quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Parabólica


Cadê, a Lei do Silêncio?

Um leitor envia o seguinte: “Robson, gostaria de registrar, na sua tão conceituada coluna, toda a minha indignação para com as autoridades que deveriam garantir os nossos direitos. Domingo passado, em Maranguape II, na Rua 45, o dono do Espetinho Bar decidiu fazer uma “festa de arromba”. Só que no meio da rua, fechando-a e atrapalhando as passagens dos carros e das pessoas. E achou conveniente dividir o som do bar com todos e, para isso, elevou o volume e deixou a vizinhança com elevado nível de estresse e de dor de cabeça. Então, fizemos várias queixas às autoridades, que deveriam cuidar do bem-estar e da segurança da população, e nada foi feito. Inclusive, à Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), através dos números 5698616 e 566995536. E que também se mostrou ineficaz e o barulho continuou e a rua permaneceu interditada. Espero que os nossos impostos, pagos com tanto suor e que servem para pagar os salários das autoridades, inclusive, os de alta patente, sejam recebidos com carinho, bem diferente do atendimento que nos prestam”.



Tartaruga? - Desamparada e com um sentimento de injustiça, a senhora Maria de Lourdes Vicente Ferreira espera que o Fórum de Camaragibe resolva o seu pedido de pensão alimentícia. Por mais incrível que pareça, já se passaram cinco anos e a cidadã vê, com tristeza, outras ações semelhantes resolvidas, enquanto a dela anda a passos de tartaruga. Sem saber a quem recorrer, Maria de Lourdes apela, através desta coluna, para a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco.


Calçadas invadidas




Na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, uma das mais movimentadas do Recife, algumas lojas e oficinas estão fazendo das calçadas estacionamentos de veículos, principalmente dos clientes. O leitor Marcos Soares, autor da foto, comprova esta irregularidade às leis de trânsito e mostra em frente ao número 5109 da via. O que obriga o pedestre a andar no meio da rua e correr o risco de ser atropelado. E cadê, a CTTU?



Luz e árvores

Já Fábio Magalhães denuncia que, na Rua das Graças, no bairro do mesmo nome, existem vários postes com lâmpadas queimadas, provocando uma escuridão na rua e que se agrava pelo fato de ser muito arborizada. Pede providências.



Na canela

Manoel Limoeiro reclama que as varrições das Ruas, Piratini, Candelária e Três de Setembro, na Roda de Fogo, nos Torrões, não estão sendo feitas nas segundas e quintas-feiras. Com isso, a sujeira é grande e chega ao meio da canela.




Mirueira

O Hospital Geral da Mirueira, referência no tratamento de hanseníase e do alcoolismo, fez 71 anos. E a Secretaria Estadual de Saúde celebra a data e reativa a sapataria do hospital que produz calçados adaptados a pacientes de hanseníase.





Próstata - Durante todo o dia de hoje, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) promove um mutirão de biópsias de próstata, com vinte procedimentos gratuitos e exclusivos pelo SUS.




EJA e ENEM - Abertas até o dia 28, as inscrições para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o ENEM do SESC/PE. Informações: (81) 3216.1616 e 3634.5252.


Desfile - Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, o Projeto QueroQuero, braço social do Hapvida Saúde, promove desfile cívico, hoje, às 9h, pelas ruas do Coque. Com 117 crianças atendidas pelo projeto.


Forró - O Espaço Arte e Festa, no Loteamento Santana, em Camaragibe, realiza, amanhã, às 19h, o Forró da Independência, com várias bandas e show de Rogério Sobral. Na Rua do Colégio Francisco de Paula, em frente aos Correios.









Companheiros, depois de lançar os livros “O Recife & Outros Poemas (2007-Cepe), “Eu Sou Capibaribe-Poemas (Instituto Maximiano Campos /Edições Bagaço- 2009)”- os dois com edições esgotadas - e “Arrecifes – Coletânea & Novos Poemas –Cepe2011” (em sua segunda edição), estou em busca de apoio cultural de alguns mecenas para publicação do meu quarto livro “Frases & Minipoemas”, a ser impresso na Cepe e lançamento no Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador, no dia 31 de outubro do corrente ano, às 19h. São frases ditas nas redações, nos bares ou escritas na coluna, nestes 44 anos de profissão, onde a ironia, a tristeza, a alegria, a brincadeira, a profissão, o Jornalismo, etc... estão inseridas nas minhas observações do dia a dia. As minipoesias,vocês já conhecem os temas das poesias dos outros livros. E com prefácio da jornalista Paula Imperiano.


Será um livro de bolso ou bolsilivro (em inglês: paperback, softback,softcover ou pocket book), no formato: 8,0x10,0 cm (tamanho do livro pequeno de João Alberto), com 120 páginas, capa em 4x4 cores e em cartão supremo 250 gramas, miolo em 4x4 cores e off-set 90 gramas. Com este livro, realizo um antigo desejo pelo fascínio que sempre teve sobre mim o livro de bolso, por ter formato pequeno, formulado para uma leitura prática e para o barateamento de seu custo. Este formato tem boa aceitação nos Estados Unidos, Inglaterra e Europa e também no Brasil.


1. Atualmente, só disponho de espaços para 4 anunciantes (apoio cultural) nos lados internos da capa e da contracapa do livro e de cinco para páginas internas (apoio especial), todos no tamanho de 3,5 cm de largura X 2,5 cm de altura.

