quinta-feira, 30 de maio de 2013

Parabólica




 

 Na contramão da mobilidade
 

Uma leitora, bastante indignada, reclama que o Ipsep encontra-se na contramão da mobilidade urbana. “Enquanto os órgãos públicos alardeiam ônibus novos, redução de tempo e de passagem, o Ipsep regride e muito na mobilidade urbana. Para um passageiro chegar ao Metrô e ao IMIP, tem que apanhar um segundo ônibus e desembolsar outra passagem. Durante mais de vinte anos, o Ipsep era servido por duas linhas pertencentes ao bairro, mas insuficientes, há muitos anos, para a demanda de passageiros. Porém, ficou “aliviado” com o suporte de outras 14, que vinham do Ibura, UR-04, UR-11, etc. Mas, o Consórcio Grande Recife deslocou, em abril passado, estas linhas para o TI Tancredo Neves sem passar no IPSEP. Restaram apenas as duas linhas que já existiam no bairro: Vilas da Sudene e do Ipsep. Sem o aumento da frota e com os ônibus mais degradados da Região Metropolitana do Recife, a nossa situação só piorou. Queremos ser interligados a um terminal integrado ou que um ônibus do SEI entre no IPSEP e, depois, siga para um TI”, afirma a cidadã.

 

 

Sangue - A doação de sangue pode salvar muitas vidas e, por isso, deve ser incentivada. Pensando nisso, os alunos de Comunicação Social, da Faculdade Boa Viagem criaram a “Seu Tipo”, uma página para divulgar a doação em Pernambuco. O objetivo é motivar novos doadores, esclarecer as dúvidas do público em geral, como aonde encontrar postos de coleta, e solicitar doações. Os alunos também planejam ações dentro da faculdade. Acesse: http://www.facebook.com/ProjetoSeuTipo?fref=ts.

 

 

Uma onda de assaltos...   Foto na Rede       Divulgação

 

O leitor Neurivaldo de Araújo Luna, autor da foto, diz que os assaltos, na BR-104, entre a Divisa Pernambuco/Alagoas e a cidade de São José da Laje, parecem não ter fim. São dezenas, nos últimos meses, por conta das crateras da rodovia e que forçam motoristas de carros, ônibus e caminhões a reduzir a velocidade a zero km. Aí, as  abordagens dos bandidos são facilitadas. Na semana passada, ocorreram dois assaltos numa só noite e, inclusive, com um dos carros atingido por balas.

 
 


 

...assusta na BR-104

 

Luna conclui: “E celular de nenhuma operadora funciona ali. São necessárias ações conjuntas do DNIT (reparação da via) e das polícias Rodoviária Federal e PM e Civil de PE e AL. Afinal, será que é preciso morrer alguém para que algo seja feito?”
 

 

“Agente?”
        

Um funcionário do Colégio GGE, na Benfica, controla o trânsito, todos os dias, com um apito na mão e uma placa de “pare”. Desta forma, beneficia pais e alunos da escola e engarrafa mais ainda o trânsito, desde a Avenida Beira-Rio. Se a moda pega...

 

 

Faixa de...

 

Toda semana, na PE-15, próximo à entrada de Arthur Lundgren I, em Paulista, mais especificamente, em frente ao Condomínio Park Jardins, ocorrem atropelamentos, inclusive, com vítima fatal. Somente esta semana, uma garota foi atropelada.

 



...pedestres - E, ainda, foi registrada uma colisão envolvendo dois veículos. Os moradores do entorno clamam, com urgência, pela instalação de uma faixa para pedestres no local, pois o perigo é grande.

 


Prêmio- Três alunos de Engenharia Civil da UPE, UFPE e Unicap recebem, amanhã, às 20h, no Arcádia, de Boa Viagem, o Prêmio Odebrecht de Engenharia. O professor Dilson Teixeira também ganha homenagem especial.


 
Moda - A Consultoria Saga promove, neste sábado, das 8h às 17h, o Se a Moda Pega!, curso para lojistas e vendedores do setor de moda e com desconto para grupos. Informações: (81) 3269-1637.

 

 

Tabaco - Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, os hospitais Memorial Guararapes e Memorial Jaboatão, em Jaboatão, realizam, amanhã, atividades gratuitas à população sobre os riscos do cigarro à saúde. No site: www.hmgpe.org.

 
“IMPRENSA NO FORRÓ”
  A imprensa pernambucana vai cair no forró, neste sábado (01), no “IMPRENSA NO FORRÓ”. A festa, que comemora 10 anos de arrasta-pé e solidariedade, acontece na Casa da Rabeca, localizada no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda. Com o tema “É show de bola”, a comissão técnica do evento escalou um time de primeira para esta edição. Entre os craques estão: Cezzinha, Josildo Sá, Rodrigo Raposo, Nádia Maia, Almir Rouche, Daniel Bueno, Gustavo Tiné, Terezinha do Acordeon e Daniel Bento e um trio pé de serra nos intervalos.  O evento não só tem o cunho festivo, mas também social, com arrecadação de alimentos para o Comitê Estadual de Ação da Cidadania. 


A parceria com o Comitê vem desde a primeira edição do evento. Ingressos: R$ 25, (inteira antecipado promocional e estudante R$ 15,00 (antecipado). Jornalista em dia com o sindicato não paga, porém o ingresso deverá ser retirado com antecedência no Sindicato dos Jornalistas de PE, trocado por 02 (dois) quilos de alimentos não perecíveis.

INGRESSOS ANTECIPADOS

Nas lojas PE Retrô dos Shopping Rio Mar e Paço Alfândega; na Casa da Rabeca e no Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco.

INFORMAÇÕES: (81) 3222.0426



Festival Rio Mar de Literatura Pernambucana
        Nos dias  4,5 e 6 de junho, haverá  o Festival  Rio Mar de Literatura Pernambucana.
         Local: Livraria Cultura do Shopping  Rio Mar.
         Horário: Dia 04 - 14:30 
                          Dias 05 e 06  -  16h  às 22h             
          Inscrições: União Brasileira de Escritores - UBE, por  e-mail ou via telefone (34417488).  
          Dados necessários : Nome, endereço, telefone  e  e-mail.
 
                              Atenciosamente
                               Zuleide Sobral 







 

Aline Mariano propõe criação de Comissão
Especial para acompanhar ações nos Mercados

O Plenarinho da Câmara Municipal do Recife foi palco, na manhã de hoje, de uma discussão acerca da situação dos mercados públicos do Recife. A audiência pública, realizada pela vereadora Aline Mariano, contou com a presença de permissionários, comerciantes, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Prefeitura do Recife, da sociedade civil e de vários vereadores.
 
Durante o debate foram ouvidos diversos depoimentos e foi apresentado um vídeo com imagens dos treze mercados visitados pela equipe da parlamentar. Os participantes também tiveram a oportunidade de questionar diretamente os representantes da PCR.
 
As reclamações extrapolam as solicitações de reformas estruturais e manutenção e abrangem também segurança, mobilidade e reordenação do entorno. “Esperamos hoje conseguir dar uma resposta propositiva para a população. Os mercados públicos são uma parte importante da nossa história, da nossa cultura. São nossos cartões postais. E precisam ser cuidados e valorizados”, afirmou a vereadora, que cobrou d PCR um plano de ação.
 
Para fortalecer a fiscalização e agilizar as cobranças, a vereadora Aline Mariano propôs a criação de uma Comissão Especial na Câmara do Recife para acompanhar as ações da prefeitura no tocante aos mercados. “Vamos cobrar o plano de ação, e a partir do momento em que ele for apresentado, vamos formalizar um fórum permanente para monitorar ações, encaminhamentos, iniciativas e o ritmo do trabalho”, avisou a tucana.
 
Aline também pretende apresentar um projeto para efetivação do processo de eleição direta para administradores dos mercados e a criação de uma associação de permissionários.
 
A promotora Selma Carneiro, que representou o MPPE, chamou a atenção para a necessidade de se criar articulações e integração entre diversos órgãos para tentar solucionar os problemas. “A CSURB sozinha não pode fazer tudo. É urgente a criação de um grupo de trabalho para deliberar ações conjuntas”, afirmou a promotora.
 
O presidente da CSURB, Marcelo Corte Real, explicou que a PCR está próxima de concluir um plano de ação para os mercados da cidade. A demora, segundo ele, se dá pelo fato de cada mercado ter necessidades específicas. O que exige um planejamento mais detalhado. Paralelo ao planejamento, o presidente anunciou ainda a realização de uma ação itinerante, que consiste em ter uma equipe da direção da CSURB trabalhando diariamente dentro de um mercado escolhido, durante o período de um mês.
 
O primeiro local a receber tal ação será o Mercado de Afogados, já a partir de junho. A escolha da unidade ocorreu porque o Mercado é considerado um dos que apresenta maiores problemas. O objetivo da ação é ficar mais próximo do dia-a-dia das unidades. A PCR também anunciou uma parceria entre a CSURB e a Secretaria de Turismo, para atuação estratégica em seis mercados considerados pontos turísticos.

Link do vídeo apresentado na audiência: http://www.youtube.com/watch?v=-jdP0kUSUOI&feature=youtu.be

Outras informações:

Monaliza Brito - 9963.7840
Fernando Dourado - 8891.4545
 
 
31 de maio - Dia Mundial Sem Tabaco
Fuja dos males que o cigarro pode trazer
 
No dia 31 deste mês é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, oportunidade para reforçar a importância de parar de fumar.
 
Apesar de haver diminuído o número de fumantes no Brasil, 25 milhões de brasileiros ainda fumam e uma porcentagem apreciável é dependente da nicotina. De acordo com o Ministério da Saúde, o tabagismo é responsável pela morte de, aproximadamente, 200 mil pessoas por ano no país. De acordo com o Dr. José Jardim, pneumologista e Professor Livre Docente da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), existem mais de 50 doenças relacionadas ao cigarro. “Sabemos que o tabagismo é a principal causa dos problemas respiratórios, chegando a causar danos irreversíveis no tecido pulmonar em 45% dos casos. O cigarro é sempre o vilão, seja causando doenças pelas suas próprias substâncias, como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) ou baixando a imunidade do fumante, permitindo, assim, que ele contraia tuberculose, infecções pulmonares, fibrose pulmonar, entre outras”, explica o especialista.
 
A DPOC é uma doença de evolução progressiva e que engloba a bronquite e o enfisema pulmonar. Ela se desenvolve a partir da exposição prolongada dos brônquios (estrutura que leva o ar para dentro dos pulmões) às substâncias tóxicas contidas em fumaças. Em 80% dos casos, a fumaça do cigarro é a principal causa. Existem, aproximadamente, 4 a 5 milhões de pessoas com DPOC no Brasil, sendo a 5ª causa de morte no país, com 35 mil mortes anualmente. “Atualmente, sabemos que existem 4.720 substâncias no cigarro, das quais cerca de 60 são cancerígenas. Inalar essa fumaça não causa somente problemas respiratórios, mas aumenta o desenvolvimento de vários tipos de câncer como o de mama”, reforça o médico.
 
Além disso, o cigarro influencia a vida social e até profissional dos fumantes. Uma vez que eles são proibidos de fumar em locais fechados, precisam interromper seu trabalho para procurar um espaço aberto, diminuindo sua produtividade e concentração. Nas horas de lazer, a pessoa precisa se afastar e procurar os “fumódromos”, ou, muitas vezes, ir até a rua, atrapalhando o convívio com aqueles que não fumam. De acordo com o Dr. Jardim, a lei que proíbe fumar em locais fechados exerceu impactos positivos na redução do número de fumantes em torno de 20%, pois desmotiva o consumo do tabaco.
 
Sintomas
Para a detecção precoce da DPOC é necessário que as pessoas fiquem atentas aos sintomas, pois alguns deles podem caracterizar outras doenças respiratórias. O ideal é procurar um médico assim que notarem algo diferente para um diagnóstico rápido. Entre os sintomas estão: tosse, catarro, fadiga, infecções respiratórias frequentes, respiração ofegante e falta de ar ao praticar atividades leves.
 
 
Tratamento
Para tratar a DPOC, existem medicamentos broncodilatores de diferentes tipos, que são utilizados de acordo com a gravidade de cada caso. Os casos mais graves podem requerer um tratamento que associa os broncodilatadores aos medicamentos anti-inflamatórios. Para os casos que apresentam processo infeccioso, uma das formas de tratamento é o uso do antibiótico a base de moxifloxacino (Avalox®, da Bayer).  Com este tratamento, 70% dos pacientes com DPOC obtêm melhoras dos sintomas já no terceiro dia; se utilizado de modo intermitente, para prevenir infecções, por um ano, foi observado em um longo estudo mundial que houve diminuição de infecções em cerca de 45%. O aumento do intervalo entre as crises foi outro benefício comprovado nos casos mais graves. 
 
Bayer: Science For A Better Life
Em 2013, o grupo Bayer completa 150 anos no mundo. A Bayer é uma empresa global com atuação nos campos de saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. Como empresa inovadora, a companhia marca tendências nas áreas de Pesquisa. Os produtos e serviços da Bayer são desenvolvidos para beneficiar e melhorar a qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o Grupo almeja criar valor por meio de inovação, crescimento e alta rentabilidade. A Bayer é comprometida com os princípios de desenvolvimento sustentável e atua de forma ética e socialmente responsável. No ano fiscal de 2012, o Grupo empregou 110.500 pessoas e atingiu um volume de negócios de cerca de €39.8 bilhões. Investiu mais de €2 bilhões e gastou mais de €3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. Para mais informações, consulte o site da Bayer no  www.bayer.com
 
Sobre a Bayer HealthCare Pharmaceuticals
A Bayer HealthCare Pharmaceuticals, divisão da Bayer HealthCare, reúne 38 mil funcionários, em mais de 150 países e está entre as 10 maiores corporações de especialidades farmacêuticas do mundo com faturamento anual superior a €10 bilhões. A Bayer HealthCare Pharmaceuticals é formada pela união mundial da Bayer e da Schering AG, oficializada em 2006. A unidade brasileira é a sua maior subsidiária na América Latina. A atuação no Brasil contempla diferentes áreas de negócio: Saúde Feminina, Medicina Especializada, Medicina Geral e Radiologia e Intervenção.
 



 

paulo fernando pereira
17:36 (15 horas atrás)
para destinatários desconhecidos
              A presidANTA quer acabar de vez com Brasil !
 
              Senado aprova pagamento de bolsa mensal de R$ 2.000,00 para garotas de programa
This entry was posted on Maio 10, 2013, in Mundo. Bookmark the permalink. 135 Comentários
Imagem removida pelo remetente. Quem quiser ganhar a bolsa vai ter que virar puta

Uma proposta polêmica, de autoria da senadoraMaria Rita, do Partido dos Trabalhadores, foi aprovada na tarde de hoje por maioria de votos. Trata-se do pagamento de uma bolsa mensal no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para garotas de programa em todo país.
“O objetivo da bolsa é dar a essas mulheres a possibilidade de terem uma vida mais digna, pois o dinheiro deve ser prioritariamente utilizado com prevenção de doenças”, explicou a senadora.
Segundo ela, o projeto tem interesse público, pois também tem o objetivo de “disponibilizar pra clientela um serviço de melhor qualidade, já que as meninas poderão se cuidar melhor, pagar tratamentos estéticos, frequentar academias etc.”

O projeto de lei vai ser submetido à sanção da presidente Dilma e deve entrar em vigor até o início da copa de 2014.

