sexta-feira, 17 de maio de 2013

Parabólica


 

 
Faixas, placas e sinalização

 

Escrevi, recentemente, e diante da dificuldade que tive em atravessar a Avenida Domingos Ferreira, a seguinte nota: “Senti na pele, anteontem, o que seja andar no canteiro central da Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem: piso inteiramente esburacado, pedras soltas e muita areia. Por ser bastante estreito, os carros passam bem próximos.” Então, o leitor Breno Rodrigues afirma o seguinte: “Caro Robson. Constrangido mais ainda, tenho que falar nesse assunto da pobre e esquecida Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem. Informo às ‘competentes’ CTTU e Emlurb que, depois de percorrer toda a sua extensão outra vez, verifiquei que são pouquíssimas as faixas de pedestres visíveis, bem como as placas de sinalização. Já o canteiro central da Avenida Domingos Ferreira, também naquele bairro, não tem nem ao menos um metro de calçada e que sirva para alguma coisa. É uma verdadeira bagunça e não venham, novamente, com desculpas esfarrapadas. Por favor, é bem melhor o silêncio novamente”.


Seca - O Centro de Excelência em Software do Recife (SoftexRecife)  está recebendo doações de cestas básicas, alimentos não perecíveis e água mineral. Os donativos serão repassados para as vítimas da seca no Interior do Estado. E nesta sexta-feira, o ponto de coleta funcionará durante o horário comercial, na sede da entidade, no empresarial ITBC, na Rua da Guia, 142, no Bairro do Recife. Vamos ajudar, companheiros.


Armadilha perigosa      
 

 

O leitor João Câncio Ferreira, autor da foto, lembra que já teve oportunidade de fazer referências a essa “armadilha” - uma grade de ferro e com ferrugem-, na Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Bom Jesus, no Bairro do Recife Antigo. “Infelizmente, já vi um cidadão bater nesse gradil e sair meio ‘empenado’. Mas, ele poderá causar um acidente grave. No entanto, ao que tudo indica, ela vai ficar neste lugar por muito tempo”, desabafa Ferreira.

 

Pesca com explosivos


O professor Fernando Melo denuncia a pesca com explosivos, no  Canal de Santa Cruz, próximo a localidade chamada Camboa. À noite é que ocorre o crime ambiental e que mata uma enorme variedade de espécies da fauna marinha.

 

Ônibus

O leitor José Lins pede que o Consórcio Grande Recife atenda os moradores do Curado II, III, IV e V, criando a Linha TIP/Rua do Príncipe e com viagens expressas da Linha TIP/ Conde da Boa Vista. E com ônibus maiores para suprir a demanda

 

 

Drogas

 

Luiz Eustáquio, presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack , e vereadores do Recife vão, hoje, a Maceió. Conhecerão o Programa de Tratamento e Recuperação de Dependentes Químicos de Álcool e Outras Drogas de Alagoas.

 


Drogas II - Vão buscar subsídios para a campanha em favor dos dependentes de drogas e do trabalho que Eustáquio realiza, na ONG Oásis da Liberdade, em Santo Amaro (prevenção); e em de Igarassu (recuperação).

 

HIV/Aids - Hoje, a vigília “À Luz de Velas” lembra as vítimas da Aids e cobra do poder público políticas efetivas no Estado. A ação, organizada pela ONG Diaconia, será, às 15h30, na Praça Oswaldo Cruz, em frente à Fusam.

 

Greve - Em estado de greve e sem aceitar vencimento abaixo do mínimo nacional, o Sindicato  dos Servidores Municipais de Olinda avalia, hoje, às 9h, no Mercado Eufrásio, a nova proposta da Prefeitura.

 


Líder -O Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP) abriu inscrições para o Curso de Líder - Coaching, com o instrutor Fernando Chaves. Informações: 81. 3221.3001, e www.iapcursos.com.br.

Município de Igarassu receberá Ação Global
 
A 18ª edição do Ação Global vai movimentar o município de Igarassu, no sábado (18), na Região Metropolitana do Recife. Promovido pelo SESI Pernambuco em parceria com a Rede Globo e Prefeitura da Igarassu, o mutirão de solidariedade oferece serviços nas áreas de cidadania, educação, saúde e lazer. Os atendimentos ocorrem das 9h às 17h, na Escola Estadual Santos Cosme e Damiao.
O tema da Ação Global este ano é Mulher e, por isso, o público feminino terá um espaço dedicado a exames de saúde preventivos, como o câncer de mama, e orientações da Secretaria da Mulher sobre a campanha de combate à violência domestica e doenças sexualmente transmissíveis.  Ainda entre as atividades, massagem relaxante, design de sobrancelhas, cabeleireiro e maquiagem.
Outra novidade é SESI Escola Inclusiva, que oferece oficinas de informática para deficientes visuais. O diferencial do Ação em Igarassu será um stand acessível onde todas as pessoas portadoras de necessidades especiais poderão participar, com mobilidade, da programação. A expectativa é que sejam atendidas 14 mil pessoas e oferecidos 42 mil atendimentos, um aumento de 16% em relação aos serviços prestados em 2011. Em 18 anos, o Ação Global realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos.
O presidente da Fiepe e diretor regional do SESI, Jorge Côrte Real (PTB), avalia a iniciativa como um case social. “Unimos forças do poder público e privado em prol de melhorias na sociedade. Esta ação é um incentivo para o setor produtivo continuar promovendo ações de responsabilidade social e empresarial”, afirma.
O prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), encara o evento como uma oportunidade que marca de inserir o município na esfera social e desenvolvimentista, “A importância do Ação Global em Igarassu marca um novo tempo. A inserção do desenvolvimento que vai de encontro com a carência e a necessidade dos serviços na cidade”, ressaltou



II Encontro Científico
 NUPEM na Faculdade Esuda

A Faculdade Esuda promove, nos dias 21 e 22 de maio, o II Encontro Científico NUPEM - Ciências Humanas, Sociedade, Consumo e Sustentabilidade. Um dos temas abordados no evento será ”Espaço Urbano Verde; Brasil Emergente, Economia Criativa e Bolsa de Valores”, com palestras do doutor Cristiano Carrilho, gestor de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, do presidente da Câmara Temática de Meio-Ambiente e Sustentabilidade da Copa, Benedito Parente, e do agente de investimentos, José Freitas. O encontro é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio, na secretaria da Esuda.

 

Não ultrapasse os limites de velocidade.
Respeite as sinalizações de trâasito.
E se beber,  não dirija: me chame. 

 

 

 

 

 
ASSEMBLÉIA GERAL COM
 INDICATIVO DE GREVE

Diante da inércia da CBTU, ao não iniciar as negociações para o acordo coletivo, os sindicatos metroferroviários reunidos por teleconferência hoje (quinta-feira 16/05/13) à tarde, decidiram por unanimidade realizar uma assembléia com mobilização nacional da categoria para decidir os rumos da campanha salarial 2013.
Na pauta, o indicativo de greve vai ser discutido com as bases e, persistindo a inatividade por parte da empresa, a paralisação de trens e metrôs se mostra inevitável. Esse ano a decisão de puxar uma campanha unificada fortalece o movimento e promete causar grande impacto nas cidades, sobretudo em metrópoles como Belo Horizonte e Recife aonde o sistema transporta milhares de usuários todos os dias.
Por isso o SINDMETRO-PE já está em mobilização para que o maior número de trabalhadores possa comparecer nessa terça-feira, às 18:00h. na praça da greve - estação Recife do metrô.
Atenciosamente,
Diogo Morais
Presidente do Sindmetro-PE
Vice-Presidente da Fenametro




Paulista abre inscrições para cursos
 profissionalizantes nas áreas de
 idiomas e serviços


         A Prefeitura do Paulista selou parceria com a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE para oferecer cursos profissionalizantes em seis áreas voltadas ao mercado de trabalho. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 180 vagas. A qualificação abrange as seguintes modalidades: Inglês Básico, Inglês ou Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Biblioteca e Agente de Alimentação Escolar. Os interessados devem realizar a matrícula gratuitamente a partir desta segunda-feira (20), das 8h às 16h, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS correspondente ao curso desejado. O cadastramento segue até a sexta-feira (24).
         No ato da inscrição, será necessário apresentar cópia dos seguintes documentos: Cédula de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência e Escolaridade. Para concorrer às vagas, também é preciso ter, no mínimo, 17 anos de idade, possuir o ensino médio completo e morar em algum bairro do município. Os cursos oferecidos pela Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissionalizante (Pronatec). Cada turma vai contar com 30 alunos.   
As aulas serão realizadas no horário da noite. Os professores fazem parte do quadro funcional da UFPE. Ao término da qualificação, cada participante terá direito a um certificado. Eles também vão receber uma ajuda financeira diária no valor de R$ 10,00 (dez reais) para custear despesas com transporte e lanche. Informações pelo fone:  (81) 3437.2319.
Atenção aos endereços dos CRAS
CRAS I – Rua Carpina, 45, Arthur Lundgren I
Inscrição para o curso – Inglês Aplicado a Serviços Turísticos.
 
CRAS II – Av. Ministro Marcos Freire, 45, Jardim Paulista Baixo.
Inscrição para o curso – Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos.
Inscrição para o curso – Auxiliar de Biblioteca.
Inscrição para o curso – Agente de Alimentação Escolar.
 
CRAS III – Rua Dourado, 88, Janga.
Inscrição para o curso – Inglês Básico.
 
CRAS IV – Rua 32, nº 671, Maranguape II.
Inscrição para o curso – Auxiliar de Pessoal
 
CONTATO:
Augusto Costa – secretário de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista – 8788.3579.
Ana Cristina Santana – gerente de Qualificação Profissional e Igualdade Racial da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista - 8894.4655 / 9612.8277. 
--

Assessoria de Imprensa
 
Fone: 3437.1521 - E-mail: imprensapaulista10@gmail.com
Adilson Oliveira - 9979.9714
Oscar Lobo - 8838.5084 e 9936.7470
Ilana Costa - 8610.7713 e 9882.3933
Thaíse Moura - 8814.2029


 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário