sexta-feira, 26 de julho de 2013

Parabólica


 
Os afogamentos

são uma tragédia

 
O Governo do Estado e o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), não acataram a recomendação  do promotor Ricardo Coelho, do MPPE, de interditar trechos onde ocorrem ataques de tubarões em nossas praias. A decisão foi idêntica à que expressei, ontem, mostrando que os afogamentos e os acidentes com motos e carros matam muito mais. Por isso, é um equívoco a pretensão do promotor. Cabe ao banhista tomar banho com a maré seca e obedecer às placas na orla e às orientações dos guardas- vidas. Além disso, os números divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) são irrefutáveis: duas mortes por ataques de tubarão, este ano, em Pernambuco; e 110 por afogamentos. Concluindo: de 2001 a 2010, houve 4.255 mortes por afogamentos, sendo 43,6% em águas naturais. Em 2011, 360 óbitos e 241 em 2012. Ou seja, 4.856 pessoas morreram afogadas desde 2001 e, no mesmo período, 13 em ataques de tubarão no Estado.

 

 

 

Ai, quem me dera...              
 

“Ai, quem me dera só 30% da segurança oferecida pelo Brasil a um  chefe de Estado que nos visita, a exemplo do Papa”. É a opinião de dezenas de leitores da coluna que, assim como nós, vivemos reféns e com medo da violência desenfreada neste rincão verde-amarelo.

 

 

Engorda, sim! - A engorda das praias do Recife, de Paulista, de Olinda e de Candeias vai aproximar mais os tubarões dos banhistas. Porém, temos que preservar a orla e os imóveis do avanço do mar. Ao banhista cabe respeitar limites e tomar banho com a praia seca.

 

 
Perdendo o verde - O coqueiral da estrada de acesso ao Distrito de Nova Cruz, em Igarassu, vem sumindo com cortes de árvores e   queimadas da vegetação nativa. E dará lugar à expansão imobiliária. Denúncia e foto de Fernando Melo.










 

Seca - A “Lei Seca” chegou às torneiras da Vila União, na Iputinga, com tolerância zero. E a água não tem pressão nem para alcançar a pia das casas. A denúncia é de Eduardo Nino da Silva Souza, da Associação dos Moradores.

 

 
Abuso - O leitor Luiz Carlos reclama que os ciclistas saem da ciclovia e invadem, diariamente, o calçadão de Boa Viagem, na maior cara de pau. E põem em risco a segurança das pessoas que caminham, principalmente, os idosos. Os PMs veem e ficam na deles.

 


Velório? - O velório, seja de pobre, rico ou “famoso”, é um momento de dor para a família e os verdadeiros amigos. É hora de  reflexão,  oração e de fé cristã nos desígnios de Deus. O que se viu, ontem, na Alepe, no velório de Dominginhos, foi uma verdadeira algazarra, com risos e excesso de cantorias. Tudo para aparecer nas TVs.

 

Inverno - O Programa da Boa Idade, da Farmácia Roval de manipulação promove, amanhã, às 9h, a palestra “Doenças do Inverno”. Inscrições: 3301-5500.

Espanhol - Terminam, hoje, as inscrições das provas dos Diplomas de Espanhol como língua Estrangeira (DELE), do Instituto Cervantes. Tel: (81) 3334-0450.

Serenata - Hoje, às 22h, é dia de cantoria nas ladeiras na Cidade Alta, em Olinda, com a saída da Serenata Foccae acompanhada pelo Grupo Luar de Olinda.




.
Compaz do Alto Santa Terezinha
já está em construção

 
          Em sete meses de gestão, a Prefeitura do Recife já começou a construir o segundo Centro Comunitário da Paz (Compaz), mais um compromisso do programa de governo que está saindo do papel. O equipamento será erguido onde funcionava o Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy do Alto Santa Terezinha,  na Zona Norte; com a meta de ser a “âncora” do Pacto Pela Vida do Recife na região que registrou 110 homicídios em um raio de dois quilômetros no ano passado. Primeiro dos cinco a serem entregues pela PCR até 2016, o Compaz do Cordeiro começou a ser construído no último dia sete de junho.

            A obra do Compaz do Alto Santa Terezinha está orçada em R$ 7 milhões e tem previsão de conclusão em oito meses. O centro se unirá a outros equipamentos públicos que a PCR entregará na Zona Norte, a exemplo de quatro Upinhas 24h nos bairros de Linha do Tiro, Morro da Conceição - que já estão em construção -, Córrego do Jenipapo e Bomba do Hemetério. Ainda para beneficiar a região, A PCR  transformará o Centro Público de Casa Amarela em um polo de formação de mão de obra qualificada. Em maio, o prefeito autorizou intervenção no local, que terá cursos de capacitação e pontos de atendimento da Defesa Civil, Todos Com a Nota e Junta de Alistamento Militar.

            O prefeito ressaltou a importância do equipamento na prevenção ao crime. “Com poucos meses fizemos a identificação da área, o projeto, a licitação, contratação e concluímos toda a parte burocrática. Está tudo vencido e a obra começa. O Compaz vai oferecer uma oportunidade diferente à população, com um conjunto de serviços que representam uma janela, um mundo diferente do da violência. É isso que os nossos jovens querem”, afirmou Geraldo Julio. Até o final do ano, a PCR lançará outras três unidades.



            A “Fábrica de Cidadania” do Alto Santa Terezinha vai oferecer à população atividades culturais, esportivas, acesso à Justiça e capacitação profissional. Ao todo, 18 bairros serão atendidos, entre eles três que estão nas áreas prioritárias do Pacto Pela Vida do Recife: Água Fria, Dois Unidos e Campo Grande. Serão mais de 221 mil pessoas beneficiadas, com foco nos jovens entre 15 e 29 anos, que são apontados como as principais vítimas da violência no Brasil.

              Geraldo Julio destacou ainda que o Compaz servirá como instrumento balizador para que as pessoas possam aproveitar melhor a cidade. “As famílias querem uma cidade para aproveitar o seu lazer, a sua atividade esportiva, cultural e com ambientes de convivência saudáveis, para que elas não se envolvam com o encanto das drogas. Fiquem sabendo que a Prefeitura do Recife vai trabalhar o tempo inteiro para garantir oportunidade aos jovens”, pontuou.

               Presente ao ato, o secretário de Defesa Social do Estado, Wilson Damázio, ressaltou a integração da prefeitura com o Governo de Pernambuco. “Essa é uma obra que dialoga diretamente no combate a criminalidade. Nesses poucos meses de governo, a gente já sente uma mudança expressiva no Executivo Municipal em relação à segurança. Geraldo, o senhor está dando o verdadeiro show de integração. Os órgãos operativos da SDS estarão sempre à disposição da PCR”, garantiu.

                Para garantir o funcionamento do Compaz, o atual imóvel do CSU será demolido. No local, será erguido um prédio com quatro pavimentos, onde funcionará uma biblioteca de alta qualidade; espaço de acesso à Justiça, com os serviços do Ministério Público, Defensoria Pública e Procon; salas para mediação de conflitos, apoio às famílias e capacitação profissional. Ainda no mês de fevereiro, Geraldo Julio visitou o terreno para anunciar a construção do Centro.

                Com uma área de 13 mil metros, o Centro Comunitário da Paz do Alto Santa Terezinha será equipado com teatro, laboratório de informática, biblioteca, videoteca e audioteca, bem como salas de recreação e atividades lúdicas com acompanhamento de artistas educadores. O equipamento contará ainda com um espaço para dojô, que permitirá a prática de artes marciais.

                 O centro terá investimentos da própria Prefeitura e dos governos estadual e federal. O terreno onde o Compaz será construído já dispõe da Escola Municipal Alto Santa Terezinha, Creche Zacarias do Rego Maciel, uma Academia das Cidades, piscina e duas quadras.

                 Moradora do Alto Santa Terezinha, Jucélia Maria da Silva, 47 anos, está entusiasmada com a construção do Compaz. “Eu moro aqui exatamente na frente do atual CSU e tenho dois filhos que jogam aqui na quadra todos os dias. Já imaginou quando tudo ficar pronto? Vai ser muito bom. Estou feliz e ansiosa”, comemorou a dona de casa.

                 Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti salientou a qualidade do Compaz para a região. “Esse será um equipamento de altíssima qualidade para toda a comunidade. Nós queremos reverter toda essa violência e vulnerabilidade dessa região com esse centro. Será uma quebra de ruptura, o melhor para os mais pobres”, cravou.
 
 

Dupla de mágicos pernambucanos

é indicada para receber Troféu

Construtores da Paz



                                                         Os mágicos Montanha e Crispim
 
O Projeto Magicando Solidário, comandado pelos mágicos Montanha e Crispim, foi indicado para receber o Troféu Construtores da Cultura de Paz - criação do Artista André Soares Monteiro. A premiação é em reconhecimento pelo trabalho solidário realizado envolvendo a Arte e a Cultura Mágica como forma de Inclusão Social, Terapia, Prevenção ao uso de drogas e combate à fome e à miséria. Durante todo o ano, o Magicando Solidário visita orfanatos e creches, distribuindo humor e solidariedade. O troféu vai ser entregue durante a " IV ESPIRITOARTELIDADE " A Arte do Espírito e o Espírito da Arte, nesta sexta-feira (26), no teatro Santa Isabel, às 20h. A entrada é gratuita e os convites ingressos serão distribuídos às 19h.

 
 
GARASSU INVESTE
 NA ACESSIBILIDADE
 
A Prefeitura de Igarassu lança nesta segunda-feira (29), às 10h, oPrograma Informação para Todos. Será o pontapé inicial para a instalação na cidade de placas indicativas em “Braille”.
Através da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, o prefeito Mário Ricardo (PTB) inicia uma ação pioneira no Estado com a instalação das placas. O município terá todos os órgãos públicos identificados com as lâminas em Braille, com nome e telefone, possibilitando assim, as pessoas cegas localizarem o nome do departamento e o contato.
O gestor municipal junto com o secretariado, as entidades do segmento e a população participarão da solenidade, que vai acontecer na sede da prefeitura, localizada no Centro Histórico.
O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 63 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação e da internet. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.
CONTATOS:
Domingos Sávio Coordenador da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Igarassu
(81) 9800.4210 -  8521.5149
Christiane Huggins (Assessora de Comunicação PMI): 9106 1098
Ernandes Tavares (jornalista): 8698 2288
 
 
 
 
 
 
Você conhece Geraldo?
Para ver o que ele compartilha com os amigos, envie-lhe uma solicitação de amizade.
  1. Geraldo Freire compartilhou a foto de PetLove.
    • Edson Marconni ABSURDO: O jovem Fábio Francisco da Silva que aparece em entrevista à televisão se passando por bombeiro militar e parte da equipe que participou do salvamento das jovens. Na realidade não é bombeiro militar e muito menos ajudou no salvamento das jovens (CARA DE PAU).

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS
 
Secretaria-Executiva de Defesa Civil
 
 Secretário-executivo de Defesa Civil participará de reunião do Conselho Nacional

O secretário-executivo de Defesa Civil, Adalberto Freitas, foi convidado a integrar o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC), como representante titular do município do Recife. O órgão é vinculado ao Ministério da Integração Nacional e tem como finalidade principal auxiliar na formulação, implementação e execução do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.
No próximo dia 30 de julho, o secretário participará da reunião do CONPDEC, que acontecerá na sede do Ministério da Integração Nacional, em Brasília. “É importante acompanhar as discussões acerca das políticas voltadas para a Proteção e Defesa Civil em âmbito nacional, os estudos para avaliação e redução de riscos de desastres e o planejamento de ações de prevenção”, afirma Adalberto Freitas.
O Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC) conta com a participação de representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos municípios e da sociedade civil organizada. O órgão é gerido de acordo com a Lei nº 12.608, de 10/04/12, art. 12, § 2º, e com o Regulamento do Conselho, aprovado por meio da Portaria 139, de 18/04/13. 

Clóvis Campêlo
Clóvis Campêlo26 de julho de 2013 10:15
A POESIA DE DRUMMOND

Quando se diz que Drummond foi o primeiro grande poeta a se afirmar depois das estreias modernistas, não se está querendo dizer que Drummond seja um modernista. De fato herda a liberdade linguística, o verso livre, o metro livre, as temáticas cotidianas.
Mas vai além. "A obra de Drummond alcança — como Fernando Pessoa ou Jorge de Lima, Herberto Helder ou Murilo Mendes — um coeficiente de solidão, que o desprende do próprio solo da História, levando o leitor a uma atitude livre de referências, ou de marcas ideológicas, ou prospectivas", afirma Alfredo Bosi (1994).
Affonso Romano de Sant'ana costuma estabelecer a poesia de Carlos Drummond a partir da dialética "eu x mundo", desdobrando-se em três atitudes:
Eu maior que o mundo — marcada pela poesia irônica
Eu menor que o mundo — marcada pela poesia social
Eu igual ao mundo — abrange a poesia metafísica
Sobre a poesia política, algo incipiente até então, deve-se notar o contexto em que Drummond escreve. A civilização que se forma a partir da Guerra Fria está fortemente amarrada ao neocapitalismo, à tecnocracia, às ditaduras de toda sorte, e ressoou dura e secamente no eu artístico do último Drummond, que volta, com frequência, à aridez desenganada dos primeiros versos: A poesia é incomunicável / Fique quieto no seu canto. / Não ame.1 Muito a propósito da sua posição política, Drummond diz, curiosamente, na página 82 da sua obra "O Observador no Escritório", Rio de Janeiro, Editora Record, 1985, que "Mietta Santiago, a escritora, expõe-me sua posição filosófica: Do pescoço para baixo sou marxista, porém do pescoço para cima sou espiritualista e creio em Deus."
No final da década de 1980, o erotismo ganha espaço na sua poesia até seu último livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário