sexta-feira, 14 de junho de 2013

Parabólica


 

 

 

Mais de 900 alunos sem aulas 

 

Os mais de 900 alunos da Escola Estadual Coronel Valeriano Eugênio de Melo, em Caixa D’água, Olinda, estão sem aula desde terça-feira, por causa das fortes chuvas, no Recife e na Região  Metropolitana. A falta de infraestrutura e o alto índice pluviométrico impossibilitam o acesso à unidade de ensino. Os problemas estruturais já haviam sido denunciados, em fevereiro deste ano, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Na ocasião, o Sintepe apurou que, em julho de 2012, os dois prédios foram condenados por engenheiros da Secretaria Estadual de Educação. Porém, para que os alunos não ficassem sem aulas, foram instaladas, em setembro do ano passado, salas em PVC no mesmo terreno da escola e ao lado de um dos prédios. Mas, das edificações interditadas, só o térreo de uma delas é usada. Com isso, a escola, que contava com 18 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, biblioteca e outros espaços, teve as suas atividades reduzidas. De acordo com um professor, que prefere não se identificar, os problemas se arrastam há alguns anos.

 

 

Aulas II - A escola tem infiltrações, rachaduras, afundamento do piso, afastamento entre colunas, vigas expostas, entre outros. O Sintepe teve acesso ao lado técnico do engenheiro Moyses Elian Avad Neto, em fevereiro deste ano. O documento aponta que a estrutura está comprometida e que foram feitas reformas indevidas nos dois prédios. A reforma custará 2 milhões e não se sabe se está em fase de licitação. Enquanto isso, devido à estrutura pequena, equipamentos se perdem no tempo e outros estão lacrados.

 

Bocas de lobo danificadas     

 

Ainda sobre Boa Viagem, onde a mureta ao longo do calçadão é usada como bancos e está em sua grande maioria danificada, estas  bocas de lobo encontram-se quebradas. As ditas cujas ficam perto do banheiro, no calçadão, e quase em frente à Pracinha. As pessoas demonstram preocupação com um possível acidente, além da péssima impressão causada aos turistas. E existe um buraco  tapado com areia da praia. Verdadeiros absurdos, no principal “cartão-postal” do Recife.

 

 

É FIFA nas urnas!!!

 

Com essa Copa e a do Mundo, no próximo ano, tudo é “padrão de qualidade da FIFA”. Um cidadão, num boteco em Afogados, e já com “umas e outras no quengo”, detonou: “Nada de Dilma, Aécio ou  Eduardo: É a FIFA, nas urnas, em 2014”.

 

 

 Cuidado

 

Nem bem começaram as festas juninas e duas pessoas sofreram, ontem, queimaduras de 2º. grau: uma criança e uma senhora. No ano passado, foram 50 vítimas por causa dos fogos e das fogueiras. Imaginem, no São João e São Pedro.

 

 

Retenções

 

O leitor Fábio Júnior da Silva vê omissão da CTTU: de manhã, no horário de pico, duas carretas são estacionadas na faixa da esquerda da Avenida Jequitinhonha, em Boa Viagem, e em frente à Locadora de Carros Localiza. Haja retenções.

 



Engenharia - Alunos da Faculdade Boa Viagem assumiram a presidência do Núcleo Pernambucano de Estudantes de Engenharia de Produção. E com o apoio da entidade nacional.



Gratuito - O SESI oferece, até hoje, 234 vagas no Curso de Informática, e de graça. As aulas acontecerão, na Fibrasa (BR- 101 Norte, KM 54, Abreu e Lima), a partir de 2ª.-feira. Informações: (81) 2123-8711.

 

 

Forró - Hoje, às 20h, o V Arraiá Beneficente em prol do Hospital de Câncer de Pernambuco, no Buffet Socorro Doces e Salgados, no Barro. O valor arrecadado, com a venda dos ingressos, será doado para o HCP.

 

 

Show - O cantor Augusto César será a atração, hoje, a partir das 21h, num show em homenagem aos namorados, no Bar e Restaurante Boca da  Mata (por trás do Talude). Tels: 9997.7565 e 8761.2161.

 




“Recife Frevo e Bola no Pé” leva a Capital
pernambucana para Fortaleza e Salvador
Divulgação de destino tem como foco o público das
 Copas das Confederações e do Mundo da Fifa
 
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, promove uma ação de marketing em duas cidades do Nordeste que também sediarão os jogos das Copas das Confederações e da Copa do Mundo da Fifa. O projeto intitulado “Recife Frevo e Bola no Pé” vai levar a Fortaleza e a Salvador um pouco da cultura local. “Como Salvador e Fortaleza são cidades próximas, queremos atrair a população e também os turistas que virão assistir aos jogos da Copa das Confederações e também da Copa do Mundo no Nordeste”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.
 
Essa é uma ação inédita, que vai levar uma seleção composta por orquestra de frevo, passistas, bonecos gigantes, caboclinhos, caboclo de lança, chefe de cozinha com degustação, apresentador, TVs de Led para apresentação de vídeos institucionais, fotógrafo com ação nas redes sociais, fantasias carnavalescas, figurinos esportivos, diário de bordo para imprensa e redes sociais on-line, distribuição de folhetos e tabela de jogos da Arena Recife.
 
Envelopado com imagens e potenciais turísticos da cidade, os ônibus irão, certamente, chamar a atenção da população local por onde eles passarem. Os dois veículos irão percorrer mais de 3,5 mil quilômetros na BR-101 Norte e Sul. Ao todo, serão 12 dias de ação direta, mostrando o Recife para turistas e moradores de Salvador e Fortaleza, durante a Copa das Confederações.
 
O ônibus que segue para Fortaleza sai da Arena Recife às 6h30, no dia 18 de Junho e fica no destino até o dia 24 de Junho. Lá, o ônibus irá se deslocar pelo Aterro e calçadão da Praia de Iracema, Largo do Mincharia e Centro Dragão do Mar Arte e Cultura. Já o veículo que vai para Salvador, tem o Marco Zero como ponto de saída no dia 19 de Junho, também às 6h30. O ônibus fica até o dia 23 de Junho na capital baiana. A equipe de divulgação da cidade passará pelo Farol da Barra, Pelourinho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Arena Fonte Nova, além dos pontos de exibição pública dos jogos como Cajazeiras, Ribeira e Jardim de Alah.
 

Toda a ação será registrada pela equipe de diário de bordo, que também vai utilizar as redes sociais para divulgação. Ao todo, a ação conta com a participação ativa de 40 pessoas, sendo 20 em cada ônibus.
--
Lorena Ferrário
Gerente de Relações com a Imprensa | Secretaria de Turismo e Lazer do Recife
+ 55 (81) 3355 8182 | 9488 6261
Bárbara Franco
Assessoria de Imprensa | Secretaria de Turismo e Lazer do Recife
+ 55 (81) 3355 9405 | 9488 6855
e-mail: turismoelazer.reci




Pernambuco terá Lei para Pagamentos
por Serviços Ambientais

Foi assinado, ontem,  um contrato entre a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) para construção, nos próximos seis meses, da Lei Estadual de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). O evento ocorreu no auditório da CPRH e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade e presidente da CPRH, Sérgio Xavier; do diretor de Recursos Florestais e Biodiversidade da CPRH, Carlos André Cavalcanti representantes do Cepan e de outras instituições governamentais e não-governamentais, tais como: Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Parque Dois Irmãos, Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane), Instituto Hórus, entre outras.

  A Lei é considerada pelos ambientalistas uma atitude de vanguarda do estado, e, quando estiver em vigor, trará como benefícios a possibilidade de quantificar o valor do capital natural, bem o passivo ambiental do Estado; identificar os beneficiários e fornecedores de serviços ambientais; compartilhar a responsabilidade pela conservação; gerar oportunidades de novos mercados verdes; reconhecer o produtor rural como gestor ambiental e engajar o setor produtivo na conservação dos recursos naturais.
De acordo com o secretário Sérgio Xavier, a Lei tem um cunho histórico, pois vai provocar a interação entre as questões econômicas, sociais e ambientais forçando uma adequação da economia aos preceitos da sustentabilidade. “ Muitas vezes o conceito de pagamento por serviços ambientais é visto como monetarização da natureza, quando é, na verdade, uma tentativa no sentido   contrário de se “ecologizar” o econômico - o que não é um desafio simples. Foram dois anos e meio de trabalho para estarmos aqui hoje firmando este contrato “,   explicou Xavier.
O Pagamento por Serviços Ambientais é um instrumento econômico discutido com grande ênfase na atualidade para estimular a proteção, o manejo e o uso sustentável de florestas tropicais, em especial em países em desenvolvimento. A ideia é recompensar aqueles que produzem ou mantêm este tipo de serviços.   Com o mecanismo, busca-se mudar a estrutura de incentivos de forma a melhorar a rentabilidade das atividades de proteção e uso sustentável de recursos naturais em comparação com atividades não desejadas, seguindo o princípio do “protetor recebedor”. Alguns exemplos de serviços ambientais são: biodiversidade (madeira, folhas, frutos, sementes, alimentos, matérias-primas, entre outros), armazenamento e sequestro de carbono, serviços hidrológicos (regulação dos fluxos hídricos e manutenção da qualidade da água) e beleza cênica.  
NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL/CPRH
Telefones: (81)3182-8816/8817




 
 Sucessão em empresas familiares
 
 O CEDEPE realiza palestra gratuita na próxima terça, dia 18, às 19h, em seu auditório com o tema: A Sucessão nas empresas familiares. O professor Luís Bastos será o palestrante que irá focar os seguintes tópicos: Definição de empresa familiar; Histórico das empresas familiares (mundo e Brasil); Modelo de Gersick; Dificuldades e estratégias para sucessão; Planejamento da sucessão e Preparação de sucessores.
Inscrições pelo relacionamento@cedepe.com.br

DIABETES PODE SER CURADA A PARTIR
 DA ADOÇÃO DE NOVOS PARADIGMAS NA SAÚDE
 
O III Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida trará para o Brasil o médico Gabriel Cousens, que desenvolve, há 30 anos, técnicas naturais capazes de curar ou controlar o diabetes em 21 dias
 
No Brasil temos hoje 12 milhões de diabéticos, sendo esta uma das doenças mais crescentes no mundo. Para conter esta epidemia tornou-se crucial cuidar da alimentação. É para defender este e outros temas que o professor e engenheiro eletrônico pernambucano Wallace Liimaa estará realizando, dias 13 e 14 e 15 de setembro deste ano, em São Paulo, o III Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida. O evento reúne cientistas e pesquisadores de todo o mundo para discutir os novos paradigmas na Saúde, invertendo a lógica focada na doença para a prática de hábitos e visão saudável da vida.
O realizador do simpósio, Wallace Liimaa, vem estabelecendo diálogo com cientistas de várias partes do mundo com o objetivo de propagar, no meio acadêmico, conhecimentos como a Física Quântica e Relativística, a Neurociência, a Epigenética e as tradições espirituais do Ocidente e do Oriente, de modo a introduzir novas práticas de saúde não invasivas com base nesses novos paradigmas.
O médico americano Gabriel Cousens, homeopata e acupunturista, é um dos palestrantes do evento e inspirou, no Brasil, o trabalho de outro médico, o Alberto Peribanez, autor do best seller “Lugar de Médico é na Cozinha”. Com receitas práticas e simples, a base de hortaliças verdes e frutas, Peribanez vem implantando em postos de saúde da família em cidades brasileiras, programas nutricionais inspirados na culinária feita com alimentos vivos, que eliminam toxinas e purificam o sangue, reequilibrando o organismo para o bem estar. Além do diabetes, os alimentos vivos ajudam a reequilibrar a saúde do ponto de vista também do colesterol, com resultados para a Saúde em geral, gerando benefícios também para hipertensos e doentes crônicos diversos.
Além do Gabriel Cousens, outras presenças já confirmadas são de especialistas como Amit Goswani, físico quântico candidato ao Prêmio Nobel; Lair Ribeiro, médico cardiologista; Laércio Fonseca, palestrante sobre Física Quântica e Espiritualidade; e a psicóloga Uma Krishnamurthy, que falará sobre a psicologia do Yoga e a saúde mental, entre outros cientistas (ver grade e palestrantes em  www.simposiosaudequantica.com.br ). Gabriel Cousens estará apresentando um trabalho de 40 anos de pesquisas no qual evidenciará 120 casos clínicos de cura do diabetes a partir de tratamentos naturais não invasivos.
 
É com base no princípio de que a cura pode acontecer de modo natural, com a adoção de práticas integrativas e complementares em Saúde, que Wallace Liimaa, vem promovendo um diálogo com uma equipe de profissionais multidisciplinares, em Recife, que sirva como mola propulsora de um atendimento ideal em termos de Saúde Integral. Seria um modelo de atendimento, também chamado de “quântico”, capaz de olhar o ser humano como um todo, envolvendo os diversos “corpos”, o emocional, o mental e o espiritual, além do material. Este atendimento daria atenção a todos os aspectos do paciente, buscando tratamentos que atuam mais eficazmente a partir da compreensão das causas, buscando entender a doença e impingir uma mentalidade de saúde preventiva.
 
Um exemplo bem próximo e exitoso seria a experiência que vem sendo implantada pelo Tenente Rossi, no Hospital do Exército, em Recife, cujos excepcionais resultados obtidos vem trazendo notoriedade ao seu trabalho, inclusive no exterior onde possui clientes no Canadá e Estados Unidos. No Hospital do Exército, encontra-se em funcionamento um novo modelo de atendimento, inspirado na “Medicina Quântica ou Vibracional”, que chega com força total para “mostrar que é possível o indivíduo ser olhado integralmente e tratado numa perspectiva holística, dando atenção às particularidades”. O Tenente Rossi é Fisioterapeuta e Acupunturista.
A Cura da Diabetes (Dr.Gabriel Cousens)

Epidemia no mundo inteiro, inclusive no Brasil, o diabetes é uma doença típica dos tempos modernos. Embora a predisposição genética seja um fator preponderante, o principal gatilho para o desenvolvimento da enfermidade é a alimentação desequilibrada, repleta de alimentos processados e junk food. "Você é o que você come", diz o ditado. Ou, como diz o doutor Gabriel Cousens, os alimentos que consumimos e a maneira como vivemos afetam diretamente a expressão de nossa carga genética, podendo "degradar nossa expressão fenotípica e desencadear o processo diabético ou melhorar nossa expressão fenotípica para prevenir e reverter a doença". Para combater o mal que hoje afeta até mesmo a saúde de crianças, o doutor Cousens desenvolveu um programa de 21 dias baseado na alimentação viva, e os resultados de seu trabalho e de sua pesquisa encontram-se neste livro, juntamente com fartas referências científicas sobre o tema. O que esta obra propõe, afinal, é uma mudança completa de paradigma - um novo padrão alimentar e mental que oferece como recompensa uma vida livre do diabetes e dos remédios. Sobre o autor: O doutor Gabriel Cousens é médico com ampla formação holística e especialização em homeopatia e medicina aiurvédica. Cursou a graduação e fez residência em psiquiatria na Columbia Medical School. É diretor-fundador da Tree of Life Foundation e do Tree of Life Rejuvenation Center, com sede nos Estados Unidos, onde há trinta anos desenvolve seu bem-sucedido programa de tratamento do diabetes. Em seu programa de 21 dias o doutor Cousens combina diferentes técnicas naturais para tratar o corpo, a mente e o espírito. É autor de diversos livros, entre os quais Nutrição espiritual e a dieta do arco-íris e Nutrição evolutiva - Seis fundamentos para a evolução individual e do planeta. Trechos do prefácio do dr. Alberto Peribanez Gonzalez: Segundo a Associação Americana de Diabetes, "O diabetes é uma doença crônica que não tem cura". Trata-se de um prognóstico maligno, também atribuído a diversas outras doenças crônico-degenerativas.
 
 
Para marcar consulta:
Dr. Alberto Peribanez Gonzalez
Clínica Agato
Alameda Araguaia, 1293 / cj. 304
Alphaville - São Paulo - SP
(11) 4195-4546 / 4195-4500
  Tereza Soares
Assessoria & Comunicação
(81) 87217975
(81 ) 99361282
 


 
 






 
O risco de ficar parado

Por Lilian Salim*
 
Hoje é possível afirmar que a ausência de uma legislação nacional com normatizações rígidas e orientações claras poderia ter evitado a tragédia em Santa Maria.  Isso porque os padrões de segurança contra incêndio no Brasil são escassos e segmentados.
 
Com exceção das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), não há regulamentos aplicáveis em todo o território nacional; somente leis estaduais. Cada governo estabelece critérios baseados em regras locais ou normas estabelecidas pela ABNT, ou seja, um emaranhado de informações que dificulta a compreensão e a fiscalização pelos órgãos competentes. Quem perde é a população, que na maioria dos casos corre risco sem saber.
 
Somado a isso, existe o desrespeito aos regulamentos existentes. Por isso, além do papel estratégico do poder público em intensificar a fiscalização, os envolvidos precisam se conscientizar sobre a importância de respeitar questões relacionadas à segurança contra incêndio.
 
A expectativa é que a tragédia em Santa Maria seja um divisor de águas para o Brasil, afinal, precisamos aprender com a sucessão de erros e propor alternativas. É essencial que o episódio também fomente a discussão da segurança contra incêndio não apenas em casas noturnas, mas em todos os locais de grande circulação de pessoas, sejam eles públicos ou privados.
 
Nos Estados Unidos ocorreu um caso semelhante, em 2003 - um incêndio no clube The Station, em Rhode Island. O fato teve causas muito similares: a banda que se apresentava utilizou fogos de artifício, gerando um incêndio. O teto, também forrado de poliuretano, permitiu a rápida propagação do fogo. Nesta tragédia, cem pessoas morreram e duzentas ficaram feridas.
 
Em resposta, a NFPA (National Fire Protection Association) revisou os regulamentos criando classes específicas de materiais de revestimento com base na inflamabilidade e dispersão da fumaça.  Além disso,  novos requisitos para a utilização de equipamentos de segurança, saídas de emergência e uso de material pirotécnico foram aplicados à legislação vigente.
 
Este é o momento do Brasil ampliar o debate em relação ao tema, já que tragédias como esta não podem se repetir. Em breve, o país receberá dois importantes eventos esportivos - a Copa do Mundo e as Olimpíadas - e já estamos vivendo a expectativa da Copa das Confederações.
 
Esses eventos irão gerar grande concentração de pessoas, por isso, a preocupação com a segurança passiva (prevenção) e ativa contra incêndios deve ser considerada prioridade. Um exemplo da necessidade de revisão das normas brasileiras está nas recomendações da FIFA, que impactaram em uma nova norma ABNT para assentos esportivos e novos regulamentos do INMETRO com requerimentos de critérios de flamabilidade. Nestes casos, a utilização de componentes químicos retardantes de chama permitiu que os assentos de estádios se adequassem aos padrões internacionais de segurança.
 
Os retardantes de chama são usados mundialmente para cumprir regulamentações com resultados efetivos. Na Inglaterra, por exemplo, desde 1988 existem normas rígidas sobre a inflamabilidade de móveis estofados e colchões. Com isso, houve redução de pelo menos 50% no número de feridos e mortos em incêndios.
 
Um teste da Alliance for Consumer Fire Safety in Europe  mostrou a eficácia dos retardantes de chama ao comparar o tempo de queima de um sofá fabricado no Reino Unido, submetido a rígidas normas contra incêndio, com um produzido em outro país da Europa. Após sete minutos expostos ao fogo, os dois sofás apresentaram reações completamente diferentes: o sem tratamento estava totalmente tomado pelo fogo, enquanto o britânico apresentava uma chama de poucos centímetros.
 
Para se ter uma ideia, essas substâncias aumentam em cerca de dez  vezes o tempo de fuga em uma situação de incêndio e diminuem a propagação da fumaça gerada .   Se os retardantes de chama tivessem sido aplicados na espuma utilizada como revestimento na casa noturna Kiss é possível garantir que muitas vidas teriam sido preservadas. Isso reforça que a segurança não se limita aos extintores, brigadistas ou rotas de fuga.
 
O momento é agora: até quando o Brasil se dará ao luxo de esperar por uma solução? A segurança contra incêndio precisa ser encarada como prioridade ou restará ao cidadão se questionar sobre o risco que está correndo.
 
*Lilian Salim é presidente da ABICHAMA (Associação Brasileira da Indústria de Retardantes de Chama)
 




 
Projeto de transporte para
 turistas será implantado este ano
 

Um dos objetivos é diminuir congestionamentos na cidade
 

Idealizado pela Secretaria de Turismo em parceria com a empresa São Cristóvão, o XXIII Festival de Inverno de Garanhuns terá a inovação do projeto “FIG Tur”. O atrativo na programação tem o objetivo de oferecer um serviço de maior comodidade ao visitante do evento, reduzindo o fluxo de veículos que circulam nos dias de festa. Com R$ 10 por dia, o cliente receberá uma pulseira que lhe dará direito de usufruir do ônibus das 13h30min às 21h, percorrendo os principais polos.
 

Em cada polo cultural terá uma placa personalizada de sinalização da parada do FIG Tur. A secretária de Turismo, Gerlane Melo, explica detalhadamente como será a personalização dos ônibus. “Primeiramente, o ônibus do FIG Tur não passará nos hotéis e sim, nos principais polos culturais do FIG. Além da identificação personalizada das paradas de ônibus, os ônibus do FIG Tur, também serão sinalizados com adesivação especial. O intervalo do ônibus nos polos, onde terão as paradas do FIG Tur será de 1h, podendo variar até 15minutos a mais ou a menos”, finaliza.
 

Adesão das pulseiras -  O hotel interessado em oferecer este serviço ao seu hospede, deverá fazer o seu cadastro na Secretaria de Turismo de Garanhuns, até o dia 21 de junho. As pulseiras serão entregues pela empresa São Cristóvão por consignação e o hotel fará a prestação de contas, até o dia 29/07/2013.
 
O ônibus circulará pelos seguintes polos:
Parque Euclides Dourado;
Esplanada Guadalajara (acesso aos Polos do teatro, Moda e Design e shows);
Espaço da Cultura Popular – Colunata;
Circo;
Arte no Casarão
AESGA (polo das oficinas)
Parque Ruber van der Linden
Pólo Heliópolis (Cinema)
Praça Souto Filho (Praça da Palavra)
Polo Castainho
 
Todos os hotéis cadastrados receberão materiais de divulgação do roteiro do ônibus FIG Tur, para que o turista saiba do roteiro previamente. A Secretaria solicita que os gerentes dos estabelecimentos interessados, procurem o Centro Administrativo, na Avenida Caruaru, s/n, para se cadastrar, até o dia 21 deste mês.
 

