quarta-feira, 20 de março de 2013

Parabólica




Em defesa do cidadão carente

A Defensoria Pública de Pernambuco é o órgão que cumpre o dever constitucional do Estado de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas de um advogado. Essa gratuidade abrange honorários advocatícios, periciais e custas judiciais ou extrajudiciais. Pois bem, há dois anos que a Defensoria Pública alcançou mais de 1milhão e 500 mil atendimentos à população carente nos seus direitos e no acesso à cidadania. São números recentes da sua Corregedoria Geral e, pode-se dizer, que a defensora geral Marta Freire e equipe cumprem, com competência, o seu dever constitucional. A sua gestão já está marcada com 15 importantes programas de ação, a exemplo do recente Programa Conciliar é Legal, onde a experiência mostrou que o interesse da população é grande para não enfrentar os trâmites na Justiça. E o Programa Defensoria Amiga da Comunidade que atende, só no Recife, a 300 comunidades e com o apoio das lideranças comunitárias. Fica na Rua Marquês do Amorim, 127, na Boa Vista, tels: 81.3182. 370 0/3 748.

Justiça - A Seção Especializada de Mutirões de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza, até o dia 27, mutirão de conciliação do Seguro Obrigatório DPVAT, que indeniza vítimas de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre. Já entre 1º e 5 de abril, mutirão das instituições bancárias e, de 8 a 12 de abril, das dívidas fiscais (executivos fiscais). Sempre das 8h às 18h, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, e de graça.



Mobilidade? Mobilidade? Foto na Rede Divulgação



Muito se fala em mobilidade no Recife, em ciclovias, em novos viadutos e túneis e, até mesmo em rodízio dos carros - este último o mais sensato -, porém, nãoexistem medidas eficazes para evitar cenas como esta.Em plena Avenida Rosa e Silva, nos Aflitos,na hora de pico, o leitor e repórter fotográfico Genival Paparazzi flagrou este carroceiro, no meio dos automóveis, atrapalhando ainda mais o já caótico trânsito com a sua carroça.


“Feiras de armas”

Leitor diz que “as feiras de armas” continuam a todo vapor e só as autoridades policais não veem. Aponta três pontos: Na Avenida Dantas Barreto, em Peixinhos e Passarinho. E arremata: “Menos armas nas ruas e nas mãos de bandidos, menos crimes”.



Energia

A Comissão de Minas e Energia da Câmara, presidida pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), realiza, hoje, às 11h, audiência pública sobre a revisão tarifária que prevê o aumento de 7% (residências) e redução de 3%(indústrias).


Shopping


Ricardo Andrade, coordenador do Movimento Pró-Museu de Paulista, lidera, hoje, às 12h, após a missa na Igreja de Santa Isabel, no Centro, consulta popular para colher sugestões da população sobre o nome do novo shopping.



Shopping II - Segundo Andrade, os três nomes mais citados pela população serão enviados como contribuição ao Grupo ACLF, empresa proprietária do empreendimento em Paulista.


Riacho - O leitor Hugo Coutinho lembra que, de hoje até sexta, acontece, na UFPE, o I Fórum Cavouco, no Centro de Ciências Biológicas. É gratuito e discute a revitalização do Riacho do Cavouco, na Iputinga.

Social - Abertas as inscrições do Curso de Atualização em Serviço Social para profissionais e estudantes em formação, com 4 meses e aos sábados: Informações: 3424-2625 e www.ictnet.com.br.



Digital - De hoje a sexta, das 14h às 17h, o ITEP promove, no Nascedouro de Peixinhos, o I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade. Site: http://www.ctcd.com.br/p/seminario-2013.html




AMIGO DO TEATRO

A Associação dos Realizadores de Teatro de Pernambuco comemora 10 anos de existência entregando o Troféu Amigos do Teatro a algumas pessoas que se destacaram na cena pernambucana, entre as quais o jornalista Valdi Coutinho, por proposta do presidente Clébio Marques. As comemorações terão lugar no salão nobre da Associação Comercial de Pernambuco .nesta sexta-feira, dia 22 de março, às 19h30,



De: Alexandre Simões De Luna < a.lunaconsultoria@yahoo.com.br >


Dom Henrique Soares - sobre o BBB


Por Dom Henrique Soares, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracajú-SE

A situação é extremamente preocupante : no Brasil, há uma televisão de altíssimo nível técnico e baixíssimo nível de programação.

Sem nenhum controle ético por parte da sociedade, os chamados canais abertos (aqueles que se podem assistir gratuitamente) fazem a cabeça dos brasileiros e, com precisão satânica, vão destruindo tudo que encontram pela frente: a sacralidade da família, a fidelidade conjugal, o respeito e veneração dos filhos para com os pais, o sentido de tradição (isto é, saber valorizar e acolher os valores e as experiências das gerações passadas), as virtudes, a castidade, a indissolubilidade do matrimônio, o respeito pela religião, o temor amoroso para com Deus.

Na telinha, tudo é permitido , tudo é bonitinho, tudo é novidade, tudo é relativo!

Na telinha, a vida é pra gente bonita, sarada, corpo legal… A vida é sucesso, é romance com final feliz, é amor livre, aberto desimpedido, é vida que cada um faz e constrói como bem quer e entende!

Na telinha tem a Xuxa, a Xuxinha, inocente, com rostinho de anjo, que ensina às jovens o amor liberado e o sexo sem amor, somente pra fabricar um filho…

Na telinha tem o Gugu, que aprendeu com a Xuxa e também fabricou um bebê…

Na telinha tem os debates frívolos do Fantástico, show da vida ilusória…

Na telinha tem ainda as novelas que ensinam a trair, a mentir, a explorar e a desvalorizar a família…

Na telinha tem o show de baixaria do Ratinho e do programa vespertino da Bandeirantes, a ilusão da Fama…

Enquanto na realidade que ela, a satânica telinha ajuda a criar, temos adolescentes grávidas deixando os pais loucos e a o futuro comprometido, jovens com uma visão fútil e superficial da vida, a violência urbana, em grande parte fruto da demolição das famílias e da ausência de Deus na vida das pessoas, os entorpecentes, um culto ridículo do corpo, a pobreza e a injustiça social… E a telinha destruindo valores e criando ilusão…

E quando se questiona a qualidade da programação e se pede alguma forma de controle sobre os meios de comunicação, as respostas são prontinhas:

(1) assiste quem quer e quem gosta,

(2) a programação é espelho da vida real,

(3) controlar e informação é antidemocrático e ditatorial…

Assim, com tais desculpas esfarrapadas, a bênção covarde e omissa de nossos dirigentes dos três poderes e a omissão medrosa das várias organizações da sociedade civil – incluindo a Igreja, infelizmente – vai a televisão envenenando, destruindo, invertendo valores, fazendo da futilidade e do paganismo a marca registrada da comunicação brasileira…

Um triste e último exemplo de tudo isso é o atual programa da Globo , o Big Brother (e também aquela outra porcaria, do SBT, chamada Casa dos Artistas …).

Observe-se como o Pedro Bial, apresentador global, chama os personagens do programa: “Meus heróis! Meus guerreiros!” – Pobre Brasil! Que tipo de heróis, que guerreiros!

E, no entanto, são essas pessoas absolutamente medíocres e vulgares que são indicadas como modelos para os nossos jovens!

Como o programa é feito por pessoas reais , como são na vida, é ainda mais triste e preocupante, porque se pode ver o nível humano tão baixo a que chegamos !

Uma semana de convivência e a orgia corria solta… Os palavrões são abundantes, o prato nosso de cada dia… A grande preocupação de todos – assunto de debates, colóquios e até crises – é a forma física e, pra completar a chanchada, esse pessoal, tranqüilamente dá-se as mãos para invocar Jesus…

Um jesusinho bem tolinho, invertebrado e inofensivo, que não exige nada, não tem nenhuma influência no comportamento público e privado das pessoas…

Um jesusinho de encomenda, a gosto do freguês… que não tem nada a ver com o Jesus vivo e verdadeiro do Evangelho, que é todo carinho, misericórdia e compaixão, mas odeia o fingimento, a hipocrisia, a vulgaridade e a falta de compromisso com ele na vida e exige de nós conversão contínua!

Um jesusinho tão bonzinho quanto falsificado… Quanta gente deve ter ficado emocionada com os “heróis” do Pedro Bial cantando “Jesus Cristo, eu estou aqui!”

Até quando a televisão vai assim?
Até quando os brasileiros ficaremos calados?
Pior ainda: até quando os pais deixarão correr solta a programação televisiva em suas casas sem conversarem sobre o problema com seus filhos e sem exercerem uma sábia e equilibrada censura?
Isso mesmo: censura!

Os pais devem ter a responsabilidade de saber a que programas de TV seus filhos assistem, que sites da internet seus filhos visitam e, assim, orientar, conversar, analisar com eles o conteúdo de toda essa parafernália de comunicação e, se preciso, censurar este ou aquele programa.

Censura com amor, censura com explicação dos motivos, não é mal; é bem!

Ninguém é feliz na vida fazendo tudo que quer, ninguém amadurece se não conhece limites; ninguém é verdadeiramente humano se não edifica a vida sobre valores sólidos…

E ninguém terá valores sólidos se não aprende desde cedo a escolher, selecionar, buscar o que é belo e bom, evitando o que polui o coração, mancha a consciência e deturpa a razão!
Aqui não se trata de ser moralista, mas de chamar atenção para uma realidade muito grave que tem provocado danos seríssimos na sociedade.

Quem dera que de um modo ou de outro, estas linha de editorial servissem para fazer pensar e discutir e modificar o comportamento e as atitudes de algumas pessoas diante dos meios de comunicação…


E se alguém não gostou do que leu, paciência!





Governo do Estado vai
intensificar atendimento a
familiares de vítimas de CVLI

A idéia é fazer uma buscativa dessas famílias para atendimento psicológico com a finalidade de prevenir outros tipos de crimes



O governo do estado, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, está realizando um levantamento, nos municípios do interior, sobre as famílias vítimas de Crimes Violentos Letais e Intensionais, CVLIs.



O objetivo é fazer uma buscativa, dialogar e em seguida intensificar o atendimento psicológico a essas famílias. O levantamento é realizado pelo Centro de Apoio a Vítimas da violência, CEAV, vinculado a SEJUDH, junto a delegados e equipes que trabalham nesse tipo de crime.



De acordo com a coordenadora do centro, Tádzia Negromonte, essas pessoas são, geralmente, vulneráveis e necessitam de um apoio emocional para que tenham uma melhor qualidade de vida e previnam outros tipos de violência. Por isso o centro está, primeiro, reforçando junto as autoridades policiais, a importância desse trabalho e em seguida vai articular as terapias. O levantamento já foi feito no Recife, junto ao DHPP.



A equipe do CEAV visitará, durante esta Semana de Direitos Humanos do Araripe, os municípios de Araripina e Ouricuri. A previsão é dialogar com as famílias vítimas de CVLIs e representantes policiais em todas as regiões do estado.



Durante as visitas, o CEAV também vai fazer um diagnóstico das causas das mortes, que, muitas vezes, são de proximidade e motivadas pelo uso de droga.



Contato para entrevista – coordenadora do CEAV – Tádzia Negromonte – 9606-8229.



Serviço: Reforço no Atendimento aos familiares de vitimas de CVLIs



Data: 20 e 21 de Março



Local: Delegacias de Polícia de Araripina e Ouricuri



Horário: Delegacia de Araipina - 14h

Delegacia de Ouricuri – 9h

Domicílio de vítima em Ouricuri - 14h



Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos

Assessoria de Imprensa – 3187-3187

Pedro Pinheiro – 8521-3687

Andréa Batista – 8810-8801





PARCERIA; Ipojuca X Instituto Camargo Corrêa

- O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, recebeu o presidente do Instituto Camargo Corrêa, Francisco Azevedo, para discutir os projetos que a instituição já desenvolve no município. A proposta é retomar a parceria e reforçar as ações nas áreas de educação e cultura. A ideia é começar o trabalho com a ampliação da rede de creches e a capacitação de professores municipais. O Instituto Camargo Corrêa representa uma das maiores construtoras do país e realiza trabalhos sociais em mais de 50 cidades no Brasil.



--
Paula Vasconcelos
(81) 9925.0760

Nenhum comentário:

Postar um comentário