domingo, 23 de dezembro de 2012

Parabólica






Dieta e saúde em alta

As redes de estabelecimentos do Recife, que fornecem refeições no sistema de “fast food”, estão obrigadas a informar aos consumidores o valor nutricional dos alimentos comercializados. A Lei N° 17.849/2012 é de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB) e foi sancionada pelo prefeito. Agora, os estabelecimentos vão ter a obrigação de dar informações completas aos clientes sobre a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, sódio e o valor calórico das refeições vendidas. As especificações deverão estar impressas nas embalagens individuais, quando possível, ou em cardápios, cartazes, folders e tabelas afixadas com destaque em local visível nos pontos de venda. Os estabelecimentos, que comercializam os produtos, têm até 120 dias para se adaptar às determinações da lei. A multa prevista para o descumprimento das determinações legais é de R$ 2.000,00 reais e pode ser dobrada em caso de reincidência. De acordo com a vereadora Aline Mariano, a lei tem como objetivo aumentar a conscientização do público a respeito da relação entre dieta e saúde.



Dieta II - “Estudos mostram a relação entre a composição dos alimentos de uma dieta e a ocorrência de enfermidades crônico-degenerativas, como as doenças cardiovasculares, o diabetes, os diferentes tipos de câncer e a obesidade”, explicou Aline Mariano. Ela conclui: “Quando compramos um eletrodoméstico, ele vem com de um manual de instruções básicas. Medicamentos também têm bulas trazendo especificações da composição química. Temos que ter, na compra dos alimentos do tipo fast food, a mesma segurança”.


Só depois do Carnaval

O vice- presidente da Associação Comunitária Amigos do Cavouco, jornalista Rildo Oliveira, afirma que, “em visita de inspeção às obras da Academia da Cidade, na Iputinga, no início desta semana, o prefeito do Recife, João da Costa, disse a alguns moradores que a academia só estaria pronta em fevereiro de 2013. Descumprindo, mais uma vez, o compromisso firmado com a comunidade a qual estaria pronta antes do Natal. O prefeito preferiu transferir a responsabilidade para o novo prefeito, que assumirá no dia primeiro de janeiro”.



Falsas promessas

Inconformado, a exemplo dos demais cidadãos, Rildo desabafou: “Os moradores foram o tempo todo enganados pelas falsas promessas do atual prefeito. O pior é que não tem um vereador do bairro que levante a voz em nossa defesa.”



Empurra-...

Sobre a nota Empurra-empurra?, a Emlurb esclareceu à coluna, que as obras de implantação da rede de esgoto, que fazem parte do Proeste, a que a Compesa se refere, foram executadas na Rua Antônio Passos, em Boa Viagem.


...empurra?

Disse ainda que a via faz cruzamento com a Professor Mário de Castro e, por essa razão, um trecho da esquina das duas ruas foi aberto para a realização do serviço. E que cabe à Compesa o reparo do asfalto. E isso aí, companheiros.




Geriatria - O Real Hospital Português oferece duas vagas para médicos com formação em Clínica Médica na área da Residência Médica em Geriatria. Inscrições até o dia 25, telefone 3184-0030 e www.upenet.com.br.



Natal - Hoje (domingo, a partir das 10h, na SineQuaNon, em Casa Forte, haverá oficina de arte natalina gratuita para crianças, entre 5 e 12 Anos, e com monitores do Grupo Jovem Artesão. Informações: 3037.6237.



Prêmio - Jornalistas já podem se inscrever no Prêmio Imprensa Embratel, que segue em sua 14ª edição R$ 200 mil em premiação. Inscrições: www.premioimprensaembratel.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário