quarta-feira, 14 de março de 2012

Parabólica

Pega leve, Dircon!

Há três ou quatro anos, nesta coluna, denunciei o estacionamento de carros, inclusive em fila dupla, no calçadão da Vice-Governadoria do Estado, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, e que continua até hoje. Na época, um órgão de trânsito - não lembro qual - afirmou que era um calçadão espaçoso e, por isso, poderia ser usado como estacionamento. Pois bem, na Rua Engenheiro Otávio Arantes, na Imbiribeira, os mercadinhos de dona Luciene, dona Fúlvia e os restaurantes e bares de Lula,Kátia e outros médios estabelecimentos colocam algumas mesas, cadeiras e pequenos expositores de mercadorias no calçadão. Mas, a Dircon ameaça com multas e outros procedimentos “legais”, dizendo que impedem a passagem de pedestres. O órgão da Prefeitura do Recife deve considerar que esses comerciantes sobrevivem, há anos, de seus negócios, pagam impostos e dão empregos a centenas de pessoas. Por isso, peço ao prefeito João da Costa e à Dircon mais compreensão.

Leve II - Compreensão para um comércio que existe, há anos, e já é tradicional, na Imbiribeira, a exemplo de dezenas de outros em ruas próximas. Inclusive, com a frequência dos moradores do próprio bairro. Então, como é um calçadão tão espaçoso quanto o da Vice-Governadoria, por que não buscar um acordo sem prejuízos para o direito de ir e vir do cidadão, como alega a Dircon. Um recuo de um metro ou um pouco mais deixaria mais espaço para os pedestres.


Praga de esgotos?

Maranguape I, em Paulista, acumula uma praga de esgoto estourados por toda a parte e revolta os moradores que pagam taxas à Compesa. A denúncia é do leitor Henrique Lotto que cita as avenidas Manoel Quirino e Colibri e as ruas 121, 83,97 e 125-A. Na Rua 125, em frente à Igreja Assembleia de Deus, o esgoto parece uma doença incurável. E que na Rua 64, uma boca de lobo não foi consertada. Pede providências à Compesa.


Nocaute mesmo

Do jornalista Fernando Machado: “No início das comemorações dos 475 anos do Recife, o samba nocauteou o frevo, o maracatu e os caboclinhos. Para salvar o frevo, subiu ao palco do Marco Zero uma representação do Galo da Madrugada.


Bultrins

Com um chuvisco que caiu, anteontem, o Canal dos Bultrins transbordou e os motoristas de veículos pequenos, que iam da PE-15 para Jardim Atlântico, tiveram que dar meia volta e fazer os seus percursos por outros lugares.


Bultrins II

A denúncia é do leitor Cláudio Melo, que diz que o canal está entupido de baronesas e de lixo, enquanto a Prefeitura Municipal de Olinda deve estar esperando uma tragédia para ir limpá-lo.” A sujeira é enorme”, afirma Melo.


Vestibular - As inscrições para o Curso Pré-Vestibular da UPE, o Prevupe, vão até domingo. O curso oferece aulas preparatórias e gratuitas para candidatos que desejam fazer vestibular. São 9.200 vagas em 25 municípios.



Água - Teve início a reserva de ônibus gratuito para as escolas públicas que queiram participar da Semana da Água, que será realizada de 19 a 23 de março, no Espaço Ciência. Agendamento pelo site www.semanadaagua.pe.gov.br.

Ventre - A professora Esther Alexandre estará ministrando aulas de Dança do Ventre, nas segundas à noite e aos sábados à tarde, no Espaço Cultural do Instituto de Cultura Técnica. Informações: 3424.2625 e www.ictnet.com.br.

Direitos - A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) promove, hoje e amanhã, diversas ações para celebrar o Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário