quarta-feira, 12 de junho de 2013

Parabólica


 

Esqueceram idosos e deficientes?

O leitor Christovam Guerra denuncia que a CTTU continua desrespeitando os idosos e os deficientes físicos. “Agora foi na Rua Sebastião Lins, aquela ruazinha que fica antes do Cinema São Luiz, esquina com Rua da Aurora. Naquele local, já há muito tempo, existiam duas vagas sinalizadas para idosos e deficientes físicos. Mas, a CTTU colocou uma “Estação de Bicicletas” em apoio ao Projeto Pedala Recife. E por que não colocou, após as duas vagas, já que sobram espaços ali. Ou antes de implantar a estação não remarcou as vagas para logo após a dita cuja? Simplesmente, acabou com as vagas do alto de sua costumeira prepotência, quando faz tudo sem, antecipadamente, consultar moradores e usuários. Tudo feito por  ‘técnicos apadrinhados’ e que de trânsito e mobilidade urbana não entendem nada, comprovado com  os constantes absurdos que fazem pela cidade. Quando a CTTU passará a agir profissionalmente em favor da Cidade do Recife e de seus moradores?”, pergunta Guerra, bastante indignado.  

 

Social - A responsabilidade social da JBR Engenharia será tema do no Encontro de Integração do CIEE, hoje, às 14h, no auditório do Banco Central. Terá a participação do presidente da empresa, Pedro Pereira, e da professora e pesquisadora da UFPE Carla Pasa, especialista em responsabilidade socioambiental. A JBR mantém o Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (Immoc), que capacita jovens de Olinda e do Recife. Em 2012, venceu o Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT) pela iniciativa.

 

Para turista ver e não...       

É lamentável o estado de conservação de toda a mureta - como mostra a foto - da orla do calçadão de Boa Viagem e que é usada como bancos. Com parte do cimento danificado e os ferros tomados pela ferrugem, as pessoas temem sentar e sofrer algum ferimento. E vejam que a situação já é bem antiga e esquecida pela Prefeitura do Recife. Tudo às vésperas da tão “badalada e inesquecível” Copa das Confederações. E também para o turista ver e não sentar.

 

 

...sentar nos bancos


Além do estado lastimável da mureta, o calçadão tem, há um bom tempo, um esgoto que corre a céu aberto perto do quiosque de número 41, um buraco tapado com areia da praia e tampas de galerias quebradas. E no “cartão-postal” do Recife.

 

 

Estranho

 

No curto período de quase seis meses recebo, pela terceira vez, um “segue a nova relação atualizada com os assessores de Imprensa da PCR”. Se a moda pega com os secretários, vamos ter novidades todos os dias, companheiros.

 

 

Lembraram-se...

O Poder Executivo Estadual abriu um crédito especial em favor do Fundo Estadual dos Direitos dos Idosos de Pernambuco (Fedipe). O  montante do crédito será de um milhão e quatrocentos e onze mil reais. Os velhinhos bem que merecem.


...dos velhinhos – Por sua vez, a presidente da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa, Raquel Lyra, destacou a aprovação, desse projeto de lei, ontem, de autoria do Governo do Estado. Muito bom.


R/2 - A Associação dos Oficiais da Reserva do Exército (AORE) e o comandante do CPOR do Recife realizam, hoje, às 12h, o tradicional almoço mensal de confraternização, no Círculo Militar do Recife.


Pintura - “Expo Relâmpago Itinerante” é a exposição dos artistas plásticos Sílvio Hansen, Chico Vaz, Cyane Pacheco, Fernando Duarte, Renata Galvão, Daaniel Araújo. Hoje, às 20h, no Bar Acalanto (por trás do Mercado da Encruzilhada). 


UBE - A União Brasileira de Escritores (UBE-PE) homenageia, hoje, às 17h, o poeta Luiz Esperantivo, que fará apresentação dos seus livros. Na Rua de Santana, 202, em Casa Forte. Aberta ao público.

 

 
 
 
 
 
 
 
 


Celpe alerta para cuidados com fogos
 e fogueiras próximos à rede elétrica


Concessionária lembra que não se deve utilizar postes, nem os fios elétricos para instalar as tradicionais bandeirinhas e balões ou fixar qualquer tipo de enfeite
 
Recife,  11   de junho de 2013 – O s tradicionais festejos junin o s requerem cautela por, geralmente, estarem associadas a fogueiras e fogos de artifício. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta para os riscos de brincadeiras próximas à rede elétrica e orienta cuidados que podem preservar a festa longe de acidentes. Desrespeitar as advertências pode provocar curtos-circuitos e interrupção do fornecimento de energia, além do risco de queimaduras e ocorrências de maior gravidade.
O primeiro cuidado é manter a distância da rede elétrica e não acender fogueiras sob os fios, nem soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores. Da mesma forma, não se deve utilizar os postes, nem os cabos elétricos para instalar as tradicionais bandeirinhas e balões ou fixar qualquer outro tipo de enfeite. É importante que o correto entendimento sobre os procedimentos de segurança sejam aplicados para que não ocorram imprevistos.
Onde forem necessárias as ligações provisórias para suprimentos de arraiais ou barraquinhas de comidas típicas e fogos, o serviço apenas pode ser executado por profissionais da Celpe. Ligações clandestinas, além de sobrecarregar o sistema e representar risco de curto-circuito e acidentes graves, é crime previsto no  artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A Celpe lembra que, mesmo que sejam para utilização por curto período de tempo, essas instalações não deixam de ser perigosas. Um curto circuito  ou sobrecarga  em locais onde existam fogos de artifício, por exemplo, pode ser fatal . Também não se deve empregar as conhecidas extensões e/ou benjamins, nem se deve esquecer a obrigatoriedade da instalação de um sistema de aterramento elétrico, que vai conferir segurança às instalações.
Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é recomendável ter  uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva, através do uso de disjuntores termomagnéticos, relés adequados e aterramento elétrico. Isso porque, em caso de falhas, somente o trecho defeituoso é desligado.
Outro alerta é relativo a balões. A Celpe adverte que soltar balões é crime e constitui uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão encontrar um fio energizado, nas nossas redes ou subestações. As consequências são imprevisíveis.
Nas ruas e praças, a recomendação é que as bandeirolas, faixas e outros adereços devam ser confeccionados com materiais isolantes e de modo algum podem ser afixados próximos da fiação elétrica. De acordo com as normas de segurança da Celpe, postes e padrões de energia não podem ser utilizados para amarrar qualquer tipo de enfeite ou adereços. Também não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano, e artifícios de decoração, próximo à rede elétrica.
A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som devem levar em conta a distância mínima de segurança (1,5 metro) em relação à rede elétrica. Durante a montagem e a desmontagem das estruturas, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.
 
Dicas de segurança
 
¨        Não solte balões, eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações;
¨        Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede de energia elétrica. Fios e postes podem ser danificados, causando curtos-circuitos e interrupção de energia;
¨        Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua, elas devem estar, no mínimo, a um metro de distância da fiação elétrica;
¨        Ligação clandestina é crime, pode dar cadeia e coloca a vida de pessoas em perigo;
¨        Em caso de fios partidos ou caídos, mantinha uma distância segura.
¨        Jamais toque em pessoas que estejam em contato com a rede elétrica. Ligue de imediato para prontidão de luz;
¨        Não monte arraiais próximo à rede de energia elétrica;
¨        Ligações provisórias para o São João devem ser solicitadas à Celpe
 
Procedimentos em caso de acidente
 
¨        Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
¨        Jamais tocar em fios partidos;
¨        Não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada;
¨        Ligar imediatamente para o Samu (192) Corpo de Bombeiros (193) e Celpe (0800 081 0196)
 

 
INFORMAÇÕES                                        
 
Unidade de Relações com a Imprensa  |  PRRI
Fernanda Santos
fernanda.santos@celpe.com.br  / cel 9544-6668
 
 

O DRAMA DAS PIRÂMIDES

 CÉLIO CRUZ    

É preciso  alertar a sociedade sobre os riscos desses novos "negócios da China", que prometem remunerar investimentos em até 300% no período de um ano. Os esquemas-pirâmide são antigos e conhecidos, mas se reapresentam com nova roupagem. No interior do estado, as pessoas têm vendido suas posses e até contraido empréstimos para "investir" nesse canto da sereia. O mais grave é o argumento semelhante usado por quase todos os membros da "irmandade", quando tenta taxar de fracassados os que se negam a cair no golpe. Sem falar da questão ética, ao convidar parentes e amigos para algo que está fadado ao fracasso e trará consigo frustrações e prejuízos. Se isso fosse sério e perene, bancos e grandes empresas já estariam investindo há muito. Como diz o ditado, "quem quer muito, trás de casa".
 



SAÚDE
"Os
avanços no diagnóstico e tratamento dos distúrbios endócrinos e da diabetes
serão debatidos na 16ª edição do EndoRecife, maior encontro regional de
endocrinologia do país, que vai acontecer entre os dias 27 e 29 de junho, no
Hotel Summerville, em Muro Alto. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira
de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-PE) e presidido pelo Dr. Lúcio
Vilar,
presidente
da Regional.
A
expectativa da organização é de que cerca de 800 pessoas, entre
endocrinologistas, profissionais da saúde e estudantes, participem do
evento.
"

 
CLIENTES DA COMPESA  PODEM 
 INFORMAR VAZAMENTOS DE ÁGUA
E EXTRAVASAMENTO DE ESGOTO 
PELO CELULAR
 
Precisão, agilidade e redução de desperdício são os principais objetivos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ao utilizar a telefonia móvel para informar sobre vazamentos na rede de distribuição de água ou extravasamento na rede coletora de esgoto. O recurso tecnológico já está sendo oferecido pela empresa desde o dia 1º de junho, inicialmente apenas para os clientes da Região Metropolitana do Recife. A sistemática funciona a partir da utilização de um aplicativo para smartphone compatível com os sistemas Android e iOS (iPhone), permitindo à população informar sobre ocorrências a partir de fotos tiradas no local.
O aplicativo funciona da seguinte forma: após instalado no telefone, o cliente tira uma foto do vazamento, aponta no mapa o local da ocorrência e envia o registro para a Compesa, que receberá as informações. Feito isso, o operador do call center abrirá um registro de atendimento baseando-se na foto, que já aparecerá georreferenciada no sistema da companhia e enviará um protocolo para o celular do cliente. Se por algum motivo não for possível identificar o local da ocorrência, o cliente receberá uma mensagem de texto informando que não foi possível abrir o registro e será orientado a entrar em contato com o call center da empresa.
Segundo o diretor Regional Metropolitano da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, a companhia tem buscado na tecnologia as ferramentas necessárias para melhorar a prestação de seus serviços. “Essa ferramenta vai permitir que a Compesa tenha ciência de um vazamento, estouramento (quando ocorre em tubulações de grande porte) ou extravasamento de esgoto com o auxílio de um recurso fundamental, que é a imagem”, explica Rômulo.
Essas imagens chegarão com as coordenadas, possibilitando a identificação do endereço correto e dando uma maior agilidade no conserto da tubulação. “Pela imagem, os nossos técnicos já terão uma noção sobre a extensão do vazamento para adotar as providências cabíveis, como o fechamento imediato dos registros para evitar o desperdício e mobilizar equipes, que seguirão para o local com a estrutura necessária para resolver a questão”, explica Rômulo.
Quando o serviço for concluído, o cliente da Compesa receberá uma mensagem de texto informando sobre a sua conclusão. Caso ele tenha cadastrado o seu endereço eletrônico no aplicativo, será possível também receber por e-mail um questionário para avaliar o serviço da companhia.
O aplicativo já está disponível para download na GooglePlay (para usuários Android) e em breve será também disponibilizado na Apple Store (para os usuários Iphone).
INVESTIMENTO - Atualmente, a Compesa investe cerca de R$ 1 milhão para consertar cerca de seis mil vazamentos por mês no Grande Recife. Ao todo, são 70 equipes de manutenção. Além desse trabalho corretivo, a companhia também tem investido em ações preventivas. Estão sendo aplicados R$ 400 milhões na troca de tubulações antigas da Região Metropolitana.
 
 
Oportunidades de emprego
nas escolas CNA e Estudo Mais
A Escola de Idiomas CNA e o
Estudo Mais - Ensino Individualizado, ambos sob a direção pedagógica de Annie
Bittencourt, estão  em expansão no Recife. Para a abertura de sua nova unidade,
estão selecionando e contratando novos monitores de inglês (30 horas semanais),
professor de matemática, português e física (30 horas semanais) e professores de
inglês ou espanhol. Os interessados devem enviar seus currículos para o
e-mail catharinemoraes@palavrasidiomas.com.br até 20/6. Todos os contratados terão ambiente
de desenvolvimento profissional, excelente treinamento, plano de cargos e
salários, seguro saúde, vale-transporte e bolsa de estudos para aprender inglês
ou espanhol.

 O forró do Clube de
 Engenharia de Pernambuco
 
Na próxima 6ª feira, dia 14 de junho, em festança com início previsto para às
19h30, no Palácio da Engenharia, na Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José,
no centro do Recife, o Clube de Engenharia de Pernambuco vai realizar mais uma
edição do ‘Forró das Entidades’, que promete animar o São João de engenheiros
vinculados a todas as entidades do setor.





 
 
 
 


Quem ganha com o desmonte da Eletrobrás?

 Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco
Ao divulgar o plano diretor da companhia 2013-2017, o presidente da Eletrobrás anunciou que no período, a previsão de redução no orçamento de custeio será da ordem de 30%. Um dos itens da contenção de despesas é o programa de incentivo ao desligamento voluntário (PIDV), cuja projeção inicial é que alcance entre 20 e 25% do total dos 27 mil empregados da holding.

Quando se fala de desligamento de pessoal, o discurso oficial é sempre o mesmo. De que todo cuidado será tomado para que não haja descontinuidade técnica e nem perda da qualidade dos serviços oferecidos à população. No caso do fornecimento elétrico, este já vem há tempos, sofrendo com as interrupções (também chamado de apagão) frequentes.

O agravante para o país com a dispensa de pessoal em uma empresa com alto conteúdo técnico, caso da maior empresa estatal (como bem diz o nome – pertence ao Estado, e não ao governo, partidos, bancadas ou políticos individuais) na geração de energia elétrica, é o tratamento dispensado ao seu potencial humano. Formado ao longo de vários anos de estudos, e com prática na própria empresa, essa competência técnica em menos de 2 anos será dissolvida.

O programa de demissão voluntária é a forma adotada para o “enxugamento” do quadro de funcionários da Eletrobrás, motivado pela reestruturação depois da catastrófica perda financeira imposta pela lei12.783/2013.

Além das verbas rescisórias já previstas na legislação trabalhista oriunda da demissão sem justa causa, os funcionários receberam vantagens como pagamento de salários, assistência médica ao empregado e dependentes por um determinado período após o desligamento, complementação do plano de previdência privada e auxílio de consultorias para transição de carreira ou para abertura de um empreendimento. Tudo isto está no “script”.

Obviamente a empresa não pode obrigar o funcionário a aderir ao plano de desligamento em nenhuma hipótese. E é bom lembrar que geralmente esses tais planos de demissão voluntária são precedidos de uma onda de boatos, fofocas, assédio moral, muita pressão, terrorismo e intimidação, o que faz com muito(a)s não tenham "cabeça" para avaliar adequadamente o que é melhor individualmente para ele(a).
 
Infelizmente, neste que é um dos momentos mais importantes da vida da pessoa, em que ele precisa ter condições de avaliar, o mais friamente possível, as consequências que podem advir da sua decisão, é precedido de toda sorte de sentimentos que lhe deixa inseguro, quando ele deveria estar o mais tranqüilo possível.

Neste processo todo, em que o objetivo é o desligamento de milhares de pessoas, merece uma reflexão o papel dos dirigentes do grupo Eletrobrás e de suas empresas. Estes indicados, e muito deles “sem passado” na empresa que dirige, mas que na partilha dos cargos pelos partidos políticos, que compõem a base do governo de plantão, foram alçados aos cargos de chefia, terão grande responsabilidade no “enxugamento” das empresas.

Para estimular os dirigentes/diretores bem cumprirem as ordens, e conseguirem maior o número de demissões de funcionários eles terão garantidos honorários extras. Ou seja, segundo informação amplamente difundida pela imprensa, em um oficio dirigido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais ao Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia ficou definido que “a participação nos lucros e resultados (PLR) dos dirigentes está condicionada ao alcance de metas do plano de redução de pessoal, material, serviços e outras despesas (PMSO)”.

Ainda de acordo com este documento encaminhado ao MME o dirigente que conseguir uma redução de 30% ou mais na quantidade de funcionários terá dois honorários de PLR. Quem reduzir de 20% a 30% terá 1,5 PLR. E aqueles menos “eficientes” que diminuírem o quadro de pessoal de sua empresa em até 20% receberão um honorário apenas. A titulo de quantificar o PLR a ser pago aos diretores das 19 empresas do grupo Eletrobrás, em 2012 o valor médio foi de R$ 72.500,00.

Assim fica mais claro e cristalino, saber quem vai ganhar, e muito lucrar, com o desmonte da Eletrobrás e suas empresas, inclusive a Chesf.





 

 
 
 
 
 
 
 
 
“Parlamentares registram os 188...
 
 
“Parlamentares registram os 188 anos da...
Maria Cristina Henriques12 de Junho de 2013 06:59
“Parlamentares registram os 188 anos da Política Militar de Pernambuco e destacam atuação da corporação. Confira: http://bit.ly/13AvIp2

O deputado Sebastião Rufino, do PSB, registrou, nesta terça (11 de junho), os 188 anos da Polícia Militar de Pernambuco. De acordo com o parlamentar, durante todos esses anos, a PM vem desempenhando o seu trabalho com eficiência, integridade e compromisso. O socialista ressaltou que, devido à complexidade, as questões de violência são difíceis de serem trabalhadas, mas o Pacto Pela Vida vem trazendo resultados significativos para Pernambuco.

De acordo com Rufino, as estatísticas mostram que os dados relacionados à violência vêm diminuindo a cada ano. Ele destacou que, ao longo de seis anos do programa Pacto Pela Vida, o índice de criminalidade diminuiu em 34,5% no Estado e 51,8% na capital Pernambucana. 

Ainda nesta quarta(?), o deputado Odacy Amorim, do PT, também parabenizou a Polícia Militar de Pernambuco e fez um apelo ao Governo do Estado para a construção de vilas militares. O petista alertou sobre a necessidade de condições de moradia e de qualidade de vida dignas para a classe. (M.S.) “
-------------------------------------------------------------------------------------
Registre-se que quando Cel.José Lopes era o Cmte.Geral,tivemos uma reunião na CAIXA sobre a questão de financiamento de imóvel para PMs com o então Superintendente da CAIXA Pedro Santiago - maio de 2009 salvo engano.Presentes - Cel.José Lopes,o entãoTcelCarlos Feitosa,Alexandre Santos(Clube de engenharia),e eu.Cel.Feitosa ficou encarregado dos desdobramentos. Maria Cristina Henriques.
ARTIGO- Quem ganha com o desmonte da Eletrobrás.docFalsos pastores

Hipocrisia combina muito bem com os falsos pastores
São palavras de Cristo - "Dai a Cesar o que é de Cesar e a DEUS o que é de DEUS"
Gastar dinheiro público para fazer uma lei esdrúxula,vazia?Que o dinheiro publico seja bem aplicado.
Por exemplo - 
Essa é uma lei necessária."Só se aplica recurso em copa do mundo ou qualquer coisa supérflua como aumento de parlamentares quando escolas e hospitais estiverem em EXCELENTES CONDIÇÔES.E já não haja esgoto escorrendo pelas ruas.E que a mortalidade infantil seja perto de ZERO.
Revoguem-se TODAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO"


Maria Cristina de Miranda Henriques
Consultoria em Acessibilidade - imóveis
F.(81)3061-3362/91422712(CLARO)

Deputado evangélico quer lei para confirmar Deus no real

http://www.paulopes.com.br/2012/11/evangelico-quer-lei-para-confirmar-deus-no-real.html#.UbhAz0qaaHM

Pastor Eurico
Pastor Eurico nega que a
Constituição seja laica
O deputado Francisco Eurico da Silva (PSB-PE), conhecido como Pastor Eurico (foto), apresentou à Câmara Federal um projeto de lei que, se aprovado, tornará a expressão “Deus seja louvado” obrigatória nas cédulas do real. 

Trata-se de uma reação do deputado contra a decisão do MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo de pedir à Justiça para que a expressão seja suprimida das cédulas em obediência à laicidade do Estado brasileiro. 

A inclusão da frase no dinheiro não tem respaldo legal, porque decorreu de uma decisão de José Sarney, quando foi presidente da República, e, por isso, como quer o MPF, poderá ser anulada pela Justiça. Para descartar essa possibilidade, o Pastor Eurico elaborou o projeto de lei para confirmar e garantir a permanência da frase no dinheiro. 

No entendimento do evangélico, “é mentira” que a Constituição seja laica, porque foi promulgada “sob a proteção de Deus”, conforme destaca o seu preâmbulo. 

Para ele, o preâmbulo do texto constitucional tem valor jurídico porque serve como embasamento para a compreensão de tudo que ali está expresso. “Desta forma, todo o texto está vinculado e amarrado aos conjuntos formuladores que se encontra no preâmbulo da Constituição Federal”, disse.

O deputado afirmou que o artigo 19 da Constituição proíbe que governos mantenham aliança ou dependência em relação às religiões, mas, segundo a interpretação dele, isso não ocorre com a referência a Deus nas cédulas do dinheiro. ”É apenas uma forma de expressar o sentimento que o povo brasileiro tem em relação a Deus, sem tornar o Estado submisso a isso.” 

Em recente entrevista, o procurador Jefferson Aparecido Dias, que é católico praticante e autor da ação do MPF, afirmou que em nenhum trecho da Bíblia Jesus deu a entender que o seu nome ou de Deus devesse constar no dinheiro. O que Jesus disse, acrescentou o procurador, foi “A César o que é de César”. 

O jornalista Hélio Schwartsman, da Folha de S.Paulo, escreveu que os religiosos deveriam ser os primeiros a pedir a exclusã
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/11/evangelico-quer-lei-para-confirmar-deus-no-real.html#ixzz2VzeHPYf7
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.o de “Deus” de “algo tão profano e mal-afamado como o dinheiro”

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/11/evangelico-quer-lei-para-confirmar-deus-no-real.html#ixzz2VzeHPYf7 
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário