segunda-feira, 25 de julho de 2011

Parabólica


Alagamentos e ônibus

Uma leitora denuncia os alagamentos constantes nas ruas Estado de Israel, Minas Gerais e nas praças, na Boa Vista, e teme que haja aumento dos casos de dengue. Segundo ela, “piscinas” enormes são encontradas nos terrenos das casas, estacionamentos das ruas transversais e adjacentes. “Na Rua Minas Gerais, a parte de trás de uma casa é em desnível e está sempre alagada mesmo em dias de sol. E uma praça pequena fica intransitável para pedestres de tanta água e difícil até para os carros. Ali estão consultórios diversos e hospitais de pequeno e médio porte de várias especialidades”, conclui a leitora. Já em atenção à nota intitulada “Atraso de ônibus”, na qual o leitor Ricardo Wanderley reclama dos longos intervalos da linha 212-Jardim São Paulo, o Grande Recife informa “que a linha circula, em quadro de férias, até o dia 31. Atualmente, opera com nove ônibus e 90 viagens, com intervalo médio de dez minutos na hora de pico. Caso o usuário presencie um descumprimento dos horários, ligue para a Central de Atendimento ao Cliente - 0800 081 0158 - e faça a denúncia, informando número de ordem do veículo, data, hora, local e sentido da viagem”.

Cidadania - Coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, as Casas da Cidadania estarão em novo endereço, a partir da próxima segunda-feira: Rua Floriano Peixoto, 144, 6º andar, no Bairro de Santo Antônio, no antigo Hotel 4 de Outubro. Realizam, por mês, mais de 1.300 atendimentos à população, emitindo documentos grátis, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h.

Rodovia perigosa

O radialista Bosco Silva denuncia que, em Chã Grande, tem ocorrido vários acidentes de trânsito na PE 71, rodovia que liga o município à BR 101. “No ultimo final de semana foram três e, ainda bem, sem vítimas fatais e só perdas materiais. Tudo por falta de sinalização da pista. No acostamento foram feitos valas de 40 cm de profundidade por 1 m de largura e, dessa forma, os motoristas estão perdendo o volante e causando acidentes. É preciso que o Governo faça alguma coisa”, afirmou.

Mato, ratos e baratas

Um terreno murado, em frente ao imóvel 63, na Rua Compositor Ataulfo Alves, em Boa Viagem, está tomado pelo matagal e pelo lixo e os moradores temem que existam focos de dengue. Ratos, baratas e muriçocas fazem a “festa”. Um absurdo.

O que é isso?

A Rua Sá e Souza, em Boa Viagem, está esburacada, depois de um serviço feito pela Compesa, no cruzamento da Avenida Barão de Souza Leão e em toda a extensão da via. Na frente da Padaria Santa Rosa, os buracos no novo asfalto já aparecem.

Guindastes - O Instituto de Cultura Técnica abriu matrículas para os cursos de Operador de Guindaste, no contexto da Norma Técnica NR-11 e NR-18 do Ministério do Trabalho e Emprego. Inscrições: 3424. 26 25 e www.ictnet.com.br.

Cinema - Abertas inscrições para a 1ª Mostra Cartaz de Cinema do Novíssimo Audiovisual Nordestino. Promovida pelo www.cartazdecinema.com.br, a mostra - não competitiva - tem como foco vídeos e filmes de curta e micrometragens produzidos por jovens.


Repletas de buracos

O leitor Lúcio Cardoso Castanha denuncia a situação caótica da rua principal do Bairro do Engenho do Meio e de outras vias. “Repletas de buracos nas curvas, nos cruzamentos e até mesmo nas lombadas. E o prefeito João da Costa não vê nada”, afirma.

Cratera

A poucos metros do sinal antes da Ponte Governador Agamenon Magalhães, na Avenida Antônio de Góis, no Pina, no sentido do Cabanga, uma cratera atormenta os motoristas. Já no início da ponte, outros buracos prejudicam o trânsito.

Carlos

Silene Floro e a filha Márcia Cavalcante convidam parentes e amigos para a Missa de 7º Dia do jornalista Carlos Cavalcante. Hoje, às 19h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Av. Oliveira Lima, 824, Boa Vista, antigo Colégio Nóbrega.

Produção - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE abriu inscrição para o Curso de Doutorado e exige conhecimento de inglês e Mestrado em áreas afins. Informações: (81) 2126.8728, ramal 2 ehttp://www.ppgep.org.br.


Social - A Sierra & Kelner achou uma boa solução para a sobra de materiais dos trabalhos de madeira, carpete, tapetes, etc. Grande parte, principalmente lonas impressas, é entregue à ONG Lixiki para aproveitamento ou reciclagem.

Social II - Atualmente, a empresa está com o projeto de transformar a sobra de madeira em brinquedos e que serão destinados às crianças das comunidades carentes. Informações: 3465.3495.



Esgoto - A Compesa informa que concluiu a desobstrução da rede coletora de esgoto da Rua do Progresso, na Boa Vista. Resolvendo, assim, o extravasamento de esgoto ocorrido próximo à Fundação Altino Ventura.

Estômago - Para tirar dúvidas sobre obesidade e cirurgia bariátrica (redução de estômago), o médico Walter França faz palestra, hoje, às19h, no Hospital da Unimed II, na Ilha do Leite. Aberta ao público. Tel. 3423. 9272.

Teatro da Vida

“O Coveiro” - Seu João Marra herdou a profissão de coveiro da mãe, lá em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, em Pernambuco, e cuida de dois cemitérios. O lamentável é que trabalha sem nenhum tipo de proteção à sua saúde. Num dos “campos santos” são realizados enterros até altas horas da noite e sem iluminação. O pior é que os parentes dos mortos moram em cidades distantes e têm que esperar para fazer os sepultamentos. Mesmo sem receber adicional no salário, Seu João Marra não perde o bom-humor e, dando risadas, confidencia: “Eu não tenho tempo nem de tomar uma, pois vão dizer que o coveiro está bebendo e tem muita gente de olho no meu emprego”. E as almas? “Não tenho medo, não. Tenho medo é dos vivos”, afirma Seu João Marra. “Marido Honesto”... - Numa cidade do Interior, uma mulher diz ao juiz que roubou uma lata pequena de pêssegos, no mercado, porque estava com fome. O juiz: - Quantos pêssegos tinha a lata? A mulher: - Seis. O juiz: - Então, vou prendê-la por seis dias. Aí, o marido pediu a palavra e o juiz concedeu: - Ela também roubou uma lata de ervilhas!

É melhor rir... - Do designer Jorge Richtrmoc: Você come dinheiro? O Juscelino “Comecheque”. - Pernambuco é o único Estado que a água é pesada: a “Com... pesa”. - Qual é o peixe mais salgado que existe? O “sal-mon”. - O que uma nuvem disse para outra? “Nu-vem-não”. - Tinha uma loura burra, mas tão burra, que tropeçou no fio do celular. - O que o filhote de porco-espinho disse para o cacto? Não é a mamãe! - A mulher era o terror dos homens: Maria das Dores Aquino Pinto.

Rir sempre...

“Frases de mesa de bar”: - A cerveja e a cachaça são os piores inimigos do homem, mas o homem que foge dos inimigos é um covarde! - Não adianta ser rico, usar roupas caras e de grife, se o melhor da vida a gente faz nu. - Ter ciúme de mulher feia é como colocar alarme em Fiat 147. - Um cara aqui se irritou, só porque alguém falou: O teu negócio está igual a gato de armazém. Como assim?, perguntou. - Não serve para nada e vive deitado em cima do saco.

CAFÉ COM FILOSOFIA DEBATE "FELICIDADE" NO PRÓXIMO SÁBADO (30)

No próximo dia 30 de julho (sábado), às 17h, a Livraria Jaqueira recebe nova edição do Café com Filosofia, desta vez com o tema: "O que é felicidade?" O projeto é aberto ao público e se propõe a debater temas que envolvem o cotidiano social. O objetivo é estimular a reflexão e troca de ideias sobre assuntos diversos. Participe!

A Livraria Jaqueira fica na rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira. Tel: 3265-9455

www.livrariajaqueira.com.br


Agências Móveis da Celpe visitam comunidades
de Olinda, Recife e Paulista

Recife, 25 de julho de 2011 – A partir desta segunda-feira (25), as Agências Móveis da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) estarão funcionando nos bairros de Jardim Brasil II (Olinda), UR-05 (Recife) e Pau Amarelo (Paulista) para levar mais praticidade e comodidade aos clientes que residem nessas regiões. As unidades itinerantes realizam todos os serviços de uma agência convencional, como atualização de cadastro, solicitação de ligação, negociação de débitos e emissão de 2ª via de faturas. Cada veículo conta com duas atendentes e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 16h.

Desde que entrou em operação, no início de outubro, as Agências Móveis da Celpe realizaram mais de oito mil atendimentos em todo o Estado. Os serviços mais procurados são: renegociação de débitos, religação, mudança de titularidade e inscrição na tarifa social.

Alguns dos serviços oferecidos pela Agência Móvel também podem ser encontrados na Agência Virtual da Celpe (www.celpe.com.br). Por ser um atendimento virtual, toda a comunicação é feita através do e-mail. Os prazos para atendimento são os mesmos dos informados em qualquer outra frente de atendimento da Companhia.

Período

Cidade

Bairro

Endereço

25/07 a 29/07

Olinda

Jardim Brasil II

Av. Antônio da Costa Azevedo.

Próximo ao Terminal de ônibus

25/07 a 05/08

Recife

UR/05

Rua Vale do Itajaí

Próximo à Praça de Eventos

25/07 a 29/07

Paulista

Pau Amarelo

Rua da Gama

Próximo ao Terminal de ônibus

Escolhido o nome da bola pra Copa de 2014

JABURLAMOS

Melhor impossível!




Mostra de Literatura de Mulheres, do Sesc Santa Rita

convite 01.JPG

convite 02.JPG

O que há em comum entre Luce Pereira, Jussara Salazar e Elisa Lucinda? Estas e outras escritoras serão destaques da Mostra de Literatura de Mulheres, promovida pelo Sesc Santa Rita, no período de 27 a 30 de julho. O evento, que acontece no Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, irá reunir ícones femininos que fazem, leem e criticam literatura.

Os interessados em participar das oficinas oferecidas pela Mostra precisam se inscrever no setor de cultura, do Sesc Santa Rita, até o dia 26. É preciso levar uma obra literária em bom estado de conservação para garantir a vaga. Além de palestras sobre a influência da mulher na literatura, o público poderá conferir gratuitamente recitais de poesia, exposição fotográfica, minicursos e cantorias e rodas de conversa. As vagas são limitadas.

O horário de atendimento ao público é das 14h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3224-7577.

Confira a programação:

27 a 30 de julho - Mostra de Literatura de Mulheres

27, quarta-feira

09h às 12h: Oficina de Literatura Popular e Crítica Literária Com Maria Alice Amorim (PE) - Local: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira

14h às 17h: Oficina "Os 5 sentidos de Clarice Lispector', com a biógrafa de Clarice Lispector e Doutora em Estudos literários pela PUC- RJ, Teresa Montero (RJ) – Local: Livraria Cultura do Recife

28, quinta-feira

09h às 12h: Oficina de Literatura Popular e Crítica Literária Com Maria Alice Amorim (PE) - Local: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira

14h às 17h: Oficina "Os 5 sentidos de Clarice Lispector', com a biógrafa de Clarice Lispector e Doutora em Estudos literários pela PUC- RJ, Teresa Montero (RJ) – Local: Livraria Cultura do Recife

19h: Abertura da Mostra - Local: Salão de Festas do SESC Santa Rita

Pinceladas para Ladjane Bandeira- Récita com Mariane Bigio (PE) e participação especial de Susana Morais (PE).

Literatura substantivo feminino, conversa com Viviane Mosé (SC/RJ). Mediação: Luce Pereira (PE)

21h30min: Vire poesia, Performance com Silvana Menezes (PB/PE) e Recital Poético com Elisa Lucinda (ES/RJ) – Casa MECANE

29, sexta-feira

09h às 12h: Oficina de Literatura Popular e Crítica Literária Com Maria Alice Amorim (PE) - Local: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira

14h às 17h: Oficina "Os 5 sentidos de Clarice Lispector', biógrafa de Clarice Lispector e Doutora em Estudos literários pela PUC- RJ, Teresa Montero (RJ) – Local: Livraria Cultura do Recife

19h: A mulher é do Repente - Cantoria com Mocinha de Passira (PE) e Santinha Maurício (PE)

Canto do Limite: A poética do Fim, conversa com Jerusa Pires Ferreira (BA/SP) e Jussara Salazar (PE/PR). Mediação: Maria Alice Amorim (PE) - Local: Salão de Festas do SESC Santa Rita

30 – sábado

14h: Récita: Procurando Cecé - Renata Santana (PE) encontra-se com Celina de Holanda

Escrituras de Mulheres, conversa com Elizabeth Siqueira (MG/PE), Luzilá Gonçalves (PE) e Nelly Carvalho (PE) - Local: Salão de Festas do SESC Santa Rita

16h: A criação literária, conversa com Eunice Arruda (SP) e Lucila Nogueira (PE). Mediação: Cida Pedrosa (PE) - Local: Salão de Festas do SESC Santa Rita.

21h: Recital do Sertão ao Mar, o grupo de poesia Vozes Femininas recebe 4 recitadoras do Sertão Nordestino: Isabely Moreira, Mariana Teles, Monique D'Angelo e Verônica Sobral. Local: Casa MECANE




ABERTURA DE EXPOSIÇÃO TELAS VIVAS-ÓLEO E ACRÍLICO DE JORGE AZEVEDO
No próximo dia 30 de julho, às 14h, será lançada a exposição intitulada Telas Vivas-Óleo e Acrílico”, do pintor e escritor baiano Jorge Azevedo, no Tribuna Bar e Restaurante (Rua São Bento, 210, Varadouro,Olinda). A mostra, que é composta por 30 telas, retratam a natureza em suas diversas formas como o luar azul do sertão; as folhas de uma palmeira; as rochas ou mesmo uma cabana na mata.
As obras,que vão do impressionismo ao surrealismo, passando pelo figurativo, trazem cores vibrantes como o azul, o vermelho e o verde. As técnicas utilizadas pelo artista foram óleo sobre tela, óleo sobre eucatex e acrílico sobre tela e acrílico.
O evento será animado por um encontro de poesia. Vale lembar que Jorge Azevedo lançou, em junho deste ano, no Centro Cultural Correios, os livros Estripulias Poéticas (poesia/197 páginas); e Memórias de uma cristaleira (conto/29 páginas). Entrada gratuita
Contato: jorge_azevedo2000@yahoo.com.br. Fone: 99493117.

Sugestão de pauta

Segue sugestão de pauta sobre a primeira edição do MotoCheck-up no Nordeste, evento gratuito que visa alertar e orientar os condutores de motocicletas sobre a manutenção e cuidados de segurança com este tipo de veículo. A ação, em homenagem ao dia do Motociclista (27 de julho), acontece entre os dias 26 e 28 deste mês entre 8h30 e 16h.

O evento, que conta com o apoio do Detran, é uma iniciativa da Abraciclo e acontecerá no Pina, em uma área de 450m² especialmente montada na Av. Engenheiro Domingos Ferreira, s/nº (na altura do número 1080). No local, o Detran irá orientar os motociclistas com o apoio da Turma do Fom-fom, que irá distribuir material educativo. Durante o MotoChek-up, os participantes ainda recebem avaliação gratuita de itens de segurança, participam de circuito de direção defensiva e usufruem da distribuição de brindes.

COLETIVA – Na próxima segunda-feira (25), às 16h, o diretor executivo da Abraciclo, Moacyr Alberto Paes, promoverá coletiva com a imprensa local a partir das 16h, no próprio local do evento. Na ocasião, ele irá apresentar dados atuais sobre o Setor de Duas Rodas, além de números locais, representatividade do mercado local na frota nacional, trajetória de expansão e estimativas, entre outros.

Motos

Recife Recebe a 1ª Edição do MotoCheck-Up no Nordeste

Evento oferece avaliação gratuita de 21 itens de segurança das motocicletas

Nos últimos seis meses, o Estado de Pernambuco vem apresentando um maior registro de motocicletas do que carros 0km. De olho na segurança destes motoristas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) desembarca no Recife e realiza a 14ª edição do Motocheck-up nos dias 26, 27 e 28 de julho. A ação, em parceria com o Governo do Estado apoiada pelo Detran, é gratuita e acontece entre 8h30 e 16h na Av. Engº Domingos Ferreira, s/nº - Pina (altura do número 1080).

O Motocheck-up acontece em homenagem ao Dia do Motociclista, celebrado em 27 de julho e, no local, os condutores irão passar por uma avaliação gratuita de 21 itens de segurança das motocicletas, assistir a palestras educativas, participar de prática de pilotagem defensiva, desfrutar de atividades sociais desenvolvidas pelos apoiadores e ganhar brindes. No MotoCheck-Up, o Detran-PE irá orientar os condutores em relação aos itens de segurança e regras de conduta, além de contar com a participação da Turma do Fom-fom, que irá utilizar recursos de artes cênicas e distribuir material educativo para sensibilizar os participantes. Além do Detran-PE, estarão presentes o SestSenat, Corpo de Bombeiros, CTTU e IPEM

Segundo o gerente de operações da Abraciclo, Carlos Weiss, a ação visa alertar e orientar os condutores sobre a manutenção e cuidados de segurança. “Muitos motociclistas utilizam o veículo descalços, sem luvas e até sem capacetes, além de sobrecarregarem a capacidade de passageiros e carga das motocicletas. É preciso uma ação conjunta entre órgãos e entidades visando à conscientização do motociclista da região, para a necessidade de seguir as normas e leis de trânsito”, ressalta Weiss.

As motos em Pernambuco

Frota total de Pernambuco – 1.958.749

Frota de motocicletas e motonetas - 690.182 (35,23% do total da frota)

Pernambuco conta com 1.595.753 condutores cadastrados, sendo que 46,3% deles estão aptos a pilotar motocicletas, pois estão habilitados na categoria ‘A’.

Nos primeiros seis meses de 2011, o emplacamento de motos 0km ultrapassou o registro mensal de veículos novos emplacados em Pernambuco. Confira:

RELATÓRIO 1º EMPLACAMENTO 2011

Tipo Veículo

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

AUTOMOVEL

6.273

7.118

6.606

5.971

6.962

6.111

MOTO

6.346

8.030

9.839

8.734

8.688

8.788

OUTROS

2.308

2.520

2.652

2.576

3.433

2.424

Total Geral

14.927

17.668

19.097

17.281

19.083

17.323

Outras Edições

O MotoCheck-Up já atraiu 23 mil motociclistas ao longo de suas 13 edições. Dentre os itens que apresentaram necessidade de reparo e/ou substituição, o freio traseiro lidera, com falha presentes em 49% dos veículos, seguido pela caixa de direção, com 44%, e freio dianteiro, com 42%.

Além disso, mais de 32% das motocicletas que passaram no último evento apresentaram problemas entre 4 a 6 itens de segurança da motocicleta, seguido de falhas entre 7 a 9 itens, com 11%, e 1% em mais de 9 itens.

Serviço

14ª edição do MotoCheck-Up

Data: 26, 27 e 28 de julho

Horário: das 8h30 às 16h30

Local: Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, S/N – Bairro Pina – altura do nº 1.080 – Recife/PE






Nenhum comentário:

Postar um comentário