quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Parabólica


Fraes & Minipoemas


O meu quarto livro - Frases & Minipoemas - está à venda, por 20 pratas, no Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador, em frente ao Arquivo Público Estadual, no Bairro de Santo Antônio. Quem se interessar, pode procurar Nivaldo.




Estacionamento irregular

Frederico Augusto Tavares de Melo e outros leitores queixam-se que nem CTTU e nem o BpTran adotaram providências para coibir os abusos e absurdos que é trafegar no trecho compreendido entre a UPA/Caxangá e a UFRPE. Tudo por conta do estacionamento irregular de carretas, tremiões e graneleiros que, parados em plena faixa de rolamento nos horários de pico, transformam a área num inferno. “Já enviei e-mail para Maria Pompéia, presidente da CTTU, mas não obtenho nenhuma resposta e nada é feito para punir esses infratores de trânsito. Reitero que o culpado, por todo este caos, é o proprietário da Fábrica de Ração e Derivados Pinto Formoso, que está pouco se lixando para quem usa aquela artéria. Caso houvesse de fato uma ação efetiva das autoridades competentes, para evitar todos os transtornos causados - e, talvez, após a reclamação dos motoristas dos caminhões (multados) -; ele (proprietário) resolvesse destinar uma área apropriada ao estacionamento dos referidos veículos de carga”, desabafa Tavares de Melo.


Ir e vir - Já o leitor Moacyr da Nóbrega afirma que, há tempos, os moradores da Ilha do Leite, especificamente, os da Rua José de Alencar, sofrem com o descaso da CTTU. “Os moradores perderam o direito de ir e vir e de entrar em suas casas. Ônibus das prefeituras do Interior, transportando pacientes para o IMIP, usam essa via, que é mão dupla, como estacionamento, provocando transtornos. E, com a inauguração do Hospital Unimed III, virou um caos. Pedimos providências”, reclama Nóbrega.



Moradores de rua





O repórter fotográfico Genival Paparazzi flagrou este cidadão que, segundo informações, “mora” nessa parada de ônibus em plena Avenida Conde da Boa Vista. Outras centenas de pessoas “vivem” também nas calçadas e marquises de prédios. Por coincidência, a foto mostra um banner da campanha do prefeito eleito Geraldo Júlio. Genival questiona: “Como não foi Geraldo quem fez, vamos ver o que ele fará, pelos moradores de rua, quando assumir a Prefeitura do Recife”.



Mutirão de audiências

A 3ª Vara Cível da Comarca de Paulista promove, até domingo, mutirão de audiências para conciliar processos onde a Celpe responde como ré. Acontece, no Fórum Irajá D´Almeida Lins, na Rua Senador Salgado Filho, s/n, Centro, às 14h.


Linhas

Jaysson Ribeiro alerta que para chegar de ônibus, ao Riomar Shopping, está um caos. E que as demais linhas de ônibus para a Zona Sul, estão superlotadas, incluindo a nova Linha Joana Bezerra/Riomar. Pede providências.


Linhas II

Diz que, devido às proximidades da Joana Bezerra com o Riomar Shopping, a dica de vários passageiros é que o Grande Recife coloque algumas linhas, que retornam da Estação Joana Bezerra, para atender os clientes do shopping.


Vida - Com palestras e vídeos sobre a qualidade de vida, do ponto de vista físico, psicológico e metafísico, a Nova Acrópole Recife celebra, sábado, de 16h às 19h, o Dia Mundial da Filosofia. Tel: 81. 3228. 4272.

Rotinas - O Curso de Rotinas Administrativas e Empresariais, da KM Consultores Associados, com o professor Sidney Barbosa, está com inscrições abertas. Tels: 3061.2558 e 3342. 5021.





Jaboatão realiza operação
para recolher veículos
abandonados

Ação ocorrerá em todas as Regionais Administrativas do município. Primeira etapa acontece amanhã (08/11), às 9h, no Curado A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realiza amanhã (08/11) a primeira operação para o recolhimento de veículos abandonados da cidade. A ação, baseada no decreto de número 141/2012, publicado no Diário Oficial do Governo Municipal, envolverá os departamentos de trânsito e a Guarda Municipal jaboatanense. A concentração ocorrerá em frente a Regional Administrativa do Curado, às 9h.

“Mapeamos a existência de 13 veículos sucateados e abandonados na localidade. Os proprietários dos automóveis identificados foram contactados, onde ficaram cientes da irregularidade cometida. É uma forma de garantir a fluidez do trânsito, eliminando obstáculos nas vias terrestres do município”, informou o secretário de Trânsito e Transportes de Jaboatão, William Carvalho.

Após a remoção, os veículos serão encaminhados para o depósito público do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no Recife. Os donos terão 90 dias para resgatar seu automóvel. Após o prazo, o mesmo poderá ser alienado, descartado ou reciclado. A ação é baseada nos termos do artigo 328, do Código de Trânsito Brasileiro.

“Os carros abandonados colocam em risco a segurança da população, já que podem servir como local para utilização de drogas e cometimento de crimes. A expectativa é que, a partir desta ação, os delitos diminuam na cidade”, destacou o secretário de Segurança Cidadã e Repressão às Drogas do município, Edmilson Miranda. Denúncias sobre carros abandonados em vias públicas serão atendidas. As reclamações podem ser apresentadas pelo número 0800.281.9020, que funciona só através de telefone fixo, 24 horas.
Serviço

Concentração da operação
Local: Em frente a sede da Regional Curado
Endereço: Rua Leonardo da Vinci, 28, Curado II, Jaboatão dos Guararapes/PE
Referência: Próximo a UPA do Curado
Horário: 9h

Para maiores INFORMAÇÕES: William Carvalho, secretário municipal de Trânsito e Transporte - (81) 9314.9271



--
Atenciosamente,

Márcio Luiz Santana
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
(81) 9314.9562 / 3462.4647


Mulheres da Colônia Z 33
de Abreu e Lima participam
de feira no Rio de Janeiro

As mulheres integrantes dos grupos Marearte e Aquarius, da Colônia Z 33, de Abreu e Lima estão ansiosas para a chegada do dia 20. Neste dia elas partem rumo ao Rio de Janeiro, onde vão participar entre os dias 21 e 25, da Feira Nacional da Agricultura Familiar. A Z33 será a única do Estado a participar do evento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os dois grupos vão representar o Ministério da Pesca como exemplo de economia sustentável. Marearte faz artesanato produzido com sobras de pesca como escama de peixe, casca de marisco, sururu, ostra, entre outros. Enquanto a Aquarius produz pratos (paella) e salgados (coxinha, empada, e outros) a base de frutos do mar. Todos os produtos serão expostos e comercializados pelas integrantes dos dois grupos que aprenderam os novos ofícios através de cursos feitos pelo Ministério da Pesca em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Abreu e Lima.



COMPESA INICIA REPAROS
DE TUBULAÇÃO
NA ESTRADA DOS REMÉDIOS

Iniciados os serviços de reparo da tubulação rompida esta amanhã na Estrada dos Remédios, esquina com Rua Padre Gabriel Mousinho, próximo a Abdias de Carvalho, no bairro de Afogados. Os técnicos passaram a tarde com toda a estrutura montada no local, esperando a conclusão do processo de esvaziamento da tubulação rompida. Segundo o superintendente de Manutenção da Compesa, Daniel Genuíno Bezerra, os trabalhos vão prosseguir de forma ininterrupta até a conclusão da manutenção, prevista para as 20h de amanhã (8). “Esse período entre o acidente e o início dos serviços é decorrente da necessidade de despressurizar e esvaziar partes das tubulações tronco (maiores diâmetros ) da cidade do Recife” justifica Daniel Bezerra, acrescentando que não havia condições técnicas de iniciar reparos com água na tubulação.

Logo após o rompimento os técnicos da companhia fizeram as manobras (fechamento de registros), abertura das descargas e desativação das válvulas de bloqueio do sistema de abastecimento. O estouramento, segundo os técnicos, foi motivado pela antiguidade da tubulação, com idade de 90 anos. A Compesa explica que o rompimento de tubulações está mais evidenciado após a operação do Sistema Pirapama, que injetou 5 mil litros de água por segundo no sistema integrado de abastecimento d’água da Região Metropolitana do Recife. “Com o incremento de 50% da vazão de água, as tubulações antigas não suportam a carga e se rompem”, afirma Daniel Genuíno Bezerra.

Para enfrentar a questão, a Compesa implantou um amplo programa para troca de tubulações antigas e ações de controle operacional, um investimento de R$ 400 milhões. O programa já está em andamento. Como exemplo, o superintendente da Compesa cita a troca de 22 quilômetros de tubulações, de duas linhas de distribuição de água, ambas de 750 mm de diâmetro, desde a Avenida Maria Irene, no Jordão, até a Ponte Motocolombó, em Afogados. “Ações desse tipo estão ocorrendo em vários bairros do Recife, como Santo Amaro, Boa Viagem e Graças”, adianta Genuíno.

No caso específico da Estrada dos Remédios, a Compesa optou por trocar os 7 quilômetros de tubulações que passam na via. A previsão é realizar todo o trabalho até 2014. Paralelo à troca de tubos, a companhia vem trabalhando na instalação de válvulas redutoras de pressão para diminuir a força da água na rede de distribuição e com isso evitar a pressurização inadequada dos tubos e, consequentemente, a ocorrência de estouramentos e vazamentos.

REFLEXO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Em virtude do rompimento da tubulação na Estrada dos Remédios, a Compesa precisou alterar o calendário emergencial de abastecimento, implantado na última segunda-feira (5) após o rompimento de uma adutora do Sistema Tapacurá, em São Lourenço da Mata, no último domingo. Dessa forma, estão sendo abastecidas hoje as seguintes localidades do Recife: Porto da Madeira, Cajueiro, Campina do Barreto, Fundão, Água Fria, Arruda, Campo Grande, Ponto de Parada, Hipódromo, Encruzilhada, Torreão, Bomba do Hemetério e Mangabeira.

Amanhã (8), serão abastecidas as seguintes localidades: Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Monteiro, Alto do Mandú, Alto Santa Isabel, Casa Amarela, Parnamirim, Dois Irmãos, Macaxeira e Apipucos. As demais áreas planas do Recife só serão abastecidas na sexta-feira (9), quando já tiverem sido concluídos os serviços de reparo na tubulação da Estrada dos Remédios e na adutora do Sistema Tapacurá.



Câmara aprova
criação da Secretaria
da Micro e Pequena Empresa

Para o Sebrae, novo órgão melhora interlocução dos pequenos negócios com o governo. Projeto agora segue para votação no SenadoBrasília - O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) o substitutivo da Comissão de Trabalho ao Projeto de Lei do Executivo que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (PL 865/11), vinculada à Presidência da República. O novo órgão, que tem status de ministério, irá coordenar a formulação de políticas e diretrizes de apoio para os pequenos negócios, cooperativas e associações. O projeto segue agora para votação no Senado.

Na avaliação do Sebrae, a criação da Secretaria significa um grande avanço para as micro e pequenas empresas, que terão um interlocutor no governo federal voltado exclusivamente para políticas destinadas aos pequenos negócios. O segmento, que inclui os Microempreendedores Individuais (MEI), reúne sete milhões de empresas que faturam até R$ 3,6 milhões ao ano. Representa 25% do PIB brasileiro, 99% das empresas e mais de 15 milhões de empregos formais. “Há 40 anos, o Sebrae trabalha pelo desenvolvimento dos pequenos negócios. Por isso vemos como positiva a criação de um ministério que tratará das demandas para que essas empresas possam crescer e fortalecer ainda mais a economia brasileira”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Uma das motivações do governo federal, quando enviou o projeto de lei ao Congresso Nacional, foi aumentar a assistência dada às micro e pequenas empresas. Entre os temas prioritários para o segmento estão programas de qualificação e extensão empresarial, iniciativas para o aumento das microempresas nas exportações brasileiras e promoção do desenvolvimento de arranjos produtivos locais. A matéria agora segue para análise dos senadores. Se aprovada, sem emendas, vai à sanção da presidente Dilma Rousseff. Caso contrário, volta à Câmara dos Deputados.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae




Nenhum comentário:

Postar um comentário