Apoio cultural: 1 mil reais e, especial, 500 reais..

Todas as logomarcas serão coloridas.

Prazo para confirmação do apoio: 20 de setembro de 2012.

Alguns confirmados: Fac. Maurício de Nassau, Alepe, Sesi, Rpress, Netuno, Escritório de Jornalismo, Caderno 1, Dupla, Gere, Folha de Pernambuco,Sesc, Governo de PE, AIP, deputados Aluísio Lessa e Sílvio Costa, vereadores Aline Mariano e Romildo Gomes, entre outros..


Contatos: rsampaioblog@gmail.com , telefones 9297.4779, 3461.1365 (residência) e 3425. 5848 (Folha de PE). Endereço residencial: Rua Cônego Romeu, 65, Edf. Mondino, Boa Viagem (Setúbal), CEP: 51030-340,Recife – PE.
No aguardo de uma resposta.
Obrigado,
Robson Sampaio.



Seguem algumas considerações sobre o jornalista:

O jornalista Evaldo Costa, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, ex- secretário de Imprensa do Governo Miguel Arraes e, atualmente, secretário de Imprensa do governador Eduardo Campos: “Robson Sampaio é o cronista do Recife. Para ele, com um texto direto e bem elaborado em defesa do cidadão e da Cidade do Recife, Robson critica, elogia e dá sugestões recheadas de bom-humor, provérbios e metáforas. Contudo, mantendo a ética e o respeito ao ser humano e, sobretudo, com a determinação de fazer do Recife um lugar melhor para todos, principalmente, para os menos favorecidos.”

Paulo Salgado, chefe de Reportagem e editor da Primeira Página da Folha de Pernambuco: “A matéria-prima do jornal é o leitor". Quando ouvi, de Robson Sampaio, esta frase de tamanho impacto para nós, jornalistas, percebi que ganhava, ali, um ensinamento. Eu era um jovem
repórter do Diário de Pernambuco e Robson, com experiência e sabedoria, tinha muito a me ensinar. Passei a prestar atenção em tudo o que os jornalistas mais experientes falavam. E aprendi muito. O cuidado ao escrever desde uma simples nota, até uma grande reportagem.
Hoje, colega de Robson, na Folha de Pernambuco, já com alguns cabelos brancos, continuo aprendendo. Mas, de vez em quando, dou alguns conselhos aos jovens repórteres, sempre com aquela frase de Robson Sampaio em mente.”

Ricardo Dantas Barreto – Editor e colunista de Política da Folha de Pernambuco. Conheci Robson Sampaio em 1992, quando iniciei minha vida em jornais, no Diário de Pernambuco. Companheiro de batente e jornadas noturnas, acompanhei de perto parte destes 44 anos de jornalismo.Claro, buscando nas conversas com ele, parte da sua experiência para o meu dia a dia. Agora estamos novamente trabalhando juntos na Folha de Pernambuco. Agora não, desde 1999. Procuro colaborar com sua coluna Folha da Cidade - dada a importância que ela tem para o Recife -, recebo sugestões, orientações e tiro dúvidas com o mestre. .

Júlio Crucho, proprietário do restaurante Dom Pedro e presidente do Sindicato e Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pernambuco: “Alagoas, a Terra dos Marechais, tem sido um celeiro de jornalistas que têm engrandecido a Imprensa pernambucana. Histórica e sábia, a
Câmara Municipal do Recife, através do vereador Daniel Coelho (PV), aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Cidadão do Recife ao brilhante jornalista Robson Sampaio. Além de tornar público, a Câmara Municipal do Recife oficializou o que nós, do Restaurante Dom Pedro, já sabíamos: ele é mesmo recifense.Todos os que fazem o Dom
Pedro parabenizamos à Câmara de Vereadores e o homenageado”


Seguem algumas considerações sobre o poeta:

“Robson acrescenta e enriquece ainda mais o cenário da poesia de Pernambuco. E Robson se revela um poeta de talento e vigor”. (Antônio Campos, presidente do Instituto Maximiano Campos, escritor, poeta e imortal da Academia Pernambucana de Letras)

“Robson Sampaio faz parte da significativa plêiade dos poetas pernambucanos, a exemplo de Jaci Bezerra, Lucila Nogueira, Ângelo Monteiro, Paulo Gustavo, Lourdes Sarmento, Marco Pólo, Orismar Rodrigues, César Leal e tantos outros que iluminam e engrandecem as artes e as letras pernambucanas”. (Flávio Chaves, jornalista e poeta, imortal da Academia Pernambucana de Letras).


Robson é, portanto, como dois outros poetas seus contemporâneos, Jaci Bezerra e Ângelo Monteiro, um alagoano pernambucanizado. Sua vida está enraizada nesta terra e é daqui que ele retira sua seiva.É por isso que seu livro é uma declaração de amor. Uma declaração de amor sem derramamentos ingênuos e românticos. Pelo contrário, feita com a fibra dos coqueiros e a areia do fundo dos rios. Uma declaração de amor sem mentiras. Verdadeira como sua poesia. (Marco Polo, poeta, jornalista e editor da “Revista Continente”).


















Nenhum comentário:

Postar um comentário