 
Texto:  Cloves Teodorico
Foto : Divulgação
Informações para a imprensa:
Cloves Teodorico – (87) 9600.8965
Secom/PMG
--
 
Marcella Valença 
Diretora de Imprensa 
marcellamvalenca16@gmail.com
(87) 9921-6080 
 
Jacqueline Menezes 
Secretária de Comunicação Social 
jacqueline.secomgaranhuns@gmail.com
(87) 9997-9572
 
 



 
 

Hospital do Exército do Recife
 é pioneiro no Nordeste na implantação
 de modelo quântico de atendimento
Uma iniciativa inédita no atendimento à Saúde, tornando acessível e palpável às pessoas novos tratamentos, inspirados em um novo conceito de medicina, começa a tomar forma em Pernambuco. No Hospital do Exército, encontra-se em funcionamento um modelo inovador de atendimento, inspirado na “Medicina Quântica ou Vibracional”, que chega com força total para “mostrar que é possível o indivíduo ser olhado integralmente e tratado numa perspectiva holística, dando atenção às particularidades”. O exemplo vem do Núcleo de Estudos em Terapias Integradas (NETI), que funciona no Hospital do Exército, tendo a frente o Tenente Arlindo Rossi, fisioterapeuta e acupunturista.
Um dos parceiros e grande incentivador da iniciativa é o professor pernambucano Wallace Liimaa, que vem articulando, no Recife, uma rede de colaboradores no sentido de fundamentar conhecimentos científicos oriundos da Física Quântica e Relativística, da Neurociência, Epigenética e outras áreas da ciência contemporânea, e oferecer comprovações de eficácia em tratamentos com base nesse novo paradigma. “O Tenente Rossi reuniu as condições mais aproximadas do que seria esta proposta de atendimento, inspirado nesse modelo quântico a que nos propomos, capaz de gerar benefício real às pessoas”, explica Liimaa.
Wallace Liimaa vem difundindo pelo país e pelo mundo, um novo paradigma na saúde, tendo como base esses conhecimentos científicos, associados às tradições do oriente e ocidente. A proposta é que venham contribuir para ampliar os horizontes rumo a um novo modelo capaz de contemplar o ser humano integralmente. Um panorama dessa nova realidade em Saúde poderá ser visto no III Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida, que acontecerá em setembro, em São Paulo, após o sucesso das duas primeiras edições que aconteceram no Centro de Convenções de Pernambuco em 2009 e 2011. As inscrições e informações estão no site www.simposiosaudequantica.com.br .
Acompanhe a entrevista com Wallace Liimaa que fala sobre o trabalho do Hospital do Exército e de como começa a tomar forma este novo conceito de cuidar da saúde:
 
Nesse trabalho de 15 anos que vem sendo desenvolvido no Brasil e em especial aqui em Pernambuco, que sementes já começam a frutificar?
Em Recife, temos desenvolvido parceria com o NETI ( Núcleo de Estudos em Terapias Integradas) que funciona no Hospital do Exército coordenado pelo Tenente Arlindo Rossi, que é fisioterapeuta e acupunturista, além de possuir formação em Reiki e outras terapias energéticas e não invasivas. A experiência que vem sendo desenvolvida há nove anos dentro do Exército com sucesso, é um exemplo de como um novo modelo de saúde pode ser implantado.
Como podemos perceber os resultados?
Os excepcionais resultados obtidos pelo Tenente Rossi vem trazendo notoriedade ao seu trabalho inclusive no exterior onde possui clientes no Canadá e Estados Unidos. Alguns dos cientistas que participaram do II Simpósio Internacional de Saúde Quântica em Recife em 2011, visitaram o NETI e ficaram impressionados com a estrutura montada dentro do Hospital do Exército. Alguns deles se consultaram no NETI e recomendaram pessoas de outros países para serem atendidas em função do excelente resultado obtido.
Que tipo de parceria vem sendo estabelecida?
No sentido da elaboração de um amplo modelo quântico de saúde que possa contribuir na redução do preocupante crescimento das doenças crônicas no mundo. Na compreensão do modelo quântico de saúde, o aumento das doenças crônicas deve-se a limitação do atual modelo que busca apenas atenuar os sintomas sem investigar as causas que levaram a manifestação da enfermidade no nível físico.
Como é a visão desse modelo de atendimento à Saúde?
Nessa nova perspectiva do modelo quântico, a doença passa a ser uma oportunidade de olhar para si próprio em todas as dimensões: física, mental, emocional e espiritual. Respeitar a inteligência do próprio corpo em se autocurar desde que tenhamos hábitos alimentares e atitudes saudáveis perante a vida, substitui o foco do combate aos sintomas por uma visão de prevenção das doenças e promoção da saúde.
O que muda com a adoção dessa nova visão sobre a própria saúde?
Essa mudança de foco trará sustentabilidade ao atual modelo que se mostra a cada dia mais difícil de ser administrado, pois as pessoas apenas tomam medicamentos para sintomas que além do mais provoca uma série de efeitos colaterais que as levam a tomar mais medicamentos. A mudança do foco da doença para o foco na saúde faz com que modelo quântico de saúde venha crescendo no mundo inteiro através de novas práticas e resgatando práticas antigas como a medicina Ayurvédica e Chinesa, por exemplo.
O exemplo do Hospital do Exército estimula outras instituições à adoção desse modelo de atendimento?
O exemplo do exército, por ser uma instituição respeitável e com disciplina rígida, abre uma janela para que outras instituições públicas e privadas possam investir com segurança nesse novo modelo. No III Simpósio em São Paulo, 20 cientistas com trabalhos internacionalmente reconhecidos estarão compartilhando as suas experiências alicerçados em forte base científica trazendo assim, maior credibilidade ao modelo.
Assessoria de Imprensa:
Tereza Soares
  (81) 87217975 (OI)
(81) 99361282 (TIM)
 
Saúde Quântica e
Qualidade de Vida
O III Simpósio de Saúde Quântica e Qualidade de Vida nasceu em Pernambuco em 2009 e foi realizado também em 2011, em Olinda. Agora assume proporções maiores e conquista o mundo. O palco dessa vez será o Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo
“Tudo no universo se expressa como os alimentos que ingerimos. Até a matéria sutil, como a luz, ondas eletromagnéticas e o nosso pensamento, tudo é energia. Por outro lado, toda energia carrega uma qualidade de informação, que é a freqüência com que ela se propaga. Portanto, desde o alimento que ingerimos aos pensamentos e emoções que sentimos, alimentados pelas crenças que cultivamos são formas de energia com que convivemos a cada instante”. Isto pode ser traduzido como o princípio da Medicina Quântica, onde o mais importante é descobrir as causas que levaram ao desequilíbrio da saúde, ajudando a pessoa a conhecer os padrões que o levaram a adoecer e iniciando o processo de cura.
Estes são padrões que começam a ficar evidenciados a partir da difusão de um novo paradigma na saúde, onde são levadas em consideração as condições física, mental, emocional e espiritual do paciente. O engenheiro eletrônico e professor Wallace Lima, pesquisador há 15 anos das aplicações da física quântica e relativística na saúde vem alertando, em suas palestras e seminários, que além da falta de exercício físico, alimentação desequilibrada e hábitos não saudáveis, que podem gerar gastrite, depressão, estresse, comprometendo a saúde e a qualidade de vida, muitos desses males que afetam as pessoas são consequência de conflitos mentais e emocionais. Para fundamentar cientificamente tudo isto, Wallace Liimaa vem estabelecendo diálogo com cientistas de várias partes do mundo com o objetivo de propagar, no meio acadêmico, conhecimentos como a Epigenética, a Neurociência, o Biofótons e a Psiconeuroimunologia.
É o caso do III Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida que vai receber trabalhos científicos avaliados por professores da USP e da  UNIFESP, divulgar novas técnicas e tecnologias de cura quântica; sensibilizar a sociedade para a importância de se investir em pesquisas; capacitar os participantes em conhecimentos específicos e técnicas do campo da saúde quântica. O evento acontecerá dias 13, 14 e 15 de setembro, das 8h30 às 18h30, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo e as informações e inscrições, grade de palestras e workshops já estão disponíveis no site www.simposiosaudequantica.com.br . A estimativa é para 2.500 participantes.
Paralelamente ao simpósio, será realizada a “Expoquantum - Feira de Saúde Quântica, Qualidade de Vida e Tecnologias Sustentáveis”, com o intuito de promover novas tecnologias, produtos e serviços. O público terá poderá se inscrever em w orkshops e atendimentos, além da participar da exposição das novas tecnologias quânticas eletrônicas e humanas,  que possibilitam o acesso a uma  nova era de Saúde e Qualidade de Vida. Expositores, produtos de tecnologia quântica, ideias, livros, invenções e outras descobertas da área estarão à disposição dos participantes.
No simpósio, dentre os cientistas convidados está o japonês Masaru Emoto, engajado em questões ambientalistas e sustentáveis e uma personalidade já bastante conhecida por sua participação em documentários no mundo inteiro. Ele já demonstrou influências das condições ambientais e de pensamentos sobre a organização  das moléculas de água. Em estudos o cientista Masaru Emoto fotografou cristais de água congelada, formados após moléculas de água serem submetidas a diversos tipos de “vibrações” positivas e negativas. As imagens são consideradas surpreendentes: as vibrações positivas promovem a formação de belíssimos cristais com as moléculas de água harmonicamente organizadas. Em contato com vibrações negativas, as imagens apresentam estruturas de moléculas desorganizadas e assimétricas. “Durante o simpósio ele apresentará este panorama em ritual provando o comportamento dos cristais de acordo com sentimentos e emoções”, informa Wallace Liimaa.
Outro pesquisador renomado com participação confirmada no Simpósio Internacional é o inglês Julian Barnard, especialista em florais. Ele vai explicar, por exemplo, que a estrutura de algumas plantas, geometria e padrão de crescimento, expressam a ideia que reside por trás da forma de vida, e que isso pode ser transferido para qualquer organismo vivo.
“O objetivo do evento é incentivar a divulgação e reflexão sobre conhecimentos científicos e práticas voltadas para a construção de um modelo de Saúde Integral Multidimensional, capaz de contemplar o ser humano nas dimensões física, mental, emocional e espiritual, por este motivo, o Simpósio Internacional reúne pensadores e cientistas de diversos países e áreas do conhecimento”, observa Liimaa.
As tradições espirituais do Ocidente e do Oriente, capazes de promover saúde, prevenir doenças e estimular atitudes e práticas saudáveis também estarão na vitrine de conhecimentos. Para isto, têm presença confirmadas especialistas como Amit Goswani, físico quântico candidato ao Prêmio Nobel, e a psicóloga Uma Krishnamurthy, que fará palestra sobre a Psicologia do Yoga e a Saúde Mental.
Uma inovadora pesquisa, a do médico Gabriel Cousens, homeopata e acupunturista, mostrará que há cura para a diabetes a partir da reeducação alimentar. Ele levará 120 casos clínicos comprovados de reversão do diabetes  em que houve a cura através das técnicas naturais capazes de curar o diabetes em 21 dias. Outros nomes importantes confirmados são os dos brasileiros, Lair Ribeiro, médico cardiologista, e Laércio Fonseca, que falará sobre a relação entre Física Quântica e Espiritualidade. (ver grade e palestrantes em  www.simposiosaudequantica.com.br ).
Tereza Soares
Fones:
(81) 87217975 (OI)
(81) 99361282 (TIM)
 
  

 
 
 

DER inaugura central de
 monitoramento de rodovias

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Transportes, inaugura nesta sexta-feira (14 de junho), às 10h, a Central de Monitoramento montada fiscalizar eletronicamente as rodovias pernambucanas. O Governo do Estado investiu R$ 14,9 milhões em todo o sistema, que é equipado com monitores que transmitem e gravam 24 horas por dia imagens captadas por câmeras instaladas em pontos estratégicos das estradas.

Na ocasião, serão entregues tablets para processar boletins de ocorrências, palm tops para emissão de autos de infração eletrônicos e terminais de bordo interligados ao sistema do Detran para consultas online para   agentes do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e aos agentes de fiscalização do DER.

O sistema de monitoramento, que vinha sendo testado há dois meses de forma experimental, conta ainda com seis tipos distintos de equipamentos eletrônicos e com o suporte de dois veículos denominados de Radar Móvel – um já e ação e o outro programado para entrar em funcionamento até o final do ano. Cinco pessoas trabalham acompanhando as imagens das câmeras entre 7h e 18h. Após esse horário os equipamentos continuam registrando as imagens, que são armazenadas em um banco de dados.

Segundo o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, inicialmente serão geradas imagens de sete câmeras instaladas nas PE-60, PE-05, PE-15, PE-22 e BR-232, que poderão detectar acidentes, obstruções nas rodovias, localizar veículos roubados, com documentação atrasada e monitorar o fluxo de pedestres, entre outros.

O presidente do DER, Carlos Júnior, informou que as imagens estarão acessíveis também aos outros órgãos que trabalham com o controle de tráfego, a exemplo do BPRv, PRF, Detran e Corpo de Bombeiros, mediante solicitação oficial ou convênios. “Mais cinco câmeras devem ser instaladas em pontos que ainda serão definidos pela equipe de monitoramento”, completou.
 


 



 
 
 

 
Atenção Redobrada é eleito um
 dos melhores programas de combate
 ao trabalho infantil na América Latina
 
No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o Programa Atenção Redobrada, uma iniciativa da Secretaria da Criança e da Juventude, é um dos nove finalistas das melhores  práticas contra o trabalho infantil eleitas pela Rede Latino Americana contra o Trabalho Infantil.
Único selecionado entre as 16 inscrições brasileiras, o Atenção Redobrada concorrerá com programas de países como Peru, Costa Rica, Guatemala,México,Bolívia, Colômbia e Argentina. Entre os critérios adotados como boas práticas de enfrentamento ao trabalho infantil destacam-se as categorias como eficácia e impacto da ação, ética e responsabilidade, além de trabalho em rede.
A próxima etapa compreende a votação online para que os membros da Rede LACTI elejam os cinco melhores programas para serem apresentados durante o IV Encontro Internacional contra o trabalho infantil, que ocorrerá no Brasil em 26 de agosto. O acesso à votação está disponível em  http://goo.gl/VK8OT .
Sobre o Atenção Redobrada - Criado em 2011 pela Secretaria da Criança e da Juventude, desenvolve ações de prevenção, articulação, sensibilização e enfrentamento ao trabalho infantil, à exploração sexual, o consumo de substâncias psicoativas e a venda de bebidas alcoólicas, situação de rua e outras violações de direito a crianças e adolescentes.
No mesmo ano a experiência do Programa Atenção Redobrada obteve o reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pelos avanços produzidos na proteção de crianças e adolescentes. No ano de 2012, o programa foi novamente bem avaliado pela sua concepção e boas práticas, desta vez por parte do Governo Federal e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, e está servindo como referência para outras ações de grande porte no âmbito do Estado de Pernambuco.
   
 

--
Assessoria de Imprensa - Secretaria da Criança e da Juventude
Daniella Brito - 8494-1737
Alana Moreira - 8494-1758
 
 





Pisando em Ovos

O conjunto de opiniões de uma determinada época, esmaga qualquer originalidade. Querem uma prova? Nunca foi tão fácil tomar o mediocridade por genial. A média se sustenta deste senso comum. O senso comum é aquela fantasia tomada como verdade e que depois achamos que devemos fazer o favor de compartilhar com os demais. É uma noção antecipada, frequentemente imatura e preconceituosa das coisas que incorporamos coletivamente.
Vejam o caso dos índios, que segundo o senso comum, representando apenas 1% da população, não mereceriam os 13% das terras que para eles estaria destinada na política indigenista. Como nos elucidou o antropólogo João Pacheco de Oliveira, não são nem terras indígenas, mas terras da união, reservas ambientais e área de preservação onde o Estado pode, ali, proteger minorias de uma predação étnica inevitável. Pois o Estado brasileiro está, e não é de agora, aos poucos, abrindo mão desta proteção. Isso prova que nem sempre a maioria tem razão e que a razão pode ser obra de opiniões mal calibradas.
Além disso, estamos a um passo de um tremendo retrocesso econômico, que ameaça se estender às liberdade civis. Mas isso não parece incomodar ninguém a ponto de sair por aí, denunciando a coisa toda. A maioria parece hipnotizada pelo bem e mal estar econômico, ainda que coisas muito mais graves e urgentes estejam acontecendo.
Ou a confrontação à constituição não se enquadra nisso? O senso comum é, portanto, uma força que força a capitulação do pensamento articulado em favor do que é mais fácil. Omisso por natureza, o senso comum acaba endossando a loucura. Insanidade no sentido de que “uma vida baseada em aparências” é um modelo perigoso de empobrecimento cultural. Sendo a versão mais acabada de acomodação intelectual, quando o senso comum migra à política tende a se tornar um comportamento social progressivamente conservador e autoritário.
Como uma característica aparentemente inofensiva como o senso comum pode se tornar tão ameaçadora para a sociedade? Porque o senso comum é uma central de boatos e facilmente decreta a abolição de qualquer análise de conteúdo. Além disso, estabelece linhas imaginárias que ninguém ousa ultrapassar. São criadouros de tabus. Trata-se de falso consenso que atua por intuição e pode chegar a se confundir com a opinião pública. Deste ponto em diante estamos a meio passo da manipulação. É a matéria prima com a qual trabalha os marqueteiros políticos. Pisam em ovos para não ousar contrariar o senso comum, por mais estúpidos e equivocados que sejam. As redes sociais e os programas de auditório evidenciam isso quase ao estereótipo.
O problema é que essa construção costuma ser o oposto dos consensos pactuados e dos acordos tecidos à base do diálogo e da compreensão mútua, verdadeira base do entendimento democrático. Pobre nova classe média, acusada pela esquerda de ser o atraso e pela direita de ser a base das eleições plebiscitárias que entronizou as últimas administrações.
Portanto, ao mesmo tempo em que vários destes falsos acordos são validados — já que é o que a maioria pensa que pensa — consensos construídos não têm nada a ver com o senso comum. Os consensos resultantes dos acordos e estudos acabam sendo tomados como absurdos já que frequentemente são contra intuitivos.
Mas as reações alimentadas pelo senso comum vão para bem além do conservadorismo da sociedade.
Pena. Para não pisar em ovos vamos acabar pisoteando a constituição.
Sobre o autor:
Paulo Rosenbaum é médico e escritor. Mestre e PhD em ciências, é pós-doutor em medicina preventiva (USP). É autor de "A Verdade Lançada ao Solo" (editora Record). Tem uma coluna semanal em "Coisas de Política", do Jornal do Brasil e outra com o nome Conto de Notícia no Estadão.com .
Mais Informações:
Lilian Comunica – Assessoria de Imprensa e Editorial
(11) 2275-6787 e (11) 95905-5633
veridiana@liliancomunica.com.br
http://liliancomunica.com.br/
http://facebook.com/liliancomunica
http://twitter.com/liliancomunica

 
Ciclo de debates discutirá
planejamento urbano de longo prazo para a cidade do Recife
Primeira discussão será terça-feira (18/6), às 9h. Inscrições gratuitas.
 
Contribuir para a construção de soluções e discutir iniciativas relacionadas à necessidade de planejamento urbano de longo prazo. Este é o objetivo do ciclo de debates “Desafios para o planejamento urbano no Recife: a cidade que precisamos”, que será promovido pela JBR Engenharia a partir de terça-feira (18/6), às 9h. O primeiro tema de discussão será “Projeto Árvore de Água (Water Tree) como eixo orientador de um planejamento de longo prazo para a cidade do Recife”, apresentado pelo professor da UFPE Roberto Montezuma. O assunto será debatido pelo engenheiro sanitarista Gerson Batista. Para participar das discussões, basta se inscrever pelo telefone (81) 3241-8508 ou enviar email para monica@jbr.eng.br, e, no dia do evento, fazer doação de água mineral. As doações arrecadadas serão encaminhadas para as vítimas da seca no Sertão do estado. Os debates acontecem no auditório da JBR Engenharia, que fica na Rua Gonçalves Dias, 123, no bairro de Campo Grande.
 



Saúde financia a implantação de
farmácias em 453 municípios


Cada município irá receber R$ 17 milhões para estruturação da unidade farmacêutica. Os gestores municipais podem fazer as inscrições até o dia 27 deste mês.
 
Municípios de extrema pobreza interessados em fortalecer o uso racional e a qualidade do acesso a medicamentos da atenção básica já podem se inscrever no Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica – QualifarSUS. O Ministério da Saúde vai selecionar mais 453 municípios que serão beneficiados com R$ 17 milhões, recursos que devem ser investidos em equipamentos, contratação de pessoal e mobiliário das Centrais de Abastecimento Farmacêutico e das farmácias  nas Unidades Básicas de Saúde.
 
A proposta é contribuir para o aprimoramento, implementação e integração das atividades da assistência farmacêutica no país. O investindo na estruturação dos serviços farmacêuticos - para proporcionar uma atenção mais contínua, segura e responsável - é uma das metas desta proposta. “Neste programa, o medicamento e a tecnologia se apresentam como um meio, onde o foco é o cuidado, a saúde e o cidadão”, afirma o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
 
Em 2012, também foram selecionados 453 municípios, prioritários no Plano Brasil Sem Miséria, com até 100 mil habitantes, para receber o aporte e dar prioridade à estruturação das farmácias, contratação de profissionais, acesso à internet e utilização prioritária do Sistema Hórus. Para isso, os mesmos municípios receberam R$ 17 milhões ano. Além deste montante, as cidades selecionadas recebem mais R$ 24 mil por ano para custeio e manutenção dos serviços.
 
Os gestores municipais de saúde podem preencher a ficha de inscrição no site www.saude.gov.br/qualifarsus . As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 deste mês. Têm prioridade na seleção municípios que fazem parte de outros programas da Atenção Básica, como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) e utilizarem o sistema Hórus ou sistemas próprios.
 
Outros investimentos nos demais Eixo do Programa - Educação, Informação e Cuidado - serão realizados, o que significa um investimento do Ministério superior a R$ 35 milhões, somente em 2013, além de R$ 1,2 bilhão destinado à aquisição de medicamentos e insumos para a farmácia básica em todos os municípios brasileiros.
 
Por Rhaiana Fialho, da Agência Saúde, Ascom/MS
Atendimento à imprensa (61) 3315.3580
 


SANTO ANTÔNIO Zé Freire Sabido foi Santo...
Clóvis Campêlo14 de Junho de 2013 11:04
SANTO ANTÔNIO

Zé Freire

Sabido foi Santo Antonio,
O 'santo casamenteiro',
Protetor dos namorados,
Dos amantes, padroeiro.
Casa gente em todo canto,
Mas ele mesmo, garanto,
Preferiu viver solteiro...

(Colaboração de Pedro Paulo Paulino)

http://geleiageneral.blogspot.com/

O trovão quando acorda a caatinga Sertanejo...
Clóvis Campêlo14 de Junho de 2013 10:49
O trovão quando acorda a caatinga
Sertanejo faz louvor a São José
Todo bode que se preza dá um béeee
Consciente que não morrerá a míngua...
Em um solo que virou uma restinga
Já se pensa plantar e consumir
E o êxodo não é mais para fugir...
O verde agora estar florido
Quando chove o sertão fica vestido
Como alguém que estar pronto pra sair.

Zenóbio Araujo

http://geleiageneral.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário