terça-feira, 14 de junho de 2011

Parabólica

Sintepe contesta números do Idepe

A euforia com os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), anunciados pela Secretaria de Educação, não refletem a realidade da educação pública estadual, segundo o Sintepe. De acordo com o Idepe, os anos iniciais do Ensino Fundamental tiveram a média 4, enquanto em 2009 foi 3,9 e 3,7 em 2008. Já os anos finais obtiveram a média de 3,4. No ano retrasado a nota foi 3,1 e há três anos 2,7. Ou seja, em ambas as situações houve uma redução de crescimento na comparação 2009-2010. “Aumentou a nota, mas o crescimento foi menor”, alertou Heleno Araújo, presidente do Sintepe. A situação considerada como pior pela entidade foi a do Ensino Médio, que em 2008 alcançou a nota 2,6, mas em 2010 manteve os mesmos 3,0 de 2009. “O não avanço do Ensino Médio foi encoberto”, criticou Araújo. A diminuição do número de escolas que não elevaram as metas também foi criticada.Para Heleno, a Secretaria enfatizou apenas a melhoria da média das escolas de referência, 160 das 1.112 unidades do Estado, sendo apenas 5,4% do total da rede.

Cartório - O corregedor geral da Justiça, Bartolomeu Bueno, vai recomendar, em todo o Estado de Pernambuco, o modelo da Serventia Notarial e Registral (SNR) Siqueira Campos, em Paulista, como ideal. O cartório tem auditório e um áudio sobre os trabalhos, a equipe e os métodos de transparência usados. Tudo informatizado: certidões, reconhecimentos de firma e outros documentos ficam mais baratos pelo computador, além da qualidade do serviço e da economia de tempo.

Lixo é mato no Espinheiro Foto na Rede Divulgação

O leitor Carlos Alberto de Sá Costa, autor da foto, denuncia este trecho, na Rua do Espinheiro, esquina com a Rua Amélia, repleto de lixo. “É deprimente! Catadores de lixo se acham no direito de jogar o que não lhes interessa; pedreiros, que prestam serviços nas redondezas, depositam os seus entulhos; e por aí vai. O cidadão está sendo jogado na rua porque não pode transitar na calçada, tomada pelo lixo”, afirma Sá Costa.

As mazelas da sujeira

Carlos Alberto pede que o dono do terreno e a Emlurb tomem providências. “Estamos no inverno, mas me parece que o recifense está pouco preocupado com a dengue, a leptospirose e todas essas mazelas decorrentes da sujeira”, conclui.

Fossas

Na Rua G, na Vila Joana Bezerra, no Bairro de São José, todas as fossas continuam estouradas e o fedor é insuportável. A Compesa, segundo os moradores, alega que as contas estão em atraso e, por isso, não faz o conserto. Como é que pode?

Sangue

Para manter o estoque estratégico de sangue, o Hemope realiza coleta, hoje, na Usina São José (tel. 99626424); amanhã, na Ferreira Costa, na Imbiribeira (tel. 87978085); e na quinta-feira, na Copergás, na Imbiribeira (tel. 87232307).

Livro - Professores do Colégio Damas lançam, hoje, às 19h, na Livraria Modelo, unidade do Entroncamento, o livro Educação Física Escolar: Teoria e Prática Consolidadas. Av. Rui Barbosa, 141,
telefone 3087-3366.

Artesãos - Até sexta-feira, artesãos podem se inscrever para financiar os seus projetos, no valor máximo de 50 mil reais. Informações e inscrições, no site www.caixa.gov.br/caixacultural.

Logística - A KM Consultores abriu inscrições para uma turma extra para o Curso de Imersão em Logística, a partir de 1 de julho e oferece 25 vagas. Informações: 3342. 5021, 3061. 2558 e www.kmconsultoresassociados.com.br.

Férias - O Lubienska Recanto promove, até 22 de julho, o Espaço de Férias, com oficinas de artes plásticas, cênicas e musicais, atividade de vida prática, corporal e de proteção ao meio ambiente. Inscrições: 3312.1444.

Nenhum comentário:

Postar um comentário