segunda-feira, 18 de março de 2013

Parabólica




Frases - “Se o futebol não é mais o ópio do povo, com certeza causa forte efeito nos cronistas esportivos”. “A Lei Seca salva vidas e dá responsabilidade ao cidadão: por bem ou por mal” (RS).



Passos de tartaruga e linhas de ônibus

Sem papa na língua, a leitora Jakeline Soares de Araújo diz: “Prezado, Robson. Gostaria que os órgãos públicos tivessem o mesmo empenho e dedicação, com as obras da Avenida Caxangá, como tem na Arena Pernambuco. Sofremos, todos os dias, com paradas em locais inadequados, falta de iluminação e de acessos seguros para a travessia, insegurança, trânsito caótico e nenhum agente para orientar. Todas as paradas foram desativadas de uma só vez e, em muitas delas, não ninguém trabalhando. Milhares de cidadãos são prejudicados e obrigados a levar um tempo enorme para ir e voltar do trabalho. Ainda temos muito o que avançar nos quesitos planejamento, realização e ação coordenada”.Já o Grande Recife explica que a frota de cada linha é organizada de acordo com a demanda de passageiros. E que a Linha 183 - Ponte dos Carvalhos/TI Cajueiro Seco opera com 10 ônibus e faz 95 viagens/ dia. Já a Linha 165 - Muribeca dos Guararapes/TI Cajueiro Seco com 6 veículos e 49 viagens/dia. Central de Atendimento ao Cliente- 0800. 081. 0158.





Buracos e carros



Leitor denuncia que da Rua das Pernambucanas, passando pela Rua das Graças e até a Avenida Beira-Rio, é só buracos ou asfaltos com remendos mal feitos. E, na Rua das Graças, especialmente, após 7h30 e até às 22h, motoristas estacionam os carros em ambos os lados da via e os moradores ficam, literalmente, sem saída. “Pagamos IPTU em dia, um dos mais caros do Recife, e a CTTU não aparece, não regula o trânsito e não retira os carros”, afirma um cidadão.





É isso aí! - De Humberto Pereira Cavalcanti: “Olá, Robson! Ouvi esta frase, na Rádio CBN: ‘Ciclovia: Ponto de encontro da família recifense’. E, ouvindo tal frase propagandística, ninguém diz nada. Como cidadão, sem filiações partidárias ou a associações de comerciantes em defesa do Recife, vejo, infelizmente - até por valorizar o teórico papel da Imprensa - tudo na mesma. Sempre palavras e ações voltadas ou às classes médias herdeiras da ‘casa-grande’ ou, pontualmente, a nichos de classe média... ‘Bons’ multiplicadores de opinião e de votos”.



Tá com a gota-serena!

A PCR anuncia que recapeou 22 ruas e avenidas, em 74 dias da nova administração, e outras seis estão sendo concluídas. Até o início de junho, serão mais 19 vias. Acho ótimo e espero que não esqueça a Rua Cônego Romeu, em Boa Viagem.



Ação...

Um promotor de Justiça, em Santa Cruz do Capibaribe, entrou com ação civil pública e pediu a anulação das multas aplicadas por guardas municipais e, inclusive, a devolução do dinheiro. Os caras atuavam como se fossem agentes de trânsito.




...e lição

O tenente- coronel PM e professor Moura comentou, no Grupo Mobilidade e Trânsito do Recife e outros Problemas, que a ação é o primeiro caso em Pernambuco. E que sirva de exemplo para promotores e de lição para guardas-municipais.


Sombra e água fresca

Leitores voltam a denunciar que a Guarda Municipal não circula pelo Parque 13 de Maio e fica curtindo a sombra do quiosque a ela destinado. E assim, alguns “felizardos” estacionam os seus carros dentro do parque e no horário comercial.




SEI

De Josué Limeira: “Robson, não sabemos mais o que fazer para que o Consórcio Grande Recife crie linhas do SEI pelas avenidas General San Martin e 21 de Abril. Faz tempo que solicitamos o SEI nestas vias e não somos beneficiados”.


Violência

O Sesc Piedade realiza, hoje, às 15h30, um culto ecumênico em homenagem à funcionária Claudiane Silva, que foi morta, no último sábado, na unidade. A ação faz parte da campanha que o Sesc promove sobre a violência contra a mulher.



Dentista - A Oral-B, a Turma do Bem e a Ferreira Costa realizam, hoje, das 8h às 17h, triagem de jovens de baixa renda, com idades entre 11 e 17 anos, e que receberão tratamento odontológico gratuito até os 18 anos.


Dentista II - A triagem acontece, na Escola Professor Motta, na Rua Soares Moreno, na Tamarineira, 117. A Ferreira Costa entregará escova e creme dental e estará com uma equipe de voluntários, antes e durante a ação.



Noivas - A Sierra & Kelner definiu o valor de entrada para o 15º Salão Noivas Nordeste: R$ 8,00, no Centro de Convenções, de 21 e 24 próximo. São 300 expositores de todo o País e mais de 200 estandes. Tel: 81.3465.3495.



Danças - Inscrições abertas para as oficinas do I Encontro Prático e Teórico de Pesquisa em Danças Populares, com os mestres Lineu Gabriel e Viviane Souto Maior. Telefone: 3224.5739.








Teatro da Vida


Vaticano (via-Internet) - Em sua primeira declaração, na Praça de São Pedro, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, eleito Papa Francisco, assegurou aos fiéis: “Ganharem de brasileirum est muitum mais gostosum”. Foi ovacionado. Em segundos, milhares de torcedores argentinos tomaram a praça e iniciaram cantorias eclesiásticas pela canonização, imediata, de Maradona. Dom Odilo Scherer, cardeal paulista, rezou missa para celebrar o segundo lugar na votação. Com um sorriso piedoso, no canto da boca, o Papa fez o sinal da cruz e anunciou uma de suas primeiras medidas. “Galvão Bueno será perdoado dos seus pecados. Terá que rezar, apenas, 200 Pai-Nosso e 350 Ave-Maria em Latim. Pelé deverá beijar os meus pés e reconhecer que Maradona é o melhor”. Após ver o seu favoritismo cair por terra com o anúncio de um papa argentino, dom Odilo enviou sinais de fumaça branca para José Serra. “Aprendi muito neste conclave e saio fortalecido da disputa. Lhe ofereço a minha consultoria, nas eleições presidenciais de 2014, e la garantia soy yo”, disse, beijando uma santa de joelhos.


É melhor rir...

Brasileiro é folgado pra xuxu: Quando o Papa escolheu o nome Francisco, um bebum, numa barraca, em Boa Viagem, gritou: “É o Chico!”. Enquanto a TV mostrava o Papa sendo ovacionado, na Praça de São Pedro, em Roma, os camelôs vendiam DVD pornô, em frente a uma igreja, em Jaboatão. De um torcedor maluco: “Argentino eleito Papa: Argentina 1 X 0 Brasil. Agora, o Brasil tem que ganhar a Copa das Confederações: 1 X 1. E, em 2014, a Copa do Mundo: 2 X 1. Brasil, Brasil, ziu ,ziu,ziu”!!!!..


Rir sempre...

“Confusões no Português do Brasil e de Portugal”: - O brasileiro olha o cardápio, num restaurante de Lisboa, e chama o garçom para tirar uma dúvida. - Como é que vem o “Filé à Moda da Casa? O garçom, sem pestanejar: - Eu mesmo trago. O brasileiro, no 3º. andar de um edifício, em Lisboa, chama o elevador, que não tinha indicação de movimento e, ao abrir a porta, pergunta às pessoas: - Está descendo? Todos respondem. - Não. E o brasileiro. - Está subindo? Todos respondem. - Não. E o brasileiro, já afobado. - Está o quê? Todos respondem. - Está parado!






17 de Março de 2013 | E-mail: imprensa@simepe.org.br

Hospital do Tricentenário poderá perder equipe pediátrica

Em Assembleia Geral (AGE) realizada no Simepe, os pediatras do Hospital do Tricentenário decidiram encaminhar ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e a diretoria do hospital, um oficio repudiando a medida da direção da unidade de saúde em reduzir o número de profissionais na escala de plantão noturno. Ainda na ocasião, foi deliberado que no caso de algum desligamento e a não reposição imediata de um novo profissional, a equipe apresentará o pedido de demissão por não concordar em trabalhar sozinhos pelo risco de exposição dos pacientes e dos próprios profissionais, assim como não será aceito nenhum comportamento de coação por parte da direção. De acordo com o diretor do Simepe, Tadeu Calheiros, caso sejam efetivadas as demissões o Sindicato estará acompanhando a situação para garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas e que não haja assédio moral sobre os médicos. Os profissionais do Hospital Tricentenário explicaram que era de fundamental importância ter um colega para dividir o plantão. “A emergência do Tricentenário é limitada de estrutura porque atende boa parte da população, por isso o mínimo que reivindicamos é a divisão de 12h de trabalho com um colega” afirmou Taís Lima, profissional do Hospital


Simepe defende reivindicações dos traumatologistas da UPA Torrões

Em reunião com as presenças do presidente do Simepe, Mário Jorge Lobo, da secretária-geral, Cláudia Beatriz e da diretora Rafaela Pacheco, os médicos traumatologistas de UPA Torrões/Dulce Sampaio, administrada pela Santa Casa de Misericórdia, apontaram alguns problemas existentes naquela unidade de saúde. Hoje, o principal problema apontado é o grande número de atendimentos para apenas um traumatologista por plantão, extrapolando o número recomendado pela Resolução do Cremepe n.º 01/2005. Os médicos reivindicam um segundo plantonista ao modelo quando da inauguração da UPA. Os traumatologistas afirmaram que não concordam com a proposta de redução, porque tem trazido sérias consequências nas condições do trabalho médico e, ao mesmo tempo, aumentando os problemas no atendimento dos pacientes da Região Metropolitana do Recife. O Simepe já solicitou reunião com os coordenadores administrativo e médico da UPA Torrões , para tratar desses assuntos. A entidade médica acredita no bom senso, diálogo e entendimento com os gestores a fim de resolver esta questão.


Caruaru: Simepe cobra soluções para Casa de Saúde Bom Jesus

Representantes da regional do Simepe em Caruaru estiveram reunidos com os gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru, na Sede da Sociedade de Medicina. Na ocasião foi feita a cobrança pela reabertura imediata da U.T. I da Casa de Saúde Bom Jesus sendo solicitado o prazo de 60 dias para a resolução deste problema e sobre a suspensão de cirurgias eletivas. Outro ponto abordado foi a respeito da normalização imediata na prestação deste serviço, na qual teve como resposta da Secretaria a retomada desta atividade até o fim do mês corrente. De acordo com diretor regional, Danilo Souza, a reunião foi considerada proveitosa, já que vários pontos elencados pelo Simepe tiveram por parte da Secretaria de Saúde o entendimento devido, bem como, o compromisso na resolução de vários.


Déficit de recursos humanos na Maternidade Bandeira Filho

Os médicos obstetras da Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, denunciaram o déficit de recursos humanos que há mais de quatro meses vem trazendo problemas aos pacientes e ao corpo clínico. Diante da inércia na recomposição das escalas o serviço materno-infantil naquela unidade de saúde da rede municipal do Recife que enfrenta dificuldades no dia a dia, como por exemplo, as restrições de plantão ao atendimento à população e assistência ao parto; plantões com apenas dois profissionais, onde à assistência fica prejudicada, colocando em risco o exercício ético-profissional. Outas questões foram relacionadas pelos obstetras: falta de classificação de risco para o atendimento, acomodação de gestantes em trabalho de parto em macas e cadeiras; ambulâncias quebradas sendo necessário recorrer ao SAMU para transferências. Na reunião desta terça-feira (12) foi proposta uma reunião com o gestor local e os médicos, com o objetivo de minimizar os problemas denunciados. O Simepe solicitou à Secretaria de Saúde do Recife a nomeação de médicos obstetras para recomposição de escalas. Nova reunião: dia 20 de março, às 19h, no sede do Simepe.


Médicos de Passira aguardam proposta da Prefeitura

Médicos e representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) estiveram na sede da Prefeitura de Passira, na quinta-feira (14/03), onde foi realizada reunião com o procurador geral do município, Édipo Pessoa, o secretário de finanças Damião Fabiano e a secretária adjunta de saúde, Ednalva Maria, para discutir e cobrar soluções para o problema com os salários atrasados nos meses de novembro e dezembro de 2012, inclusive o 13º salário. Durante a reunião os gestores voltaram a reconhecer a dívida com os médicos vinculados ao município e propuseram encaminhar até a próxima terça-feira (19/03), uma proposta de negociação. Na quarta-feira (20/03), a categoria irá avaliar a proposta, em AGE, às 19h, no Simepe. “O salário e o trabalho de qualquer profissional deve ser honrado. Estamos no aguardo da proposta da Prefeitura, esperando que os representantes do munícipio se comprometam o máximo na perspectiva de resolver a situação”, analisou o diretor do Simepe, Tadeu Calheiros.


Simepe e Radiologia movimentam Ação e Cidadania no Derby

Quem passou na última quinta-feira (14.03) pela Praça do Derby pode encontrar um grupo de pessoas vestidas de rosa. Era o “Ação e Cidadania” coordenada pelo Simepe em parceria com a Sociedade de Radiologia de Pernambuco. A iniciativa tinha o objetivo de levar informação sobre a prevenção do câncer de mama para as mulheres. Durante o dia, profissionais de saúde estavam aferindo a pressão e medindo a glicemia dos transeuntes. Quem parou ainda pode desfrutar de um café-da-manhã saudável com explicações nutricionais. Pessoas de todas as idades puderam cortar o cabelo e receber massagens com profissionais especializados. Já as mulheres com mais de 40 anos tiveram a oportunidade de realizar exames de mamografia e de ultrassonografia.




PARCERIA
O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, recebeu o presidente do Instituto Camargo Corrêa, Francisco Azevedo, para discutir os projetos que a instituição já desenvolve no município. A proposta é retomar a parceria e reforçar as ações nas áreas de educação e cultura. A ideia é começar o trabalho com a ampliação da rede de creches e a capacitação de professores municipais. O Instituto Camargo Corrêa representa uma das maiores construtoras do país e realiza trabalhos sociais em mais de 50 cidades no Brasil.
Paula Vasconcelos
(81) 9925.0760


Prefeitura vai instalar

70 bicicletários no Recife

Na manhã deste domingo (17) mais um passo foi dado para garantir a mobilidade e segurança dos ciclistas no Recife. O prefeito Geraldo Julio e o governador Eduardo Campos assinaram o Plano Diretor Cicloviário, que vai incluir, além da instalação de 70 pontos de estações de bicicletas na cidade, a integração de toda a rede cicloviária da Região Metropolitana, incluindo os municípios de Olinda e Jaboatão dos Guararapes. O anúncio foi feito durante o II Pedala PE, no Marco Zero.

Caberá à Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, diagnosticar os corredores da cidade onde serão instalados os bicicletários, além da definição das vias de deslocamento para os ciclistas. A ideia é entender a necessidade das pessoas que usam bicicletas como meio de transporte. A PCR investirá R$ 250 mil no estudo.

“O Plano Diretor Cicloviário marca uma transformação estruturando o sistema de transporte da Região Metropolitana, considerando a bicicleta, efetivamente, como um meio de transporte que deve ser usado todos os dias para os diversos tipos de deslocamento dentro da cidade”, pontuou Geraldo Julio.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, explicou que a ideia é priorizar a bicicleta como meio de transporte e oferecer mais segurança aos ciclistas, “Náo adianta só identificar os pontos sem ter como chegar lá com segurança. O mais importante disso tudo é essa visão de um plano metropolitano completo”, disse João Braga.

CONVÊNIO - Durante o Pedala PE, houve ainda a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica entre o Governo de Pernambuco, através da secretaria estadual das Cidades, com os municípios de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. O Convênio vai viabilizar a utilização do transporte por bicicletas compartilhadas nos municípios.

Arthur Cunha
Gerente de Relações com a Imprensa
(81) 3355-8265 | (81) 9488-6146 | (81) 9801-1885
E-mail: imprensa@recife.pe.gov.br
Flickr: www.flickr.com/prefeituradorecife

Carlos Percol
Secretário de Imprensa
(81) 3355-8119 | (81) 9488-3191
E-mail: carlospercol@gmail.com

Lançamento dos programas TIME PE
e Passaporte Esportivo
Esporte Pernambuco
e Jogos Escolares 2013
A Secretária dos Esportes, Ana Cavalcanti, e seu secretário executivo Aldemir Teles convidam os jornalistas para coletiva de imprensa sobre o lançamento da Política de Incentivo aos Esportes denominado Time Pernambuco e Passaporte Esportivo; da normatização da política de apoio a projetos, o Esporte Pernambuco; além dos Jogos Escolares 2013. A coletiva será na sede da Secretaria (Rua Montevidéu, 145, bairro da Boa Vista, Recife - PE), na próxima terça-feira (19), às 15h.

“Esta será uma oportunidade para esclarecer o funcionamento de programas que são prioritários nessa gestão para o desenvolvimento do esporte pernambucano. O Time PE vai dar condições a atletas e paratletas de se preparar para as Olimpíadas Rio 2016. Assim como o Passaporte Esportivo contemplará atletas e paratletas com passagens aéreas ou terrestres para participação em competições nacionais e até internacionais”, explica Ana.

A secretária fala ainda dos Jogos Escolares que terão novidades esse ano, entre elas a criação da categoria Pré-Mirim A (até 10 anos) e Pré-Mirim B (10 a 12 anos). E por falar em novidade, está a criação do Esporte Pernambuco que trata do apoio a federações e instituições esportivas do Estado. Dentro dele, um novo modelo de apresentação dos projetos para solicitação de apoio foi criado e será disponibilizado no site da Secretaria ( www.esportes.pe.gov.br ) após a coletiva.

Etiene Bahé
Assessora Especial de Imprensa

etiene.bahe@esportes.pe.gov.br
Fone: (81) 3184-2662
Fax: (81) 3184-2653
Celular: (81) 9488-3076

























Nenhum comentário:

Postar um comentário