segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Parabólica

Manifesto Cultural 2012

A propósito da nota “Frevo?”, citada na coluna, na semana passada, leio o Manifesto Cultural do Bloco Carnavalesco “ICTzão em Folia”, lançado anualmente nos últimos 12 os anos da agremiação. Nele, a exaltação de personalidades da nossa cultura, como Spock e Dalva Torres, o Rei e a Rainha do bloco, este ano (eu já fui Rei, em 2004), a citação do propósito de defender a cultura popular e, particularmente, a tradução do que pensa os nossos mestres do frevo e de tantos outros atentos a ele: “... Vê-se devastar as manifestações musicais pernambucanas através do bombardeio de música de qualidade inferior, o frevo; gênero que não dispensa partituras, metais, fôlego e, principalmente, sólidos conhecimentos musicais; no seu mais puro estado é relíquia fora do alcance dos iniciados, é impossível executá-lo com instrumentos eletrificados. Neste manifesto, incentivamos o amor dos amigos. O amor pelas nossas raízes. O amor pelo nosso Carnaval, a festa popular mais autêntica do mundo”. Assinado pelo produtor cultural Adilson Rocha, presidente do ICTzão.


Abuso - Um cidadão passou a terça-feira de Carnaval, em Porto de Galinhas, em Ipojuca, e voltou indignado. No trecho de areia à beira das piscinas naturais, os “donos do pedaço” cobram 30 pratas por uma mesa e quatro cadeiras. A invasão da areia é tanta que, mesmo que a pessoa leve cadeiras, não tem onde pôr. Irritado, o cidadão perguntou “quanto é pra tomar banho”? Um dos “donos” do pedaço” botou cara feia, mas ficou calado. Não há fiscalização nenhuma.


Buraco e desperdícios

João Marcelo Mendes reclama que, desde setembro do ano passado, que vem denunciando o estado de calamidade pública das vias de acesso a Gaibu, no Cabo. “E, até agora, nada. É buraco demais. Onde está a Prefeitura do Cabo?”, pergunta Mendes. Já em Boa Viagem, vazamentos de água potável, na Rua Dália, perto do canal; na Rua Padre Carapuceiro; e na Rua Augusto Lins e Silva, junto do Edifício Castelo de Windsor. É muita água desperdiçada.


Esgotos estourados

O leitor Vicente Rizzo afirma que, anteontem, um caminhão recolhia o excesso do esgoto estourado, na Rua Francisco da Cunha, em Boa Viagem. Ele garante que existem mais esgotos estourados ao longo da Rua Francisco da Cunha. Pede providências.




Água

Cidadão lembra que astrônomos da Nasa, nos EUA, descobriram um novo tipo de planeta composto, em sua maior parte, de água e com uma leve atmosfera de vapor. E ironiza a falta d’água em alguns bairros: “A Compesa deveria ir buscar água lá”.


Sinpro

Vem mobilização por aí: os professores do setor privado de ensino, em Pernambuco, dão a largada para a nova Campanha Salarial de 2012, em assembleia, hoje, às 9h, no auditório do Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco (Sinpro PE).



Pós - A Faculdade Boa Viagem segue com inscrições para a Pós-Graduação de Gestão Estratégica e Logística Portuária, até o próximo dia 27, na Av. Conde da Boa Vista, 1410. Informações: 3221-1429 ou www.fbv.br.


Osteopatia - Abertas inscrições, no Recife, para o Curso de Formação em Osteopatia, com o professor francês Philippe Manuard. Informações: 3222-7043, 3088-4798, 3125-0852 e angelamoura_cursos@yahoo.com.br.

Pontes - A maior competição de pedestrianismo de rua do Norte e Nordeste, a 9º Corrida das Pontes do Recife, terá lançamento oficial, no próximo dia 28, no Paço Alfândega. O evento será no dia 25 de março, com percurso de 10 km.



Pré - O Pré-vestibular da UPE, o Prevupe, que oferece aulas gratuitas para alunos da rede pública e que farão Vestibular, abriu inscrições, até 18 de março, com 6.300 vagas, em 25 cidades do Estado. Inscrições: www.upenet.com.br.