 
Integração Nacional vai revitalizar

 21 açudes no Nordeste

Reservatórios serão abastecidos com água dos dois principais eixos do
Projeto de Integração do Rio São Francisco
 
Brasília, 29 /5/2013 – O Ministério da Integração Nacional, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), vai revitalizar 21 açudes que receberão as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O aviso do edital de licitação para viabilizar os estudos e projetos executivos foi publicado, nesta terça-feira (28/5), no Diário Oficial da União.
 
Serão recuperados cinco açudes no Eixo Leste e 16 no Eixo Norte do Projeto São Francisco. Sete reservatórios estão localizados na Paraíba (Acauã, Boqueirão, Curemas, Lagoa do Arroz, Mãe d´água, Poções e São Gonçalo); quatro no Rio Grande do Norte (Açú, Arapuá, Pau dos Ferros e Santa Cruz); seis no Ceará (Banabuiú, Castanhão, Lima Campos, Orós, Prazeres e Quixabinha); e quatro em Pernambuco (Barra do Juá, Chapéu, Poço da Cruz e Entremontes).
 
Projeto São Francisco –  Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do país, o Projeto de Integração do Rio São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. As obras do empreendimento estão em andamento e empregam, atualmente, mais de 5 mil trabalhadores. O empreendimento vai propiciar a oferta d’água e a garantia hídrica para mais de 12 milhões de pessoas nos estados do Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
 
Além do Projeto São Francisco, o Governo Federal, em parceria com os governos estaduais, financia outras centenas de empreendimentos que estão gerando soluções definitivas para a falta d'água na região do semiárido. A cada R$ 1 investido na integração do rio São Francisco, outros R$ 2 são aplicados em obras estruturantes para garantir a segurança hídrica no Nordeste.
 
Pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os investimentos em infraestrutura hídrica mais que triplicaram, passando de R$ 7,2 bilhões no PAC 1 para R$ 26 bilhões no PAC 2, nos eixos Oferta de Água, Seca, Irrigação, Drenagem e Revitalização. São obras como barragens, adutoras e canais, que já estão transformando o semiárido brasileiro.
 
 
 
Ministério da Integração Nacional
Assessoria de Comunicação Social
Tel.: (61) 2034-5891/5528
www.integracao.gov.br

--


Núcleo de Comunicação do Ministério da Integração Nacional - Nordeste  (81) 3441-1165

No Twitter:
@br_integracao
@integracao_ne

No Facebook:
Ministério da Integração Nacional




 
 
COMPESA USA A TECNOLOGIA
 
 PARA REDUZIR TEMPO DE OBRA
A Compesa vai iniciar amanhã (30) pela manhã uma obra para a instalação de 500 metros de tubulações de esgoto na Avenida Recife, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife. Para esse trabalho será utilizado o método não destrutivo, uma tecnologia que exclui a necessidade de abertura de grande valas para assentamento de tubos e reduz o tempo das intervenções. Um trecho de aproximadamente 500 metros da faixa de rolamento da direita, no sentido Cidade Universitária - Boa Viagem, será interditado entre as ruas Coronel Ezequiel e Tenente Portela, que fica pouco antes do viaduto Tancredo Neves, para a realização dos trabalhos.
O método não destrutivo consiste em retirar algumas placas de concreto ao longo da via e, com o uso de um equipamento especial, escavar uma canaleta por baixo do solo. Após a escavação, os técnicos usam a mesma máquina para inserir a tubulação, evitando a escavação de valas em toda a extensão da pista. A adoção deste método visa adiantar a conclusão dos serviços na via, que é uma das principais ligações entre as zonas Sul e Oeste do Recife. A previsão é de que os serviços sejam concluídos de um prazo de 12 dias, contra a previsão de 30 a 40 dias pelo método tradicional.
Com o intuito de amenizar os transtornos à mobilidade na região, foi solicitado o apoio de agentes de trânsito da CTTU para orientar os motoristas no local. A Compesa também vai refazer o concreto do pavimento da avenida após a conclusão do assentamento de tubulações. O investimento faz parte do Programa Estruturador do Recife (Proest 2), que vai ampliar a rede de esgoto nos bairros de Boa Viagem, Imbiribeira e Ipsep até julho de 2014.
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário