terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Parabólica

Copa 2014: expansão e urbanização

A Cidade da Copa de Pernambuco foi apresentada, na semana passada, na Convenção Global Soccerex, no Rio de Janeiro, pelo presidente da SPE Arena Pernambuco, Marcos Lessa. O projeto de Pernambuco foi o único painel que tratou exclusivamente de uma cidade-sede. De acordo com Lessa, a localização da Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, proporcionará muitos benefícios para a população pernambucana, entre eles, a expansão da urbanização do Grande Recife, o desenvolvimento da primeira smart city do Brasil, a implantação de uma estrutura moderna de acessibilidade e segurança, além de um novo conceito de infra-estrutura e tecnologia sustentável. Situada em uma área de 250 hectares, na zona de convergência de quatro municípios da Região Metropolitana do Recife, é o único projeto brasileiro em que não será desenvolvido apenas um estádio. A proposta do empreendimento é ser também um centro lazer e entretenimento que atenderá também às demandas reprimidas da população, através da oferta de novas moradias, equipamentos de varejo e turismo construídos no entorno da Arena Pernambuco, uma arena multiuso com capacidade para 46 mil torcedores, principalmente de futebol.

Ánalise - Já o Instituto Muito Especial realizouum estudo sobre o Recife para a Copa de 2014, na questão acessibilidade. O Projeto Ir e Vir, promovido pela entidade, foi uma das ações que colaboraram para o entendimento do tema na capital pernambucana. Realizado de outubro a este mês, o projeto promoveu workshops gratuitos sobre acessibilidade. No total, dez turmas foram montadas e cerca de 500 pessoas participaram desta experiência. O estudo será divulgado no primeiro semestre de 2011.

Proteja a sua saúde

O Sindicato das Bebidas do Estado de Pernambuco (Sindibebe), com o apoio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), continua alertando a população, através da Campanha Selo Original”, que fiscalize o uso do selo fiscal nos garrafões de água mineral. Isso porque, existem várias empresas clandestinas, que não pagam os impostos e vendem água sem qualidade. Denunciem: (81. 3455.5449 e www.sindibebe.com.br.

“Mata do Passarinho”

A denúncia da degradação da “Mata do Passarinho”,no Bairro do Passarinho, em Olinda, foi feita pelo produtor cultural Jonas Etelvino - jonassilva.e@hotmail.com -,

e que se mostra indignado com a situação da reserva ecológica. O cidadão pede que as autoridades responsáveis tomem providência.

Imundície

Cidadãos, que moram às margens do Canal da Mustardinha, na Rua Ernesto Cavalcanti, voltam a reclama da sujeira, com lixo, animais mortos e metralhas espalhadas pra tudo o que é lado. E dificultam a passagem de carros e de pedestres.

Porrada

Assim que você faz a curva do Pina e passa o semáforo, no sentido do Recife, se depara com um buraco e tome solavancos. O pior de tudo é que o dito cujo está parcialmente coberto de água. Aí não tem jeito, é porrada na certa.


Luz - Com o slogan Transforme Palavras em Atitudes, a Celpe promove, hoje, às 17h, na Praça Oswaldo Cruz, oficina de brinquedos com material reciclado, através de artesãs do Projeto Luz no Empreendedorismo. Inauguração da árvore de Natal e apresentação da Orquestra Criança Cidadã.

Mostra - Hoje, às 19h, mesa-redonda sobre o poeta Carlos Pena Filho - 50 Anos de Memória, com o tema “O Nordestêrro e a Abordagem Social”, no Espaço Santander Cultural, Av. Rio Branco, 23, Bairro do Recife. Mediador: escritor Luiz Carlos Monteiro. Informações: 3224.1110.

Exposições - Duas novas exposições, hoje, no Centro Cultural dos Correios-CCC Recife. Às 19h, Corpo: Universo e Diálogo, de Josael de Oliveira e Silva (em memória). Às 20h, Expressões Abstratas, de Jane Lins. Na Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife.

Dança - A Escola Municipal de Artes João Pernambuco recebe, hoje, às 18h, com entrada franca, o espetáculo de dança contemporânea “5 Minutos Para Blackout”, do Acupe Grupo de Dança. Apoio da Prefeitura do Recife e informações 3222. 0025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário