quinta-feira, 19 de maio de 2011

Parabólica

Escolas sem infraestruturas

O Sintepe encaminhou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o relatório sobre a situação das escolas da Rede Estadual e o documento será usado em inquérito civil instaurado pelo órgão. A pesquisa, cujo resultado foi apresentado em uma audiência pública em abril, realizada no auditório da OAB-PE, foi baseada nas visitas feitas por diretores e representantes setoriais do sindicato em 163 das 1.107 unidades (14,7% da rede) da Região Metropolitana do Recife, em Palmares (Mata Sul), Gravatá (Agreste) e Cabrobó (Sertão). Foram identificados, em 157 escolas (96,3%), problemas de infraestrutura, como instalações elétricas precárias, salas de aula inadequadas, quadras poliesportivas abandonadas, falta de bancas e material didático. Ainda segundo o relatório, as chuvas agravaram a situação de sete unidades (4,29%). Imóveis erguidos abaixo do nível da rua estão vulneráveis a alagamentos o que provocou a paralisação das atividades, além de prédios com infiltrações e sem manutenção no sistema de esgoto e saneamento.

Violência - O Sintepe constatou ainda que faltam professores de todas as disciplinas em 35 escolas, num percentual de 21,47%. Casos graves de violência também foram denunciados por trabalhadores de nove unidades (5,5%), enquanto o sentimento de insegurança foi observado em 28 escolas, totalizando 17,1%. Entre as ocorrências mais críticas estão agressões, alunos armados e casos recentes de funcionários mantidos reféns e de tiroteios.

Fedentina de esgoto

Parece mentira, porém e infelizmente, é a mais pura verdade. Há mais de um mês que este esgoto, a céu aberto, deita e rola fedentina no início do Bairro da Boa Vista e bem pertinho da Avenida Agamenon Magalhães. Comerciantes e pedestres são prejudicados com tamanho descaso. Imagine o que não acontece nos bairros bem mais distantes da Prefeitura do Recife.

Marcha da Maconha


O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, enviou aos promotores a decisão de pedir ou não ao Judiciário a proibição da Marcha da Maconha. Pois, não é uma atribuição sua, como chefe do Ministério Público de Pernambuco.

Arretados

Moradores do Ibura de Baixo estão pra lá de arretados com o prefeito do Recife, João da Costa. Há mais de seis meses, que a buraqueira tomada conta de toda a extensão da Avenida Dois Rios. Está quase que intransitável. Uma vergonha.

Escuro

Apesar do nome ilustre, a Rua Marechal Hermes da Fonseca, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, a escuridão amedronta os moradores e os pedestres. Existem vários e vários postes com as lâmpadas queimadas. Isso, há mais de um mês.


Eletrônica - Matrículas abertas para o Curso de Eletrônica Analógica e Digital da Escola Técnica Leiaut, com aulas sempre aos sábados, das 09h às 12h, e duração de 11 meses. Informações: (81) 3223.0387 e 3081.5552.

Trânsito - O vereador Romildo Gomes preside, hoje, audiência pública sobre o caótico trânsito do Recife. Vai reunir empresários, usuários, autoridades e prestadores do serviço de transporte. Às 9h, no Penarinho.

Especial - Videoarte, artes plásticas, escultura, xilogravura e fotografia de 23 artistas, com deficiência de todo o País, estão na Exposição de Arte Muito Especial, de hoje até 22 de junho, na Sala Cícero Dias, no Museu do Estado. Entrada gratuita.

Mestrado - Abertas, até hoje, as inscrições do Mestrado Profissional em Engenharia da Produção, da UFPE. As aulas têm início previsto para agosto.Informações: 2126-8728 (ramal 2) e www.ufpe.br/ppgep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário