segunda-feira, 6 de maio de 2013

Parabólica

 
 
 
 
Frases: “A negra é a avó; a mestiça é a mãe; a mulata é a filha; e a linda morena é a neta deste País”. “A massificação cultural, na TV, é responsável pela má qualidade da nossa Cultura”. (RS)
 
 
 
Teatro da Vida
 
“As amigas...”: Raquel, judia de 84 anos, e Joana, católica de 85, sempre foram muito amigas e, como não queriam dar trabalho a seus filhos, resolveram viver numa casa de repouso de sua religião respectiva. Alguns meses depois, Joana sente saudades da amiga e vai visitá-la. Quando se encontram é um festival de choro, beijos e abraços. Passadas as primeiras emoções, conversam: - E aí, Raquel, me diga como é a vida nesta casa? Raquel fala bem da comida, das instalações e das enfermeiras. E depois, com um piscar de olhos, confidencia: - O melhor Joana, é que arrumei um namorado! Joana exclama: - Virgem Santa! Que maravilha! Me conta como é! - Bom, depois do almoço, vamos ao meu quarto e sentamos na beira da cama. Deixo ele me tocar em cima, depois em baixo e, então, cantamos canções hebraicas. É maravilhoso! - Isso é uma bênção, Raquel! Estou tão feliz por você! - E você, Joana? - pergunta Raquel - Como é lá na sua casa de repouso? Joana conta a mesma coisa que a amiga e, depois, também com um piscar de olhos, confidencia: - Também tenho um namorado.
 
 
É melhor rir... “As amigas” II: - Oh, que bom, Joana! E o que é que você faz com seu namorado? Joana sorri e responde: - Nós subimos para o meu quarto, depois do almoço, e sentamos na beirada da cama. Eu deixo ele me tocar no alto, depois em baixo... Raquel ansiosa pergunta: - E aí? Joana continua: - E aí, como não conhecemos nenhuma canção hebraica, nós transamos... Acesse: www.robsonsampaio.blogspot.com.
 
 
 
...Rir sempre       Charge
 
Maria perguntou ao Zé: - Moooor, o que é leptospirose? E Zé respondeu na lata: - Fofa, é uma doença que ataca os usuários de lepitópi. E é transmitida pela urina do mouse. - Três lugares para turismo: Ponta Grossa, Passo Fundo e Maranhão. Calor não se sente aqui, sente-se no Maranhão. Na Internet: - O racismo já começa quando a pomba branca é da paz e a galinha preta é da macumba.
 
 
 
“Mundinho” deles?
 
A Mídia anuncia: no dia 3 de agosto, na Arena PE, o “maior show do mundo”, com Cláudia Leite, Thiaguinho e Banda Garota Safada. Um leitor ironiza: “Só se for o “mundinho” deles, companheiro. Cantores e músicas de péssimo gosto”.
 
 
 
Mudo, mudo!
 
O leitor Edilson Eugênio volta a reclamar da falta de sinal dos  celulares da Oi, em Suape: nem recebem e nem ligam. Já Gerluce Lima, também se queixa da OI, e diz que não há sinal, ao lado do Círculo Militar do Recife, na Av.João de Barros.
 
 
“Apagões”...
A pedido do vereador Robson Leite (PT), a Câmara de Vereadores de Jaboatão vai convocar um representante da Celpe para explicar os constantes “apagões”, nos últimos meses, na cidade. Traz prejuízos ao povo, às empresas e à economia.
 ...Aneel - Segundo Leite, a própria Câmara já deixou de realizar sessões por falta de luz. Além de pressionar a Celpe, a Câmara formalizará denúncia à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 
Pás - O Dia das Mães da 3ª. Idade será comemorado, hoje, no Clube das Pás, com um baile, das 17h às 21h, e a Orquestra das Pás e a Banda Quatro+1. A mãe mais elegante e a melhor dançarina receberão prêmios.
 
 
Mulheres - Inscrições abertas, até amanhã, para o Curso de Atendente de Lanchonete, na Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres de Paulista. Na Rua 82, s/n, Jardim Paulista Baixo. Tel:   (81) 3437.2118.
 
 
 
Ex-prefeito de Carnaubeira da Penha
  é réu em mais duas ações do MPF
 

 
Ex-prefeito de Carnaubeira da Penha é réu em mais duas ações do MPF
Prestação de contas da aplicação de recursos federais foi feita com atraso de cerca de quatro anos
O Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada/Salgueiro (PE) ajuizou ação de improbidade administrativa contra Manoel José da Silva, ex-prefeito de Carnaubeira da Penha, no sertão pernambucano, pela má administração de recursos federais recebidos por intermédio do Ministério do Esporte. Ele também está sendo processado, em uma ação penal, por crime de responsabilidade. A responsável pelo caso é a procuradora da República Sílvia Regina Pontes Lopes.
O ex-prefeito esteve à frente da administração de Carnaubeira da Penha de 2004 a 2008 e de 2009 a 2012. Ele fez a prestação de contas dos recursos federais, que destinavam-se à construção de duas quadras poliesportivas na cidade, com cerca de quatro anos de atraso.
De acordo com as apurações do MPF, o contrato firmado entre a União e o município determinava que a prestação de contas fosse feita em até 60 dias após o término da vigência do convênio, prazo que expirou em 29 de fevereiro de 2008. Mas o ex-prefeito só prestou contas em 23 de fevereiro de 2012.
Caso condenado por improbidade administrativa, Manoel José da Silva estará sujeito às penas de perda de bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, perda de função pública, suspensão dos direitos políticos por até 10 anos, proibição de contratar com o Poder Público e pagamento de multa. Se condenado por crime de responsabilidade, a pena pode chegar a até três anos de detenção.
Manoel José da Silva também é réu em outra ação ajuizada pelo MPF (nº 0000275-33.2013.4.05.8304). Nesse processo, ele é acusado de destinação irregular de verba federal proveniente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no valor aproximado de R$ 122,5 mil.

Ação de Improbidade Administrativa nº 0000279-70.2013.4.05.8304 – 20ª Vara Federal em Pernambuco
Ação Penal nº 0000281-40.2013.4.05.8304  – 20ª Vara Federal em Pernambuco
 
Qualquer cidadão pode acionar o MPF. Para fazer uma representação via internet, clique aqui .
 

 
SCJ e OAB promovem ato público
 contra a redução da maioridade penal
 
SCJ e OAB promovem ato público contra a redução da maioridade penal
A Secretaria da Criança e da Juventude e a Ordem dos Advogados do Brasil -
secção Pernambuco - promovem  Ato Público contra a Proposta de Emenda à
Constituição (PEC) que propõe a redução da maioridade penal. O Ato será
realizado em 7 de maio, às 15h, no auditório da OAB. Ao final do encontro,
será oficializado um documento que será encaminhado pelas instituições e
diversas entidades pernambucanas ao Congresso Nacional e aos líderes
políticos.
Foram convidados para participar do Ato o Ministério Público, a Comissão da
Verdade, Arquidiocese de Olinda e Recife, Tribunal de Justiça, Conselho
Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) e representantes de
prefeituras e das instituições da Rede de Proteção à Criança e ao
Adolescente.
--
Assessoria de Imprensa - Secretaria da Criança e da Juventude
Daniella Brito - 8494-1737
Alana Moreira - 8494-1758
 
 
Médicos da Prefeitura do Recife denunciam
 descaso na saúde e iniciam campanha salarial

Desfalque nas escalas de plantão, péssimas condições de trabalho, escassez de medicamentos, sucateamento de ambulâncias e sobrecarga de trabalho foram apenas alguns dos problemas apontados pelos médicos vinculados à Prefeitura do Recife,  durante Assembleia Geral, realizada, ontem. na Associação Médica de Pernambuco (AMPE).
 
 
 
Os médicos denunciaram que a área da saúde no Recife está completamente abandonada e que há total descaso com as unidades, profissionais e com os pacientes. Nos relatos, foram citados problemas em todas as unidades de saúde e da Estratégia Saúde da Família (ESF).
 

A policlínica Amauri Coutinho a escala esta defasada; alguns os médicos estão pedindo exoneração dos seus cargos. “Em um determinado momento, estavam na unidade dois pediatras e um ortopedista, mas o paciente precisava de um profissional de clínica médica por isso tivemos que encaminhá-lo para outra unidade”. declarou um médico presente à assembleia.
 

Para o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Mário Jorge Lôbo, essa é uma situação insustentável. “Queremos e vamos defender boas condições de trabalho e hoje iniciamos o movimento de valorização do médico do município”, pontuou.  Ainda de acordo com ele, esta primeira assembleia tem o propósito de juntar as informações e definir a pauta de reivindicação da categoria.
 

Na opinião do secretário de comunicação do Simepe, Sílvio Rodrigues, boa parte dos problemas relatados pelos médicos do Recife, sobretudo, das escalas incompletas, seria resolvido se existisse comprometimento da Prefeitura em convocar os aprovados do último concurso. “O Simepe já tem cobrado a chamamento dos profissionais”, esclareceu.
 

Após os relatos, os médicos definiram a pauta de reivindicações que será encaminhada a Prefeitura do Recife: 1) Campanha Salarial 2013 com base no piso Fenam; 2) Convocação dos aprovados do último concurso; 3) Novo concurso para a Estratégia Saúde da Família e 4) Melhores condições de trabalho.
 

Ainda na ocasião, a diretora do Simepe, Rafaela Pacheco, lembrou que o Simepe e o Cremepe estão disponibilizando em seus sites o questionário para avaliar a estrutura das unidades de Estratégia de Saúde da família do Recife. “Precisamos que todas as unidades respondam para podermos traçar estratégias baseadas em dados para fortalecer nossa luta e reivindicações,” explicou.
No próximo dia 22 de maio, às 19h será realizada nova Assembleia Geral na sede da AMPE .
 

Contatos: Silvio Rodrigues - 9774.2944
 
 
 
Bazar beneficente no Projeto QueroQuero
 
No próximo dia 11 de maio, véspera do Dia das Mães, o Projeto QueroQuero promove Bazar Solidário em sua sede, no Coque. Para o bazar beneficente das mães, o QueroQuero está arrecadando objetos novos e semi-novos, como roupas, sapatos, bijuterias e outros utensílios, que serão vendidos a preços populares. Para colaborar, basta entrar em contato – (81) 3447.1301 –, que a coordenação providencia o recolhimento do material doado. O QueroQuero, braço social do Hapvida Saúde, atende 150 crianças no bairro do Coque. O dinheiro arrecadado será revertido para as atividades desenvolvidas na comunidade.
 
Serviço  
Evento: Bazar Solidário do QueroQuero
Local: Sede do Projeto QueroQuero (Avenida Martin Luther King, 100 – Coque/Recife)
Data: 11/05/2013 (sábado)
Horário: Das 8h às 12h
Informações: (81) 3447.1301
 
 
Curta Doze e Meia exibe filmes de
horror no Centro Cultural Correios

Na próxima quinta-feira (09) o Curta Doze e Meia continua exibindo curtas-metragens de horror brasileiro dentro da temática do mês de maio – “ Onde os Vivos não têm Vez ”. Nesta semana o público poderá conferir os vídeos “ Saia do meu quarto ”, “ Eu, Zumbi – Coisas de Bar ou Passa a Régua e Traz a Conta ”, “ Supermercado ” e “ Ninjas ”. Após a exibição haverá um bate-papo descontraído com o curador Queops Negronski. As atividades do cineclube ocorrem todas as quintas-feiras, a partir das 12h30, no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, com entrada gratuita.
 
 
 


 O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização da Arrecife Produções e tem o apoio do Centro Cultural Correios, da Opa!Caroé e da Sambada Comunicação e Cultura.
CONECTE-SE CONOSCO:




DER começa a operar sistema
 de monitoramento de rodovias

Texto: Andréa Gonzalez


Começará a funcionar este mês o sistema de monitoramento eletrônico de rodovias desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER), órgão vinculado à Secretaria de Transportes, que vinha sendo testado há dois meses de forma experimental. De acordo com o coordenador de Transporte e Trânsito do DER, Carlos Jatobá, foram investidos R$ 14,9 milhões no sistema de monitoramento, que conta com seis tipos distintos de equipamentos eletrônicos e conta com o suporte de dois veículos denominados de Radar Móvel.

As sete câmeras instaladas nas PE-60, PE-05, PE-15, PE-22 e BR-232 nesta fase inicial do trabalho estarão dando suporte ao trabalho de fiscalização, gerando imagens 24 horas por dia. Através dessas lentes é possível detectar acidentes, obstruções nas rodovias, localizar veículos roubados, com documentação atrasada e monitorar o fluxo de pedestres, entre outros.

Tais informações estão acessíveis também aos demais órgãos que trabalham com o controle de tráfego, como o BPRv, Detran, Corpo de Bombeiros. Mais cinco câmeras devem ser instaladas em pontos que ainda serão definidos pela equipe de monitoramento. “Com esse sistema seremos capazes de buscar soluções rápidas para problemas de mobilidade, acidentes e localização de veículos roubados”, enfatizou Jatobá. Atualmente cinco pessoas trabalham acompanhando as imagens das câmeras entre 7h00 e 18h00. Após esse horário os equipamentos continuam registrando as imagens, que são armazenadas em um banco de dados.


FPS PROMOVE II CAMPANHA
DE INCENTIVO AO USO RACIONAL
DE MEDICAMENTOS NESTA TERÇA

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado no dia 05 de maio, é o mote da II Campanha de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos. A iniciativa é promovida pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), com o apoio do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e do Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Nesta terça-feira, 7 de maio, no IMIP, haverá distribuição de informativos e esclarecimentos de forma educativa para a população entre 8h30 e 16h. Estudantes e tutores do curso de Farmácia estarão à disposição para conversar e tirar dúvidas.

O objetivo da Campanha é conscientizar a população sobre o uso racional do medicamento: como deve ser prescrito pelo médico, como o farmacêutico pode reforçar o uso correto na hora da venda, a importância de exigir a receita médica para os medicamentos que não tem uso liberado, a forma correta de armazenamento e descarte em casa e atenção ao prazo de validade.

Multi Comunicação
Denise Vilar (81) 3222-4912 | 9429-4970 | 8182-8884
denise@multicomunicacao.com
www.multicomunicacao.com
 
 
 
 
 
 
 
IRH e Funape realizam
II Feira de Artesanato
 
 
Artesanato - De amanhã (7) à sexta-feira (10), o Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH), em parceria com a Fundação de Aposentadorias e Pensões do Estado (Funape) realizam a II Feira de Artesanato. A ação faz parte das comemorações ao Dia das Mães e tem o objetivo de incentivar a cultura e valorizar servidores ativos e inativos na divulgação e produção de seus trabalhos. O evento acontece no edifício sede do IRH/Funape.
 
Vívian Maia
Assessoria de Imprensa IRH
 

 
 
Evitar tragédias é dever de todos
 
Mary Lorena Gurevich*
                 
Boates e casas noturnas sem alvará e estrutura adequada para evasões em emergência; construção irregular de casas em áreas de risco, com a repetição anual de deslizamentos e vítimas na época das chuvas; prédios que desabam; elevadores que despencam; barcos que afundam... Até quando o Brasil conviverá resignado com o fato consumado de tragédias, sem que se adotem medidas preventivas eficazes? É preciso mudar essa cultura de negligência com a segurança da sociedade e a vida humana.
 

         Tal dever não é apenas do Estado, mas de todos, em especial aqueles que são responsáveis pela gestão de organizações e estruturas nas quais as pessoas moram, trabalham, divertem-se, reúnem-se e utilizam para sua mobilidade. Nesse contexto, é de extrema importância atender às normas de segurança, conservação e manutenção dos edifícios, nos quais a grande maioria da população das grandes cidades mora ou trabalha.
 

É preciso ter consciência de que administrar um condomínio, uma imensa responsabilidade, exige atenção permanente com vários itens a serem inspecionados. Desde a simples troca de lâmpadas queimadas, até alguns preceitos essenciais para se evitar problemas e riscos: prevenção e proteção contra incêndios; cuidado com as marquises; atenção constante com a estrutura da edificação; manutenção periódica dos elevadores; verificação permanente da existência de vazamentos e infiltrações; e dedetização anual contra insetos, inclusive o cupim, cuja proliferação pode comprometer até mesmo o concreto.
 

No tocante à prevenção e proteção contra incêndio, é importante manter em dia os extintores, criar, treinar e reciclar sempre uma brigada apta a enfrentar essas situações. É recomendável, ainda, solicitar uma vistoria ao Corpo de Bombeiros sempre que modificações e reformas forem realizadas. Nesses casos, devem ser analisados o sistema hidráulico, iluminação, saídas de emergências, estruturas de proteção e a mobilidade, caso a reforma tenha alterado entras e saídas de pedestres e de automóveis.
 

As marquises dos prédios também devem ser inspecionadas regularmente. A manutenção e a conservação das fachadas devem ser sempre orientadas por um engenheiro. É necessário observar a legislação de cada município com relação à periodicidade e o órgão da prefeitura ao qual o laudo estrutural deve ser entregue.
 

Ainda com relação à estrutura do edifício há algo absolutamente prioritário: nenhuma reforma de andar, sala comercial ou apartamento residencial, bem como em garagens e áreas comuns, deve ser feita sem a orientação e autorização de um engenheiro, a partir de análise feita na planta estrutural da obra. Alterações em paredes e colunas feitas à revelia desse procedimento podem provocar grandes problemas, inclusive desabamentos, como já tem ocorrido.
 

Outra recomendação significativa refere-se à sinalização interna, independentemente do porte do empreendimento, seja ele vertical ou horizontal, residencial ou comercial. Em todos os casos é essencial que todos os ocupantes fixos e os visitantes possam identificar com rapidez e clareza as portarias normais e eventuais saídas de emergência, entradas e saídas de garagens, locais de acesso às escadas e aos elevadores, localização de extintores de incêndio e mangueiras. Em empreendimentos de maior porte, como o Cetenco Plaza Torre Norte, também é aconselhável placas sinalizadoras que orientem a locomoção dos visitantes. Isso facilita muito o fluxo de pessoas, principalmente em prédios comerciais com grande movimentação de pessoas.
 

Prevenção e cuidado permanente constituem compromisso muito sério de quem é responsável pela manutenção de edificações nas quais as pessoas vivem e trabalham. Isso é fundamental, pois é inútil lamentar ante a ocorrência de tragédias que poderiam ser evitadas.
 
*Mary Lorena Gurevich, advogada, é síndica do Condomínio Cetenco Plaza Torre Norte
 
 
 
Coletiva de Imprensa: Campanha
18 de maio da Rede de Combate
 

Para equipe Folha de Pernambuco
 
Nesta terça-feira (7 de maio), a partir das 10h, no Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PE), acontece a Coletiva de Imprensa para a apresentação da edição 2013 da Campanha do 18 de maio (Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual infanto-juvenil, promovida pela Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Estado de Pernambuco.
 
Este ano, o tema faz referencia aos Megaventos Esportivos (Copa das Confederações e Copa do Mundo) e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes antes, durante e após os eventos. Na oportunidade, estarão sendo apresentadas informações sobre o tema da campanha (com participação de especialistas) e será apresentada a programação de atividades que estarão acontecendo no mês de maio visando o enfrentamento da violência sexual sofrida por crianças e adolescentes.  
 
O Conselho Estadual fica na Rua Correia de Araújo, nº 93, Graças (rua após a Livraria Modelo).
 
Contamos com a presença,
 
Paulo Lago
Comunicador Social - Jornalista 
Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social - CENDHEC
(81) 3227-7122
(81) 9115-7655
 
 
 
"Artesãs empreendedoras" chega em Altinho  
 
Começa nesta terça-feira,07, em Altinho, no agreste pernambucano, a primeira etapa do projeto Artesãs Empreendedoras, promovido pela Secretaria Estadual da Mulher. Trinta mulheres produtoras de artesanato moradoras do município vão participar de aulas do curso de formação de políticas públicas e consultorias  em gestão da produção e design do produto. A capacitação terá uma   carga horária de 100 horas/aula e as consultorias 300 horas/aula
 
O treinamento ocorrerá no Colégio Professor Francisco Joaquim de Barros Correia, na Rua Barão de Contendas s/nº, Centro. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR. Com a capacitação, a SecMulher pretende que as artesãs estejam mais preparadas para concorrerem no mercado de comercialização de produtos artesanais.   As artesãs vão podre mostrar os produtos durante a exposição dos artesanatos na XIV Fenearte, que acontecerá em Recife entre os dias 04 e 14 de julho.
 
A gerente de Programas e Ações Temáticas, Alessandra Rios, comenta que  a desvalorização e invisibilização do trabalho doméstico realizado por essas mulheres se reproduz também na produção artesanal, por isso a participação das artesãs em espaços públicos de comercialização é de grande importância. “Além de ser um espaço de reconhecimento e divulgação de seus trabalhos, também é um espaço de geração de renda e mesmo que afirmem continuadamente ser pouco, lhes possibilita certa autonomia", disse a gerente.
 
Além de Altinho, este ano a SecMulher já iniciou as capacitações  nos municípios de Buique e Orobó, no agreste,  Petrolândia, Salgueiro  e Serra Talhada, no sertão. O objetivo é atender a um total de 180 mulheres de seis associações/grupos de artesãs do estado. A formação total compreende uma carga horária de 2.400h/a, sendo: 600h/a em Políticas Públicas e 1.800h/a em Qualificação em Design e Gestão do Artesanato.
  --
Ceça Ataides - Assessora de Imprensa da Secretaria da Mulher do Governo do Estado
81 3183.2955 - 81 9488.3620
 
 
--
Ceça Ataides - Assessora de Imprensa da Secretaria da Mulher do Governo do Estado
81 3183.2955 - 81 9488.3620
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário