quinta-feira, 21 de março de 2013

Parabólica




Males do sono podem levar à morte

Ronco, sonolência excessiva durante o dia, falta de memória, problemas de concentração, irritabilidade e dores de cabeça. São alguns dos sintomas da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, doença que atinge homens e mulheres, principalmente, os que estão na menopausa. Os males do sono resultam em graves problemas para quem deles não cuida e existem casos que levam à morte por parada cardíaca. Para alertar sobre a necessidade de diagnosticar e tratar dos distúrbios do sono, a Interne Soluções e Saúde e a Lumiar dão orientações gratuitas, hoje, Dia Mundial do Sono, no Shopping Tacaruna. Visam ajudar a diminuir a incidência de distúrbios do sono, alertando para o diagnóstico e tratamento. Das 10h às 20h, especialistas esclarecem como tratar o ronco, apneia e outros males. Quem já alcança mais de cinco paradas respiratórias, por hora de sono enquanto dormem (a maioria nem sente), já são diagnosticados com apneia. Quando este número sobe para 30 paradas, o caso é considerado grave e merece atenção. Estudos revelam que 30% das pessoas roncam e sofrem de apneia do sono. Informações: 81. 2123. 04 40.



Quarta - O escritor Geraldo Ferraz festeja dez anos do Sarau Literário Quarta às Quatro, sempre às quartas-feiras, às 16h, na UBE, e que já alcançou 445 programas. Ferraz vai lançar a Antologia Quarta às Quatro II, reunindo escritores e poetas, inclusive este colunista, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na apresentação do programa de nº 500. Ainda sobre os dez anos do Quarta às Quatro, o escritor Melchiades Montenegro iniciou a Trilogia Gatos, Morcegos e Cigarras, fauna que povoa os nossos jardins. Acesse: www.geraldoferraz.net.br.



Seca só nos açudes...




Jota Santana afirma que esteve, no último final de semana, em Serra Talhada, e ficou chocado com a seca na cidade. Porém, outro fato lhe chamou atenção e deixou chocado revoltado. “Como mostra a foto, a Câmara de Vereadores anuncia a ampliação do prédio. Valor: quase meio milhão de reais. Detalhe: apesar de citar o engenheiro responsável, como normalmente acontece, a placa não identifica a construtora contratada. Conclusão: falta água nos açudes, mas transborda dinheiro nos cofres públicos”, detona Santana.


Tá com a gota!

Motoristas estão indignados com os engarrafamentos constantes, na PE -22, no trecho de Maria Farinha, em Paulista. Dizem que não é preciso ser horário de pico para que surjam filas quilométricas. E não há nenhum agente para orientar o trânsito.



Perigo

Na Avenida Hildebrando Vasconcelos, em Dois Unidos, não existem lombadas eletrônicas, semáforos e faixas de pedestres. Além dos cidadãos, mais de mil alunos de duas escolas correm risco de morte para atravessar a citada via. É um absurdo.




Sucatas
A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) esclarece que o responsável pelos obstáculos, entre a Avenida Caxangá com o Canal do Cavouco, na Iputinga, foi notificado a retirar as sucatas dos carros que ocupam as calçadas.



Sucatas II - E caso ele não desobstrua o passeio público, uma ordem de serviço já foi encaminhada para a Gerência de Apreensão da Semoc para que o setor apreenda os equipamentos.

Gaúcho - O Centro de Tradições Rincão dos Guararapes promove, domingo, a partir das 11h, churrasco gaúcho e com shows musicais. No Clube das Águias, na Rua Cosmoroma, 695 ,em Boa Viagem. Ingresso: 30 reais.


Carreiras - A Faculdade Cedepe inicia, hoje, às 12h, o Projeto Orientação de Carreiras nas Escolas, no Colégio Motivo, com palestra de Otávio Moraes, presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação. Fala sobre a Formação do Administrador Moderno.

Paixão - Quarenta surdos encenam, hoje e amanhã, A Paixão dos Sentidos, às 19h15, na Praça Prof° Barreto Campelo (antiga Praça da Torre),e escrita pelo artista plástico Romero de Andrade Lima. Tel: 81. 3445. 3965.



Show-protesto Energia Nuclear
Nunca Mais no Alto Zé do Pinho


Heitor scalambrini costa


Neste domingo (24/3) será realizado no Alto José do Pinho (Recife-PE) o show-protesto Energia Nuclear Nunca Mais, contra a instalação de mais usinas nucleares no Brasil. Na ocasião, haverá shows das bandas B.U., Elemento Natural, Contra Ataque e Nação Corrompida. O evento começa a partir das 16 h, em frente ao caldinho do Biu.
Realização da Articulação Antinuclear Brasileira, Movimento Ecossocialista de Pernambuco e Rádio Comunitária Alto Falante.



MANIFESTO DOS ARTISTAS PERNAMBUCANOS CONTRA A INSTALAÇÃO DE USINAS NUCLEARES
Nós artistas, mas antes de tudo cidadãos e cidadãs, acreditamos que a arte não pode estar descolada da realidade. Os problemas sociais, ambientais, políticos e econômicos, constantemente nos desafiam a pensar e agir como indivíduos inseridos no ambiente e reagindo a ele. Portanto desejamos através desta ação coletiva colaborar com a reflexão, discussão e desenvolvimento da consciência sobre os problemas e riscos desta política de energia em andamento. Por isso, faremos o esforço necessário para que não sejam instaladas usinas nucleares em nosso País, sem a ampla discussão sobre os reais impactos ambientais, sociais e econômicos que a instalação de tais usinas causariam em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil. Somos contra a instalação das usinas e queremos abrir o debate expressando os motivos da nossa opinião através deste manifesto.
A partir da tomada de uma maior consciência dos problemas da opção nuclear com o acidente ocorrido em Fukushima, no Japão, em 11 de março de 2011, consideramos que:
- o Brasil não precisa de usinas nucleares para atender as suas necessidades de energia elétrica;
- possuímos outras alternativas mais limpas e seguras para produzir energia elétrica, sem correr os riscos que oferecem as usinas nucleares, e em particular, o Nordeste brasileiro é abundante em fontes de energia como o Sol e o vento;
- a instalação de usinas nucleares utilizando as águas do Rio São Francisco seria mais um descalabro ao povo sertanejo;
- ninguém tem o direito de impor aos brasileiros esses riscos e as consequências de possíveis acidentes nucleares;
- ninguém tem o direito de deixar para as gerações futuras o pesadelo do lixo nuclear, que continua radioativo por milhares de anos.
- a decisão de construir usinas nucleares no Brasil foi antidemocrática. A população em geral e os vizinhos dos reatores em particular, não tiveram oportunidade de manifestar-se.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário