terça-feira, 6 de setembro de 2011

Parabólica

Bagunça no trânsito e taxistas

O leitor Cláudio Pereira de Araujo Júnior reclama da ausência da CTTU em Casa Amarela onde mora e, em Nova Descoberta, onde trabalha. Diz que os ônibus circulam por esses bairros e no Vasco da Gama com dificuldades. “Diariamente, é uma desorganização no trânsito, com carros, caminhões e motos estacionando onde querem e a hora que entendem para apanhar passageiros e descarregar mercadorias e com intermináveis engarrafamentos. Os camelôs colocam os produtos nas calçadas e no meio da rua, obrigando aos pedestres a se arriscar entre os veículos. As autoridades sempre dão a mesma desculpa diante da Imprensa, que estão em estudo mudanças e a fiscalização se intensificará, mas nada acontece. Se os bairros fossem de classe A, duvido que essa bagunça ainda continuasse”, afirmou Cláudio. Por sua vez, a Secretaria de Turismo do Recife capacita, até 7 de outubro, 50 taxistas do Aeroporto dos Guararapes, com aulas de inglês e qualidade no atendimento. Para que possam atender melhor o turista e visam ainda a Copa de 2014. A próxima turma será da Guarda Municipal.

Fliporto - O coordenador Executivo da Fliporto, Eduardo Côrtes,

apresenta, hoje, às 11h, no plenário da Câmara Municipal de Olinda, a programação da Fliporto 2011 e que terá o Cine Fliporto, Fliporto Criança, Fliporto Gastronomia, Fliporto Digital e o lançamento da Fliporto Nova Geração. A festa literária acontece de 11 a 15 de novembro, em Olinda, com o tema “Uma Viagem ao Oriente”, e homenageia o escritor e sociólogo Gilberto Freyre.

Crime ambiental

Um cidadão, aparentemente drogado, arrancou, anteontem, diversas das 330 mudas de coqueiros plantadas, recentemente, pelo Lions Clube Recife Cibernético Ambientalista em parceria com a Emlurb,na Praia de Boa Viagem. Edson Campos e Silva, presidente do Lions, outras pessoas e a Emlurb replantaram as mudas. Testemunhas disseram à PMPE que este cidadão “fixou” residência na Academia da Cidade, próxima ao Segundo Jardim.

É uma zorra total

Na Rua General Salgado, em Setúbal, perto da Rua Sá e Souza e de uma academia de ginástica, a bagunça é total todo dia. Os motoristas de carros e de motos estacionam em frente às garagens, às calçadas e aonde bem querem. É uma zorra.

Médicos

Médicos que atuam na Prefeitura Cabo promovem, hoje, o Dia de Paralisação e divulgam carta aberta à população. Lutam, desde 2007, para garantir melhor condição de trabalho e de atendimento nos postos, policlínicas, hospitais e SAMU.

Desrespeito

Ninguém aguenta mais as motos no calçadão de Boa Viagem, Pina e Piedade. Eles também usam a ciclovia destinada aos ciclistas. O barulho infernal dos carrinhos de CDS e DVDs piratas infernizam no calçadão e na beira da praia. Haja desrespeito.

Lixo - Alunos do Colégio Lubienska Recanto iniciam, hoje, o Programa de Coleta Seletiva de Lixo, com a participação de um funcionário da Emlurb. O lixo terá como destino os centros de reciclagem.


TJPE - O atendimento da Exatta Pesquisas para recadastrar 6.669 servidores do TJPE foi prorrogado, até amanhã, em dez postos da Capital e do Interior. A atualização é para calcular encargos previdenciários

Copa - A Copa de 2014 e Os Aspectos Estratégicos na Gestão Hoteleira em Pernambuco serão debatidos, hoje, às 19h, na Semana do Administrador 2011, na Faculdade de Olinda (Focca). Aberta ao público.

Show - Os Garçons Cantores cantam, hoje, às 21h, no Manhattan, na Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem. Reservas: 3325.3372, contato@musicadequalidade.com.br e

www.manhattancafetheatro.com.br.


----- Mensagem original -----

De: "PE - Assessoria de Comunicação dos Correios - Caixa Postal"

Enviadas: Segunda-feira, 5 de Setembro de 2011 12:09:10

Assunto: FUNCIONAMENTO DOS CORREIOS NO FERIADO DE 07 DE SETEMBRO



EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

DIRETORIA REGIONAL DE PERNAMBUCO

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA DR/PE

Release

Sugestão de pauta/matéria: FUNCIONAMENTO DOS CORREIOS NO FERIADO DE 07 DE SETEMBRO





05/09/2011

FUNCIONAMENTO DOS CORREIOS NO FERIADO DE 7 DE SETEMBRO

AGÊNCIAS

Agências fecham, com exceção das que normalmente abrem aos domingos e feriados. Algumas poderão ter o horário reduzido ou o funcionamento suspenso por conveniência, demanda de serviços ou garantia de segurança. São elas:

AC Aeroporto - 09:00h às 13:00h

AC Shopping Recife - 13:00h às 18:00h

ACF Casa Forte (Shopping Plaza) - Fechado

ACF Santo Amaro (Shopping Tacaruna) - 09:00h às 22:00h

ACF Shopping Guararapes – Fechado

CENTRO CULTURAL CORREIOS

Estará fechado ao público no feriado de 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil, retornando suas atividades no dia 08/09, a partir das 9h.

