domingo, 31 de março de 2013

Parabólica





Ônibus: Porto e San Martin

O leitor Vicente Rizzo desabafa: “Mais uma vez, quero reclamar a falta de respeito e compromisso da empresa, que explora a linha de ônibus Porto de Galinhas/ Recife (vice-versa), para com o cidadão que usa esse transporte. Este mês, já é a segunda vez que o motorista do ônibus, que passa em Boa Viagem, às seis horas da manhã, não passou na parada. Fui obrigado a ir até ao Aeroporto dos Guararapes pegar outro coletivo e esse seguiu superlotado. A pergunta que faço: o Grande Recife toma alguma providencia? Quando, efetivamente, vai fiscalizar as empresas? Porque a empresa dessa linha não tem ônibus reserva? Respondam, por favor”.Por sua vez, o Grande Recife informa a um leitor, “que, devido à construção da nova malha de transporte que faz parte do Sistema Estrutural Integrado, as linhas do SEI são organizadas, de acordo com a inauguração dos novos terminais. Informamos ainda que, em breve, com a construção dos novos TIs, a região do Bairro de San Martin e as suas comunidades, também serão beneficiados com as linhas que integram o Sistema Estruturado Integral”.



Rodoviária - Carlos Larré denuncia: “Para quem precisa esperar um ônibus, na nova rodoviária de Palmares, passa por verdadeiro transtorno. A afirmação é dos próprios moradores da cidade, na Mata Sul do Estado, a 118 km do Recife. Segundo o morador Amaro Pedrosa, de 67 anos, que precisa, constantemente, pegar um coletivo até o Recife para ir ao hospital, o local está em ruínas, o que dificulta até o embarque e desembarque. Ou mesmo quem quer apenas usar o banheiro da rodoviária”.



Baderna e farra no...


Alexandre Pinto, autor da foto, diz que, “se a gestão do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, era ruim, não é que esta nova gestão da PCR conseguiu piorar. Agora, o parque mantém a maior parte da sua iluminação acesa 24 horas, para a alegria dos praticantes de skate, consumidores de drogas, baderneiros e casais. E que usam, principalmente, a pista de skate para as suas badernas e as suas farras. Enquanto isso, moradores circunvizinhos são atormentados, a noite toda, com algazarra e barulho”.





...Parque Dona Lindu

Alexandre prossegue: “Os moradores se deparam com cenas como a dessa da foto (acima), tirada às 6 horas da manhã, onde dois casais dormem na pista de skate, após uma noite de farra no parque, com o aval da Prefeitura da Cidade do Recife”.



Na UTI

Eduardo Nino da Silva Souza, da Associação dos Moradores da Vila União, denuncia que o posto de saúde, na Rua Nova Aliança, s/n, na Iputinga, está em “estado grave”. Cheio de goteiras, salas com água e, há anos, que a comunidade pede uma reforma.



Seca?

Moradores da Vila Itapiré, às margens da PE, em Araçoiaba, protestam e chamam a atenção das autoridades para a falta de água na comunidade. Milhares de famílias não possuem mais água para o consumo e a preparação de alimentos.




PS realiza Campanha
de Doação de Sangue

Com o tema Doar sangue: um gesto de compartilhar o amor pela vida, o Hospital Pelópidas Silveira (HPS) realiza, na próxima quarta-feira (03/04) uma Campanha de Doação de Sangue na unidade, localizada às margens da BR-232, no bairro do Curado, no Recife. O objetivo é aumentar o estoque de sangue do Hemope e, durante todo o dia, uma equipe do hemocentro estará no hospital para receber os doadores, entre funcionários do HPS e de empresas localizadas no entorno da unidade, acompanhantes de pacientes e população em geral.



----- Mensagem original -----
De: "Alexandre cesar galvao Faria"
Para: "Robson Sampaio Folha de Pernambuco"
Enviadas: Sábado, 30 de Março de 2013 7:01:24
Assunto: Enc: CINQUENTINHA: CADÊ A NORMATIZAÇÃO?

Faltou minha identificação:


Alexandre Faria
Fone: 81-88451462/91030597
Recife/PE

--- Em sáb, 30/3/13, Alexandre cesar galvao Faria escreveu:



De: Alexandre cesar galvao Faria
Assunto: CINQUENTINHA: CADÊ A NORMATIZAÇÃO?
Para: "Robson Sampaio Folha de Pernambuco"
Data: Sábado, 30 de Março de 2013, 9:55




Uma falha muito grave no que diz respeito as cinquentinhas: é permitido conduzi-la sem uso de capacete, colocando o condutor e passageiro a um risco de acidente sério, não é exigido emplacamento, alguns condutores irresponsáveis transgridem a lei e não são punidos, se causarem um acidente no trânsito ou atropelarem uma pessoa, o condutor foge e por não ter uma lei específica nada acontece, no caso de roubo da cinquentinha, o dono fica no prejuízo, não há um controle que garanta mais segurança; por não exigirem placa dificulta a ação da polícia em localizar o infrator ou o ladrão, não é necessário ter habilitação para a categoria desse tipo de veículo e tão pouco se exige carteira com um curso de direção defensiva e noções básicas de trânsito. O DETRAN deveria pensar em obrigar o emplacamento e habilitação(específica para cinquentinha, exigindo no mínimo que o condutor seja alfabetizado para se ter habilitação para a categoria) cobrando um preço justo e popular, ganharia em arrecadação, segurança e ordem



----- Mensagem original -----
De: "EMS"
Para: rsampaio@folhape.com.br
Enviadas: Domingo, 31 de Março de 2013 4:56:43



Assunto: NÃO SE FORMA MÉDICOS EM SÉRIE. SÓ CHARLATÃES.



O Brasil já conta com 200 Faculdades de Medicina. Só precisa de 60. O restante é para dar polpudos, e criminosos, lucros para empresários mancomunados com o Governo. Que se dane a qualidade de atendimento à população, uma vez que a turma de cima tem livre acesso aos melhores hospitais e médicos de São Paulo, BH e Rio de Janeiro.
Renzo Sansoni


ESCOLAS MÉDICAS: DUAS CENTENAS

"Para fazer grandes coisas não é preciso estar acima dos homens, é necessário estar com eles". (Montesquieu) (Montesquieu)



"Para fazer grandes coisas não é preciso estar acima dos homens, é necessário estar com eles". (Montesquieu) (Montesquieu)



O Brasil atingiu o recorde histórico de duzentas escolas médicas. Poderiam ser mais duas, não fosse a decisão corajosa do ministro Aloisio Mercadante adotando novos critérios para o MEC autorizar cursos de medicina. Portaria Normativa nº 2 de 1º de fevereiro de 2013 - e o trabalho incansável e idealista do secretário da SERES, Jorge Messias, cumprindo com rara capacidade as novas regras, na busca pela qualificação necessária, tão almejada e defendida pela Comissão de Especialistas do Ensino Médico, presidida pelo Prof. Dr. Adib Domingos Jatene, da qual fazemos parte.

O sinal de largada foi dado pelo encerramento do curso de medicina da UNINCOR em Belo Horizonte-MG, or apresentar deficiências crônicas e irreparáveis, e o indeferimento final para outro pleiteado pelo ITPAC,em Garanhuns-RE em não preenchendo os requisitos mínimos agora estabelecidos. Merece destaque o fato de, pela primeira vez na história do ensino médico em nosso país, acontece o fechamento de curso de medicina, na defesa da qualidade para a formação de profissionais médicos. Pedidos de outras sete IES para novos cursos de medicina foram indeferidos. Esperamos que essa norma de conduta permaneça de maneira rigorosa e sem permitir injunções políticas ou financeiras.

Da mesma forma, torna-se importante, agora, que as novas regras sejam aferidas nas duas centenas de escolas já em funcionamento, seguindo o exemplo dos Estados Unidos e Canadá em 1906, que resultou no famoso Relatório Flexner, visto que o ensino médico naqueles países beirava o caos propiciando todas as formas de corrupção. Eram 160 faculdades de medicina, quase todas mal equipadas, sem projeto pedagógico regulamentado,corpo docente aquém das necessidades. Existia a comercialização desenfreada do ensino médico. A preocupação era com o lucro e não com a qualidade, diplomando anualmente milhares de médicos despreparados e bem acima das necessidades.

Por essas razões, Abraham Flexner foi contratado pela Fundação Carnegie para efetuar um estudo sobre as escolas médicas em atividade. Durante quatro anos, de 1906 a 1910 cada uma das 160 escolas foi visitada e avaliada por ele. Ao final, um extenso e minucioso relatório foi elaborado e publicado no Boletim nº 4 da Fundação. Tornou-se famoso porque foi seguido à risca e levou 23 anos para que os trabalhos fossem concluídos. Como resultado, 94 escolas foram literalmente fechadas e para as demais 66 estipularam-se normas de funcionamento,como a obrigatoriedade da vinculação a uma Universidade ou a Hospitais de ensino previamente qualificados. Acriação do "State Board" fez parte desse processo e até hoje existe, para aferir a capacitação técnica do aluno após a graduação.

A licença para a prática médica na América do Norte passou então, a ser concedida somente após a aprovação do médico nesse exame. Estamos confiantes e novamente animados para participar da Comissão de Especialistas, que tem sido prestigiada e respeitada pelo Ministro da Educação, o qual vem mantendo reuniões periódicas para debater os problemas existentes e tomar decisões conjuntas. Reascendeu a luz no final do túnel. Contudo, será de fundamental importância que o Conselho Federal de Medicina baixe uma Resolução estabelecendo o Exame de Proficiência Médica, a exemplo da OAB, para os novos médicos poderem, se aprovados, registrar seus diplomas e exercerem com capacidade comprovada a profissão que escolheram em benefício de toda população brasileira.



Prof. Dr. Antonio Celso Nunes Nassif, doutor em Medicina pela UFPR, ex. presidente da Associação Médica Brasileira, membro da Comissão de Especialistas do Ensino Médico do MEC 30/03/2013.





Seminário “Marcas da Memória:
49 anos do Golpe Militar”


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, através do CEAV - Centro Estadual de Apoio as Vítimas de Violência, realiza, nesta segunda-feira, 01, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na Capunga, o Seminário "Marcas da Memória: 49 Anos do Golpe Civil Militar no Brasil”.



O evento tem por objetivo mostrar um resgate da época de luta pela democracia e um novo mecanismo de reparação às vítimas: a Clínica do Testemunho, projeto do Governo Federal para atendimento psicológico aos anistiados do período militar no Brasil. Na ocasião, o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, e a coordenadora do CEAV, Tádzia Negromonte apresentarão detalhes sobre este serviço, que além Pernambuco, está sendo implantado no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.



Segundo a coordenadora, Tádzia Negromonte, Pernambuco é o único em que o serviço será executado com recursos estaduais, através Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH. Nos outros, há a parceria do governo federal com organizações não governamentais.



O Seminário “Marcas da Memória” contará com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes e também de representantes do Comitê da Memória e Justiça de Pernambuco, Comissão da Memória e da Verdade, Dom Hélder Câmara; advogado e militante de Direitos Humanos, Marcelo Santa Cruz; da historiadora e professora da UFPE, Marcília Gama; professora e pesquisadora do Núcleo de Diversidade e Identidades Sociais, da UFPE, Maria Lana; coordenador executivo do Gajop, Rodrigo Deodato; e membro do Memorial da Democracia de Pernambuco, Irageu Ferreira Fonseca.



Junto ao encontro "Marcas da Memória", o público poderá conferir, no Hall do Auditório, uma exposição sobre a trajetória de vida e a obra do ex-deputado, Rubens Paiva, desaparecido em 1971 durante o regime militar. A mostra co nta com 10 painéis de fotos e documentários .





Serviço:



Seminário “Marcas da Memória: 49 anos do Golpe Civil Militar no Brasil”



Data: 01 de Abril

Local: Auditório da Faculdade Maurício de Nassau – Rua Joaquim Nabuco, 778. Capunga.

Horário: 09h às 16h





Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos

Assessoria de Imprensa – 3183-3187

Pedro Pinheiro – 8521-3687

Andréa Batista – 8810-8801





----- Mensagem original -----
De: "PE - Assessoria de Comunicação dos Correios - Caixa Postal"
Enviadas: Quinta-feira, 28 de Março de 2013 11:56:12
Assunto: Correios recebe propostas de temas para selos





28 /3/2013



Correios recebe propostas de temas para selos



Os Correios recebem, até o dia 1° de junho, sugestões para os selos que serão emitidos em 2014. Para isso, está disponível no site da empresa a seção “Sua ideia pode virar selo" ( http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/vota_selo/ ), que acolhe ideias provenientes da sociedade e de órgãos governamentais. As propostas devem vir acompanhadas de histórico com justificativa para a emissão pretendida, bem como de sua importância no contexto nacional ou internacional.



A iniciativa segue determinação da Portaria 500/2005, do Ministério das Comunicações, que estabelece os critérios e procedimentos para a elaboração do Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais da ECT. Desta forma, s erão recebidas apenas sugestões associadas aos seguintes temas: artes, cultura popular, datas comemorativas, arquitetura, esportes, fauna, flora, literatura brasileira, personalidades, preservação do meio ambiente, turismo e ações governamentais.



Os motivos que comporão a programação dos selos de 2014 serão definidos pela Comissão Filatélica Nacional em julho deste ano, a partir das propostas da população que estiverem de acordo com os critérios estabelecidos pela Portaria.


Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Logo_350_anos

Departamento de Relacionamento Institucional dos Correios

Telefones: (61) 3426-1866 / 2044 / 2989 / 1239 / 2008 / 1325

Celulares: (61) 9159-1510 / 9128-7378

E-mail: imprensa@correios.com.br

Site dos Correios | Blog dos Correios | Facebook











Nenhum comentário:

Postar um comentário