segunda-feira, 31 de maio de 2010

Educação Ambiental e escolas

Um projeto de conscientização para proteção do Rio Capibaribe é desenvolvido por estudantes do Curso de Educação Ambiental, promovido pela UFRPE, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Funciona na Escola Estadual Cabo PM José Soares da Silva, nas dependências do Comando Geral da Polícia Militar, no Derby. E envolve, além dos alunos, os seus familiares, que são moradores de áreas ribeirinhas. Uma das atividades recentes foi a limpeza de um trecho do rio, nas imediações do Batalhão de Choque, na Ilha do Retiro. Os educadores também criaram uma rede para troca de informações: wwww.redeeducacaoambiental.ning.com. Por sua vez, a Codecir visita escolas da rede municipal e apresenta ações educativas e de preparação para o inverno. O objetivo do trabalho é mostrar, através de oficinas e de outras atividades lúdicas, informações sobre como viver de forma segura no morro. E evitar acidentes, fazendo com que jovens e adolescentes, com idades entre 8 e 14 anos, possam se transformar em agentes multiplicadores nas áreas onde residem. A ação é coordenada por assistentes sociais e psicólogos do órgão.

Simião - “Show Variado” é o novo trabalho de Simião Martiniano. O média-metragem reúne esquetes musicais e cômicos, escritos, dirigidos e interpretados por Martiniano. Produzido pela Página 2, será exibido, nesta 2ª.-feira, às 20h, no Cinema do Parque, na Rua do Hospício, 81, na Boa Vista, com entrada gratuita. Apoio: Sistema de Incentivo à Cultura, da Prefeitura do Recife; e do Edital de Fomento à Produção Audiovisual, do Governo do Estado.

Violência sexual cresce

Presenciamos, lamentavelmente, o crescimento da violência sexual contra crianças e adolescentes em Pernambuco. E, como sempre, a maioria dos covardes e criminosos está dentro da casa das vítimas, sendo pai, irmão, padastro, tio e outros familiares. Só, este mês, foram 26 casos, quase um por dia. A população pode ajudar, ligando para 190-SDS, GPCA -31843579, Disque Denúncia - 3421.9595 (Recife e RMR) e 3719.4545 (Interior) e Disque-Nacinal -1000.

Tirando do sério

Buraqueira nas ruas Cônego Romeu e Jequitinhonha, em Boa Viagem, tira motoristas e pedestres do sério. São buracos de tamanho médio, mas capazes de solavancos enormes. Amortecedores, pneus e suspensão dos carros estão sendo danificados.

Ônibus

Leitora pede que a diretoria da Empresa Itamaracá mantenha uma maior fiscalização, nos ônibus das linhas Igarassu/Paulista/Itamaracá, e até mesmo aumente a frota. Diz, que às 5h30, tem sido um tormento, pois a espera é grande. Pede providências.

Perigo

Cidadão denuncia a série de buracos, no Viaduto das Cinco Pontas, no sentido Cabanga/Bairro do Recife, e que tem colocado em risco a segurança dos motoristas. Afirma que as freadas bruscas são diárias e constantes. Pede uma “Operação Tapa-Buracos”.

Árvores e meio-fio

Moradores das ruas Jonathas de Vasconcelos e Magina Pontual, ambas no Bairro de Boa Viagem, pedem que a Emlurb realize os serviços de podação de todas as árvores e de pintura do meio-fio daquelas vias. Solicitam com urgência.

Está um Ó! Na Rua Guaranis, em frente aos números 35, 40, 45 e 50, na Roda de Fogo, nos Torrões, esgotos sanitários acumulados, há vários dias, estão a céu aberto e com uma lama preta fedorenta. No local, também proliferam ratos, baratas, moscas e muriçocas.

Está um Ó! II

Segundo o líder comunitário Manoel Limoeiro, a Prefeitura da Cidade do Recife e a Compesa sabem da situação da Rua Guaranis e não tomam providências. E que a PCR tem um escritório de saneamento básico bem perto de lá: na Rua Tota Ventura,s/n.

Prêmio - Abertas até 30 de setembro, as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2010, do Departamento Nacional do Sesc, para textos inéditos de conto e romance, escritos em Língua Portuguesa. Inscrições: www.sesc.com.br/premiosesc.

FNEARTE - De hoje e até 7 de junho, aberta inscrição para o Salão de Arte Popular e Galeria de Reciclados da 11ª FNEARTE. Julgamento das peças: 15 e 16 de junho. Inscrição e regulamento: www.portaldoartesanato.pe.gov.br.

Educação - O Senac/PE inscreve, até 2ª.feira, trabalhos no Espaço do Conhecimento, no VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Para professores, alunos, pesquisadores, técnicos e outros profissionais. Inscrições: www.tecnologianaeducacao.com.br.

Facipe - A Faculdade Integrada de Pernambuco lança Pós-graduação em Docência Educacional e Organização Escolar. Aulas aos sábados, no Recife, Aliança, Nazaré da Mata, Carpina e Paudalho. Inscrições: (81) 3073-8877 e www.facipe.edu.br.

Forró - A festa junina da AACD, na sede da instituição, O Forró Iluminado, será na Arcádia do Paço Alfândega, no dia 2 de junho. Ingressos à venda: R$ 80,00 individual e R$ 640,00 mesa com 8 pessoas.

MBA - A partir de amanhã, A UFPE oferece o Curso de MBA em Gestão da Informação e destinado a gerentes, analistas de sistemas, engenheiros e outros profissionais graduados. Informações: (81) 2126-8728, ramal 220, e www.gpsid.ufpe.br.


Teatro da Vida

Pense numa cachaça da boa, companheiros. Pois bem, dizem que o fato aconteceu, na Estrada de Aldeia, em Camaragibe. O cara foi a uma despedida de solteiro de um amigo numa chácara. A galera toda lá: muita bebida, som, strippers e amigas mais saidinhas. A noite prometia e o ele saiu de lá que nem sabia a hora. “Pra lá de bagdá”, já no meio do caminho, vê o terror dos festeiros: blitz! Aí, rezou pra tudo o que é santo. Mas foi parado e o guarda pediu que saísse do carro. Desceu trôpego e, como num pesadelo, ouviu o que todo bebum teme: - Vamos fazer o teste do bafômetro! - Tô ferrado, pensou. Porém, ao que parece, os santos resolveram atendê-lo. Uma Van bate num ônibus, no outro lado da pista. Logo, o guarda diz: - Vá embora, que vou socorrer aquele acidente. Com pressa (ou, pelo menos, tentando), o bêbado pega o carro e se manda feliz da vida: - Hoje é o meu dia de sorte. Chega em casa, guarda o carro, agradece aos santos e desaba na cama. Às 7 da matina, no dia seguinte, a empregada o acorda e pergunta: - Patrão, o que faz aquela viatura da Polícia estacionada na garagem?

É melhor rir...

Advogado é advogado... O advogado chegou tarde a uma importante reunião no seu escritório e não achava vaga para estacionar. Levanta as mãos ao Céu e diz: - Senhor, por favor, arruma uma vaga e juro que irei às missas, todos os domingos, pelo resto da vida. Deixarei as putas e o álcool. E não transarei mais com a minha secretária, que é casada. Como num milagre, surge uma vaga. Ele estaciona e clama: - Não se preocupe mais Senhor, achei uma!!!!

Rir sempre...

Prova de Geografia, de um aluno, num colégio em São Paulo - Tema: "Analise a importância do Vale do Paraíba". Resposta: " É de suma importância, pois, não se pode discriminar tão meritórios cidadãos. Já que temos os vales transporte, o do Idoso e o do gás, por que não o Vale do Paraíba? Além disso, sabe-se que, via de regra, os “paraíbas” trabalham em obras ou portarias de prédios e ganham pouco. Então, o dinheiro, que entra no meio do mês (que é o “vale”), é valioso para equilibrar a sua economia familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário