quarta-feira, 6 de julho de 2011

Parabólica



Até quando fila, revolta e sofrimento?

Não foi só no Hospital da Restauração, anteontem, que os cidadãos deixaram de ser atendidos. No Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Parnamirim, a fila, a revolta e o sofrimento também foram grandes. Uma paciente procurou a Emergência do HAM queixando-se de pressão arterial alta. Mas, não foi atendida e ainda orientada a procurar outra unidade hospitalar. A dona de casa Fátima Pessoa, de 34 anos, ficou indignada diante da falta de atendimento, pois se trata de uma emergência como o próprio nome diz. Fátima afirmou que a sua cunhada sofreu um infarto, recentemente, e por isso ela ficou ainda mais preocupada. Ela deixou o hospital e seguiu para o Imip, nos Coelhos, em busca de atendimento. Para o caos no HR, o gerente geral, Miguel Arcanjo, disse que, ao longo dos seus seis meses de gestão, nunca viu uma situação dessas, com uma demanda excessiva do normal. Foram cerca de três mil pessoas em busca de atendimento médico. Como consolo, se é que é consolo, o HR prometeu agilizar o agendamento das consultas para que todos sejam atendidos, com uma equipe selecionando as prioridades.

Balelas? - Do leitor Cláudio de Melo Silva: “Os órgãos públicos dão respostas evasivas e tentam mostrar uma eficiência inexistente. A Compesa, mais uma vez, não cumpriu a promessa de resolver o esgoto da Rua B-2, em Rio Doce, Olinda. Já o DER e o DNIT deixam a desejar nas providências anunciadas para reparar a deterioração das rodovias. Exemplos: a que leva ao Teatro de Nova Jerusalém, a do Xexéu-Campestre-AL, a BR-101 e a PE-37. Todas continuam cheias de crateras”.

Rua tomada pela lama

Já o leitor Dorgival Ferreira de Lima demonstra a sua indignação e a dos demais vizinhos da Rua Químico Antônio Victor, em Candeias. A via está tomada pela lama e a proliferação de muriçocas e outros insetos é grande. Pedestres e carros passam literalmente pelo lamaçal. Segundo Dorgival, várias fotos foram enviadas à Prefeitura de Jaboatão, com um pedido de providências, e não houve sequer uma resposta. E outras ruas estão em situação idêntica.

Pelo amor de Deus!

O vereador do Cabo, Marcos do INPS, pergunta: “Porque o DER não manda, pelo menos, passar máquina, que raspa o asfalto, na PE-60? As crateras e a poeira, quando não chove, são insuportáveis. Salvem a PE-60, pelo amor de Deus”.

Veneza?

Ontem, o caos tomou conta dos bairros do Recife com as fortes chuvas. Ruas e avenidas alagadas, congestionamentos quilométricos e transtornos para os contribuintes. A nossa Cidade é mesmo a “Veneza Brasileira”, companheiros?

Desprezo

Em Jardim Maranguape, em Paulista, os cidadãos não conseguem ter um abastecimento regular de água. São pingos que chegam às torneiras e quando chegam. “Mas, as contas vêm todos os meses”, reclamam os desprezados cidadãos.

Oratória - A Escola Superior de Advocacia da OAB-PE, em parceria com a Ágora Concursos, oferece 15% de desconto aos advogados, no Curso de Oratória, da professora Lígia Cavalcanti. Inscrições: 3052-2026 ewww.agoraconcursos.com.br.

Ágape - O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, será homenageado, hoje, pelo Caxangá Ágape Clube, durante almoço, no Restaurante Boi Preto, na curva do Pina. Saudação do advogado e escritor Antônio Campos.

Lions - Hoje, às 20h, no Restaurante Spettus, no Derby, toma posse a nova diretoria do Lions Clube Recife-Centro/ 2011/2012. Após dois mandatos,Roberto Vilela transfere a presidência para o advogado Marcos Cabral.

Cordel - Hoje, às 19h, encenação teatral do cordel “As mais de 100 Mortes de Filotéia”, direção de Paulo André Viana e participação da atriz Jerlâne Silva. No Teatro Hermilo Borba Filho, Cais do Apolo, s/n. Grátis, tel. 3355.3110.




PROCON-PE divulga ranking das empresas mais reclamadas do 1° semestre do ano



Serviços essenciais, produtos eletrônicos, bancos e operadoras de cartão de crédito foram as principais áreas reclamadas de janeiro a junho de 2011.



O PROCON Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado (Sedsdh), divulga o ranking de reclamações do primeiro semestre do ano.


De janeiro a junho, foram registrados em todas as 30 sedes do Órgão no Estado, 20.939 atendimentos, dos quais foram abertos, 11.688 processos (reclamações).


As áreas mais reclamadas foram serviços essenciais (água, energia elétrica e telefonia), produtos eletrônicos (lojas que os comercializam e fabricantes), bancos e operadoras de cartões de crédito.


Vale destacar que pela primeira vez figura no ranking, uma empresa do comércio eletrônico especializada em compras pela internet (Americanas.com).


O ranking pode ser acessado no site do PROCON-PE www.procon.pe.gov.br . Os consumidores pernambucanos também podem consultar se uma empresa tem ou não reclamações no PROCON através do telefone: 0800-28-21-512 ou 3181-7000.



Confira o ranking das 20 empresas mais reclamadas no 1° semestre de 2011:


1° Eletro Shopping - 401


2° Companhia Pernambucana de Saneamento - 373


3° Companhia Energética de Pernambuco - 320


4° LG Eletrônicos- 301


5° Lojas Insinuante - 299


6° Samsung Eletrônica - 216


7° Cellpoint - 212


8° Wal Mart - 188


9° Cemaz Industria Eletrônica - 165


10° Hipercard - 155


11° Banco Santander - 125


12° Banco Itaucard - 123


13° Oi Móvel - 119


14° Nokia - 114


15° Oi Fixo - 113


16° Americanas.com - 112


17° Carrefour - 111


18° TIM - 111


19° Claro - 95


20° Embratel - 91






--


Assessoria de Imprensa e Comunicação PROCON Pernambuco

Jornalista Responsável: Mariana Brito - DRT/PE - 4498

Contatos: (81) 3181-7029 / (81) 8800-5639 / (81) 9804-0229

Carina Cardoso: (81) 9722-1026

Emails: imprensa@procon.pe.gov.br / imprensaproconpe@gmail.com

Site: www.procon.pe.gov.br

Twitter: @proconpe

Facebook: Procon Pernambuco




Especialistas discutem Plano Nacional

de Educação e educação infantil

no campo em Petrolina

Na quinta-feira, dia 7 de julho, o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, estará em Petrolina para discutir o PL 8035/2010, que trata do novo Plano Nacional de Educação

A atividade faz parte do projeto Custo Aluno Qualidade Inicial da Educação Infantil no Sertão, desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com a Fundação Abrinq-Save the Children no programa Criança com todos os seus Direitos, que envolve 35 municípios no sertão pernambucano e baiano.

No primeiro dia, quinta 7/7, o evento será aberto a todos os interessados em saber mais sobre o que o novo PNE (Plano Nacional de Educação) tem a ver com a região. O PL 8035/2010 foi apresentado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional em dezembro de 2010 e se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados, onde recebeu 2.915 emendas. Só a Campanha, que criou e lidera o movimento “PNE pra Valer!”, apresentou 101 emendas ao PL, por meio de vários deputados e deputadas.

Ainda na quinta-feira, haverá discussão sobre o Plano Nacional da Primeira Infância, com a presença de Liz Ramos, coordenadora do Programa de Fomento à Educação Infantil do Estado de Pernambuco. Veja programação completa no anexo. O evento acontece no JB Hotel, Rua Olímpio Virgínio, 88, Centro, Petrolina, mas as vagas são limitadas e é preciso fazer inscrições com Monike Silva, monike@campanhaeducacao.org.br, (11) 3159-1243, (11) 8793-7711.

No segundo dia, sexta 8/7, a programação é restrita a um grupo que já vem participando de discussões em torno do Custo Aluno Qualidade Inicial da Educação Infantil na região desde o ano passado. Desta vez, serão discutidos especificamente os custos da educação infantil no campo, uma vez que grande parte das creches e pré-escolas da região fica em áreas rurais ou é nessas áreas que está a maioria da demanda não atendida. Haverá exposições das Secretarias Municipais de Educação da região, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e da Resab (Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro).

O CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial) é um estudo pioneiro desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que, a partir de insumos como equipamentos e materiais didáticos, número adequado de alunos por turma, remuneração de profissionais, entre outros, aponta quanto deveria ser investido por aluno de cada etapa da educação básica para que o Brasil comece a oferecer uma educação com um patamar mínimo de qualidade para seus estudantes.

Atendimento à imprensa

José Alberto – (81) 9754-0769, e-mail: zealberto.casc@gmail.com

Andressa Pellanda – (11) 3159-1243 e (11) 8793-7711, e-mail: andressa@campanhaeducacao.org.br


Seminário da Copa 2014 chega a Brasília


Encontro vai abordar oportunidades de negócios na capital do país durante o mundial



Brasília - A realização da Copa do Mundo em Brasília deve gerar para as micro e pequena empresas do Distrito Federal mais de 600 possibilidades de negócios, de acordo com o mapeamento de oportunidades do Sebrae feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para motivar os empresários a se prepararem de forma planejada e aproveitarem com êxito as chances de desenvolvimento oferecidas pelo mundial de futebol, serão divulgados os números detalhados do levantamento para esta região na próxima quinta-feira (7), em Brasília, durante o Encontro Sebrae de Negócios - Oportunidades para 2014, a partir das 9h, no Auditório do Sebrae Nacional (604/605 Sul).


Sebrae inicia no Rio ciclo de eventos sobre a Copa 2014


Seminário sobre 2014 reúne mais de 350 empresários


Esse será o segundo de 12 encontros, promovidos até o dia 30 de agosto nas cidades-sede. O circuito de seminários ― iniciado na última segunda-feira (4), no Rio de Janeiro ― integra mais uma etapa do Programa Sebrae 2014, que pretende discutir as oportunidades de negócios geradas por ocasião da Copa do Mundo em cada localidade que receberá o evento esportivo, identificar os requisitos e estratégias necessários para alcançá-las e promover a capacitação dos pequenos empresários.


Na capital do país, a pesquisa orientará a elaboração de cinco projetos integrantes do Programa Sebrae 2014 no DF, nas áreas de Indústria (que inclui Tecnologia da Informação, Construção Civil, Madeira e Móveis e Vestuário), Agronegócio, Comércio Varejista e Serviços, além de um voltado exclusivamente aos empreendedores individuais . Desde o ano passado, a instituição executa o projeto de Turismo, Produção Associada e Gastronomia, que deve entrar em ação a partir de 2012.


Novos negócios e desenvolvimento


O Mapa de Oportunidades de Brasília faz parte de um levantamento maior, realizado pelo Sebrae em parceria com a FGV, para apontar as possibilidades a serem exploradas em nove setores da economia, nas 12 capitais que receberão o mundial. Elaborado a partir das particularidades locais de cada um dos setores, o mapeamento mostra as dificuldades que podem impedir pequenos empreendimentos de aproveitar as chances de negócios geradas por ocasião da Copa, como as relacionadas à documentação geral e específica, à gestão e à sustentabilidade.


“Com base numa pesquisa sólida, o Programa mostra aos empresários quais possibilidades de mercado foram identificadas no Distrito Federal. E o Sebrae enxerga as oportunidades com duas abordagens: de negócios e de desenvolvimento empresarial. Nosso objetivo é dar suporte para que os empreendedores se preparem e consigam crescer”, explica a gerente de Atendimento Coletivo de Serviço do Sebrae no DF , Aparecida Vieira.


Preparativos


O Encontro Sebrae de Negócios - Oportunidades para 2014 em Brasília, que deve acontecer até 17h30, apresentará o estudo para empresários, instituições do setor produtivo, especialistas, entre outros interessados. O evento terá na abertura a participação do presidente do Sebrae, Luiz Barretto.


A programação inclui ainda apresentação do Programa Sebrae 2014. Além disso, o Comitê Organizador Local da Copa do Governo do Distrito Federal falará sobre como Brasília está se preparando para receber o mundial, além das vantagens de a capital sediar uma possível abertura do evento. O público poderá assistir também à palestra "My Way: formando equipes vencedoras", com o técnico de futebol Carlos Alberto Parreira. No período da tarde, haverá sete painéis de oportunidades de negócios, nos quais os participantes trabalharão em grupos para elaborar os planos de ações para cada um dos segmentos produtivos considerados pela pesquisa.


Serviço


Confira o calendário dos próximos encontros: 19 de julho – Cuiabá; 25 de julho – Natal; 28 de julho – Recife; 2 de agosto – Belo Horizonte; 4 de agosto – São Paulo; 11 de agosto – Salvador; 12 de agosto – Fortaleza; 16 de agosto – Porto Alegre; 17 de agosto – Curitiba; 30 de agosto - Manaus.


Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 9977-9529

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.agenciasebrae.com.br

www.twitter.com/sebrae

www.facebook.com/sebrae




Agentes de saúde se unem por melhores salários


Ontem, o Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, esteve lotado por agentes comunitários de saúde e de combate a endemias que buscam a aprovação do piso salarial nacional para a categoria. O Deputado Domingos Dutra (PT/MA), relator do PL 7495/96, destaca que o piso depende de projetos do governo federal e pede que o Ministro Alexandre Padilha abra a agenda ainda esta semana para tratar do piso.

O Deputado Domingos Dutra disse que o governo federal precisa enviar um projeto de lei complementar com a definição do piso. “O governo de Dilma deve dar uma resposta para fechar essa conquista“, disse o deputado ao destaca que se o governo não enviar o projeto de lei complementar do piso, o relatório não terá importância.

A audiência pública está sendo promovida pela comissão especial criada para analisar o Projeto de Lei 7495/06 , do Senado, e outras oito propostas que regulamentam as atividades dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Entre elas o PL 6111/09, que estabelece o piso nacional da categoria em R$ 930 para profissionais com formação em nível médio. O debate foi proposto pelo deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), vice-presidente da comissão.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário