para vice-presidente, da Associação de Moradores. Eles estão à frente da entidade há 16 anos.

Música - Produtores, profissionais e agentes culturais ligados a atividades musicais, no Estado, participam, hoje, às 9h, na Torre Malakoff, do Fórum Setorial de Música, no Bairro do Recife, da Fundarpe. Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário