sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Parabólica






Acervo do museu e pinacoteca

O leitor Ricardo Andrade, coordenador do Movimento Pró-Museu, afirma que Golbery Oliveira, turismólogo e também membro do Movimento Pró-Museu de Igarassu, denuncia que o vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Albérico Bezerra, enviou uma solicitação ao IPHAN Regional para que a metade do acervo do Museu e Pinacoteca do Convento Franciscano de Igarassu, que é o o terceiro mais antigo do Brasil – 1588, vá para Olinda. “Haverá uma reunião entre a Prefeitura Municipal de Olinda e a Arquidiocese para tratar do assunto. Porém, desde já expomos a nossa indignação em relação a essa possível medida. Embora seja um tema de natureza religiosa, não deixa de envolver um aspecto relativo à questão do patrimônio histórico e cultural de Igarassu , que também é uma cidade tão histórica quanto Olinda. Além disso, essa ação é prejudicial para todo o Litoral Norte e, nós do Movimento Pró-Museu, não iremos ficar calados”, afirmou o professor do SENAC, Golbery Oliveira.

Ouvidoria - A Ouvidoria da Secretaria da Criança e da Juventude está distribuindo cartazes, nas creches, unidades de acolhimento, casas das juventudes, unidades da Funase, maternidades do Programa Minha Certidão e conselhos de direitos e tutelares, que alertam sobre as ações da Ouvidoria. Sem ser obrigado a se identificar, o cidadão pode fazer reclamações, denúncias, pedir informações sobre ações, programas, dar sugestões, elogios e críticas, entrando no site www.scj.pe.gov.br.


Burlando a lei

A leitora Volêide Revorêdo volta a denunciar o desrespeito de vários motoristas para com as leis de trânsito, na Rua da União, na Boa Vista, como mostra esta foto, de sua autoria. Um carro de chapa-branca - KLL-6832 - do Governo Federal, foi estacionado em local proibido e embaixo da placa indicativa. Segundo a cidadã as irregularidades são constantes nesta via e a falta de fiscalização também.





Fossas no coque

O medo de contrair doenças, a fedentina e a possibilidade de entrar nas casas continuam, no Conjunto Fernandinho, no Coque, por causa de várias fossas entupidas e estouradas. Apreensivos, os cidadãos pedem providências à Compesa.





Para quê...

Anteontem, às 18h, uma senhora, com o cartão de idoso, foi colocar o carro no local destinado aos cidadãos com mais de 60 anos. Aí, um casal de jovens, numa atitude de desrespeito e de falta de caráter, avançou e estacionou na vaga.

...segurança?

Perplexa, com tamanha falta de cidadania, a senhora procurou um segurança do shopping para exigir os seus direitos e pedir providências. Para a sua surpresa, ele disse que não podia fazer nada e que ela acionasse a CTTU.





Teatro - De quinta-feira a domingo, sempre às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife, Leidson Ferraz participa do espetáculo Olivier e Lili: Uma História de Amor em 900 Frases.


Caboclinho - Mestre Zé Alfaiate, patrimônio vivo da cultura pernambucana, completou 88 anos, e recebe homenagem, do Caboclinho 7Flexas, que completou 42 fundação. Shows, hoje, às 19h, em Água Fria.


SENAI - O SENAI Santo Amaro oferece cursos, este mês e em outubro, para qualificação profissional nas áreas de motocicletas e carros. Inscrições, na recepção do Senai, na Avenida Norte, 539, Santo Amaro.

Florais - A terapeuta Flaviana de Cássia Salomão ministra o primeiro módulo do Curso de Florais de Bach, na Clínica Luz Azul, nas Graças, das 9h às 18h, amanhã e domingo.Inscrições: 4101-6310, 8729-6385 e 9702-7654.



Engarrafamentos e motos

O leitor Breno Rodrigues, que reside em Piedade, Jaboatão, faz a seguinte reclamação: “Caro Robson, a mudança no trânsito e as melhorias, que foram realizadas na Avenida Airton Sena, nas imediações do Shopping Guararapes, foram muito boas. Ocorre Robson, que é preciso que os responsáveis pelas mudanças verifiquem a sincronia dos sinais e os diários congestionamentos, que ocorrem das 17h30 às 19h. Tudo começa nas imediações da Pizzaria Atlântico até o sinal na frente do Rabib's e, nesse percurso, estamos gastando mais de meia-hora. Agora, pasme: a faixa, do lado do Shopping Guararapes, fica completamente sem trânsito por falta de veículos. Não sei o que está havendo, mas não precisa ser um especialista em trânsito para saber que algo de errado está acontecendo”. Já Carlos Alberto Santos, denuncia que motoqueiros estão guiando, diariamente, pela contramão, nas avenidas e ruas do Janga, em Paulista, e colocando em risco as vidas das pessoas.
Pede providências à Prefeitura de Paulista e diz que já ocorreram vários acidentes.



Sujeira - Sobre a nota “Sujeira”, a Emlurb informa que a Rua Professor Artur Coutinho, na comunidade de Roda de Fogo, nos Torrões, é um ponto crítico de descarte irregular de lixo. O órgão diz ainda que o material é recolhido, diariamente, e os entulhos de obras são retirados com coletas programadas. E orienta a população que realize o descarte dos resíduos sólidos de maneira correta e nos horários certos, com a finalidade de evitar esse tipo de transtorno para os moradores da comunidade.



Buracos e lama




Henrique Lotto, autor da foto, denuncia que os moradores da Rua Arcoverde, no Janga, tentam, há anos, junto à Prefeitura de Paulista, para que a via seja calçada. E nada até hoje. “O descaso é grande para com os contribuintes e, quando chove, ninguém consegue sair de casa, devido aos diversos buracos e muita lama acumulada. O sufoco é grande e o povo já não aguenta tanto desprezo”, afirma Lotto.


Trânsito caótico

Nas ruas dos Navegantes e Petrolina, em Boa Viagem, motoristas estacionam nos dois lados e deixam as vias com engarrafamentos. Não há a menor fiscalização e, apesar das reclamações dos moradores, nada foi feito até agora.



Buraco

Na Rua Coelho Neto, em Santo Amaro, a uns 300 metros da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) , um buraco enorme coloca em risco a segurança dos motoristas e dos pedestres. Além disso, existe a possibilidade de batidas..


Asfalto

A Compesa explica que não existe obra inacabada, na Rua Tereza Carneiro, na Macaxeira. E que, após o conserto de um vazamento, na rede de abastecimento de água, fez o reaterro. A pavimentação, agora, é com a Prefeitura do Recife.



Forró na Rabeca

Neste domingo (09), Sávio Voz e Violão, Ari de Arimatéia e Dinda Salú e os Cabras Desmantelados se apresentam no Forró Zim da Casa da Rabeca, a partir das 16h, fechando a programação cultural da região metropolitana do Recife no feriadão.



Médicos - A Prefeitura de Igarassu está contratando médicos para atuar nas Unidades de Saúde da Família. Os profissionais interessados poderão obter informações nos telefones: 3543.2162 e 9371.7740.


RH - De 15 a 17 de outubro, o 15º Congresso Brasileiro de Criatividade, RH e Gestão com Pessoas, o CRIARH, no Centro de Convenções da UFPE, reunindo palestrantes do Brasil e do Exterior. Inscrições: www.criarh.com.


Prêmio - As inscrições para o XXVI Prêmio Jovem Cientista foram prorrogadas e ficarão abertas, até 21 próximo, para pesquisadores graduados e estudantes universitários e de ensino médio. Regulamento no: www.jovemcientista.cnpq.br.





Nenhum comentário:

Postar um comentário