quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Parabólica

Frases & Minipoemas


O meu quarto livro - Frases & Minipoemas - está à venda, por 20 pratas, no Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador, em frente ao Arquivo Público Estadual, no Bairro de Santo Antônio. Quem se interessar, pode procurar Nivaldo. Ou encomendar pelo e-mail rsampaioblog@gmail.com.



Linhas de ônibus e canais

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que fiscalizará as condições de uso do ônibus 054, que faz a Linha Conjunto Beira Mar-Derby e, caso os assentos reservados estejam quebrados, a Empresa Cidade Alta será multada. Lembra que possui o Programa Educativo Gentileza faz a Diferença e que tem como mote a acessibilidade de todos os passageiros. Agradece ao leitor Rogério Alves e está disponível no 0800.081.0158. Já o leitor Roberto Garcia afirma: “Caro Robson Sampaio! O Grande Consócio resolveu mudar o trajeto do ônibus do Bairro da Brasilit novamente e atendeu parte da população que mora no início da Avenida Barão de Bonito. Depois de muita reclamação, o usuário agora só tem que agradecer”. Já a Prefeitura de Olinda informa que a limpeza do canal da Avenida Colibri foi realizada há menos de três meses. E que enviará uma equipe e, caso haja necessidade, será incluído novamente, ainda este ano, no cronograma de limpeza dos canais. E que é importante a conscientização da população quanto ao despejo de lixo e demais dejetos nos canais do município.



Taborda - O produtor cultural Adilson Rocha, do Instituto de Cultura Técnica, entrega, hoje, às 20h, no Forte do Brum, prêmios aos artistas plásticos vencedores do X Concurso Campina do Taborda-2012: 1º lugar: Flávio Soté; 2º: Vicente Luiz ; 3º: Douglas Barboza. E a Medalha do Mérito Fernandes Vieira a várias personalidades. E amanhã, no Forte do Brum, às 20, homenagem ao Dia do Músico, com apresentação de cinco bandas militares e homenagem do Comando Militar do Nordeste, com placas comemorativas.



Entregue ao lixo


O jornalista Elton Di Assis, autor da foto, faz a seguinte denúncia: “Bom-dia, Robson. Olinda está entregue ao lixo e cadê a prefeitura? Depois das eleições, a desilusão: Na Rua Eugênio Luciano de Melo, em Bairro Novo, Olinda, o lixo que se acumula, em frente a um terreno baldio, já está a ponto de fechar a rua. Os entulhos chegam de todas as partes, em cima de carroças, carros, caçambas e até em pequenos caminhões”.


Cidadãos ameaçados
Indignado, Di Assis prossegue em nome dos demais cidadãos: “Os moradores já não sabem mais a quem recorrer. E se dizem ameaçados, quando reclamam diretamente com quem vem de longe para despejar os entulhos ali”.

Fonte?


Mais um buraco, minando água incolor e insalubre, no calçadão de Boa Viagem e que, em breve, será uma fonte. Segundo um leitor, fica em frente ao nº 3900. Sugere que a Prefeitura do Recife ou a Compesa intervenha, enquanto é tempo.



Órgãos

Até sexta, o IMIP e a Central de Transplantes de Pernambuco realizam a V Campanha de Doação de Órgãos, com o tema “Um gesto seu pode fazer muitas pessoas nascerem de novo”. Atualmente, mais de 3 mil pacientes aguardam um órgão.



Processo - Ainda dá tempo de se inscrever, na Caravana do Processo Eletrônico da ESA-PE, que chega ao Recife, hoje. A aula começa, às 18h. Informações: (81) 3224-7282 / 3224-2425.



Direitos - Chico Carlos, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas-PE, coordena, hoje, das 8h às 17h, o 1° Seminário Comunicação, Democracia e Direitos Humanos, da CUT. Na Rua Bispo Cardoso Ayres, 111, Boa Vista.


Cidadã - A Orquestra Criança Cidadã firmou parceria com a Caixa Cultural e fará um concerto público, por mês, até 2013, e sempre às 19h30. Hoje é o primeiro, na Caixa Cultural, no Marco Zero, Bairro do Recife.


Título - A Câmara Municipal de Casinhas(PE) entrega o Título de Cidadão Casinhense a Romildo Gomes Filho. Às 19h30, no Auditório Senador Antônio Farias, na Rua Maria Cecília Miranda, Centro.






Simulação de atropelamento em
Maracaípe será no dia 7 de dezembro



A reprodução simulada do atropelamento de três pessoas na praia de Maracaípe, em Ipojuca, será realizada no dia 7 de dezembro, às 18h. Leandro Meireles Franco é acusado pelo crime, que ocasionou a morte de Rafaela Amaral e deixou as outras duas vítimas feridas. A reprodução foi autorizada pela juíza da Vara Criminal da Comarca, Andréa Calado.

A perícia aconteceria no dia 29 de junho, mas foi cancelada porque nem todas as exigências foram cumpridas pelas partes. O procedimento foi solicitado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A data foi agendada pelo Instituto de Criminalística (IC) e encaminhada à magistrada para autorização. O IC e a autoridade policial local foram convocados para participar da simulação, assim como o acusado pelo atropelamento, Leandro Meireles, e as vítimas sobreviventes.

O caso aconteceu em outubro de 2010. Os três jovens estavam sentados na areia da praia, em Maracaípe, esperando um show começar, quando foram surpreendidos por um buggy. Rafaela quebrou o pescoço e morreu na hora. Jessica Cavalcanti Pires e Felipe Simões ficaram feridos.

Os interessados em acompanhar o processo devem acessar o site do TJPE ( www.tjpe.jus.br ) e clicar no link Consulta Processos de 1º Grau. Em seguida, selecionar a opção Busca por número NPU e digitar 0002410-78.2010.8.17.0730

--

Assessoria de Comunicação Social do TJPE
Site: www.tjpe.jus.br
E-mail: ascom.tjpe@gmail.com
www.twitter.com/ascom_tjpe
Tel.: (81) 3419 3337/ 3419 3310/ 3424 1163
Fax: (81) 3419 3251




Na Semana da Consciência Negra,
SPM abre concurso de redações
e ensaios sobre história
das afro-brasileiras




A partir desta quarta-feira (21/11) estará aberto o período de inscrição para o prêmio "Mulheres Negras contam sua História" , da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). “Nossa pretensão é que as mulheres negras escrevam e possam trazer subsídios para a elaboração de políticas públicas”, afirmou a ministra Eleonora Menicucci, da SPM, no ato de anúncio da chamada pública, ocorrido na segunda-feira (19/11), em Brasília.



O público-alvo do concurso é formado por mulheres autodeclaradas negras. Elas poderão participar com redações e ensaios, contar a história e a vida das afro-brasileiras na construção do país. O prêmio possui duas categorias: "Redação", com texto de no mínimo 1.500 até o máximo de 3.000 caracteres, e "Ensaio", com textos de 6.000 a 10.000 caracteres. Serão premiadas as cinco melhores redações com R$ 5 mil, e as cinco candidatas selecionadas na categoria “Ensaio” receberão R$ 10 mil.



O prêmio é uma iniciativa da SPM no resgate do anonimato das mulheres negras como sujeitos na construção da história do Brasil. O objetivo é estimular a inclusão social das mulheres negras por meio do fortalecimento da reflexão acerca das desigualdades vividas pelas mulheres negras no seu cotidiano, no mundo do trabalho, nas relações familiares e de violência e na superação do
racismo.



Inscrições - As inscrições estarão abertas no período de 21 de novembro de 2012 a 25 de janeiro de 2013, e são destinadas somente às mulheres negras. As inscrições somente serão aceitas mediante o envio dos textos, em formato de texto, nas categorias "Redação" e "Ensaio". Deverão ser efetuadas pelo endereço: www.premiomulheresnegras@spmulheres.gov.br < http://www.premiomulheresnegras@spmulheres.gov.br > ou postadas pelo correio para o endereço: Prêmio Mulheres Negras contam sua História - Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República - Praça dos Três Poderes Via N1 Leste, s/n Pavilhão das Metas. CEP 70150-908 Brasília - DF.



Racismo e sexismo - Apesar dos avanços ocorridos na última década decorrentes dos governos Lula e Dilma, ainda persistem duas fontes de desigualdade social: por gênero e por raça/etnia. Os mecanismos de discriminação e segregação são complexos, mas neste Dia Nacional da Consciência Negra a SPM lança a chamada pública do Prêmio “Mulheres Negras Contam sua História” no intuito de que as histórias e ensaios que as afro-brasileiras escreverão possam gerar subsídios para combater as fontes de desigualdades e alterar comportamentos sociais sustentados pelo preconceito racial e de gênero.



Em 2011, pretos e pardos alcançaram 51,3% da população brasileira. No entanto, pretos e pardos são mais de 65% dos pobres do país. Entre os 10% mais pobres cerca de 71% são negros e negras. Entre os 10% mais ricos da sociedade brasileira, a população negra representa apenas 19% deste contingente (PNAD/IBGE, 2009).



Nas últimas três décadas universalizou-se o ensino fundamental no Brasil, mas isto não garantiu o acesso igual da população a escola. De acordo com o 4º Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, produzido pela SPM, Seppir, Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e ONU Mulheres, a distorção idade-série aumenta de acordo com o avançar das séries e o nível de ensino.



No ensino médio, a taxa de distorção idade série atingiu 41,0% dos jovens negros, contra 26,9% dos jovens brancos. No entanto, 38,2% eram jovens negras, contra 24,1% das mulheres brancas jovens. Em 2009, a taxa de escolarização de mulheres brancas no ensino superior foi de 23,8%, enquanto, entre as mulheres negras, esta taxa era de apenas 9,9%.



Acesse aqui a íntegra do 4º Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, para conhecer mais dados desagregados por sexo e raça com base na PNAD 2009.



Assessoria de Comunicação Social


Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

Presidência da República – PR

61 3411 4214 / 4228 / 4229 / 5807 / 5887

www.spm.gov.br


Participe das redes sociais: www.facebook.com/spmulheres e www.twitter.com/spmulheres




Incubadora do Pajeú abre

seleção de projetos para incubação

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Pajeú, em Serra Talhada, lançou edital para seleção de projetos de empresas de base tecnológica que desejam ingressar no processo de incubação. Há duas vagas disponíveis, e os empreendedores interessados devem encaminhar propostas exclusivamente via modelo eletrônico, disponível no site http://www.itep.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=597, até o dia 7 de dezembro. A Incubadora funciona no Centro Tecnológico do Pajeú, em Serra Talhada.

Os projetos recebidos serão avaliados no período de 10 a 14 de dezembro. Os empresários pré-selecionados ainda deverão realizar apresentação oral, no mesmo período. O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de dezembro. Para conferir o edital de seleção, basta acessar o site do itep www.itep.br.














Nenhum comentário:

Postar um comentário