Troféu - A CPRH abriu concurso para selecionar o projeto de criação do Troféu Vasconcelos Sobrinho, que será entregue durante a Semana do Meio Ambiente, em junho próximo. Ficha de inscrição: www.cprh.pe.gov.br.



Calçadas invadidas

O leitor Hibernon Olegário denuncia que as calçadas de acesso ao Centro Médico Senador Ermírio de Morais, na Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte, foram invadidas por camelôs. Pacientes e pedestres são obrigados a andar entre os carros.


Sem-teto

Já o leitor Manoel Limoeiro também denuncia a invasão de um terreno do Educacional Municipal Infantil de Roda de Fogo, nos Torrões, há mais de quinze dias. Os sem-teto estão numa área onde deveria ter sido iniciada a construção de uma creche.

Câncer

Pesquisadores americanos vão apresentar os últimos avanços no tratamento do câncer de mama, no Recife Breast Cancer Symposium , no dia 10 de março, no JCPM. Inscrições: www.recifebreastcancer.com.br.


CinEscola - Abertas inscrições gratuitas, até o dia 29, para educadores e alunos de Pedagogia e de Comunicação, do I Fórum CinEscola: Interações Audiovisual e Educação. Inscrições: forumcinescola@gmail.com.

Violência - O II Encontro Interdisciplinar sobre Violência e Saúde, promovido pelo Laboratório de Estudos em Violência e Saúde (Leves) da Fiocruz Pernambuco, abriu inscrições: www.cpqam.fiocruz.br.


Grana - Abertas inscrições para a palestra “Toda Empresa deve Produzir Dinheiro”, com o mestre em Administração e Finanças, Gustavo Cerbasi, no dia 8 de março. Inscrições: www.casaeventosempresariais.com.br.





Teatro da Vida


“Tudo na Vida é Relativo” - Fim de tarde, um ginecologista aguarda a sua última paciente que não chega. Depois de mais de quarenta e cinco minutos, ele supõe que ela não virá mais e resolve, então, tomar uma dose de vodka com tônica para relaxar, antes de voltar para casa. Ele se instala, confortavelmente, numa poltrona e começa a ler o jornal, quando toca a campainha. É a tal paciente, que chega toda sem graça e vai logo pedindo mil desculpas pelo atraso. - Não tem nenhuma importância, imagine! - responde o médico. - Olhe, eu estava tomando uma dose de vodka com limão, enquanto a esperava. Quer um também para relaxar? - Aceito, com prazer - responde a paciente, aliviada. Ele lhe serve um copo, senta-se na sua frente, e começam a bater papo. De repente ouve-se um barulho de chave na porta do consultório. O médico tem um sobressalto, levanta-se bruscamente e diz: - Puxa, é a minha mulher! Rápido, tire a roupa, deite na cama e abra as pernas, senão ela pode pensar alguma bobagem!


É melhor rir...

Letreiro numa “casa de meninas alegres”, no Interior do Ceará? “Locadora de Mulher, 832 - Aberto 24h. Só fazemos “sexiso” com camisinha! Não mexam com as p... sem pagar”. Obrigado! Aviso honesto num boteco: - Favor, não entupir o vaso. A mão que desentope é a mesma que faz o seu lanche! O primeiro cara, todo orgulhoso, diz: - A minha mulher é um anjo. O segundo cara: - Você tem sorte, a minha ainda está vida.



Rir sempre...

“Descobriram quem falou”: - A minha mulher tem um bom físico (Albert Einstein); - Nunca pude estudar Direito (O Corcunda de Notre Dame); - Nunca quis ser o primeiro (João Paulo II); O carro nunca substituirá o cavalo (Uma égua); - Disseram-me pra jogar junto à linha branca (Maradona); - Tenho um nó na garganta (Tiradentes); - Chega de humor negro! (Ku Klux Klan); - Gosto da humanidade (Um
canibal); - Você é a única mulher da minha vida (Adão); - O evento foi um estouro (Bin Laden); - Só, um homem não é nada... nem corno (Anônimo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário