terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mudanças Climáticas e Desastres

Com foco nas enchentes da Mata Sul de Pernambuco,em junho passado, acontece, nos dias 13 e 14 próximos, no Senai, em Santo Amaro, o Seminário Mudanças Climáticas e Desastres no Nordeste: A experiência da sociedade e a resposta dos governos. Reunirá especialistas, lideranças dos movimentos populares urbanos e de ongs da região. A idéia é discutir a relação entre as mudanças climáticas ocorridas no mundo (e que vem tendo grande influência no Nordeste) e os desastres ocorridos, como enchentes e secas, e o que vem sendo feito pelos agentes públicos para prevenir a situação de risco e desastre. Painéis, debates, mesas redondas e discussões em grupos temáticos vão marcar o evento. Além de coincidir com o Dia Internacional de Redução de Riscos de Desastres, 13 de outubro, marca também os quatro meses das cheias na Mata Sul do Estado e cuja população ainda sofre com a reconstrução. É promovido pela Oxfam GB, Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), Diaconia e Fase e recebe o apoio da Save The Children e Visão Mundial. Inscrições abertas: Diaconia - 3221-0508 e www.diaconia.org.br.

Vídeos - Já está disponível, no site da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (www.fundarpe.pe.gov.br), o edital do 12º Festival de Vídeo de Pernambuco. Em parceria com a Prefeitura do Recife, as inscrições podem ser feitas, até o próximo dia 22, e é voltado para profissionais em início de carreira (mas, aberto a todos). Regulamento e formulário de inscrição: www.recife.pe.gov.br.

“Com a gota serena”

As recifenses estão com a “gota serena”. Aderiram ao boxe, na Academia R2, em Boa Viagem, e dividem, com os homens, as aulas de segunda a quarta, às 19h. Os experts garantem que, apenas em uma hora, podem perder de 800 a 900 calorias. E ainda trabalham a coordenação motora, reflexo, condicionamento físico e respiração cardiovascular, beneficiando costas, peito, bíceps, panturilha e tríceps. Informações: (81) 3327-1437.

Povão e guaiamum

O leitor Eduardo Nino pede que o prefeito João da Costa libere a pavimentação e a drenagem da Rua Água Branca, na Iputinga, e aprovado no Orçamento Participativo de 2009. Diz que o povão já não aguenta mais viver como guaiamum dentro da lama.

Solavancos

Há mais de três meses, um buraco, na Rua Baltazar de Passos, em Boa Viagem, aporrinha os motoristas e danifica os carros. Fica logo depois do sinal e no cruzamento com a Rua Jequitinhonha, nas proximidades do Canal de Setúbal. E haja solavancos.

Surpresa

Já no início da faixa da esquerda da Avenida Domingos Ferreira, no trecho do Pina, um buraco surpreende os motoristas e pode causar acidente. E uns cinqüenta metros depois, outro buraco. As freadas e os desvios são freqüentes e feitos com riscos.

Artes - O artista plástico Leandro Salgueiro inicia, esta semana, o Curso de Desenho Artístico e Pintura, no Atelier do ICT, aos sábados, na Rua Duque de Caxias, 356, 1º andar. Informações, reservas e inscrições: 3424.2625.

Humanização – O Curso de Especialização em Humanização na Área de Saúde, em nível de Pós-graduação Lato Sensu,da Faculdade de Ciências Médicas da UPE prorrogou as inscrições até o dia 29.Informações: 3183-3536.

Psicanálise - Psicanalistas de todo o País participam da XIV Jornada de Psicanálise, promovida pela Sociedade Psicanalítica do Recife (SPR). Informações: (81) 3228-1756 / 3226-0462, sprsecretaria@uol.com.br e www.spr-pe.org.br.


Mulligan - A Ergovitae abriu inscrições para o curso de Mulligan, que será realizado entre os dias 25 e 28 de novembro, na sede da instituição, na Rua Cardeal Arcoverde, 310, Graças, e voltado fisioterapeutas. Informações: (81) 3423-7803.

Marina

Do leitor Edson Campos: Os programas eleitorais bem podiam ser comparado com o quadro do Rolando Lero da escolinha do professor Raimundo tentando enrolar os eleitores. No segundo turno os candidatos precisam ter muito cuidado para evitar de serem flagrados em contradições do que falaram no primeiro. Marina Silva foi bem clara: " Serra e Dilma são iguais (no popular, farinha do mesmo saco). Eu sou diferente ". Agora é hora de conferir sua independência. Na minha opinião ela deve liberar seus eleitores para votarem em quem bem entender sem a mínima indicação de PT ou PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário