quinta-feira, 23 de maio de 2013

Parabólica


 

  

 
SOS para mães e bebês

Quadro preocupante, em Ipojuca, quando o assunto é saúde da mulher. De uma população de 84 mil pessoas, 53 mil são mulheres. Destas, 34% (29 mil) em idade fértil. Mas, o que se vê, é lamentável: 13,82% dos bebês nascem prematuros e, menos de 45% das gestantes, fazem o pré-natal adequado. Baseada nessa situação grave,  a Prefeitura de Ipojuca adotou, a partir de hoje, o primeiro Mãe Coruja Municipal de Pernambuco e inspirada no bem-sucedido programa estadual. Dos bebês que nascem em Ipojuca, 30,43% são de mães adolescentes, com idade entre 10 e 19 anos. Acolher um Mãe Coruja, adaptado ao município, pode ser uma ideia a ser copiada por outros prefeitos da RMR e do Interior. O programa tem como meta não só o acompanhamento da gravidez, mas também a inclusão das gestantes e suas famílias em projetos de qualificação profissional, além de ações de resgate da cidadania, elevação de escolaridade da mãe e fortalecimento dos vínculos afetivos da família. As gestantes devem buscar informação e se inscreverem no Mãe Coruja.

 

Real- O Hospital de Câncer de Pernambuco realiza, hoje, às 08h20, uma cirurgia de câncer gástrico e que será transmitida, pela primeira vez, em tempo real. O procedimento, que contará com o recurso de retorno de voz, será transmitido para o auditório do HCP, onde médicos e residentes estarão presentes e poderão discutir aspectos da intervenção cirúrgica. Essa atividade compõe a programação do III Simpósio Internacional de Oncologia.

 

 

Água jogada no ralo     
 


Avaneide Scanoni de Oliveira, autora da foto, denuncia que, desde o dia onze deste mês, a Compesa prometeu consertar este  buraco, causado por um vazamento do cano-mestre, na Rua André de Albuquerque, em frente ao número 205, no Barro, e nada foi feito. Apesar dos protocolos 20131010210739 e 20131010237938 e outros solicitados pela comunidade. Dessa forma, o desperdício imenso d'água continua, sem falar no tamanho do buraco que se formou, impossibilitando o tráfego.


 

Cidadão alerta sobre...

 

Carlos Alberto Costa, assinante do jornal, alerta que Olinda, principalmente, no Bairro Novo, carece de cuidados públicos mínimos. Tais como capinação e varrição de ruas, logicamente, com o recolhimento do lixo acumulado.

 

 

 

...descaso em Olinda

 

“E, todos os santos dias, vemos um descaso incomensurável, a começar pelo estado lastimável da Praça Otaviano Regueira, do calçadão da orla e das ruas sem exceções. E do Bairro Novo, local de um possível shopping”, afirma Costa.

 

 

 

AIP

 

 

Reeleito presidente, o jornalista Múcio Aguiar e demais diretores tomam posse, hoje, às 17h, na Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP). Em solenidade, no auditório do Banco Central, na Rua da Aurora. Para o triênio 2013-2016.

 

 

 


Violonista - O Instituto Cervantes realiza, hoje, o show Guitarrísimo, com o violonista espanhol Antonio Rey, pela primeira vez, no Brasil. Às 19h, no Teatro da Unicap/Bloco B, Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, de graça.



 

Saia Justa - “As “Questões Comportamentais” serão abordadas, hoje, às 19h, no Instituto JCPM de Compromisso Social, pela jornalista e consultora de etiqueta social e profissional Carmen Peixoto. E debate com os moradores do entorno do RioMar.

 

Camus - Hoje, das 09h às 18h, a UFPE, a Aliança Francesa do Recife e o Institut Français promove Seminário sobre Albert Camus. Na Aliança Francesa, Rua Amaro Bezerra, 466, Derby. Entrada franca.

 

Fitoterapia - É o tema da segunda edição do Workshop de Atualização Farmacêutica, da Farmácia Roval, amanhã, às 14h, para alunos do 4° ao último período do Curso de Farmácia. Tel: (81) 3427-4084.

 
 
 
PALESTRA GRATUITA ABORDA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E LEMBRA
 O DIA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Evento aberto ao público acontece na Livraria Jaqueira.
 
A Livraria Jaqueira sedia, no próximo dia 28 de maio, às 18h30, a palestra “A infância e o mundo: precisamos cuidar das crianças e dos adolescentes”, com o professor doutor Hugo Monteiro Ferreira, numa iniciativa da HMF Assessoria Pedagógica. O evento acontece para lembrar o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. O encontro é gratuito e aberto ao público. No dia, serão recebidas doações (material de higiene, roupas, alimento não-perecível) que vão ser encaminhadas a instituições de caridade do Recife.
 
Participe!
 
__________________________________________
Livraria Jaqueira – Rua Antenor Navarro, 138.
Tel: 3265.9455
 
 

São João de Caruaru terá elevador para pessoas com deficiência
É uma conquista que reforça os conceitos de acessibilidade nos grandes eventos do Estado
 
André Alexei, presidente da Fundação de Cultura e Turismo, divulgou ontem (20), no Clube Intermunicipal de Caruaru, a programação do São João de Caruaru 2013, que este ano além de contar novamente com o Camarote da Acessibilidade, terá elevador que transportará as pessoas com deficiência para todos os níveis dos camarotes no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.
A plataforma elevatória terá 1x23cm de largura, 2x30cm de comprimento e 1x37cm de altura, tendo a capacidade de transportar 300 kg a cada viagem. Um operador ficará responsável por acionar o sistema de elevação, que será localizado ao lado do Camarote da Acessibilidade, no piso térreo da estrutura.
Para Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, a novidade traduz a luta constate que sua pasta vem travando pela preservação dos direitos das pessoas com deficiência. “Caruaru dá um passo à frente, entendendo que a inclusão se faz dessa forma, inclusive nos grandes eventos. Foi fantástico ver essa realização. Certamente será uma linda festa, com os conceitos de acessibilidade ainda mais reforçados e digna de ser uma das maiores expressões populares do nosso País”, destacou.
 

 


 

 

Esporte urbano - CAIAQUE vai ser o novo...
Maria Cristina Henriques23 de maio de 2013 05:33
Esporte urbano - CAIAQUE vai ser o novo transporte da Região Metropolitana em dia de chuva.Substitui a bicicleta.Teremos Caiaquetários por toda a cidade.(A exemplo dos Bicicletários)
IPSEP A VENEZA BRASILEIRA - CAIAQUE NA ENCHENTE 2013
SÓ NO IPSEP MESMO PRA GENTE VER UM NEGÓCIO DESSES...

RUA ABDIAS CABRAL DE MOURA!
 
 
MEC descredencia 330 instituições de ensino superior do ProUni
 

Juntas, elas respondem por cerca de 20 mil vagas, mas os estudantes não perderão suas bolsas de ensino. As instituições são vinculadas a 266 mantenedoras que aderiram ao ProUni.
 
O Ministério da Educação (MEC) descredenciou 266 mantenedoras educacionais do Programa Universidade para Todos (ProUni) devido à falta de comprovação de regularidade fiscal. A determinação foi publicada na última segunda-feira (20) no Diário Oficial da União.
 
As entidades são responsáveis pela administração de 330 instituições de ensino superior, e respondem por cerca de 20 mil vagas do programa. Entre as instituições descredenciadas estão a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e Associação Educacional Nove de Julho (Uninove).
 
Os grupos privados de educação que aderem ao ProUni recebem isenção de tributos. De acordo com o MEC, as mantenedoras desvinculadas não apresentaram a quitação de tributos e contribuições federais em 2012.
 
Os estudantes beneficiados com bolsas não serão prejudicados, pois as matrículas serão preservadas. Além do descredenciamento, o MEC publicou a abertura do processo de adesão para novas instituições ao programa.
 
O ProUni, criado em 2004, concede bolsas de estudos integrais e parciais para cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
 
Os estudantes com renda familiar per capita até um salário mínimo e meio (R$ 1.017) têm direito à bolsa integral. Já as bolsas parciais são concedidas para aqueles que possuem renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.
 


Daniele Silveira, da Radioagência NP.
 
 
 
Vejam que situação interessante. A Autoridade...
Tenente Coronel Moura22 de maio de 2013 10:44
Vejam que situação interessante. A Autoridade de Trânsito da cidade do Recife era o Secretário de Serviços Públicos. E o órgão de trânsito da cidade do Recife cadastrado junto ao Departamente Nacional de Trânsito era a Secretaria de Serviços Públicos, conforme pode ser visto no site do DENATRAN, porém a Secretaria de Serviços Públicos foi extinta. Fica a perguntas: Quem é a autoridade de trânsito da cidde do Recife? Quem foi nomeado? quem está aplicando as penalidades de trânsito? E qual o órgão de trânsito da cidade do Recife?
 
 
Cel.Paulo Figueiredo,ex-comandante do...
Maria Cristina Henriques23 de maio de 2013 05:28
Cel.Paulo Figueiredo,ex-comandante do 19o.BPM,com o novo Comte.da PMPE,Cel Carlos Pereira.Passagem de Comando no Quartel do Derby
 


LANÇAMENTO DA ANTOLOGIA DO CARNAVAL - OH! QUARTA-FEIRA INGRATA
Entrada
x

Cássio Cavalcante
20 mai (3 dias atrás)
para Cco:mim
Prezados participantes,

como dissemos no ultimo email, não sei se por a organização ter começado no mês de Janeiro, mês de ferias, a entrega dos textos tivemos que prolongar por algumas vezes, e depois do fechamento das entregas para participação, alguns amigos trocaram o texto umas cinco vezes, e mesmo quando já estava na revisão, ainda houve troca de material. Achamos que neste tipo de trabalho o importante é que todos fiquem satisfeitos, pois fizemos essa trilogia para todos nós, essas trocas acabam por gerar uma demora maior. Mas enfim, lançaremos nossa Antologia do Carnaval dia 18 de Junho no  Centro Cultural Correios, às 19h00 conforme o convite virtual que segue em anexo. Assim que os convites impressos for entregues a gente começa a distribuição.

Um abraço,
Cássio Cavalcante e Telma Brilhante
Organizadores
convite do carnaval.jpgconvite do carnaval.jpg
1196K   Visualizar   Compartilhar  Baixar  
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
COMPESA GANHA PRÊMIO
 SOCIOAMBIENTAL COM O ROBÔ BIO

O robô Bio, da Compesa, foi convidado de honra na festa de entrega do Prêmio Top Socioambiental da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE), realizada na noite de ontem (21) no empresarial JCPM, no bairro do Pina. Ele recebeu, junto com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, o prêmio em reconhecimento ao projeto de educação ambiental e responsabilidade social desenvolvido em escolas de todo o Estado.
Ao comentar o prêmio, Roberto Tavares afirmou que é um reconhecimento pelo trabalho sócio-educativo da Compesa nas comunidades e escolas, levando conteúdos que visam a conscientização sobre o bom uso da água. "A água é um bem finito. Ações educativas estão no nosso dia a dia  e, para ampliar o alcance dessa mensagem, estamos usando todos os recursos disponíveis, inclusive, a tecnologia para ensinar aos nossos clientes como eles têm um papel importante na preservação dos recursos hídricos", disse o presidente.
Considerado o primeiro robô-professor do Brasil, Bio já se apresentou em 35 escolas em todas as regiões do Estado e até em shopping centers. “Ele é um robô totalmente interativo, que fala com as crianças e conta com uma tela sensível ao toque. Para a Compesa, é uma ferramenta a mais no intuito de sensibilizar as pessoas para temas como a sustentabilidade e o uso consciente da água”, destacou a assessora de Responsabilidade Social da companhia, Fabíola Coelho.
Ainda segundo ela, a opção por levar informação aos estudantes é uma prioridade da Compesa. “As crianças e adolescentes são o público mais receptivo das nossas ações educativas e quando conseguimos aliar informação e diversão, sabemos que vamos contar com multiplicadores do esforço pelo uso racional da água”, acrescentou Fabíola.
Além da premiação com o robô Bio, a Compesa já havia conquistado o Top Socioambiental de 2012 com o projeto Compesa no Meu Bairro.
 



Mulheres da Zona da Mata tem açõe
s estratégicas para fomento ao trabalho e renda
 
A Secretaria Estadual da Mulher reuniu hoje, 22 no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, trinta e três gestoras de organismos municipais de políticas públicas para mulheres. Elas participaram do I Fórum Estadual de Organismos para as Mulheres da Zona da Mata, um dos quatro territórios estratégicos para investimentos da SecMulher. O tema evidenciado no encontro foi a implementação de ações de trabalho e renda. Também foram vistas as iniciativas da secretaria estadual referentes ao enfrentamento da violência contra as mulheres.
 
A Secretária Cristina Buarque ao realizar a abertura do evento, parabenizou a região pelo número de municípios que já formalizaram os organismos voltados para o gênero, que somam 33, de um total de 43 municípios em toda a zona da mata pernambucana. Ela explicou que as políticas públicas da SecMulher vem sendo implementadas de forma territorial. Para isto, o Estado foi dividido em quatro territórios, entre eles a zona da mata, “a secretaria é pioneira em todo o País nesta forma de trabalho por divisão territorial”.  Ela também comentou que considera quatro questões fundamentais para a sustentabilidade das ações na área de emprego e renda, as quais as gestoras devem ter uma atenção especial: habitação, creche, educação e comunicação.
 
O Fórum das gestoras ocorreu pela primeira vez, objetivando, além da troca de informações, realizar a integração das gestoras da área, evidenciando o emprego e renda no diálogo entre elas. O tema escolhido pretende gerar alternativas para dar visibilidade às novas atividades econômicas adotadas pelas mulheres, a partir da série de capacitações e formação profissional, que estão sendo promovidas através da SecMulher e de outras entidades governamentais, a exemplo dos Projetos Chapéu de Palha Mulher e Convergir Mulher.
 
A Gerente de Programas e Ações temáticas, Alessandra Rios, apresentou às gestoras da zona da mata as metas e ações em andamento pela SecMulher entre eles : o projeto Feneart,  que está selecionando grupos de artesãs para participar da feira; o artesãs empreendedoras, com a formação em políticas públicas, melhoria do produto e gestão da produção de artesãs dos municípios de Buíque, Atinho e Orobó, no Agreste e mais Serra Talhada, Salgueiro e Petrolância, no Sertão;  fortalecimento das associações de catadoras de materiais recicláveis; apoio à inclusão digital de mulheres (formação de 300 mulheres nos cursos de inclusão digital da Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional), projeto de renovação profissional para segmentos específicos da população feminina ( com a formação para  mulheres privadas de liberdade e egressas do sistema prisional , além de mulheres idosas para fazer cursos de Guest Relation e Hosters), entre outros.  
 
 A ideia, segundo a gerente, é fomentar a criação de ambientes favoráveis a novos negócios e a multiplicação de experiências empresariais de mulheres, oportunizando a geração de renda e trabalho; além de aprimorar a capacidade empreendedora das mulheres; e, promover a inserção social das mulheres em situação de vulnerabilidade social por renda. Dentro destes projetos e ações, no período de 2008 a 2012, a SecMulher atendeu a 5313  mulheres. 
 
A coordenadora da mulher de Catende, Tânia Rodrigues,  avaliou estar muito feliz com a oportunidade de estar caminhando junto com as demais gestoras  da zona da mata e pelas ofertas e oportunidades apresentadas pelo Estado, “com esse apoio temos condições de tornar as mulheres muito mais produtivas e aptas a concorrer no mercado de trabalho,  fortalecendo o processo da busca por uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres”, concluiu a gestora municipal. 
 
--
Ceça Ataides - Assessora de Imprensa da Secretaria da Mulher do Governo do Estado
81 3183.2955 - 81 9488.3620


--
Ceça Ataides - Assessora de Imprensa da Secretaria da Mulher do Governo do Estado
81 3183.2955 - 81 9488.3620

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário