segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Parabólica



É Natal e publico esta minha poesia para refletirmos sobre o Nascimento de Jesus.

AntiCristo?

Robson Sampaio

Ele não nasceu numa manjedoura,/nasceu na favela mesmo. Não teve uma linda estrela a guiar /os passos de ilustres visitantes,/mas, apenas, uma vela acesa e uma solidão a dois. Não teve José e Maria,/só teve Severina mesmo./ Não cresceu feliz ao lado dos pais/ e nem era dotado de luz./ Cresceu nos becos e nas esquinas/ das ruas sujas, /povoadas de vícios e misérias./Não ensinou o bem,/ porque só aprendeu o mal./ Não fez milagres,/ porque já não existem milagres./ Em comum com Jesus,/ só mesmo o sofrimento e,/ talvez, a morte./ Por causa da maldade dos homens,/ um morreu crucificado na cruz/ para salvar a todos nós./ Enquanto ele, crivado de balas,/ numa rua imunda,/ com o título de marginal./ Nem por isso, são tão diferentes.




Dieta e saúde em alta

As redes de estabelecimentos do Recife, que fornecem refeições no sistema de “fast food”, estão obrigadas a informar aos consumidores o valor nutricional dos alimentos comercializados. A Lei N° 17.849/2012 é de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB) e foi sancionada pelo prefeito. Agora, os estabelecimentos vão ter a obrigação de dar informações completas aos clientes sobre a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, sódio e o valor calórico das refeições vendidas. As especificações deverão estar impressas nas embalagens individuais, quando possível, ou em cardápios, cartazes, folders e tabelas afixadas com destaque em local visível nos pontos de venda. Os estabelecimentos, que comercializam os produtos, têm até 120 dias para se adaptar às determinações da lei. A multa prevista para o descumprimento das determinações legais é de R$ 2.000,00 reais e pode ser dobrada em caso de reincidência. De acordo com a vereadora Aline Mariano, a lei tem como objetivo aumentar a conscientização do público a respeito da relação entre dieta e saúde.



Dieta II - “Estudos mostram a relação entre a composição dos alimentos de uma dieta e a ocorrência de enfermidades crônico-degenerativas, como as doenças cardiovasculares, o diabetes, os diferentes tipos de câncer e a obesidade”, explicou Aline Mariano. Ela conclui: “Quando compramos um eletrodoméstico, ele vem com de um manual de instruções básicas. Medicamentos também têm bulas trazendo especificações da composição química. Temos que ter, na compra dos alimentos do tipo fast food, a mesma segurança”.


Só depois do Carnaval

O vice- presidente da Associação Comunitária Amigos do Cavouco, jornalista Rildo Oliveira, afirma que, “em visita de inspeção às obras da Academia da Cidade, na Iputinga, no início desta semana, o prefeito do Recife, João da Costa, disse a alguns moradores que a academia só estaria pronta em fevereiro de 2013. Descumprindo, mais uma vez, o compromisso firmado com a comunidade a qual estaria pronta antes do Natal. O prefeito preferiu transferir a responsabilidade para o novo prefeito, que assumirá no dia primeiro de janeiro”.



Falsas promessas

Inconformado, a exemplo dos demais cidadãos, Rildo desabafou: “Os moradores foram o tempo todo enganados pelas falsas promessas do atual prefeito. O pior é que não tem um vereador do bairro que levante a voz em nossa defesa.”



Empurra-...

Sobre a nota Empurra-empurra?, a Emlurb esclareceu à coluna, que as obras de implantação da rede de esgoto, que fazem parte do Proeste, a que a Compesa se refere, foram executadas na Rua Antônio Passos, em Boa Viagem.


...empurra?

Disse ainda que a via faz cruzamento com a Professor Mário de Castro e, por essa razão, um trecho da esquina das duas ruas foi aberto para a realização do serviço. E que cabe à Compesa o reparo do asfalto. E isso aí, companheiros.



Geriatria - O Real Hospital Português oferece duas vagas para médicos com formação em Clínica Médica na área da Residência Médica em Geriatria. Inscrições até o dia 25, telefone 3184-0030 e www.upenet.com.br.



Prêmio - Jornalistas já podem se inscrever no Prêmio Imprensa Embratel, que segue em sua 14ª edição R$ 200 mil em premiação. Inscrições: www.premioimprensaembratel.com.br.



Pé de cobra?


Um cidadão queixa-se que não se vê uma viatura da propalada Patrulha dos Bairros circulando, em lugar nenhum à noite, no Recife. E se for de madrugada nem pensar. E ironiza: “É igual a ‘pé’ de cobra, quem vê morre”, desabafa.



Caótico

Leitor denuncia que, na UR-5, no Ibura, caminhões e outros carros ocupam as duas faixas da via e tornam o trânsito ainda mais complicado. Os engarrafamentos são constantes e não aparece um agente da CTTU. Está pra lá de caótico.



Missa e...

A Ordem Terceira de São Francisco do Recife e o Convento de Santo Antônio celebram a Missa do Galo, hoje, às 17h, no Convento de Santo Antônio. Por conta da insegurança, as igrejas, praticamente, adotam horários alternativos.


...Natal - Amanhã, Dia de Natal, a missa será, às 8h, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco do Recife. A Ordem fica na Rua Imperador Pedro II, no Bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife.



Idiomas - A Escola de Idiomas CNA abriu inscrições para iniciantes, a partir de 8 anos, e adultos que precisem de inglês empresarial e ainda espanhol, que vão ocorrer nas suas unidades. Telefone: 3032.2206.


Pós - A DH2 Assessoria Educacional e Treinamento está com inscrições abertas para Pós-graduações - Lato Sensu -, em várias áreas do conhecimento. Informações: (81) 3427.1099, 3241.2414 e www.dh2assessoria.com.br.





Teatro da Vida

“Frases célebres de jogadores de futebol e ‘ídolos’ dos torcedores e dos cronistas esportivos”: “Chegarei de surpresa dia 15, às duas da tarde, voo 619 da Varig.”(Mengálvio, ex-meia do Santos, em telegrama à família) . “Tanto na minha vida futebolística quanto com a minha vida ser humana.”(Nunes, ex-atacante do Flamengo, em uma entrevista antes do jogo de despedida do Zico). “Que interessante, aqui no Japão, só tem carro importado.” (Jardel, ex-atacante do Grêmio). “As pessoas querem que o Brasil vença e ganhe.” (Dunga, em entrevista ao programa Terceiro Tempo). “Eu, o Paulo Nunes e o Dinho vamos fazer uma dupla sertaneja.” (Jardel, ex-atacante do Grêmio). “A partir de agora, o meu coração só tem uma cor: vermelho e preto.” (Fabão, assim que chegou no Flamengo). “Tenho o maior orgulho de jogar na terra onde Cristo nasceu.” (Claudiomiro, ex-meia, do Inter de Porto Alegre, ao chegar em Belém do Pará para disputar uma partida contra o Paysandu, pelo Brasileirão de 72). ). “O difícil, como vocês sabem, não é fácil.” (Vicente Matheus, presidente do Corinthians).




É melhor rir... – Frases II: “Nem que eu tivesse dois pulmões, eu alcançava essa bola.”(Bradock, amigo de Romário, reclamando de um passe longo). “No México que é bom. Lá a gente recebe semanalmente, de 15 em 15 dias.” (Ferreira, ex-ponta esquerda do Santos). “A bola ia indo, indo, indo... e iu!”(Nunes, jogador do Flamengo da década de 80). Quando o jogo está a mil, a minha naftalina sobe.” (Jardel, ex-atacante do Vasco, Grêmio e da Seleção). ). “O Sócrates é invendável, inegociável e imprestável.” (Vicente Matheus).



...Rir sempre Charge

Frases III: “Na Bahia é todo mundo muito simpático. É um povo muito hospitalar.” (Zanata, baiano, ex-lateral do Fluminense, ao comentar sobre a hospitalidade do povo baiano). “O meu clube estava a beira do precipício, mas tomou a decisão correta, deu um passo a frente.” (João Pinto, jogador do Benfica, de Portugal). “Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático.”
(Vicente Matheus, eterno presidente do Corinthians). “Haja o que ‘hajar’, o Corinthians vai ser campeão.” (Vicente Matheus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário