quinta-feira, 16 de junho de 2011

Parabólica



Sintepe volta a questionar o Idepe

O presidente do Sintepe, Heleno Araújo, voltou a criticar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), anunciados pela Secretaria de Educação. “Não podemos tratar a rede por uma referência. A educação escolar deve ser analisada como um todo e não apenas pelos resultados positivos de uma escola ou um grupo delas”. Citou como exemplo os 5,39 alcançados pelos alunos da Escola Maria Vieira Muliterno, de Abreu e Lima, maior média da avaliação. Para Heleno, a forma como os resultados foram mostrado não é a única preocupação do Sintepe. O formato do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (Saepe), base de cálculo para o Idepe, também é questionado. “Apenas 125.043 alunos do total de 839.209, matriculados na Rede Estadual de Ensino, fizeram o exame. Os estudantes de 931 escolas só fizeram provas de Português e Matemática. Duas disciplinas não cumprem totalmente o papel de garantir a formação plena dos alunos”, explicou Heleno. O Idepe não foi aplicado nas escolas indígenas, quilombolas e que não têm as séries avaliadas.

Segurança - Casas de espetáculos, parques aquáticos e de diversões, boates e danceterias, estádios de futebol e cinemas devem garantir a segurança dos frequentadores. É o que prevê a Lei 17.613/2010, que obriga o uso de detector de metais em ambientes fechados. De autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB), aguarda regulamentação por parte do Executivo municipal. A lei foi copiada pela Câmara Municipal de Olinda, que também quer aprovar matéria, para ajudar a minimizar a violência urbana.

Correndo risco de morte

Cristina Henriques, presidente da Associação de Moradores do
Pina, Boa Viagem e Setubal (APBS), denuncia a ocupação ilegal, por donos de carros e motos, da maioria das calçadas das avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar e das ruas Setúbal, Vicente Gomes, Petrolina, Coronel Benedito Chaves,Sá e Souza, entre outras. Isso, sem falar, na calçada da Pracinha de Boa Viagem, totalmente invadida. E o cidadão é obrigado a andar no meio das vias, correndo risco de morte.

Bonitinho, bonitinho...

Com a antecipação do pagamento de junho para os dias 21 e 22, os servidores estaduais vão passar São João e São Pedro bonitinho, bonitinho. Todos com a grana no bolso para dançar forró, assar milhos, soltar rojões e queimar rodinhas.

Fedentina

Na Rua Jack Aires, em Boa Viagem, fedor e água podre estão por todos os lados. Agora, a situação piorou, pois já são três fossas estouradas. Os moradores já cansaram de pedir “socorro” à Compesa sem ser atendidos. É um descaso.

Copa 2014?

A leitora Gleice Ferraz de Lima lamenta, com muita tristeza, que a sujeira e a buraqueira tomem conta cada vez mais do Recife. E pergunta: “Sem infraestrutura e planejamento, que cidade vamos mostrar aos turistas na Copa 2014?”

Lions - Ontem, em assembléia do Lions Clube Recife Centro, no Circulo Militar, Roberto Vilela, após dois mandatos, transferiu a presidência do Lions para Marcos Cabral da Silva.

Gesteira - O cirurgião pernambucano Mário Gesteira Costa foi reeleito para a diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. Agora, para o cargo de secretário geral (era Secretário para Assuntos Internacionais)

Informática - Abertas inscrições dos Cursos Técnicos de Informática e de Redes de Computadores do SENAC/PE. Informações: (81) 3413-6680 e ninf@pe.senac.br e robertaaraujo@pe.senac.br.


ESTE ANO RECIFE DEVERÁ TER SUA PRIMEIRA

SEMANA PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Entre os dias 1° e 6 de outubro acontecerá, a cada ano, a Semana de Mobilização Municipal para Doação de Medula Óssea. É o que deseja a vereadora recifense, Doutora Vera Lopes (PPS), com seu projeto de lei n° 77/2011, que cria a citada Semana de Mobilização. Essa matéria já está sendo bem aceita pelas comissões da Câmara Municipal do Recife, garantindo o que a vereadora pretende, ou seja: a mobilização da sociedade para que seja superado o grande problema atual nas casas de saúde, a falta de medula para doação. Durante a Semana de Doação serão desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação e captação de doadores. "As ações,atividades e campanha publicitária devem envolver órgãos públicos e entidades privadas, a fim de orientar sobre os procedimentos para o cadastro de doadores. Também sobre a importância da doação de medula óssea para salvar vidas e sobre o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea - Redome", explicou a vereadora Vera Lopes, que é pediatra plantonista em vários hospitais.

Ela explicou que o transplante de medula é indicado para pacientes que sofrem de leucemia, linfomas, anemias graves e imunodeficiências congênitas, além de outras 70 (setenta) doenças relacioandas aos sistemas sanguíneo e imunológico. "Há doenças como essas que citei - disse Vera Lopes - cujo principal problema localiza-se na ausência de solidariedade. Por isso, quanto maior o número de doadores cadastrados, mais fácil será encontrar um doador compatível e, assim, salvar vidas".

Para se cadastrar como candidato à doação de medula é precisoter entre 18 e 55 anos de idade, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. A pessoa deverá apresentar documento oficial de identidade com foto e preencher o formulário de cadastramento. Na hora do cadastro, o doador receberá todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, será colhida uma pequena amostrade sangue com cerca de 5 ml, que será levado para exame genético, chamado de histocompatibilidade (HLA). O resultado da HLA e os dados cadastrais do doador são incluidos em um banco de dados ( Redome). "Só através da conscientização poderemos ajudar os nossos semelhantes", assinalou a vereadora e pediatra Vera Lopes.

Mais informações, com Vera Lopes - 9434-0282




Núcleo de Telessaúde recebe equipamento para sala de telepresença



O Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (Nutes/UFPE), localizado no Hospital das Clínicas, recebe hoje (16) os equipamentos para instalação da nova sala de telepresença. Esse tipo de tecnologia permite a utilização de equipamentos que potencializam a videoconferência, com áudio e vídeo em altíssima definição. Com a telepresença, o Nutes vai pôr em prática uma experiência de comunicação imersiva em ambos os lados, simulando um encontro presencial e interativo. A instalação está prevista para o mês de julho, com a inauguração da sala no dia 12 de agosto.


A telepresença é uma solução de ambientes de reuniões que fornece ao participante a sensação de estar fisicamente próximo de pessoas distantes. O sistema combina tecnologia da informação com cenografia e utiliza salas com iluminação, paredes, carpetes e móveis iguais, ligados por uma conexão de internet de alta capacidade. Os participantes veem seus colegas de trabalho em telas grandes, com imagens de qualidade em tamanho real. O sistema faz com que o som venha da direção correta, reforçando a sensação de que o participante está, de fato, sentado a frente do próprio local de reunião.


O Nutes trabalha com tecnologias para telessaúde desde 2003, através de salas equipadas para videoconferência, dotadas de conexão em banda larga. Isso permite que a UFPE troque informações em tempo real com outras instituições de ensino em salas de vídeo por todo o mundo. A troca de conhecimento e a colaboração à distância contribuem para a diminuição da carência de especialistas, além de proporcionar educação continuada para profissionais da área médica.


A implantação da sala de telepresença é um projeto da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pela disponibilização da internet em meio acadêmico, e da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Além de Pernambuco, os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília também serão beneficiados com as instalações de infraestrutura, representando troca de conhecimento aliado à redução da necessidade de deslocamento para reuniões externas e economia de tempo.

[ topo ]




Engenharia Mecânica inscreve para mestrado e doutorado



O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPE está com inscrições abertas para seleção e admissão nos cursos de mestrado e doutorado referentes ao segundo período do ano letivo de 2011 (Seleção 2011.2). Os interessados têm até 13 de julho para realizar inscrição na secretaria do programa, que pode ser feita pelo candidato, por procurador ou via Sedex. As etapas da seleção consistem em provas de conhecimento da área e de inglês (Etapa 1) e análise de currículo (Etapa 2). A data da primeira etapa está marcada para 19 de julho e o início das aulas, para 15 de agosto.


Há 53 vagas disponíveis para o mestrado e 16 para o doutorado. No mestrado, as vagas estão distribuídas pelas seguintes áreas de concentração: Energia Eólica (05 vagas); Engenharia Naval e Oceânica (15 vagas); Materiais e Fabricação (15 vagas); Mecânica Computacional/Projeto Mecânico (11 vagas); Processos e Sistemas Térmicos (07 vagas). Já no doutorado, a distribuição das vagas pelas áreas de concentração está organizada da seguinte forma: Energia (11 vagas); e Engenharia de Materiais e Fabricação (05 vagas).


CURSO – O Programa está oferecendo um curso preparatório para a prova de Cálculo da Seleção 2011.2. As aulas têm início na sexta (17) e serão realizadas às terças e sextas-feiras, das 17h30 às 19h, no próprio PPGEM.


Mais informações

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica


[ topo ]




Equipe Mangue Baja alcança 33º lugar em competição internacional



A Equipe Mangue Baja, projeto de extensão da UFPE voltado para o desenvolvimento de carros off-road, chegou semana passada ao Recife após ter participado da SAE Baja International, competição que aconteceu de 26 a 29 de maio na cidade de Pittsburgh, no Estado do Kansas (EUA). O grupo não venceu a competição, mas conquistou os troféus de 3º lugar em aceleração, 7º lugar em apresentação, 15º lugar em custos e 9º em projetos


Eles passaram pelas etapas de prova de motor, apresentação de projeto, segurança e frenagem. No Twitter @manguebaja, a equipe disse não ter se saído tão bem na etapa de manobrabilidade. No enduro - prova de regularidade que se realiza em percurso de veredas, pistas ou estradas abertas à circulação normal -, o Mangue Baja foi retirado da competição, por ficar preso cinco vezes em um local. No dia anterior, segundo o integrante Luiz Claudio, havia chovido muito.


“Não esperávamos esse resultado, mas valeu o aprendizado. Próximo ano, faremos melhor”, afirmou Luiz. A equipe alcançou o 33º lugar na classificação dos cem times que participaram do evento anual SAE Baja International. O grupo foi para a competição após ter alcançado o 3º lugar na 17° Baja SAE Brasil–Petrobras, etapa nacional do campeonato mundial.


Mais informações

Equipe Mangue Baja


[ topo ]




Palestra sobre desenvolvimento profissional da medicina de família é amanhã (17)



O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) promove amanhã (17), às 10h30, o seminário “Desenvolvimento acadêmico e profissional da medicina de família/médico generalista no Brasil e na Alemanha”. O palestrante é o professor Markus Hermann, da Universidade de Magdeburg (Alemanha). O colóquio ocorrerá na sala de seminários do PPGS, no 12º andar do CFCH.


Mais informações

Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)

(81) 2126.8285

ppgs.ufpe@gmail.com






Pós em Odontologia da UFPE trata pacientes diabéticos



Pacientes com diabetes tipo II que tenham problemas na gengiva podem se inscrever para receber atendimento no na Clínica da Pós-Graduação em Odontologia, no Centro de Ciências da Saúde da UFPE. “Os pacientes diabéticos são mais suscetíveis às doenças da gengiva”, afirma a professora Renata Cimões, orientadora do projeto.


Os resultados serão usados em duas teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia. A pesquisa ainda conta com a colaboração do professor Gustavo Garlet (USP/Bauru). Os pacientes interessados em participar do projeto devem enviar e-mail para o doutorando do PPGOdonto Felipe Bravo ( felipebravo@gmail.com ).


Mais informações

Programa de Pós-Graduação em Odontologia

(81) 2126.8817





Coque Vive publica série de blogs sobre luta pela posse da terra



O Projeto Coque Vive publicou sua primeira série de blogs, intitulada “Memórias da Terra”. Trata-se de um panorama feito pela jornalista Julya Vasconcelos sobre a luta pela posse da terra no Recife nos anos 80, quando a comunidade do Coque teve papel de destaque. O blog é resultado de um trabalho de seis anos realizado pelo projeto nos campos de pesquisa e extensão.


O Coque Vive é uma ação conjunta entre o Movimento Arrebentando Barreiras Invisíveis (MABI), o Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (Neimfa) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Essa parceria, cujo objetivo é compreender os estigmas decorrentes da atuação de criminosos no Coque e contribuir para superá-los, existe desde 2006.


Mais informações

Projeto Coque Vive






Eventos marcam Dia do Patrimônio Cultural Mútuo Brasil-Holanda



O Departamento de Ciência da Informação da UFPE realiza amanhã (17) uma série de atividades entre debates, workshops e palestras para marcar o Dia do Patrimônio Cultural Mútuo Brasil-Holanda, promovido em parceria pelo próprio departamento, Biblioteca Brasiliana (USP), Center of International Heritage Activities (CIE) e Atlantic Word and the Dutch (AWAD). Os eventos ocorrerão na sala da Pós-Graduação em Ciência da Informação, no 2º andar da Biblioteca Central da Universidade. Os interessados em participar devem se inscrever enviando email para inscricoesdiadopatrimoniomutuo@gmail.com . Há 50 vagas e as atividades começam às 9h e prosseguem até as 18h.


Durante o encontro, os participantes poderão conhecer diferentes projetos ligados ao patrimônio comum Brasil-Holanda e trocar experiências com outros que trabalham na área. Haverá oportunidade para discutir o desenvolvimento de novas iniciativas e para pensar caminhos para o futuro. Os resultados do encontro farão parte do banco de dados do AWAD, do CIE e serão também utilizados para informar diversas organizações governamentais e diplomáticas em ambos os países.


O Dia do Patrimônio Brasil-Holanda, que faz parte de uma série de três encontros, tem por objetivo fortalecer uma rede de conhecimento e prática entre pessoas que trabalham com projetos culturais, principalmente na área do patrimônio, relacionados à cooperação entre Brasil e Holanda. O primeiro foi organizado na Holanda em outubro de 2009. Os encontros em Recife e São Paulo em junho de 2011 visam fortalecer o diálogo e a cooperação entre parceiros e interessados no trabalho com a Holanda.






Professora do CE colabora na elaboração de diretrizes de Direitos Humanos



O Conselho Nacional de Educação (CNE) está coordenando, junto com o MEC e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação em Direitos Humanos para Educação Básica e Ensino Superior. A Professora Aida Monteiro, do Centro de Educação da UFPE, é integrante da comissão que está elaborando as diretrizes. Ela é membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A previsão é que o CNE disponibilize o documento sobre essas diretrizes no segundo semestre para socialização e consulta.


As Diretrizes Curriculares têm como objetivo dar materialidade ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006), ao Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (2005) e ao Programa Nacional de Direitos Humanos III (2010). O objetivo é que os sistemas de ensino, nos diversos níveis e áreas de formação profissional, incorporem nos currículos conteúdos de Direitos Humanos, estimulem práticas de cidadania e formação de valores, atitudes e comportamentos, na perspectiva de contribuir para o fortalecimento da democracia e da construção de uma sociedade embasada na justiça social e na solidariedade.


Mais informações

Professora Aida Monteiro

trevoam@terra.com.br






Continuam abertas as inscrições para Especialização em Software com Qualidade



As inscrições para Especialização em Desenvolvimento de Software com Qualidade (EDSQ) continuam abertas. O curso é de pós-graduação é o mais novo oferecido pelo CIn/UFPE e é voltado para profissionais com experiência em informática, formados na área ou em áreas afins, como engenheiros, economistas e administradores.


As aulas estão previstas para começar em setembro e serão sempre aos sábados, das 9h às 17h, com intervalo entre os módulos. A duração da EDSQ é de 18 meses, distribuídos em módulo básico, contendo três disciplinas com carga horária de 30 horas cada, e módulo avançado, contendo seis disciplinas com carga horária de 45 horas. O valor das mensalidades é de R$ 600,00 por mês.


O módulo básico é composto pelas disciplinas “Introdução à Engenharia de Software”, “Introdução a banco de dados” e “Engenharia de Requisitos e Análise & Projeto de Software”. No módulo avançado, os estudantes irão cursar “Introdução à Qualidade de Software”, “Desenvolvimento de Software com Qualidade e Produtividade”, “Testes de Software”, “Técnicas de Medição e Estimativa de Software”, “Gerência de Configuração e Técnicas de Garantia da Qualidade de Software” e “Engenharia de Software para Internet”. A especialização ainda prevê a realização de monografia e a preparação de relatório no final do curso.


Mais informações

Especialização em Desenvolvimento de Software com Qualidade (EDSQ)

(81) 2126.8430 (ramal 4071)

mn@cin.ufpe.br






Seminário avalia performance de estudantes de áreas rurais e urbanas



“Performance entre estudantes rurais e urbanos no Brasil e seu impacto no acesso à educação superior” é o tema do seminário que será realizado hoje (16), às 16h30, na sala C-6 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE. A apresentação será feita pelo concluinte de Phd da Universidade de Illinois Gustavo Sampaio.


Resumo

Recentes pesquisas sobre desempenho acadêmico no Brasil mostram que estudantes que cursaram escolas públicas enfrentam sérias barreiras para ingressar na universidade em relação aos oriundos de escolas privadas. No entanto, pouco se sabe sobre as diferenças entre escolas públicas localizadas em áreas urbanas e rurais, uma outra possível fonte de desigualdades de oportunidade. Estima-se a efetividade de escolas rurais e urbanas com uso de dados de entrada da Universidade Federal de Pernambuco. Para resolver o viés de mínimos quadrados ordinários (OLS) é utilizada técnica recentemente desenvolvida por Altonji, Elder e Taber (2005b) que estima a razão da influência das variáveis omitidas em relação às observadas que seriam necessárias para explicar completamente as estimativas obtidos pelo OLS. Os resultados indicam que estudantes de áreas urbanas apresentam melhor desempenho que os de área rural provendo sugestivas evidências que a baixa qualidade das escolas rurais está na origem das diferenças encontradas.


Mais informações

Gustavo Sampaio

gustavorsampaio@gmail.com






Programa Cabeça de Área aborda Copa de 2014 em Pernambuco



O programa Cabeça de Área da TVU (canal 11) desse sábado (18), das 12h30 às 13h, tem como tema “A arena da Copa”. Os convidados são o secretário executivo de Relações Institucionais da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 de Pernambuco (Secopa-PE), Gilberto Pimentel, e o assessor de Esportes e Competição da Secopa-PE, Marcos Numes.


Mais informações

Programa Cabeça de Área








Nenhum comentário:

Postar um comentário