O horário normal de atendimento das agências está disponível no site dos Correios, no link http://www.correios.com.br/servicos/agencias/default.cfm.



Assessoria de Comunicação

Diretoria Regional de Pernambuco

(81) 3425-3516 / fax: (81) 3425-3515

pe-imprensa@correios.com.br



COMPESA INICIA CAMPANHA PARA
COLETA DE ÓLEO EM CARUARU

Material recolhido será transformado em sabão
e renda obtida ajudará crianças com câncer do IMIP

Com o objetivo de contribuir para a preservação do meio-ambiente e diminuir os danos nas tubulações e redes de esgoto, a Compesa iniciou hoje (5) a uma nova fase da campanha de coleta de óleo. Em parceria com a Indústria ASA, a companhia ampliou a ação ao município de Caruaru, no Agreste do Estado. Donos de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e lanchonetes (inclusive nas praças de alimentação de shopping centers) já podem se cadastrar em uma das lojas de atendimento da Compesa para entregar o óleo que sobra das frituras. Após recolhido, será aproveitado como matéria-prima para fabricação de sabão. Donas de casa também poderão participar da ação.

A campanha já está sendo realizada com sucesso na Região Metropolitana do Recife. Caruaru será a primeira cidade do interior a colocá-la em prática. O município conta com dois pontos de recolhimento: um na Rua Frei Caneca, no Centro, e outro na Avenida Lourival José da Silva, dentro do Expresso Cidadão, também no Centro. O objetivo é evitar que o óleo seja descartado no ralo da pia, provocando obstruções nas tubulações e nas redes coletoras de esgoto operadas pela companhia.

De acordo com a gerente de Relacionamento com o Cliente da Compesa, Fabiana Nascimento, o procedimento será realizado de forma prática e eficaz. “As empresas interessadas devem entrar em contato com a Compesa e iremos instalar coletores nos estabelecimentos. Quando eles estiverem cheios, a ASA Indústria ficará responsável pelo recolhimento. Já as donas de casa poderão juntar o óleo em garrafas pet e levar nas lojas de atendimento”, explicou.

Essa iniciativa já possibilitou o recolhimento, de janeiro até julho deste ano, de mais de 200 mil litros de óleo de cozinha na Região Metropolitana do Recife, sendo todo o material entregue por donas de casa e comerciantes diretamente nas lojas de atendimento da Compesa. Toda a renda obtida com a economia da matéria prima para fazer o sabão será revertida para o tratamento das crianças com câncer do IMIP. Outras informações sobre o procedimento podem ser adquiridas a partir do teleatendimento da Compesa pelo número 0800 081 0195.

Pontos de recolhimento:

Loja de atendimento - Centro: Rua Frei Caneca, 152 - Centro - Caruaru. Fone: (81) 3727-7551.

Loja de atendimento – Expresso Cidadão: Avenida Lourival José da Silva, 80 - Centro - Caruaru. Fone: (81) 3727-7537.


Adital - Mortalidade infantil em filhos
de mães adolescentes poderia ser evitada

Ontem (5), no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Pernambuco, região do Nordeste brasileiro, houve o lançamento do Estudo sobre as políticas públicas de proteção à saúde infantil e materna no Brasil: um olhar especial para filhos de mães adolescentes, realizado pela organização não-governamental Visão Mundial.

O estudo, que é parte da campanha Saúde para as Crianças Primeiro, quer contribuir para a redução da mortalidade infantil e materna com foco na adolescência no Brasil, que aponta que os principais motivos das mortes se dão por dois fatores: nascimento pré-maturo e baixo peso. Esses fatores se agregam não somente à falta de informação das adolescentes, mas à condição de vida em que essas adolescentes vivem.

Segundo Neilza Alves Buarque Costa, coordenadora técnica da Campanha Saúde para Crianças Primeiro, "a mortalidade é um desafio no primeiro mês de gestação, e ela pode ser evitável se a adolescente for bem acompanhada e realizar os primeiros exames do pré-natal”.

Ela aponta que o processo não se faz tão simples, já que as adolescentes sofrem quando descobrem que estão grávidas. "Existem particularidades na vida de cada uma delas, como medo, insegurança, rejeição da família, do namorado, gravidez não planejada, valores morais, questões que levam as adolescentes a não procurar um atendimento de saúde”, revela.

A coordenadora ainda afirma que os números poderiam ser diferentes se as adolescentes recebessem não somente o atendimento clínico, mas atendimento estratégico e especializado com a presença de uma equipe multidisciplinar. "É um direito que cabe a elas e que consta no estatuto da criança e do adolescente (ECA) sobre direito à vida e à saúde”, falou.

Ela segue, afirmando que a soma de esforços resolveria a questão. "Mecanismos como Programas de prevenção, acompanhamento para crianças dentro e fora da escola, qualidade do ensino, conscientização da sociedade agregado à construção de políticas públicas seriam alguns dos caminhos para evitar a mortalidade infantil entre adolescentes”.

A campanha Saúde para Crianças Primeiro está em sintonia com os Objetivos 4 e 5 de Desenvolvimento do Milênio, que têm como foco redução da mortalidade na infância e melhoras na saúde materna, respectivamente. A campanha quer, até 2015, priorizar ações e decisões que diminuam a mortalidade, para tanto, pretendem engajar os esforços entre governo e sociedade civil.

Os números da mortalidade infantil

O Norte e o Nordeste brasileiros são apontados como regiões de maior proporção da mortalidade infantil em mães adolescentes. As crianças nascidas nessas regiões têm 2,2 vezes mais chances de morrer do que uma criança que nasce no Sul. Enquanto a média nacional de mortalidade infantil foi de 19 por mil nascidos vivos em 2007, em Alagoas esse dado foi de 47 por mil nascidos vivos.

Para Neilza, esses motivos se dão por diversos fatores dentre eles a desigualdade regional, étnica e de oportunidades.

A taxa de mortalidade infantil em média nacional está em 19 para 1000 nascidos vivos. Das mortes ocorridas em 2008, foram totalizadas 44,8% de crianças pretas e pardas. Já em 2009, das mortes ocorridas, 20% foram filhos de mães adolescentes, ou seja, 8.544 bebês.


05.09.11 - AMÉRICA LATINA
Abertas as inscrições para Jornada
Teológica da Região Norte
A- A+

Jeane Freitas *

Adital -
Já estão abertas as inscrições para a Jornada Teológica da Região Norte (JTN) "Teologia e Esperança da Libertação", que acontecerá entre os dias 5 e 8 de outubro na Comunidade Teológica do México, em Santo Ângelo, México, para a população mexicana, dos Estados Unidos e Canadá. Com o eixo transversal das reflexões será "Violência e Espiritualidade para a Paz", a Jornada tem como eixos temáticos Cidadania, Direitos Humanos, Imigração, Economia, Ecologia e Prática Eclesial.

As inscrições, hospedagem e informações podem ser feitas através do email: lupevelasco@prodigy.net.mx, com Lupita Velasco. O custo será de $200,00 pesos mexicanos (ou 20 dólares) incluindo o almoço dos três dias. No entanto, a hospedagem, cafés da manhã e jantares serão por conta dos participantes. O pagamento poderá ser feito através de depósito bancário ou pessoalmente no primeiro dia do encontro.

Com a inscrição, os participantes já podem ter acesso aos materiais dos três dias de trabalho como vídeos, fotos, áudio, documentos e livros eletrônicos, e participar dos fóruns em curso.

A JTN contará com a presença de Enrique Dussel, doutor em Filosofia, que ministrará a conferência Caminhar teológico-pastoral da Igreja na América Latina; Jorge Pixley, teólogo, que refletirá a temática Novos paradigma da de interpretação bíblico-teológica desde a Teologia Latino-americana e da libertação; e Maria Pilar Aquino, teóloga, com a temática Sujeitos e Espiritualidade da libertação.

Além das conferências, a Jornada terá um evento aberto com a Comissão de Direitos Humanos sobre o tema Paz e Direitos Humanos com a participação de Javier Sicilia, Oscar Enríquez, Emilio Alvarez Icaza, Jorge Pixley e Maria Pilar Aquino.

Na ocasião em que a igreja católica celebra os 40 anos da Teologia da Libertação e os 50 anos do Concílio Vaticano II, as Jornadas têm sido um espaço de reflexão à luz da fé sobre a realidade enfrentada pela igreja nos diversos países das Américas que se constituem com a mesma proposta de metodologia e objetivos que regem o Congresso Continental de Teologia (CCT).

As Jornadas e preparação para o CCT

As Jornadas são realizadas como preparação e mobilização para o Congresso Continental de Teologia (CCT) que acontecerá em outubro de 2012, na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Brasil. Uma das principais finalidades é refletir os desafios e tarefa da Teologia da Libertação nos continentes e que ocorre no marco de dois grandes acontecimentos Igreja Católica os 50 anos Concílio Vaticano II e os 40 anos da Teologia da Libertação.

A primeira Jornada foi realizada em abril deste ano, na Guatemala, para os países da América Central e Caribe. A segunda foi realizada no Chile, no mês de julho, para os países do Cone Sul e Brasil. Depois da Jornada Teológica do Norte, será a vez de a cidade de Bogotá, na Colômbia, para os países andinos, entre os dias 19 e 21 de outubro.

Mais informações através do link: http://jornadasteologicas.org/index.php?option=com_contact&view=contact&id=1&Itemid=114


* Jornalista da Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário