quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Parabólica

Assaltos e combate às drogas

Recebemos, do vereador Aerton Luna (PRP), o seguinte comunicado: “Tomamos conhecimento, através da coluna “Folha Cidade”, que os alunos de uma universidade, na Imbiribeira, estão sofrendo constantes assaltos nas paradas de ônibus do bairro. Por isso, fiz um requerimento para o doutor Wilson Damázio, secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, para intensificar o policiamento nas paradas de ônibus próximas à Universo. Desde já o nosso agradecimento, por estar sempre a nos ajudar a melhorar a vida de vários recifenses”. Por sua vez, a Rede de Saúde Mental de Camaragibe, preocupada com o número crescente de dependentes de álcool e outras drogas, inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD Campo Verde, na Rua Candelária, no antigo Clube da Mesbla. E conta com uma estrutura física composta por consultórios, sala de grupo, sala de reunião e quatro leitos (masculino e feminino). Além de psicológicos, psiquiatra, terapeuta ocupacional, assistente social, arte-educador, enfermeiro e médico clinico. O atendimento é de 2ª. a 6ª.-feira, de manhã e de tarde.

Educação - O Instituto Walmart, em parceria com o Instituto Qualidade de Ensino (IQE), está implantando, na Bomba do Hemetério, programa para melhorar o índice de aprendizado de Português e Matemática dos alunos da comunidade. Visa elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 4,2 para 5,5, nos próximos três anos, beneficiando 2.000 alunos, da 1ª a 5ª série da rede municipal de ensino.

Ex-catadores à míngua?

Alguns ex-catadores do desativado Lixão da Muribeca denunciam que foram abandonado pelas autoridades e, segundo eles, tem gente passando fome, pedindo esmolas e até traficando drogas. Após um Termo de Ajustamento de Conduta com o MPPE, coube a Prefeitura do Recife amparar 859 catadores, Jaboatão 258 e Moreno os demais. De acordo com eles, a PCR só qualificou 250 com cursos e Jaboatão muito menos.

Apoio da PCR

Por outro lado, a Prefeitura do Recife informa que oferece alternativas de trabalho para todos os ex-catadores, através de cursos ministrados nos núcleos e na criação de cooperativas. Inclusive, tem um núcleo funcionando próximo ao Lixão da Muribeca.

Canal

Cidadãos solicitam que a Emlurb limpe o canal, localizado na Rua Soldado Albino César, na UR-4, no Bairro do Ibura, e que se encontra tomado por lixo e entulhos. Afirmam que a sujeira incomoda os moradores e, por isso, pedem providências urgentes.

Buracos

Já os moradores da Rua Adelaide, no Prado, reclamam da buraqueira que tomou conta de toda a via e que prejudica a passagem de veículos. O mesmo acontece com a Rua Quatá, no Cordeiro. Ambas precisam de uma “Operação Tapa-Buracos”.


Prêmio - O Shopping Guararapes é um dos três finalistas do Prêmio Nacional da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), na categoria Responsabilidade Socioambiental. O Guararapes concorreu com 25 projetos de shoppings de todo o País.

Espanha - O Instituto Cervantes do Recife realiza inscrições para o “Prêmio Rei da Espanha”, da Agência EFE e da Secretaria de Estado de Cooperação Internacional. Informações: Av. Agamenon Magalhães, 4535, Derby, fone 81-3334-0450/0451.

Dados - A Faculdade Boa Viagem abriu inscrições para Pós- Graduação em Bancos de Dados, visando formar profissionais especializados. As aulas acontecerão, no Campus II da FBV, no Paço Alfândega. Informações pelo 3087.4444.

Horto de Dois Irmãos e escolas

O Jardim Botânico de Dois Irmãos ganha 4 mil mudas de ipês, salgueiros, maçarandubas e brasileirinho, entre outras árvores, num reflorestamento promovido pela Construtora Carrilho e atende à legislação da Diretoria de Meio Ambiente (Dirman) e da Prefeitura do Recife, utilizando 12 mil metros quadrados da área. O termo das entidades exige o procedimento em caso de construções próximas a rios e canais, como os projetos Aliança, Aldeia e Condado Colonial, no Parnamirim. Após a plantação, a atenção da Carrilho se estenderá por um ano, com um engenheiro florestal acompanhando o crescimento das mudas no horto. Sobre a nota “Ampliação de Escola”, a Secretaria de Educação do Estado diz que “a Escola Professor José dos Anjos atende alunos do Ensino Fundamental. Assim, assegura que os alunos estudem perto de suas casas, como manda a LDB da Educação. Por isso, não há necessidade de ampliá-la, já que o Bairro de Dois Unidos possui a Escola Estadual Dr. Francisco Pessoa de Queiroz, de Ensino Médio, na Rua Adalberto Elias da Costa”.


Caindo aos pedaços

A unidade do Conselho Tutelar, da Boa Vista, está caindo aos pedaços, com infiltrações, móveis quebrados e um montão de broncas. Até a máquina de tirar Xerox e de imprimir documentos, não funciona. É uma vergonha para um órgão de tanta importância e que dedica atenção às crianças e aos adolescentes, vitimas da violência doméstica e da rua. E como estarão os outros sete conselhos municipais? Só Deus sabe.

O que é isso, companheiros?

Os empregados do setor de gás de cozinha tiveram reajuste salarial. E o que aconteceu, companheiros? Os patrões já passaram, a partir de hoje, de 35 para 36 pratas, o botijão (2,85% de aumento). Quer dizer, muito ou pouco, o povão sempre paga a conta.


Caso de Polícia

Jovens, que residem na Rua José Ramosa Vasconcelos, em San Martin, estão perturbando o sossego da morada da casa de número 78, uma senhora de 78 anos. À noite, batem nas portas e janelas, gritam palavrões e fazem barulho infernal.

Muriçocas

Na Rua Pará, em Jardim Brasil I, Olinda, fizeram um serviço e, agora, a água ficou acumulada. E o resultado imediato foi o surgimento de muriçocas, que infernizam a vida dos moradores. Ninguém suporta mais as picadas das ditas cujas. Está um horror.

Equilíbrio - O Portal dos Anjos realiza, 4ª.-feira (15h30) e, 5ª.-feira (17h), terapia para ajudar no equilíbrio energético (mental, emocional e espiritual). Na Rua General Luís Mallet, 263, Boa Viagem, telefones: 3467-3820 e 9963-1715.

Conflitos - A Faculdade Facipe abriu vagas para o Curso de Árbitros e Mediadores para profissionais de todas as áreas e interessados em resolver os variados conflitos judiciais. Será quinzenal e aos sábados. Informações: (81) 3223-9009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário