sexta-feira, 22 de abril de 2011

Parabólica


Em defesa dos direitos humanos

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, representando o Governo do Estado, entregou oficialmente a primeira Casa de Apoio aos Egressos e Liberados de Pernambuco (CAEL). A casa é responsável pela pelo monitoramento, triagem e encaminhamento dos reeducandos e que cumprem pena em regime aberto ou em liberdade vigiada. E ainda tem como prioridade acolher indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade. Também serão oferecidos qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho. Os egressos poderão permanecer abrigados por dois meses, podendo ser renovado por igual período. Nesta primeira fase, serão atendidos 50 homens que terão apoio psicossocial, médico e jurídico e logo será a vez das mulheres. Já a Secretaria da Mulher de Pernambuco, promove a “Campanha Violência Contra a Mulher Está Fora da Páscoa”, em Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, até este sábado. E no espetáculo da Paixão de Cristo do Recife, no Marco Zero. Adesivos, panfletos e cartazes serão distribuídos e também em todas as regiões do Estado.

EPA! - Em frente ao Hotel Treze de Maio, famílias inteiras montaram acampamentos. Lavam e estendem roupas nas árvores, armam redes, cozinham, almoçam, jantam e, à noite, rola sexo. Crianças pedem esmolas, cheiram cola, perturbam e assustam cidadãos no ponto de ônibus. Tudo isso, a poucos metros da Câmara dos Vereadores do Recife, onde trabalham os representantes do povo. É mole, não?

Mata a cobra e mostra o pau...

O companheiro Edson Campos e Silva mata a cobra e mostra o pau: “Toda vez que há uma chuva torrencial, no Recife, como a de anteontem, a Avenida Boa Viagem se transforma num imenso rio. Este problema é bem fácil de ser resolvido, bastando colocar um número de galerias que recebam a água da chuva compatível com o volume. A solução é distribuir esse volume de água em mais galerias. E, aliás, de baixo custo. No Parque dos Coqueiros é onde se concentra o maior volume de água”

Verdadeira cratera

Em frente ao Shopping Guararapes, na Avenida Ayrton Sena, em Piedade, uma verdadeira cratera danifica pneus, amortecedores e suspensão dos carros. Além dos prejuízos dos motoristas, existe o risco de um acidente a qualquer momento.

Lombadas

Moradores do Bairro do Malaquias, no Cabo, queixam-se da alta velocidade de motoristas e motociclistas, na Rua Clarindo de Albuquerque, antiga Rua 1, depois que a via foi pavimentada. Pedem a instalação de lombadas. Urgente!

Meia-sola?

O poste, em frente ao Edifício José Luiz Cavalcanti, na Rua Padre Cabral, 34, em Boa Viagem, voltou a apagar, após a PCR ter trocado a lâmpada. Com medo de assaltos, os moradores criticam e afirmam que o serviço foi de meia-sola. Será?

Mobilidade - Segunda e terça-feira próximas, acontece o Seminário Internacional Mobilidade e Sustentabilidade, no Porto Digital, com apoio do Consulado Geral da França para o Nordeste. Informações: 81. 31 17. 32 68.

Sacra - Até 15 de Maio, no Centro Cultural Correios, mostra “Sacra Clássica, Memória Viva”, do pintor recifense Marcos Vieira de Melo. De 3ª. a 6ª., de 9h às 18h e, sábados e domingos, de 12h às 18h. Na Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife.

Adeppe - Flaubert Leite Queiroz assumiu, em solenidade, na Academia Pernambucana de Letras, a presidência da Associação dos Delegados de Polícias do Estado de Pernambuco (Adeppe), para o biênio 2011/13.

AutoCad - A Escola Técnica Leiaut abriu matrículas para o Curso de AutoCad, que será ministrado, exclusivamente, aos domingos, com duração de 30 horas/aulas, e de 9h às 12h. Informações: 3223.0387 e 3081.5552.

Da Encruzilhada à Estrada de Belém

De Josias Ribeiro Cavalcanti: “Prezado Robson, leitor diário da coluna, chamo a atenção para a indiferença da Prefeitura do Recife (PCR) com os contribuintes e eleitores da Encruzilhada e de Campo Grande. Ocorre que, a partir do Largo da Encruzilhada e até à Estrada de Belém, o cidadão não tem vez. Calçadas esburacadas e o comércio formal e informal ocupando o passeio público e lixo por todo lado. E pasmem: uma oficina mecânica, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, toma conta da calçada e de uma faixa de rolamento da Estrada de Belém. É um verdadeiro absurdo tudo isso que vivenciamos todos os dias. Enquanto isso, fica o prefeito brigando por “poder” dentro do Partido dos Trabalhadores. Os trabalhadores estão insatisfeitos e eleitores mais ainda com o PT. 2012 vem aí”. Já a Compesa, informa ao leitor Luiz Carlos que consertou um vazamento, na Rua Arquiteto Luiz Nunes, na Imbiribeira, e fez o reaterro. Mas, a chuva levou, e ela vai fazer de novo. A reposição do pavimento é com a PCR e os buracos, na Rua Olívia Menelau, também.

Bullying - A prática de bullying a falta de segurança despertam a atenção de pais e educadores, mas pouco se faz para inibi-la, pelo menos na esfera pública. Por isso, o vereador Jorge Federal quer que as escolas públicas e privadas de Olinda instalem câmeras em suas áreas comuns. Só na rede municipal olindense são 91 unidades de ensino. O parlamentar vai apresentar um projeto de lei, na Câmara de Olinda,em breve.

Oba, oba no Lindu

Leitor diz que, “apesar do pouquíssimo verde e do pagamento para assistir espetáculos culturais, a Prefeitura do Recife faz o maior oba, oba, em cima do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. E, com isso, gasta uma grana sem tamanho com publicidade na mídia”. “Na verdade, o ex-prefeito João Paulo é o “pai”, pois foi quem idealizou. E, Lula, o “filho”, já que o parque leva o nome da mãe dele e o ex-presidente mandou uma grana preta para construí-lo”, detona o cidadão.

São “otoridades”?

O leitor Hélio Sete denuncia que, carros com chapas de bronze (de “otoridades”), são estacionados em vagas para deficientes e idosos, na Praça 17, em frente ao Fórum Thomaz de Aquino. Pede que a CTUU veja se são deficientes ou idosos.

Poste

Cidadão diz que, em Piedade, um poste às escuras, entre as ruas Ulisses Montarroyos e a General Abreu e Lima, contribui para assaltos a quem passa a pé ou de carro. E já houve tentativas de estupros. Apesar das reclamações, a Celpe não resolveu.

Poste II

“Não bastasse o poste só de enfeite, a rua virou estacionamento de caminhões de transportadoras, a qualquer hora do dia. Não respeitam nem a saída das garagens dos moradores. Do jeito que as coisas andam, é daí pra pior”, diz um cidadão.


Direito - O X Congresso Brasileiro de Direito Processual - Civil, Penal, Administrativo e Trabalhista, promovido pelo Grupo Ser Educacional, abriu inscrições e estudantes pagam meia. Informações: (81) 3231-1431.

PQT - A Qualiti está com inscrições abertas para o Programa de Qualificação Tecnológica (PQT), que existe há nove anos. São 11 cursos de curta duração. Informações: (81) 2137.1200 e www.qualiti.com.br.

Oi Kabum! - Adolescentes do Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia do Recife realizam, este mês, ciclo de debates sobre temas considerados urgentes pelo coletivo de jovens. No: palavraeweb@gmail.com e www.palavraeweb.wordpress.com.

Crateras lunares no Litoral Sul

“Crateras lunares”. É assim que os moradores das praias de Enseada dos Corais, Itapuama, Suape e Gaibu no Cabo de Santo Agostinho passaram a apelidar os buracos da Rodovia PE-28, A de acordo com a companheira Tereza Soares. Isso, depois do grande fluxo de veículos que se formou com o aumento dos empregos no Porto de Suape. “Se já era difícil o tráfego diário naquela região, com engarrafamentos gigantescos em meio a buracos gerados pelo tráfego de caminhões e carretas; agora com as chuvas, que caem desde a madrugada de terça-feira passada, as estradas passaram a ficar intransitáveis. Em alguns trechos, as barreiras despejam areia e lama sob a pista, paralisando todo o fluxo de veículos”, afirma Teresa. “Os transtornos e acidentes são constantes e não houve providências, nem por parte da Prefeitura do município nem por parte dos órgãos estaduais”, segundo Fred Altenkirch, microempresário turístico e proprietário da Reserva Ecológica Duas Lagoas, em Itapuama. “É um estado alarmante. Um verdadeiro caos. E o Turismo já não existe mais nesse trecho”, avalia o microempresário.

Poesia - Na próxima 3ª.-feira, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) promove, às 19h, no Teatro Santa Isabel, o lançamento da coletânea do 2º Concurso Nacional de Poesia, e reúne os vencedores. O evento integra à Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública e terá a apresentação do Grupo Vozes Femininas, recitando poemas do livro. Produção: Portal Interpoética - 2127 8858 - e entrada gratuita.

Escola bastante precária

O leitor Edilson Oliveira denuncia que a Escola Municipal Doutor Maurício Martins de Albuquerque, em Jaboatão, atende crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, mas funciona de forma precária. Diz que a reforma, iniciada em fevereiro de 2010, ainda não foi concluída e, como não tem muro, facilita a entrada de vândalos no terreno e de animais. O que prejudica a recreação e a educação física dos estudantes. r

Uma barbaridade

Nas ruas Cônego Romeu e Augusto Lins e Silva, em Boa Viagem, a buraqueira vai de ponta a ponta. São buracos de todos os tamanhos e para todos os gostos: pequenos, médios, grandes, rasos e profundos. É uma barbaridade.

Dengue

Quem tiver dúvidas, quiser informações ou denunciar focos de dengue, ligue para a Ouvidoria Municipal de Saúde, no 0800. 281.1520. Funciona 24h, das 7h às 19h, de 2ª.feira a 6ª.feira, sem intervalo para almoço. A ligação é gratuita.

Direito

O Fórum de Moreno recebe o mutirão do Projeto Defesa: um Direito de Todos, que começa, nesta segunda-feira, e vai até 13 de maio. Durante três semanas, defensores estarão de plantão das 8 às 13 horas para atender ao público. E de graça.


Infantil - A Biblioteca Popular de Casa Amarela, na Rua Major Afonso Leal, s/n, será palco da segunda edição da Festa Literária Infantil e Juvenil de Casa Amarela (2ª Flijuca), no próximo dia 29, das 8h30 às 16h30. Aberta ao público.

Fístula - Abertas inscrições para o 2º Mutirão de Cirurgia de Fístula, de 28 e 30 próximos, com cirurgias gratuitas para pessoas carentes. Antecede ao 16º Encontro de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular /PE. Inscrições: (81) 3466.5752.

Inovação - A Brain Inovação e a Moros Consulting promovem o Seminário Financiamento à Inovação, no próximo dia 26, das 9 às 12h, no Hotel Atlante Plaza. Informações: brain@brasilinovacao.com.br.

Mudar a Lei Penal

Os Estados Unidos, com uma população de mais de 300 milhões de pessoas, ocorrem em torno de 15 mil homicídios por ano. No Brasil,com 200 milhões, já são mais de 50 mil no mesmo período. Tá ou não tá na hora de mudar a Lei Penal?

Sem obras

O deputado Daniel Coelho tem cobrado obras estruturadoras, sobretudo de mobilidade, à PCR. “Como não tem o que mostrar, a Prefeitura do Recife fez publicidade com a Lagoa do Araçá, uma obra feita, há anos, por JarbasVasconcelos”, criticou.

Rachadura

Em Boa Viagem, na Rua Doutor Vicente Gomes e poucos metros do sinal da Avenida Beira-Mar, uma rachadura na pista, já bem profunda e que toma a metade da via, prejudica o trânsito. E pode causar acidentes, por causas das freadas.

Pé de serra - Forró pé de serra da melhor qualidade faz parte do CD “Meu Canto”, que o forrozeiro Eli Vieira está lançando. São 14 músicas de xote, baião, coco e outros ritmos. Participação de Nádia Maia e Petrúcio Amorim.

Turismo- O Curso de Turismo das duas unidades da Faculdade Joaquim Nabuco foram reconhecidos pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa com o conceito 4. Numa escala de 5.

MBA - O Departamento de Engenharia de Produção da UFPE realiza o V MBA em Logística 2011 para gerentes, engenheiros e outros profissionais com curso de graduação Informações: 2126.8728 (R.3) e latodep@gmail.com .

Teatro da Vida

“Cabra bom!” - Um homem entra no restaurante e senta na mesa de sempre, dá uma olhada ao redor e vê uma bela mulher numa mesa próxima. Ela estava só. Ele chama o garçom e pede para mandar à mulher o vinho mais caro e, supondo que, se ela aceitasse o vinho, se renderia aos seus pés. O garçom levou o vinho e disse: - É um presente daquele cavalheiro. A mulher olha o vinho com frieza durante um segundo e decide enviar um bilhete. Dá ao garçom e o garçom entrega ao destinatário. O bilhete dizia: “Para que eu aceite este vinho, você deveria ter um Mercedes em sua garagem, um milhão de dólares no banco e 23 centímetros dentro das calças”. Depois de ler o bilhete, o homem responde com outro bilhete e manda o garçom entregar à mulher. O bilhete dizia: “Para a sua informação, tenho uma Ferrari Modena, um BMW 850Csi, um Audi S8 e um Mercedes S600 na minha garagem. Além disto, tenho em torno de 12 milhões de dólares na minha conta. Mas, nem por uma mulher bela como você, eu cortaria dois centímetros do meu pinto. PS: Devolva o vinho!!”

É melhor rir...

Corrigindo velhos ditados”: - É dando que se... engravida. -“Quem ri por último... é retardado. - Alegria de pobre... é impossível. - Quem com ferro fere... não sabe como dói. - Em casa de ferreiro... só tem ferro. - Quem tem boca... fala. - Quem tem grana é que vai a Roma! - Gato escaldado... morre, porra! - Quem espera... fica de saco cheio. - Quando um não quer... o outro insiste. - Antes tarde do que... mais tarde. - Devagar... nunca se chega.

Rir sempre...


“Corrigindo velhos ditados”II: - Os últimos serão... os desclassificados. - Há males que vêm para... lascar com tudo! - Se Maomé não vai à montanha... é porque se mandou pra praia. - A esperança e a sogra... são as últimas que morrem. - Quem dá aos pobres... cria o filho sozinha. - Depois da tempestade vem... a gripe. - Em terra de cego quem tem um olho é... caolho. - Quem cedo madruga... fica com sono o dia inteiro. - Pau que nasce torto... só mija no chão”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário