quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Parabólica



Frases & Minipoemas


O meu quarto livro - Frases & Minipoemas - está à venda, por 20 pratas, no Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador, em frente ao Arquivo Público Estadual, no Bairro de Santo Antônio. Quem se interessar, pode procurar Nivaldo.


POETA E FILÓSOFO...?

Hugo Vaz

''Nos pequenos frascos estão os melhores perfumes!''

Esta frase me vem à lembrança, agora, quando acabo de ler, fascinado, o “bolsilivro” de autoria do jornalista, filósofo e poeta Robson Sampaio, colunista desta Folha de Pernambuco. Hesitei se deveria, ou se posso chamá-lo de jornalista, filósofo e poeta, porque, na verdade, Robson é tudo isso e mais alguma coisa... Seu pequenino e valioso livro – com as dimensões de 8cm X 10cm –
recentemente lançado no Restaurante Dom Pedro (CEPE – Cia. Editora de Pernambuco) representa sem dúvida um vidrinho de aromático perfume, desde que, como quer feliz ditado, “estão nos
pequenos frascos os melhores perfumes...”

Robson Sampaio surpreendeu-me com o lançamento do seu quarto livro. Eu o conhecia como jornalista e poeta (Vejam-se seus textos em sua coluna diária nesta mesma Folha de Pernambuco e seus versos em “ARRECIFES- COLETÂNEA & NOVOS POEMAS” (2011), sobre os quais já me manifestei nesta página, com elogiosa crítica. Agora, para grata surpresa de leitores e admiradores, Robson Sampaio nos encanta, apresentando-se como autêntico
filósofo.

Entre as páginas 21 e 50 do seu pequenino frasco de perfume literário, que ele modestamente chama de ”FRASES”, o leitor encontrará verdadeiros aforismos: “A desigualdade não é só injusta. É desumana”. “Se os homens pudessem, já teriam feito da Terra uma bola de futebol”. “Só diga a uma mulher que a ama, se for verdade.” “Na vida tudo é possível, menos a morte”. “A morte valoriza a vida”.

Esses aforismos brotados da privilegiada inteligência de Robson Sampaio constituem legítimas sentenças, que explicitam regras e princípios de valioso alcance moral. Para recorrer a termo muito usado na terminologia filosófica, digamos que seus aforismos são lídimos apotegmas, máximas lapidares. Seu texto curto, lacônico, são precisos e objetivos, ou seja estão elaborados em períodos fragmentários e assistemáticos, contendo todos eles uma reflexão de natureza ética, pragmática.Eu sabia que Robson Sampaio era um competente jornalista e poeta dos bons, agora me surpreendo ao flagrá-lo como sensível e lúcido filósofo. Parabéns, caro colega. Aguardo novos rasgos literários de sua lavra.
_____________________________________________________
Hugo Vaz, jornalista, escritor.
hugovaz@ymail.com
Publicado na Folha de Pernambuco,
no dia 05,11,12



A Aids não está sob controle

Dados do Ministério da Saúde apontam 6 cidades de Pernambuco no ranking das cem cidades, acima de 50 mil habitantes, com maior incidência de HIV, incluído o Recife e a RMR. A epidemia da AIDS no Estado ainda é alta, desde 1983 até hoje, o Estado contabiliza 17.402 casos e, no ano passado, foram notificados 1.191 novas pessoas infectadas. Este ano, até o primeiro semestre, já são 335. “Os recursos públicos estão parados - 160 milhões de reais repassados pelo Ministério da Saúde - nas contas dos Estados e municípios do Nordeste e sem serem aplicados nas ações de assistência e prevenção às DSTs e AIDS, só aumentam a preocupação com as pessoas vivendo com HIV. E nos deparamos com o crescente número de óbitos todos os dias”, afirma Wladimir Reis, do Grupo de Trabalhos em Prevenção Positivo (GTP+). Pode-se dizer que a AIDS não está sob controle e o número de casos, na Região Nordeste, ainda é alto. Com o tema Vivendo NE – Estamos Vivos e Vivas?, autoridades e ativistas de todo o País debatem o assunto, de hoje a sábado, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.



Cibernético - O Lions Clube Recife Cibernético Ambientalista e a Confraria dos Oficiais da Reserva do Exército (CORE) realizam encontro, hoje, às 20h, na Churrascaria Ponteio (ex-Laçador), em Boa Viagem. Na oportunidade, Edson Campos, idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem, passará a presidência do Lions Clube Cibernético para Juarez Figueiró, que também dirige o CORE. E Valter Azevedo será empossado como sócio do Lions Cibernético.



Elas voltaram...

O leitor Alexandre Pinto faz a seguinte denúncia: “Prezado Robson, há mais de 30 anos que não convivíamos com a presença de muriçocas, em Setúbal, Boa Viagem. Pois bem, com a total falta de limpeza e de manutenção do canal, na Avenida Jequitinhonha, nos últimos anos, inclusive com trechos que o mato “engoliu”, literalmente, o canal, as muriçocas voltaram com tudo. E atormentam as noites dos moradores. É mais um “legado” que a gestão atual da PCR nos deixa...”




Alô, CTTU?

Leitor diz que são desesperadores os constantes engarrafamentos, nos horário de pico, no trecho entre a Rua Quarenta e Oito, no Espinheiro, e a Avenida Norte. Deixam os motoristas com os nervos à flor da pele. E não se vê um agente da CTU.



Protesto

Estudantes, professores e funcionários da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco realizam, hoje, protesto contra o descaso e o sucateamento do Hospital Oswaldo Cruz. Às 11h, na Faculdade de Enfermagem (UPE), em Santo Amaro.



Linha

O Grande Recife Consórcio de Transporte promete reavaliar a operação da Linha 811 - Campo Grande/Terminal Sítio Novo, bem como o sistema de transporte que atende ao bairro. Para qualquer reclamação, ligar 0800.081.0158.




Contos - “Eu, Horácio e Outros Contos”, do escritor Heitor Bezerra de Brito, será lançado, hoje, às 15h, na União Brasileira de Escritores (UBE), na Rua Santana, 202, em Casa Forte.


CNPq - Abertas, até hoje, na Aliança Francesa do Recife, no Derby, as inscrições para a prova do CNPq/CAPES, que será realizada no dia 23 próximo novembro. Informações: (81) 3202.6262 e 3325.4312.


Hotelaria - Em comemoração ao Dia do Hoteleiro, nesta sexta-feira, a Faculdade Boa Viagem realiza a Semana de Iniciação Científica de Hotelaria, durante a IV Semana do Hoteleiro, de amanhã até o dia 13. Inscrições: www.fbv.edu.br.


“Uma Vez” - Amanhã, às 19h, o Clube 17 promove o lançamento do livro “Uma Vez”, do escritor Silvio Costa, uma publicação que reúne “causos” vivenciados pelo autor. Na Av. Dezessete de Agosto, 261 3, Monteiro, tels: 3033.9191 e 3033.1717.






Geraldo conclama sociedade
a construir um novo Recife

Eleito em 1º turno para governar o Recife há exatamente um mês, Geraldo Julio (PSB) foi homenageado hoje (07) pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Capítulo Pernambuco (Abap/PE) e pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Pernambuco (Sinapro/PE). As duas entidades promoveram um almoço para celebrar a vitória do socialista em um restaurante no bairro Boa Viagem. Bastante concorrido, o ato para 200 pessoas contou com a presença dos principais profissionais de comunicação do Estado.

Geraldo Julio aproveitou a oportunidade para destacar o papel da comunicação em uma sociedade justa ressaltando que sempre valorizou a atuação dos que fazem o segmento no Recife e em Pernambuco. Enaltecendo o “poder multiplicador” desses profissionais, o socialista também fez um apelo e pediu ajuda na missão de transformar em “participação da sociedade" os sentimentos de “esperança” e “expectativa” que os recifenses demonstraram durante a campanha eleitoral.

“Precisamos da participação da sociedade como um todo para podermos fazer tudo o que sonhamos que aconteça. A Prefeitura tem que cumprir o seu papel, tem a responsabilidade de dar o exemplo. Mas a gente precisa que cada um cumpra a sua parte. Se conseguirmos que todo mundo se sinta corresponsável, participando do processo, vamos conseguir atingir um número maior de objetivos em um tempo menor ainda. Agora, o poder de reverberar - e esse todos têm aqui - é muito importante nesse processo”, pontuou Geraldo.

O prefeito eleito salientou que está com muito “ânimo” e “disposição” para trabalhar em prol de um Recife melhor para se viver. “Um sentimento de coparticipação, de todo mundo fazer junto, de todo mundo se ajudar. O que nós queremos que aconteça, que está em nosso programa de governo, é o que todo mundo quer que aconteça. E, se fizermos juntos, com certeza poderemos fazer muito mais. Eu valorizo muito a comunicação e conto com vocês”, finalizou Geraldo, bastante aplaudido pelos presentes.
O consultor Francisco Cunha, da TGI Consultoria em Gestão, apresentou um diagnóstico dos problemas da cidade, compilados em um documento pelo Observatório do Recife, entidade composta por várias empresas e cuja meta é discutir o desenvolvimento da capital pernambucana. Geraldo explicou que os problemas diagnosticados nas áreas de mobilidade, saneamento, controle e planejamento urbano, foram analisados na construção do seu programa de governo. As soluções propostas integram Eixo 1 do documento, segundo o socialista.

Presidente da Abap/PE, Ângelo de Mello elogiou as qualidades administrativas do futuro prefeito. “O grande mérito da sua campanha foi ter trazido para o Recife a sua pessoa, a sua forma de trabalho e o valor da pessoa que você é. Tenho certeza que você vai tratar a cidade como a sua casa e as pessoas como a sua família”, comentou Ângelo. “Eu tenho certeza absoluta que o Recife terá um grande prefeito no momento certo. Um prefeito moderno, que seguramente transformará a nossa cidade e fará realidade meia dúzia de sonhos possíveis, que muito provavelmente deixarão de ser sonhos”, emendou Antônio Carlos Vieira, presidente do Sinapro/PE.

Carlos Percol
Coord. Comunicação
Prefeito eleito, Geraldo Julio
(81) 9171 1130
Flickr: www.flickr.com/geraldo40
www.umnovorecife.com.br
Twitter: @umnovorecife
Facebook: Geraldo40
Instagram: GeraldoJulio40




RODA DE DEBATE COM PREFEITOS
DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
SOBRE POLÍTICAS PARA JUVENTUDE

O Fórum das Juventudes de Pernambuco (Fojupe) promove a Roda de Diálogo ampliada sobre: “Políticas Públicas de Juventude e Governos Eleitos na Região Metropolitana do Recife”, no próximo dia 13 de novembro (terça-feira), às 9h, na sede da Etapas (Rua da Soledade, nº 243 – Boa Vista, no Centro do Recife). A proposta é estabelecer o diálogo com as gestões municipais da Região Metropolitana sobre as perspectivas de políticas de juventude nos municípios. Nesta ocasião, serão entregues as demandas e proposições das juventudes sistematizadas durante os Ciclos de Debates que culminaram com a elaboração de plataformas regionais com propostas defendidas pelas juventudes para cada região de Pernambuco.

O Fojupe é resultado de uma articulação entre grupos, redes, organizações e movimentos que trazem consigo as questões juvenis. Tem como principal objetivo favorecer um espaço de reflexão sobre as organizações e suas condições sócio-políticas de atuação, inserção e controle das Políticas Públicas, em especial as dirigidas às juventudes, se tornando um espaço onde as juventudes atuam como sujeitos de direitos. Esta Roda de Diálogo é específica sobre as juventudes da Região Metropolitana e, por isso, contará com a participação dos gestores recém-eleitos para as prefeituras municipais da RMR. Portanto, o Fojupe que estabelecer o canal de diálogo e debate sobre as realidades das juventudes e as políticas públicas.

Serviço:
Roda de Dialogo: “Políticas Públicas de Juventude e Governos Eleitos na Região Metropolitana do Recife”
Data: Dia 13 de novembro (terça-feira)
Horário: às 9h
Local: Sede da Etapas (Rua da Soledade, nº 243 – Boa Vista, no Centro do Recife)
Informações: (81) 3231-0745 ou www.fojupe.blogspot.com.br


Ex-do Colégio Nóbrega

Está marcado para o próximo sábado (10), o V Encontro de ex-alunos e ex-professores do colégio Nóbrega. A confraternização será no restaurante\bar Botequim da Hora, no Espinheiro, a partir do meio-dia. Mesmo tendo encerrado as atividades em 2006, ainda hoje, antigos alunos e funcionários daquela instituição de ensino se reúnem anualmente. É um momento para rever os amigos, atualizar as conversas e relembrar histórias da época de estudantes.

Serviço:
Evento - V Encontro de ex-alunos/professores Nóbrega 2012
Local - Botequim da Hora- Rua do Espinheiro,348(www.botequimdahora.com.br)
Data - 10 de novembro de 2012 (sábado)
Hora: 12h (meio-dia)



Pensar na morte é
garantia de vida bem vivida

* Eliane Quintella
Todo mundo já ouviu dizer que devemos aproveitar hoje, pois do amanhã não sabemos. Mas como fazer para realmente seguir isso à risca? A resposta é: pense na morte.

Não estou propondo nada mórbido, muito pelo contrário, pensar na morte é a garantia da vida bem vivida. Exatamente isso. A certeza de que morremos faz com que lutemos pelo que realmente queremos e desfrutemos o tempo que nos resta aqui na Terra da melhor forma possível. A morte, poucos sabem disso, não é apenas o destino que a todos aguarda, mas também é nossa aliada, pois é ela que nos dá a melhor resposta toda vez que estamos perdidos e define o melhor caminho a ser seguido. Você vive um grande dilema? Precisa tomar uma decisão importante em sua vida? Pense na morte. Ela lhe lembrará que seu tempo é curto e mostrará o que realmente importa para você.
Seu tempo aqui não é eterno, assim, como a morte abriu caminho para você, abrirá caminho para os mais jovens que você. A morte é a renovação da vida, é ela que grita ao seu ouvido todo dia: aproveite aqui e agora.

O presente vivido na sua melhor forma garante o melhor futuro e é esse segredo que muitos não conhecem. É a luta diária e constante por aquilo que você realmente quer, é cada segundo vivido na sua maior intensidade que faz a vida realmente valer a pena.
Sinceramente, preocupações em demasia com o futuro só fazem você deixar de aproveitar o presente e, mais do que isso, desperdiçam um tempo valioso que você não tem e que deveria estar sendo usado para fazer aquilo que ama.
Portanto, não perca tempo vivendo uma vida que não é sua, que disseram que você deveria viver, fazendo aquilo que não gosta ou se matando para cumprir uma rotina que não faz sentido para você.

Há pessoas por aí respirando, mas há poucas vivendo para valer. Pense que tempo desperdiçado não é tempo vivido. Agora reflita quanto tempo da sua vida você realmente viveu? Quanto tempo você morreu? A resposta não lhe agradou? Não se martirize, o que passou, passou. Ficar remoendo o passado não é aproveitar a vida. Para o futuro, ou melhor, para o presente, lembre-se apenas de pensar na morte.
*Autora: Eliane Quintella é escritora (http://pactosecreto.wordpress.com).


Sobre a autora

Eliane Quintella nasceu em São Paulo (SP), é formada em Direto e mestre em Direito Processual Civil. Trabalhou em escritórios de advocacia e foi gerente jurídica de uma grande empresa alimentícia. Pediu demissão do cargo após o lançamento do seu livro Pacto Secreto (Ed. Novo Século), para se dedicar de corpo e alma à vida de escritora.
http://pactosecreto.wordpress.com



Oito estados celebrarão
convênio para sistema
de segurança

Foi dado mais um passo importante para implementar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ). Está aberto, até o dia 15 deste mês, processo de habilitação de propostas para aprimorar os sistemas de informações em segurança pública em oito estados. Podem participar Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Sergipe, que foram selecionados pelo índice de alimentação e pela consistência das informações que já passam ao Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal, e também pela taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes. Os demais estados terão prioridade na próxima vez que o processo for aberto.

Os sistemas de informação escolhidos pelos estados farão interface direta com o Sinesp no Ministério da Justiça. “Teremos uma plataforma única para planejar uma ação de segurança pública que nos traga resultado, não só esforço, mas efetividade da política”, explica a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. “O Sinesp é um dos maiores legados que deixaremos para a política pública do país e esse edital é um importante passo para essa implementação”, afirma.

As propostas devem ter valores entre R$ 600 mil e R$ 2,3 milhões. Cada estado selecionado poderá apresentar uma única proposta que contemple as metas previstas de forma articulada e integrada entre os órgãos de segurança. Será exigida uma contrapartida financeira dos Estados e do DF equivalente ao mínimo de 1% do valor global para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 2% (dois por cento) para as regiões Sul e Sudeste, do valor do repasse.

O processo de habilitação será realizado por meio do cadastro das propostas no Sistema de Gestão de Convênios e Contrato de Repasses (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na modalidade convênio. As propostas deverão ser apresentadas pelas Secretarias Estaduais e Distrital de Segurança Pública ou órgãos equivalentes. Os projetos serão desenvolvidos em parceria entre o governo federal e os governos estaduais e do DF com o objetivo de promover a organização e a qualificação das informações necessárias à elaboração de políticas públicas referentes à segurança pública.
Essas ações são apoiadas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e foram instituídas pela Portaria nº 71, de 1º/11/2012, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), desta segunda-feira (5/11).Sinesp – O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp) foi criado pela Lei 12.681, de 4/7/2012, com a finalidade de armazenar, tratar e integrar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública; sistema prisional e execução penal; e enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas. O sistema prevê a integração e a garantia de interoperabilidade das redes e sistemas de dados e informações de segurança pública em todo país.

A lei que instituiu o Sinesp também prevê a possibilidade de Estados e o Distrito Federal receberem da União apoio para infraestrutura tecnológica e fomento de sistemas locais, que são indispensáveis para o funcionamento do Sinesp. Estão previstas ainda inúmeras ações voltadas para os órgãos estaduais de segurança pública para subsidiar diagnósticos sobre a criminalidade e embasar a formulação e avaliação de políticas pública e acesso das informações ao cidadão.Atualmente, um colegiado com os secretários de Segurança Pública ou órgãos equivalentes, com apoio da Senasp/MJ, atua num grupo de trabalho para normatizar e padronizar os registros criminais e demais dados na área de segurança.

Mais Informações
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Justiça
Telefone: (61) 2025 3135/3315
Marina Junqueira
marina.junqueira@mj.gov.br
www.mj.gov.br
http://blog.justica.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário