sábado, 15 de junho de 2013

Parabólica


As muriçocas infernizam

O problema das muriçocas sempre existiu no Recife, mas, segundo o leitor José Ferreira Mulatinho Filho, que é assinante da nossa Folha, a situação se agravou e está insuportável conviver com este “inseto maldito”. E, nos quatro cantos da Cidade, a reclamação dos moradores é uma só: a infestação de muriçocas, que tiram o sossego da população e tornam as noites insones, principalmente para quem não tem ar-condicionado. Mulatinho afirma que, no Bairro da Madalena, por exemplo, a situação é crítica. “Quando as autoridades mandavam passar o carro do ‘fumacê’, era raro sentir as picadas das muriçocas. Se, pelo menos, a Prefeitura do Recife fornecesse repelentes, mosquiteiros, etc. O assunto é sério e requer uma atitude por parte do prefeito Geraldo Júlio”, alerta Mulatinho. Já os moradores do IPSEP estão na mesma situação e nem repelentes e mosquiteiros resolvem o suplício deles à noite. Um  cidadão, com ironia, detona: “Vamos tentar spray de pimenta ou até mesmo, no último caso, uma ‘bomba atômica’”. Que situações, hein companheiros?


Turistas - A Prefeitura de Ipojuca reforçou o efetivo e convocou 53 novos guardas municipais e instalou 22 câmeras, em Porto de Galinhas. E garantir que os turistas, que vêm para a Copa das Confederações, curtam o balneário com segurança. Já o Metrorec, em parceria com o SENAI, escalou estudantes - que falam inglês e espanhol - para atender os turistas em todas as estações do Metrô. E qualquer pessoa pode falar com a Ouvidoria do Estado, nos dias de jogos da Copa: ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br ou 0800. 281. 2900.


Trânsito caótico e...     

A leitora Rosenide Siqueira diz que Rua das Calçadas, no Bairro de São José, está tomada por carros estacionados à direita e, alguns deles, até nas esquinas. “Caro Robson, é muito bonito o discurso dos governantes, mas é um caos o trânsito do Recife. Cada um que se pronuncie e que surja com uma solução mirabolante, porém, nada sai do papel. Como acreditar que alguma solução vai ser posta em prática, se eles não atuam no básico, que é a fiscalização?”, pergunta Roseneide.



... ruas “ocupadas”

Ela continua: “Quantas vezes já vimos, na Mídia, o descaso com o trânsito no Centro do Recife? Estacionamentos manipulados por flanelinhas, ambulantes, que ocupam vagas, e transformam os carros em pontos comercias. O que João Braga tem a dizer?”

À mercê...

À mercê de greves de policiais, servidores públicos, pessoal de ônibus, aviação, portos, bancos, educação, saúde e “os cambaus a quatro”. E para completar o “Brasil-caos”, à mercê dos bandidos. É dureza ou não viver neste País, companheiros? 
  


Desrespeito

Pela terceira 6ª.-feira, mais de 50 pessoas, entre gestantes e idosas, ficaram das 11h às 15h, sem fazer exames de mamografia, na Clínica Radiológica Santo Antônio, em Santo Amaro. E a médica quando chegou, às 15h, remarcou para o dia 21.

  
CTTU - Ao leitor Manoel Limoeiro, dos Torrões, a CTTU informa que, para implantar sinalização ou semáforos nas vias, tem que ir à  sua sede, na Rua Frei Cassimiro, 91,Santo Amaro. Após preencher um protocolo, haverá análise da viabilização do projeto.

Cultura - A Academia Igarassuense de Cultura e Letras, presidida pelo professor Fernando Melo, comemorou, ontem, com solenidade na Câmara Municipal de Igarassu, três anos de fundação.
 

Arraial - Hoje, às 15h, forró e telão no jogo Brasil X Japão, no Bar Budega do Rafa, que festeja 5 anos, com o Arraial da Budega, DJ e bandas. No Timoneiro, em Piedade. Ingressos: R$ 20,00 (mulher) e R$ 25,00 (homem). Tel: 81-8838 2734.




DEUS  AINDA É BRASILEIRO?


Renzo  Sansoni 

Leio e vejo, na mídia, a liberação de 100 milhões de reais - ISTO MESMO, 

 CEM MILHÕES DE REAIS- para pagamento de auxílio alimentação 

 para juízes de alguns estados brasileiros. 

Juizes que ganham enormemente bem, num privilégio de deixar 

marajá coçando o bigode de inveja. 

  

E vejo, também, a calamidade/holocausto, quase apocalípticos, da seca que 

está arrebentando/arruinando homens, animais e plantações no nordeste deste país. 

Lá um copo dágua pode ser o divisor de quem vive e de quem morre ou 

 de quem morrerá à  míngua, desesperadamente, 
         dantescamente, miseràvelmente, tal qual cão abandonado. 


Estes 2 fatos estão escancarados aí, revoltantes, palpáveis, cruéis, desumanos, podres de injustiça, reais, próximos de todos nós, colocando nossa consciência na ribalta da cidadania. 

 Faça o seu julgamento e meta a boca no trombone com toda 

a pujança de seu pudor. 

O BRASIL NÃO PODE  CONTINUAR ASSIM! 

    



OS PRÓS E CONTRAS A COPA

Na abertura da Copa das Confederações houve um protesto no estádio Nacional Mané Garrincha pelo não uso do dinheiro da Copa em saúde e educação. Um número pequeno se considerarmos a quantidade de pessoas no estádio lotado, nos telões pela cidade e nos televisores. Pelo menos foi um protesto democrático diferente dos atos terroristas em São Paulo. Eu sou a favor da Copa porque é um grande investimento com retorno garantido principalmente em turismo. O problema de Saúde e Educação tem que ser trabalhado nos orçamentos da nação, dos estados e dos municípios. Mas tem muita gente que é contrário porque a Copa vai ajudar a eleger os deputados, senadores e presidente. Esta é a maior causa dos contrários. Conheço dezenas de pessoas que são radicamentes contrárias a Copa, mas no jogo do Brasil com Japão, estavam com o fuleco em confortável poltrona assistindo o jogo.      
  Edson Campos E Silva 
Blog Causos e Fatos ( camposesilva.blogspot.com ) 
E-mail edsoncamposesilva@globo.com 



Prefeitura do Recife e Governo do Estado 
discutem ações na bacia do Beberibe 
  
Representantes da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado passaram a manhã deste sábado (15) discutindo com a população as ações previstas e em andamento nos bairros e comunidades situadas ao longo da bacia do Rio Beberibe, na zona norte da cidade. O encontro aconteceu Na Escola Municipal de Água Fria, na Campina do Barreto, e contou com as presenças dos secretários municipais Sileno Guedes (Governo e Participação Social), João Batista (Saneamento) e Eduardo Granja (Habitação), além do vereador e líder do Governo, Gilberto Alves, e da assessora executiva da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Débora Mendes. Também compareceram moradores e lideranças comunitárias dos bairros do Arruda, Campina do Barreto, Água Fria, Beberibe, Chão de Estrelas e áreas próximas. 
  
O objetivo da reunião foi ouvir as reivindicações dos moradores e apresentar o cronograma de retomada do projeto municipal de saneamento integrado PAC Beberibe, o que inclui a construção de conjuntos habitacionais, pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário de diversas vias, além da dragagem e urbanização de todo o leito do rio, sob a responsabilidade do Governo do Estado. 
  
O secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes abriu o encontro lembrando que o compromisso do prefeito Geraldo Julio e do governador Eduardo Campos é concluir todas as obras previstas naquele trecho da capital pernambucana. “Essa discussão foi agendada com o prefeito e o governador na última quinta-feira, durante o anúncio da construção da UPA Especializada e ampliação da policlínica aqui do bairro. Além dessa reunião de hoje, vamos promover encontros períodicos com grupos específicos para que vocês possam acompanhar todas as obras previstas na bacia do Beberibe”, explicou Sileno, aproveitando para solicitar o telefone de contato de todas as lideranças presentes. 
  

Já o secretário de Saneamento, João Batista, tranquilizou os futuros moradores dos oito conjuntos em construção ou projetados dentro do projeto PAC Beberibe, garantindo que a partir de março de 2014 eles começaram a ser entregues as mais de duas mil famílias cadastradas. “É importante lembrar que o saneamento integrado e a dragagem são imprescindíveis para recuperação do leito e bacia do Rio Beberibe. É por isso que peço a vocês que facilitem a entrada das máquinas para que a dragagem possa começar o mais rápido possível”, frisou Batista. 



Debate sobre tratamento e 
destinação do lixo chega à Zona Norte 

  

A reunião, realizada pela PCR, faz parte da etapa preparatória para a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 

  

As discussões sobre o tratamento e o destino do lixo da capital pernambucana chegam, na próxima terça-feira (18), aos bairros da Zona Norte da cidade. Promovida pela Prefeitura do Recife, a reunião faz parte da etapa preparatória para a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho, sob o tema “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. O encontro, que deve reunir os moradores da RPA-2, será realizado, a partir das 18h, na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (Etepam), localizada na Avenida João de Barros, na Encruzilhada. 

  

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade dará início ao debate com uma exposição a respeito do cenário da coleta de lixo no Brasil e no Recife. Atualmente, este serviço atende a toda população da cidade e recolhe, em média, 2,5 toneladas de material por dia. No encontro, também serão eleitos 14 delegados para a Conferência. “A adesão popular é muito importante para construirmos uma realidade sustentável. Pois, isso só será possível se a sociedade adquirir novos hábitos, como separar o reciclável do material orgânico, mudar o padrão de consumo e evitar o desperdício”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa. 

  

As reuniões preparatórias continuarão ocorrendo até o final de julho. Serão organizados mais seis encontros, sendo quatro em Regiões Político-Administrativas da cidade e dois com os setores da sociedade civil organizada. No caso dos segmentos, o debate ocorrerá no dia 12 de julho. Pela manhã, será a vez da classe empresarial e, pela tarde, dos representantes de entidades, associações e sindicatos. Ao todo, serão eleitos 109 delegados para integrar a Conferência. A PCR será representada por 61 delegados. Os governos Estadual e Federal contarão, cada um, com 10 pessoas que terão direito a voz e voto no evento. 

  

A conferência municipal vai anteceder as etapas estadual e nacional. Ela tem o objetivo de possibilitar que a sociedade conheça melhor os compromissos estabelecidos nos planos locais e regionais, além de que todos possam contribuir para sua implantação. A iniciativa ainda visa contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); elaborar estratégias de mitigação dos impactos ambientais decorrentes dos resíduos; identificar soluções para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo das pessoas. 

  

Serviço 

  

O que : PCR realiza debate sobre tratamento e destinação do lixo com moradores da Zona Norte. 

  

Quando : terça-feira, dia 18/06, às 18h. 

  

Onde : Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (Etepam), na Avenida João de Barros, 1.769, Encruzilhada. 




Shirley Pacheco 

Assessora de Comunicação Smas 

(81) 3355 - 5802 | (81) 8916 - 6893 | 9656 - 2271 

E-mail:   pcr.meioambiente@gmail.com 


Arthur Cunha 

Gerente de Relações com a Imprensa 

(81) 3355-8265  |  (81) 9488-6146  |  (81) 9801-1885 

E-mail:  imprensa@recife.pe.gov.br 

Flickr:  www.flickr.com/prefeituradorecife 

Carlos Percol 




Secretário de Imprensa 

(81) 3355-8119  |  (81) 9488-3191 

E-mail:  carlospercol@gmail.com 
  






















Nenhum comentário:

Postar um comentário