quarta-feira, 15 de junho de 2011

Parabólica



Secretaria de Educação responde

Em relação ao posicionamento do Sintepe, que sugere que os números do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), apresentados pela Secretaria de Educação (SE) na última semana foram tendenciosos, a SE “esclarece que os resultados identificados na avaliação apontam crescimento em todas as etapas da Educação (séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e o 3º do Ensino Médio). Quando a Secretaria destaca os dados das escolas integrais, a intenção é dar ênfase e exemplificar o trabalho que vem sendo desenvolvido com qualidade comprovada pelo Governo do Estado. Prova disso é que essas unidades superaram a meta para o Ensino Médio, estimada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2021. Mesmo assim, as séries iniciais tiveram um aumento de 3,7 para 4,0 (séries iniciais) e de 2,7 para 3,4 (séries finais). Vale salientar, ainda, que a metodologia utilizada pelo Idepe segue a mesma linha do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizado pelo MEC”.

Educação II - A Secretaria de Educação conclui: “A diferença é que o indicador de Pernambuco tem publicação anual, enquanto o do Governo Federal é divulgado a cada dois anos. Para chegar a esse índice, o Estado realiza ao final de cada ano o Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (Saepe), que mede a proficiência dos alunos nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa das 5ª e 9ª séries do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio”.

Arrombamentos no Pina

Cidadãos estão indignados com a frequência de arrombamentos com roubos que são alvos as casas e os ateliers da Rua Estudante Jeremias Bastos, no Pina. Crimes esses reclamados à Secretaria de Defesa Social (leiam PMPE e Polícia Civil), mas sem nenhum sucesso, pois os roubos continuam ocorrendo e muitos moradores e artistas já se mudaram. Apesar de várias denúncias, de vigilância noturna, de alarmes e de câmeras, tudo continua da mesma forma.

Sossego e segurança

Os cidadãos afirmam ainda que acontece, no mínimo, um assalto por mês a cada casa, na Rua Estudante Jeremias Bastos, noPina.

Eles querem “sossego, segurança e, como contribuintes, exigem consideração e providências urgentes”.

Lixões

Já o leitor Carlos Alberto de Sá Costa diz que dá pena percorrer a BR-101, uma porta de entrada do Recife, onde se constata o acostamento tomado por lixo que escorre pelo alto dos morros. E que as matas escondem verdadeiros lixões.

Solteiras

Marli Márcia da Silva, presidente da Associação Pernambucana das Mães Solteiras, participa, hoje, às 10h, do debate “Mães Solteiras - Ausência de Autonomia Sexual e Reprodutiva”. No Plenarinho da Câmara Municipal do Recife.

São João - A Apse, promove, no seu clube em Candeias, domingo, a partir das 9h, um verdadeiro “Arraiá”, com Raminho do Acordeon e o Grupo Art Show. Informações: 3221-5949, 3222-1979, 3423-3160 e 3469-9265.

Ônibus - Sobre a nota “Às cegas em Boa Viagem”,o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que, até o final de julho, as paradas, nas avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, serão revitalizadas e com nova numeração.

Apse - Clube Balneário da Apse, em Candeias, promove, domingo, a partir das 9h, um verdadeiro “Arraiá”, com Raminho do Acordeon e o Grupo Art Show. Informações: 3221-5949, 3222-1979, 3423-3160 e 3469-9265.


Eclipse - Após quatro anos fechado para visitação, o Observatório Astrônomico da Torre Malakoff, no Bairro do Recife, será reaberto, hoje. E quem quiser, entre às 17h e 18h30, poderá ver o eclipse total da Lua.



Desembargador concede liminar que permite cobrança de estacionamento em hospitais, clínicas e laboratórios.

O desembargador José Ivo de Paula Guimarães, da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), deferiu, nesta terça-feira (14), pedido de liminar feito pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado de Pernambuco (Sindhospe). Através da decisão, hospitais, clínicas e laboratórios do Recife podem voltar a cobrar taxa de estacionamento em seus estabelecimentos. A liminar é válida até o julgamento do mérito pelo Juízo do 1º Grau. O município do Recife ainda pode recorrer da decisão.


A cobrança dos estacionamentos estava suspensa pela Lei Municipal 17.657. O Sindhospe ingressou na Justiça, através de um mandado de segurança, contra ato supostamente ilegal ou abusivo praticado pelo secretario de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras do Recife, que consiste na aplicação de penalidades administrativas decorrentes da Lei Municipal nº 17.657/2010. A liminar foi negada, no último dia 9, pelo juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Mozart Valadares. O julgamento do mérito (análise final da constitucionalidade da Lei Municipal 17.657) no 1º Grau ainda não tem data definida.


Em sua decisão, o desembargador José Ivo destaca que “o ato normativo em questão, ao exigir que os proprietários dos estabelecimentos indicados ofereçam, de forma gratuita, determinada quantidade de vagas de estacionamento, aparentemente cominou séria restrição ao exercício do constitucionalmente assegurado direito de propriedade dos ora agravantes”. O magistrado complementa, ainda, que “a Lei Municipal discutida regulou matéria própria de Direito Civil, o que caracteriza, ao menos neste juízo de cognição sumária, invasão de competência privativa da União”.


Na segunda-feira (13), o desembargador José Ivo concedeu liminar no mesmo sentido em favor dos Shoppings Center Recife, Tacaruna, Plaza e Boa Vista. Os estabelecimentos também recorreram de decisão da 8ª Vara da Fazenda Pública.


*Pesquisa Processual *


Para ter acesso a decisão do desembargador José Ivo sobre a cobrança de estacionamentos em hospitais, clínicas e laboratório, basta acessar a homepage do TJPE e clicar no link Processo de 2º Grau do Menu Consulta. Depois, o internauta deve escolher a opção Busca por número NPU e digitar o número 0010028-96.2011.8.17.0000.

Para ter acesso a decisão do juiz Mozart Valadares sobre a cobrança de estacionamentos em hospitais, clínicas e laboratório, basta acessar a homepage do TJPE e clicar no link Processo de 1º Grau do Menu Consulta. Depois, o internauta deve escolher a opção Busca por número NPU e digitar o número 0032146-63.2011.8.17.0001.


--




CPRH realiza palestra em Araripina

Dentro das atividades idealizadas
em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) vai promover a palestra Licenciamento e o Controle Ambiental, a ser ministrada pelo analista ambiental da Agência David Rodrigues Maia Esmeraldo. A palestra acontece no auditório do Centro Tecnológico do Araripe, no município de Araripina, em dois horários: às 9h e às 14h30. O endereço é rua Antônio Alexandre Alves, 112 – bairro de Santa Izabel. Informações pelo telefone: (87) 3873-1748. Inscrições podem ser feitas pelo site www.cprh.pe.gov.br.


Docente de Ciências Políticas da UFPE recebe o prêmio Guggenheim

O professor associado da UFPE Marcus Melo, do Departamento de Ciência Política, teve sua pesquisa “Political and institutional checks on corruption in Latin America” contemplada com o prêmio Guggenheim, pela Fundação John Simon Guggenheim, sediada em Nova York. Os ganhadores são definidos em função da destacada precocidade e produtividade acadêmica, científica ou artística, selecionados por ex-ganhadores desta premiação e outras autoridades das áreas contempladas.

Este é o segundo ano consecutivo que a UFPE é premiada. No ano passado, o professor adjunto João Ricardo Mendes de Oliveira, do Departamento de Neuropsiquiatria, recebeu a concorrida distinção em 2010. Na galeria dos já premiados estão também ganhadores do Nobel e da medalha Fields.





Efeitos das mudanças climáticas globais em discussão no Departamento de Física



"Mudanças climáticas globais: por que devemos nos preocupar?" é o tema da palestra que o professor Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Seped – MCT, profere na próxima sexta (17), às 16h, no auditório do Departamento de Física.


Resumo

O aquecimento global tem se acelerado nas últimas décadas, acompanhado de elevação significativa do nível do mar e intensificação dos eventos climáticos extremos, como secas, chuvas intensas, furacões etc., e esta questão é indubitavelmente o maior desafio ambiental global enfrentado pela humanidade. Ainda que haja, no Brasil, uma crônica escassez de séries históricas de dados meteorológicos e climáticos, o que nos permitiria afirmar se os extremos já estão ocorrendo com maior frequência, há várias evidências circunstanciais de que este provavelmente é o caso. Devemos recordar, para começar, que mudanças das características de extremos climáticos deflagradores de desastres naturais não se devem somente ao aquecimento global de origem antropogênica. Episódios de chuvas mais intensas vêm ocorrendo sistematicamente no Sudeste e Sul do Brasil, sendo um dos elementos a compor o aumento dos desastres naturais observados. Uma pergunta relevante diz respeito a formas de adaptação a estes desastres naturais ou mesmo se a sociedade esta consciente sobre a necessidade de adaptação. As mudanças climáticas também se fazem sentir no Brasil, onde a temperatura média subiu cerca de 0,75° C e a temperatura mínima subiu quase 1° C nos últimos 50 anos e o nível do mar se elevou quase 20 cm durante o Século XX. O Brasil é potencialmente muito vulnerável a mudanças climáticas, mas pouco conhecemos os impactos das mudanças climáticas no país. Além disso, falta identificar de forma precisa nossas vulnerabilidades na agricultura, nas zonas costeiras, na saúde humana, nos recursos hídricos, nas energias renováveis, nos ecossistemas naturais e biodiversidade, nas grandes cidades e na indústria. No campo da mitigação dos gases de efeito estufa, a grande contribuição que o Brasil pode dar ao esforço mundial de estabilizar suas concentrações atmosféricas em níveis considerados menos "perigosos", deve obrigatoriamente se dar pela redução significativa das emissões provenientes dos desmatamentos da floresta tropical e dos cerrado. O país pode escolher uma trajetória de desenvolvimento limpo e tornar-se uma verdadeira "potência ambiental", isto é, um país de economia de base de recursos naturais, mas apresentando um padrão de emissões muito baixo.

Mais informações

Departamento de Física

(81) 2126.7640

posgrad@df.ufpe.br


[ topo ]




Evento nesta sexta-feira (17) aborda patrimônio cultural mútuo Brasil–Holanda



O miniauditório da Pós-Graduação em Ciência da Informação, no segundo andar da Biblioteca Central da UFPE, recebe, nessa sexta-feira (17), o Dia do Patrimônio Cultural Mútuo Brasil-Holanda. O evento é uma promoção conjunta do Centre of International Heritage Activities (CIE) / Atlantic World and The Dutch Project - Erfgoed Nederland, Liber UFPE, Departamento de Ciência da Informação e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin / Projeto Brasiliana USP.

Mais informações

Professor Marcos Galindo

galindo@ufpe.br



Humanização da medicina é tema de encontro hoje (15)



A Academia Pernambucana de Medicina promove hoje (15), às 9h, no Memorial da Medicina, encontro sobre a mumanização da medicina. O professor Oscar Bandeira Coutinho Neto, da UFPE, fará a apresentação do tema, seguida por comentários das professoras Taciana Duque, da Faculdade Pernambucana de Saúde, e Tânia Falcão, da Faculdade de Ciências Médicas. O evento é gratuito.

Mais informações

Presidente Geraldo Pereira

pereira.gj@gmail.com


Cure o seu corpo

O Feng Shui, técnica chinesa milenar de harmonização de ambientes, será o tema do workshop ‘Cure seu Corpo, Harmonizando sua Casa’, que acontece nesta sexta-feira (17), às 19h, no IDE Cursos, em Boa Viagem. "O Feng Shui permite que energias salutares fluam livremente, trazendo equilíbrio, saúde e prosperidade", explica a terapeuta e consultora de Feng Shui Habitacional e Empresarial Magdalene Negromonte. Mais informações: 9931-8775/ 8698-1048

Workshop de Feng Shui Habitacional ‘Cure seu Corpo, Harmonizando sua Casa’
LOCAL: IDE CURSOS- Recife (Rua dos Navegantes, n 992 , Boa Viagem, Recife-PE)



GAC faz festa de São João para crianças
Amanhã (16), das 9h às 17h, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC) faz festa de São João para 150 crianças, além de familiares, médicos e voluntários. Os festejos serão no Espaço Casa Verde, em Santo Amaro. A animação ficará por conta da banda Forma Nação e a da Quadrilha Dona Matuta, vencedora do festival da Rede Globo em 2010. As famílias receberão cestas com produtos juninos e as crianças, brinquedos!
Saiba mais: http://cot.ag/iK8lj4






Roval tem postos de vacinação no Recife e em Olinda
Parceira do Ministério da Saúde, a Farmácia Roval participa, neste sábado (18) das 9h às 17h, da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil e sarampo. A Roval terá postos nos seguintes endereços: Rua Santo Elias, 416, Espinheiro, Rua José Augusto Moreira, 491, Casa Caiada e Rua Coronel Alberto Lundgren, 33, Centro de Paulista. No Espinheiro as crianças que forem se vacinar participarão de brincadeiras e receberão guloseimas.
Saiba mais: http://cot.ag/muLyy8






Shopping Park Residence ganha estande de vendas e apartamento decorado
No último dia 10, a Duarte Construções S/A realizou o lançamento do Shopping Park Residence com a inauguração de estande de vendas e apartamento decorado. O empreendimento, localizado a 500 metros do Shopping Recife, é direcionado para famílias com renda entre 6 e 10 salários mínimos e o financiamento pode ser realizado pela Caixa Econômica Federal, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
Saiba mais: http://cot.ag/mvIowX








Nenhum comentário:

Postar um comentário