segunda-feira, 11 de junho de 2012

Parabólica







Voluntários e arte solidária

Paulo José Barbosa, do Comitê Gestor da Rede Pernambuco Voluntário, lembra as instituições da Rede e outras para que inscrevam, por telefone, os novos voluntários à capacitação da quarta-feira próxima. Será na sede do Movimento Pró-Criança, na Rua dos Coelhos, 317, nos Coelhos, das 8h30 às 12h. Informações: Coordenação do Programa de Voluntariado, do Pró-Criança, telefones 3412.8989 e 3412.8959, com Patrícia Cruz, das 8h às 12h ou redepernambucovoluntario@gmail.com. Valorizando o trabalho da Associação Arte e Vida, instituição a qual é mantenedora, o Banco Gerador abre, de hoje até o dia 24, exposição gratuita, no Plaza Shopping, em homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga. As telas foram confeccionadas pelos educandos e reproduzem os principais temas das músicas do Rei do Baião e inspirados na xilogravura. O trabalho foi feito por crianças e jovens, entre 7 e 17 anos, do Coque, Santo Amaro e Pilar (Recife). A associação usa arte, práticas esportivas e noções de cidadania para transformar a realidade de crianças em situação de risco.





Abandono total




A leitora Lindacy Assis, autora da foto e moradora do Loteamento Olinda Nova, na Cidade Tabajara, em Olinda, denuncia que os 9 mil habitantes da comunidade penam sem atendimento escolar, médico e saneamento básico. E que a ponte, usada por pedestres e motoristas para atravessar a Rodovia PE-15, encontra-se em estado precário e coloca em risco a segurança de todos. Ela enviou ofício à Secretaria de Obras de Olinda, no dia 15 de maio passado - Protocolo n º. 1453 -, e não resolveram nada.


Com a barriga

Linadcy diz que a ponte é fundamental para os cidadãos, mas o problema é que está no limite de Olinda e de Paulista e as prefeituras ficam empurrando, com a barriga, a responsabilidade de uma para a outra. Enquanto isso, o povão sofre.



Rampa

No dia 1º. de abril deste ano, João da Costa inaugurou a Academia da Cidade, na Vila das Lavadeiras, em Areias. Na ocasião, o cadeirante Claudionor pediu que o prefeito fizesse uma rampa de da cesso. Mas, até hoje, nada de nada.


Intransitável

Já a leitora Betânia Cristina de Moura denuncia a situação da Rua do Bom Pastor, no Engenho do Meio. A via, que não é asfaltada, fica intransitável no período das chuvas, em virtude da lama e das poças de água que se formam no local.




TJPE - Com a nomeação do procurador Erik Simões ao cargo de desembargador, o Tribunal de Justiça acaba de receber um dos melhores quadros do MPPE. A avaliação é do procurador-geral Aguinaldo Fenelon.

Oncologia - Hoje e amanhã.os hospitais Memorial São José e São Marcos e o Centro de Urológico Luis Numeriano promovem o II Simpósio Internacional de Oncologia. Inscrições: simposiointernacionaldetroit@gmail.com.

Saúde - O Centro de Formação dos Servidores de Pernambuco realiza, hoje e amanhã, Curso de Humanização da Saúde no Âmbito Hospitalar” para servidores e gestores. Tel. 3183.4978 e www.cefospe.pe.gov.br.


Ônibus lotado

O leitor Vicente Rizzo está indignado: sábado passado, depois de esperar mais de meia-hora, no ponto em frente ao Colégio Motivo, na Rua Padre Carapuceiro, tomou o ônibus da Linha Jordão/Boa Viagem lotado. Em pleno sábado à noite?


Lotado II

Rizzo detona: “Quando o ônibus chegou, na parada do Shopping Recife, lotou ainda mais. Lembro que esta linha é explorada por apenas duas empresas. A desculpa da demora, por causa do trânsito, não “cola”. Num sábado, tarde da noite?”


Buraqueira

Já o assinante da Folha, Carlos Alberto Costa, pede ao DER/ PE
Uma “Operação Tapa-Buracos”, na Avenida Cláudio Gueiros Leite, no Janga, Paulista. Diz que os pequenos buracos, de hoje, serão as “crateras” deste inverno. Fora, os acidentes.





Escritores - Abertas inscrições, até 30 de agosto, do III Concurso Cepe de Literatura Infantil (leitores de 6 a10 anos) e Juvenil (de 11 a 16) para revelar novos escritores brasileiros. Regulamento www.cepe.com.br.


Jornalismo - A Faculdade de Boa Viagem abriu inscrições para o Curso de Comunicação/Nível Internacional para portadores de diploma ou através da nota do Enem. Tel. (81) 3081-4444 e
www.fbv.edu.br.


R/2 - O presidente da AORE/Recife e o comandante do CPOR do Recife realizam o almoço mensal de confraternização com a Reserva R/2, no Círculo Militar do Recife, 4ª.-feira, às 12h.Acesse: exalunoscporr@gmail.com.



Ônibus - O Grande Recife Consórcio de Transporte informa que, para reclamações, sugestões, pedidos de novas linhas e itinerários, o cidadão deve ligar: Central de Atendimento ao Cliente - 0800. 081. 0158.





Teatro da Vida

Texto de Hélio Fontes, de Santa Catarina, enviado por Fernando Portela e repassado por Vicente Rizzo, e que invadiu a Internet: “Olha a Vernácula?”: “O “Aurélio” deve estar se remoendo no túmulo... Sua Excelência, a Senhora “Presidenta” Dilma: Agora, o Diário Oficial da União adotou o vocábulo “presidenta” nos atos e despachos iniciais de Dilma Rousseff. As “feministas” do Governo Federal gostam de “presidenta” e as conservadoras (maioria) preferem presidente, já adotado por jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. Afinal, os veículos de comunicação têm o dever de escrever e falar certo. Na verdade, a ordem partiu diretamente de Dilma: ela quer ser chamada de “presidenta” e ponto final. Vejam: No Português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante. Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.”



É melhor rir... - “Olha?” II: “Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é presidente, e não “presidenta”, independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela “ardenta”; se diz a estudante, e não “estudanta”; se diz a adolescente, e não “adolescenta”; se diz a paciente, e não “pacienta”.



... Rir sempre


“Olha?” III: “Um bom exemplo seria: a candidata a “presidenta” se comporta como uma “adolescenta” pouco “pacienta” e que imagina ter virado “eleganta” para tentar ser nomeada “representanta”. Esperamos vê-la algum dia “sorridenta”, numa capela “ardenta”, pois esta “dirigenta” política, dentre tantas outras atitudes “barbarizantas”, não tem o direito de violentar o pobre Português, só para ficar “contenta”. Assim, ela pareceria mais “inteligenta” e menos “jumenta.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário