terça-feira, 23 de abril de 2013

Parabólica

 
 
 
 
 
Saúde do idoso e cidadania
 
O encontro Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, com palestras na área de saúde, será debatido, hoje, das 14 às 18h, na Comissão do Idoso (CI) da OAB-PE, na Rua do Imperador Pedro II, 235, Santo Antônio. O evento, que será aberto pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, tem a coordenação do presidente da Comissão do Idoso, José Maria Silva. E palestras de Cynthia Curado, da ANS, que falará sobre “O Papel da ANS em Relação à Saúde Suplementar”; Renê Patriota, da Aduseps, com a temática “Saúde Pública e Suplementar”; e Cristina Sakakí, do MPPE e da CI, que abordará o tema “O Direito do Consumidor e a Pessoa Idosa”. Já a nova edição do “Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania” acontece, hoje, na Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães (Etepam), na Encruzilhada. Ação, que orienta adolescentes de instituições públicas de ensino sobre ética, mercado de trabalho e direito, entre outros temas, beneficiou mais de 20 mil estudantes de escolas do Recife.
 
 
Luz - O leitor Rosenildo Lima está indignado com a constante falta de energia, na Rua Larga do Feitosa e adjacências, na Encruzilhada. Diz que, “com alguns ‘pingos d’água!’, sofremos horrores com a interrupção. Sexta-feira passada foi outro exemplo da incompetência e passamos mais de cinco horas sem luz. Já fizemos inúmeras reclamações e nada foi resolvido. Faz anos que denunciamos a presença de um transformador em péssimo estado e que continua no mesmo lugar.”
 
 
Medalha
 
O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, recebeu, em Ouro Preto, das mãos do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, a Grande Medalha da Inconfidência. Trata-se da mais alta condecoração do Governo mineiro.
 
 
Livro
 
“O Livro na Era Digital” é tema de debate, hoje, às 19h, na Livraria Cultura, do Shopping Rio Mar, pelo Instituto Maximiano Campos, com o escritor Antônio Campos, e Ricardo Dantas, secretário estadual de Educação. Aberto ao público.
 
 

Edificações - A Escola Técnica Leiaut abriu inscrições para o Curso de Edificações, com aulas realizadas nos três turnos, de segunda à sexta. Informações: 3223.0387 e 3081.5552.

 
Senzala - Na Academia Pernambucana de Letras (APL), a palestra da escritora Fátima Quintas - “Gilberto Freyre, o Literato” - hoje, às 15h, no Seminário de Tropicologia, e homenageia os 80 anos de Casa-Grande & Senzala.
 
 
Sangue - O  Hemope realiza coletas externas para repor o estoque de sangue. Hoje: na 7ª Cia. de Comunicação do Exercito, em Tejipió, das 08h30 às 12h; 5ª. -feira: em Limoeiro e 6ª. e sábado: em Surubim. Tels: 0800-081-1535 e 3182-4648.
 
Rede - A Rede Pernambuco Voluntário realiza, amanhã, das 8h30 às 12h, a segunda capacitação do Programa de Capacitação para o Trabalho Voluntário. Inscrições: 3412.8978/8989, 9208.8973   e 8884.7640.
 
 
Uma vida de cão          

 
 

 
 



Edson Campos, idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem, firma que “a falta de responsabilidades das autoridades pelas nossas crianças é revoltante. Tive uns problemas com o ‘gordinho’(foto) porque tirava as guias dos coqueiros do parque para fazer artesanato, vender aos turistas, e eles morriam. Agora, ele ‘serve’ de base para que outra criança faça malabarismo com fogo nos sinais da Avenida Conselheiro Aguiar.”
 

Uma vida de cão II

Campos conclui: “Na ‘nova profissão’ e sob forte sol, me disse que não mais danificava os coqueiros, pois estava ‘trabalhando’como ‘malabarista’.E os nossos políticos não têm capacidade para fazer leis que resolvam esses problemas.”


 
 
 
 
VOTE NA DILMA - Arnaldo Jabor
 
 
 
Um fantástico texto do Arnaldo Jabor. Só ele tem coragem de dizer essas verdades.... E viva o Jabor!!!!!!!
 
Vote na Dilma e ganhe, inteiramente gratis, um José Sarney de presente agregado ao Michel Temmer.  
Mas não é só isso, votando na Dilma você também leva, inteiramente grátis (GRÁTIS???) um Fernando Collor de presente.  
Não pense que a promoção termina aqui.  
Votando na Dilma você também ganha, inteiramente grátis, um Renan Calheiros e um Jader Barbalho.  
Mas atenção: se você votar na Dilma, também ganhará uma Roseana Sarney no Maranhão, uma Ideli Salvati em Santa Catarina e uma Martha Suplício em S.Paulo.  
Ligue já para a Dirceu-Shop, e ganhe este maravilhoso pacote de presente:   Dilma, Collor, Sarney pai, Sarney filho, Roseana Sarney, Renan Calheiros, Jáder Barbalho, José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno,   e muito, muito mais, com um único voto.  
E tem mais, você também leva inteiramente grátis, bonequinhos do Chavez, do Evo Morales, do Fidel Castro ao lado do Raul Castro, do Ahmadinejad, do Hammas e uma foto autografada das FARC´s da Colombia.  
Isso sem falar no poster inteiramente grátis dos líderes dos bandidos "Sem Terra", Pedro Stedile e José Rainha, além do
Carlos Minc   com uniforme
de guerrilheiro e sequestrador.  
Ganhe, ainda, sem concurso, uma leva de deputados especialistas em mensalinhos e mensalões. E mais: ganhe curso intensivo de como esconder dinheiro na cueca, na meia, na bolsa ..., ministrado por Marcos Valério e José Adalberto Vieira da Silva e José Nobre Guimarães.
Tudo isto e muito mais..
TSE retira comentário do Arnaldo Jabor do Site da CBN  

ESSE TEXTO PRECISA E DEVE SE TRANSFORMAR NA MAIOR CORRENTE QUE A INTERNET JÁ VIU !!!
 
. Não deixe de repassar é o mínimo que podemos fazer diante de tanta corrupção!
ESSE TEXTO PRECISA E DEVE SE TRANSFORMAR NA MAIOR CORRENTE QUE A INTERNET JÁ VIU !!!
 
 
 
 
 
 
 
A INTERNET NUNCA
 SUBSTITUIRÁ O JORNAL
IMPRESSO 
 
Trata-se de uma discussão interessante. De um lado, os moderninhos com seus tablets. Do outro, os tradicionais. Mas, conforme poderá ser visto adiante, o jornal impresso, como sempre o conhecemos, realmente não poderá ser substituído pela internet.
A seguir alguns dos importantes usos do jornal:
Uso doméstico
? Amadurecer banana, abacate, etc...
? Recolher o lixo.
? Limpar os vidros.
? Dobradinho, serve para nivelar os pés de móveis.
? Embrulhar as louças na mudança.
? Recolher a sujeira do cachorro.
? Forrar a gaiola do passarinho.
? Cobrir os móveis e o piso antes de pintar a casa.
? Evitar que entre água por baixo da porta.
? Proteger o piso da garagem quando o carro está vazando óleo.
? Matar moscas, baratas e demais insetos.
? Na época da crise econômica, usá-lo como papel higiênico, mesmo que seja um pouco duro.
 

Uso educativo

 
? Bater no focinho do cachorro quando ele faz xixi dentro de casa.
? Fazer barquinhos de papel.
? Arrancar um pedacinho em branco para anotar número de telefone.
 

Uso comercial

? Alargar os sapatos.
? Rechear as bolsas de mulher para conservar a forma.
? Embrulhar peixes.
? Embrulhar pregos na loja de material de construção.
? Fazer um chapeuzinho para o pintor ou para o pedreiro.
? Cortar moldes para o alfaiate ou para a costureira.
? Embrulhar quadros.
? Embrulhar flores.
 

Uso festivo

? Acender a churrasqueira.
? Rechear a caixa de presente-surpresa.Outros Usos
? Para os sequestradores usarem suas letras nas cartas.
? Fazer bolinhas para jogar nos companheiros de classe.
? Fazer uma capinha para o machado ou foice.
? Fazer proteção na cabeça para não estragar a chapinha quando estiver garoando.
? Nos filmes, para os bandidos esconderem a arma.
? Para esconder-se atrás dele quando não quiser que te vejam.
                   
 Ah... e por último:
Para ler as notícias.
 
Vai me dizer se você consegue fazer tudo isso com o computador?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UFPE: Omissão sem punição
 
Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

O caso do Hospital das Clínicas (HC), unidade de saúde vinculada a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é um caso típico que macula a imagem do serviço público, e daqueles que ali trabalham com abnegação e responsabilidade. Como admitir que a Administração Central da UFPE, aceite que gestores do HC se omitam e sejam negligentes em suas responsabilidades no trato da saúde pública?.

No organograma da UFPE, o HC é um órgão suplementar ligado diretamente ao Reitor, para efeito de supervisão e controle administrativo, cujo objetivo é oferecer atendimento médico e hospitalar à população nas mais diversas áreas. Também tem como função básica apoiar o ensino de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A missão do HC é “prestar um serviço de excelência à sociedade nos âmbitos da assistência, do ensino, da pesquisa e da extensão, com o intuito de avançar nos conhecimentos científicos relacionados à saúde, promoção e preservação da vida”. Como então se calar frente à situação calamitosa, de completo descaso e omissão de seus dirigentes, denunciada amplamente pelos seus servidores e pela comunidade universitária através de seus órgãos representativos?

Como fica então a situação caótica em que vidas humanas estão em jogo? O dia a dia do Hospital é uma composição da falta de elevadores, pacientes que sofrem com as consultas canceladas, falta de material de consumo básico, banheiros sem possibilidade digna de uso, ausência de cadeiras de rodas para aqueles que chegam para atendimento, alas do Hospital infestadas de baratas, escorpiões, abelhas, ratos. O que contribui para as péssimas condições de trabalho que são submetidas os profissionais do Hospital. Verdadeiros heróis anônimos desta desorganização implantada deliberadamente neste centro hospitalar.

A evidência da intencionalidade dos gestores foi revelada ao público, em entrevista concedida pelo diretor superintendente, que revelou que nada poderia ser feito, antes que a Universidade assinasse um contrato de gestão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), criada pela Lei Federal nº 12.550 15/12/2011, e que teve seu Estatuto Social aprovado pelo Decreto nº 7.661, em 28 de dezembro do mesmo ano, em pleno período de festas natalinas, sem nenhuma discussão com os interessados, e muito criticada. O diretor nesta entrevista, atesta sua completa incompetência gerencial para a resolução dos problemas do HC.

Para coibir estas praticas existe o  Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171, de 22/6/1994), em que se deve basear para poder denunciar o servidor(a) para a Comissão de Ética do órgão, encarregada de “orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura”. Na I seção, o Código de Ética falaDas Regras Deontológicas, e no item V está escrito “O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio”. Já na seção II que trata dosPrincipais Deveres dos Servidores Públicos é afirmado entre os deveres fundamentais do servidor “exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário”. E na seção que trata Das Vedações ao Servidor Público, é vedado ao servidor “prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam”.

O inimaginável nesta situação surrealista é que a Administração da UFPE não enquadre os gestores do HC e os demita sumariamente. Assim não o fazendo prevarica, é tolerante, indulgente ao irregular funcionamento do Hospital.
 
 
Com a palavra (ação) a cidadania.


Vara Única de São João promove
1º Mutirão de Execuções Fiscais
 
A  Vara Única da Comarca de São João, localizada no Agreste do Estado, realiza, entre os dias 2 e 28 de maio, o 1º Mutirão de Execuções Fiscais do município. O evento foi idealizado pelo juiz substituto Rafael Souza Cardozo e visa solucionar, por meio da conciliação, os processos relacionados ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Ao todo, foram selecionadas 949 ações para o mutirão, dando preferência àquelas que estão há mais tempo na vara. “O objetivo é agilizar os processos que estão em tramitação, alguns há quase cinco anos, além de reduzir a taxa de congestionamento e diminuir 44% do acervo da unidade”, explica o juiz Rafael Cardozo. O magistrado acrescenta que a ação só pôde ser viabilizada devido à adesão da Prefeitura de São João, que concordou em parcelar os débitos de IPTU.
O mutirão conta com a colaboração da Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Garanhuns e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), que disponibilizaram conciliadores voluntários e computadores, além de todo o quadro de servidores da vara e advogados atuantes da Comarca. O evento também tem o apoio da juíza Karla Fabíola Dantas, através do Programa de Mentoria da Corregedoria Geral de Justiça.
--
Assessoria de Comunicação Social do TJPE
Site: www.tjpe.jus.br
E-mail: ascom.tjpe@gmail.com
www.twitter.com/ascom_tjpe
Tel.: (81) 3419 3337/ 3419 3310/ 3424 1163
Fax: (81) 3419 3251

Nenhum comentário:

Postar um comentário