sábado, 27 de julho de 2013

Parabólica

 

SUS: ninguém

marca consultas

 

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que precisam marcar consultas no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, comem o pão que o diabo amassou, companheiros. E não conseguem marcar consultas pelo 0800 28 12 025. O telefone ou a secretária eletrônica informa que todos os atendentes estão ocupados ou a Telemar diz que a chamada não pode ser completada. A denúncia foi feita à Ouvidoria da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), que enviará ofícios à Secretaria Estadual de Saúde (SES), ao MPPE e à diretoria do HAM para que o problema seja resolvido. O aposentado Misael Paulo da Silva, 71 anos, precisa marcar um cardiologista, há dois meses, e não consegue. Já a aposentada Selina da Conceição, 65 anos, tenta uma consulta para um pneumologista e nada. E só depois de três meses, conseguiu marcar para um cardiologista. São dezenas de reclamações.

 
 

                                           É de Oscar Niemeyer   

 
Segundo Ricardo Andrade, o Movimento Pró-Museu defenderá,  em breve, junto ao Conselho Estadual de Cultura, o tombamento da torre da antiga TV Manchete - atual RedeTV -, em Ouro Preto, Olinda. Foi desenhada pelo saudoso arquiteto Oscar Niemeyer.

 

  

Uma zorra - Nilson de Aquino Moura denuncia que, nas praias de Piedade e de Candeias, não têm guarda-vidas e nem PMs. E que o calçadão do SESC é uma zorra, com bicicletas, carroças de camelôs, motos e até skates. Já houve acidentes e ninguém toma providências.

 

 
Árvore ameaça - A árvore, cheia de cupim, e que rachou a calçada e o muro do prédio de número 1.019, na Rua Sá e Souza, em Boa Viagem, continua amedrontando os moradores. Apesar de várias queixas, a PCR não moveu um dedo.


 

Buracos - Rubens Santos reclama que a Rua José Rodrigues, no Pina, é só buracos e que, em frente ao número 770 com a Rua Olímpio Menezes, existe uma cratera. E lamenta o descaso da Emlurb com as ruas do Recife.

 

  
Mobilidade - “Mobilidade para a Cidade do Recife” é o quarto tema do ciclo de debates “Desafios para o Planejamento Urbano no Recife: a Cidade que Precisamos”. Será abordado, 2ª.-feira, às 9h, pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano da PCR, João Braga. Inscrições: (81) 3241-8508 ou monica@jbr.eng.br.

 

 

  

Solidário - Numa ação social, a Campanha Cortesia Solidária, da Ambev, beneficiará o Lar da Redenção, no Bongi (creche, centro educacional e abrigo de idosos). Doará o dinheiro, que será arrecadado dos convidados do camarote da Brahma, no show Tim na Estrada, hoje à noite, no Mirabilândia, com Jorge & Mateus.

 


 Motos - O Dia do Motociclista será comemorado, hoje, das 9h às 16h, no Parque Memorial Arcoverde, parceria Detran e Shineray. Com checkups gratuitos de motos.

 

Cocada - A maior cocada do mundo pode ser vista e saboreada, hoje e amanhã, na Praia de Maracaípe, em Ipojuca, na Festa da Cocada. Com shows musicais.

 

Homofobia - Na Vila Santa Luzia, a II Parada da Diversidade,  amanhã, às 13h, com concentração no Campo do Bueirão, na Torre. Tema: “A Luta contra a Homofobia”.

 
 

2ª Parada da Diversidade no Bairro da Torre] FOLHA DA CIDADE Robson Silva Sampaio Sampaio FolhaPE
Entrada
x

Eduardo Nino
10:58 (2 minutos atrás)
para mim
Eduardo Nino
Eduardo Nino27 de julho de 2013 10:58
FOLHA DA CIDADE Robson Silva Sampaio Sampaio FolhaPE

Diversidade - No próximo domingo, a Associação de Mulheres da Vila Santa Luzia promove a Parada da Diversidade da Torre, com concentração, às 14h, na Praça da Torre (campo do Bueirão). Informações: 81.8881-8879 - Wallace.
 

26/07/2013
Inscrições para patrocínio cultural dos Correios vão até agosto
Por meio do edital de ocupação de suas unidades para o biênio 2014–2015, os Correios estão disponibilizando R$ 15,5 milhões para patrocínio cultural no País. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de agosto no site da empresa (www.correios.com.br).
Os projetos, nas áreas de Artes Cênicas – Dança e Teatro, Artes Visuais, Artes Integradas, Audiovisual, Humanidades e Música, serão selecionados para realização entre março de 2014 e fevereiro de 2015, nos seguintes locais: Centro Cultural Correios São Paulo, Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, Centro Cultural Correios Recife, Centro Cultural Correios Salvador, Espaço Cultural Correios Fortaleza, Espaço Cultural Correios Juiz de Fora e Museu Nacional dos Correios, em Brasília.
A seleção desse tipo de projeto nos Correios é feita por meio de editais públicos desde 2004, o que confere transparência à destinação dos recursos, por meio de regras e critérios claros e objetivos para análise e seleção das propostas. Outro benefício é o acesso democrático de produtores e grupos ao processo de seleção de patrocínios.
Com essas ações, os Correios possibilitam o acesso dos cidadãos aos bens culturais, contribuindo para a valorização da memória e da identidade nacional, além de fomentar a cultura do País.
Pernambuco – O nível de qualidade das propostas é alto, o que beneficia o público da região com ótimas opções artísticas em um centro de primeira linha localizado no histórico Bairro do Recife. O edital passado trouxe ao CCC-Recife projetos que se destacaram em visitação e crítica, como “Diário das Frutas”, de Tereza Costa Rêgo e Bruno Albertim, “Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais”, “Cineclube Curta Doze e Meia”, “Quinteto Violado – Concerto-Aula”, “Que Maravilha! Leituras do Teatro Pernambucano” e “Conte Outra Vez – Maratona de Contação de Histórias”.
 
CONTATO PARA IMPRENSA
Departamento de Relacionamento Institucional dos Correios
Telefones: (61) 3426-1866 / 2989 / 1239 / 2008 / 1325
Centro Cultural Correios Recife(81) 3224-5739
 


Conferência Municipal de Meio Ambiente debaterá propostas para a Política Nacional de Resíduos sólidos
 
Os participantes vão definir ações prioritárias para o município e sugerir outras para serem debatidas na etapa estadual do evento
 
A Prefeitura do Recife realizará, nesta terça (30) e quarta-feira (31), a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com tema “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. Mais de 200 pessoas, entre moradores, representantes de entidades, ONGs, instituições de ensino, empresários e observadores, vão participar das discussões e elaborar propostas com vista à consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento será aberto às 9h, e ocorrerá no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.
 
A conferência abordará uma das questões que mais afeta o meio ambiente no Brasil e no mundo: o tratamento e a destinação do lixo. Na ocasião, os participantes vão definir vinte ações prioritárias para o município e sugerir outras para serem debatidas na etapa estadual do evento. “Não há como conseguir bons resultados na área de resíduos sólidos, sem o envolvimento da sociedade. A conferência é um instrumento que aproxima o poder público da população, e ela nos ajudará a direcionar as ações do governo”, pontuou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.
 
A iniciativa também possibilitará que a comunidade conheça melhor os compromissos estabelecidos nos planos locais e regionais. Em março de deste ano, por exemplo, a PCR aderiu ao Plano de Resíduos Sólidos do Governo de Pernambuco, que contém as principais diretrizes sobre políticas públicas para a área. Uma alternativa moderna que inclui tratamento e reciclagem de resíduos; e faz os municípios da Região Metropolitana atuarem de forma integrada. O evento ainda visa elaborar estratégias de mitigação dos impactos ambientais; identificar soluções para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo.
 
Para contribuir com o debate, no primeiro dia, haverá a apresentação de um painel sobre Resíduos Sólidos pelo professor da UFPE José Fernando Jucá, autor e organizador de diversos livros. Jucá também coordena projetos de pesquisa nas áreas de Geotecnia Ambiental, Bioenergia e Resíduos Sólidos Urbanos. Após a palestra, as pessoas serão divididas em quatro grupos temáticos de trabalho. São eles: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos impactos ambientais; Geração de Emprego, Trabalho e Renda; e Educação Ambiental.
 
Já o segundo dia do evento será marcado pelas plenárias. Neste momento, as ações elaboradas pelos grupos de trabalho serão lidas, debatidas e eleitas as prioritárias. Por fim, ocorrerá a escolha dos 12 delegados que representarão a capital pernambucana durante a Conferência Estadual de Meio Ambiente, prevista para o segundo semestre deste ano. “Não é suficiente ter um bom serviço de coleta e um plano de gestão. Temos que repensar o tipo de consumo e o desperdício de jogar fora artigos recicláveis, que são objetivos de valor no mercado. Esses materiais precisam voltar para a cadeia produtiva, gerando renda a quem precisa e benefícios ao meio ambiente”, concluiu Cida Pedrosa.

-- 
PE - Centro Cultural Correios Recife - Caixa Postal
17:49 (17 horas atrás)
para

26/07/2013
Centro Cultural Correios faz quatro anos de sucesso de público
Na próxima quarta-feira (31), o Centro Cultural Correios completará quatro anos de fomento à cultura brasileira, em especial à regional, através de segmentos de música, humanidades, audiovisual, artes visuais, além de apoiar projetos nas áreas de dança, literatura (lançamentos de livros) leituras teatrais e fotografia. Nesse curto período, o CCC ganhou visibilidade na mídia, atingiu sucesso de público e firmou parcerias com produtores locais e de outros estados que resultaram em projetos importantes como é o caso do Cineclube Curta Doze e Meia, cujo modelo inspirou a criação de outros cineclubes no Bairro do Recife, local em que está situado o CCC.
Atualmente o Centro Cultural Correios é apontado por produtores e artistas como o equipamento mais movimentado da cidade, e que no período de sua abertura, em julho de 2009, serviu para oxigenar a cena cultural da cidade. No Bairro do Recife, o CCC dialoga com outros equipamentos e instituições de referência a exemplo da Caixa Cultural, do Santander Cultural, do Ministério da Cultural-Minc; da galeria Arte Plural; Torre Malakoff, dentre outros, cujo objetivo é fazer com que a população se aproprie de todas as alternativas de lazer e turismo oferecidas na ilha como o recém-criado projeto Recife Antigo do Coração.
Atualmente a grade de programação do CCC contempla as sessões do Curta Doze e Meia, além das exposições em cartaz como Bela Aurora do Recife, de Wilton de Souza;Catimbau: contrastes de um paraíso. Para celebrar o aniversário, o Centro Cultural elaborou uma programação eclética, a partir das 15h, que contempla sessão especial do Cineclube Curta Doze e Meia; apresentação do Quinteto Violado e performance da Companhia Acupe de Dança, além do tradicional corte de bolo.
CONTATO PARA IMPRENSACentro Cultural Correios-Paulo Costa/Lúcia Moura/Elizabete Farias 
Fone: 
(81) 3224-5739
 


CAXANGÁ ÁGAPE ALMOÇO-REUNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO
 

O Caxangá Ágape, por meio de seu presidente executivo, Fernando Freire, conselheiros e toda a sua diretoria, tem a honra de convidá-lo (a) para participar do almoço-reunião em homenagem ao Ministério Público de Pernambuco, na pessoa do Procurador Geral de Justiça, Dr. Agnaldo Fenelon, que na ocasião falará sobre: “Os avanços sociais conferidos aos brasileiros pela Constituição Cidadã de 1988”. A saudação em nome da família agapeana será realizada pelo Deputado Federal Raul Henry.  
Compareça!
 
Data: 31 de julho de 2013, a partir das 12:00h;
Local: Salão Nobre do Restaurante Boi e Brasa
(Avenida Boa Viagem, 97 | curva do Pina | Recife)
Taxa de adesão: R$ 55,00
Incluso: Rodízio, whisky, chope, refrigerantes, água mineral, sucos, sobremesas e café.
 


Um domingo pra sambar!

Domingo, meio dia. É chegada a hora de curtir mais um Clube do Samba do Recife. E foi dentro desse roteiro que eu sambei até não querer mais ontem na tarde/noite do Acadêmicos do Morro.
Como sempre, o Clube do Samba estava lotado de gente bonita, cerveja gelada e samba de qualidade com a amiga Karynna Spinelli e seus convidados mais que especiais. Tive a companhia dos amigos: Marcio, Marine e Messinho que me acompanharam nesta intrépida tarde de domingo.
Cerca de 2 mil pessoas acompanharam mais uma edição do Clube do Samba ontem. É incrível ver como o samba move barreiras e faz com que várias pessoas das mais variadas classes sociais subam o morro na tranquilidade para curtir um dos ritmos mais queridos do povo brasileiro, o Samba.
Diferente das outras edições, o clube do samba não foi realizado na quadra em frente à igreja da conceição, mas sim, no tradicional Acadêmicos do Morro. Ao preço de R$ 10,00 a entrada, a galera pôde curtir samba de qualidade das 12 até as 19 horas sem parar de se divertir.
Após o samba da Karynna Spinelli, fui curtir o pagodão na Galeria do Ritmo que foi de graça, e levou meus amigos a curtirem a noite no Morro da Conceição até umas 22 horas.
Continue a diversão - Uma dica para quem quer curtir a noite após o clube do samba é um lugar chamado: O Chalé. O local fica na avenida norte, na altura do morro da conceição. Além de cerveja gelada, caldinho de marisco perfeito, em “O Chalé” tem um karaokê onde você, pobre mortal cantor de banheiro, pode soltar sua voz tranquilamente.
O repertório do karaokê é bastante vasto. Com uma lista de quase 7 mil musicas, tem de Reginaldo Rossi, passando pelo Queen, até músicas do Zezé di Camargo e Luciano.
Um boa pedida para os últimos domingos de cada mês, é a frequência no Clube do Samba do Recife.
Serviço:
O que? Clube do Samba do Recife
Quando? Neste domingo, 28 de julho, a partir do meio dia.
Onde? Morro da Conceição.
Quanto? R$ 10,00 + 2kg de alimentos
Eu Vou, tu num vai??
 

Servidores inativos e pensionistas com dados
 desatualizados têm benefícios bloqueados em Paulista
A Prefeitura do Paulista decidiu bloquear nesta sexta-feira (26) os salários de 160 servidores inativos e pensionistas do município que não atenderam ao chamamento para o recadastramento funcional entre os meses de fevereiro e junho deste ano. A medida adotada está sendo colocada em prática pelo Instituto de Previdência Social da cidade – PreviPaulista, que já enviou comunicado a Caixa Econômica Federal solicitando a suspensão do repasse a partir deste mês de julho. A lista com os nomes dos funcionários que estão nesta situação foi divulgada nesta tarde e afixada na sede do órgão previdenciário, localizada na Rua da Mangueira, nº 05, Centro.
A nova administração municipal vai continuar depositando a remuneração nas contas, mas os valores vão ficar retidos no banco até que o funcionário público realize a atualização cadastra l . O PreviPaulista já está tentando localizar este contingente através de envio de correspondências e ligações telefônicas. Caso o aposentado ou pensionista não seja localizado nos próximos seis meses, o órgão vai elaborar um estudo com a finalidade de reaver o montante ao erário público. Até o momento, 1.156 servidores inativos e pensionistas já realizaram o recadastramento.
Os interessados em realizar o procedimento devem providenc iar cópia da seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e certidão de casamento, quando casado (a). Já no caso dos pensionistas, a única alteração é o acréscimo da certidão de óbito do familiar. O atendimento acontece das 7h30 às 13h30. Informações pelos fones  (81) 3371-0950  e 3372-3485.
 
 
 
Aniversário da Lei Maria da Penha
Mutirão vai dar encaminhamento aos casos
de violência contra a mulher nas varas da RMR
 
Cinquenta mil processos de casos de violência contra a mulher acumuladas em seis Varas de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres existentes na Região Metropolitana do Recife serão agilizados através de um mutirão, que prevê a participação de estudantes e professores da Faculdade Joaquim Nabuco. Para articular a ação a Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, participou da reunião da Câmara Técnica para Enfrentamento da Violência de Gênero contra a Mulher do Pacto pela Vida, nesta sexta-feira, 26, que contou com a participação de representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco, da entidade educativa e secretárias municipais da mulher.
Na reunião, o grupo conversou sobre o planejamento estratégico para a realização do Mutirão, chamado de Arquivo Zero, e sobre outras ações que poderão ser disseminadas a partir desta parceria. O mutirão faz parte da programação do aniversário de sete anos da Lei Maria da Penha,  que entrou em vigor em 22 de setembro. Cristina Buarque falou sobre a importância da ação inédita no País e anunciou a Juíza Marylúsia Feitosa como coordenadora do mutirão.
Estiveram presentes ao encontro a Juíza Marylúsia Feitosa, que também integra a CTEVGM, as juízas Rúbia Tavares (da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres de Recife), Roberta Vasconcelos (de Camaragibe/São Lourenço da Mata) e Hélia Viegas (do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca); a Diretora Geral de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher da SecMulher, Fábia Lopes, o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da FJN, Grinaldo Gadelha Junior, e as secretárias da Mulher dos municípios de Recife, de Paulista, de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho.
Para a juíza Marylúsia Feitosa, com a ação, Pernambuco vai sair na frente de outros Estados com relação a agilizar a resolução dos casos de violência contra as mulheres, existentes no Poder judiciário. Apenas em Recife, onde só existem duas varas, tramitam 20 mil casos de violência contra a mulher. Também haverá a remessa planejada de processos que se desenvolvem em instâncias não especializadas para as varas especializadas. “A ação atende ao que a sociedade vem reclamando e ao que as mulheres vítimas de violência doméstica precisam, que é fazer a queixa na delegacia e obter o resultado, que é a punição do agressor”, comenta a juíza.
Para agilizar ainda mais neste processo, as Juízas titulares das Varas de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres decidiram, durante a reunião da Câmara Técnica, preparar uma carta para o Governador Eduardo Campos contendo algumas reivindicações entre elas : que sejam criadas mais varas voltadas para a violência contra as mulheres; que sejam designadas juízas titulares com dedicação exclusiva a estas varas; que haja o mesmo rigor com os agressores de mulheres, com que há para os praticantes de delitos referentes a entorpecentes; que seja solicitado ao Ministério Público e a Defensoria Pública que sejam designados defensores e promotores de justiça para trabalharem especificamente nestas varas.
A Diretora Geral de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres, Fábia Lopes, falou que a SecMulher tem cumprido com o seu papel de promover a articulação entre os serviços da rede de enfrentamento da violência contra a mulher, inclusive do próprio poder judiciário, que encontram-se dispersos entre as diversas varas  de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres e até mesmo dentro das próprias varas. “Com este diálogo, os procedimentos que são adotados nas varas podem ser unificados”, registra a diretora.
Mutirão -  O Arquivo Zero está previsto para ser executado no período de 23 a 27 de setembro simultaneamente nas seis varas de violência doméstica e familiar contra as mulheres e integra o Projeto Justiça para as Mulheres : Agora e Sempre !, elaborado pela SecMulher. O projeto tem o objetivo de sanar as demandas reprimidas por justiça de gênero em Pernambuco.
A participação de alunos e professores da FJN se dará através de um convênio para a formação continuada, chamado de Tolerância Nunca Mais. A faculdade selecionará, a partir da publicação de um edital de seleção, a equipe que vai participar do trabalho diretamente nas seis varas, e vão ajudar nos encaminhamentos dos processos sem sentença nas varas.
Além disso, cada vara vai selecionar um caso em sua área de atuação, que deverá ser devidamente solucionado, que funcionará como um emblema. “A ideia é que cada um apresente um caso e somado ao caso ao processo do homicídio de Christina Gabrielsen, ocorrido em Recife em 1995 , que vem sendo assistido pela CPMI da Violência Contra a Mulher, e totalize sete, o número de anos de existência da Lei Maria da penha”, acrescenta Fábia Lopes.
Já o coordenador da FJN, Grinaldo Júnior, além da ação pontual da realização do mutirão, a faculdade seguirá ainda por um ano a atuação junto às varas de violência contra a mulher, através do funcionamento de Núcleos de Estudos de Gênero (NEG) de cada vara. Segundo ele, além de ajudar na solução dos casos, as informações colhidas pelos alunos servirão para subsidiar novas políticas públicas de gênero.
  --


Conferência Municipal de Meio Ambiente
debaterá propostas para a Política Nacional
de Resíduos sólidos
 
Os participantes vão definir ações prioritárias para o município e sugerir outras para serem debatidas na etapa estadual do evento
 
A Prefeitura do Recife realizará, nesta terça (30) e quarta-feira (31), a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com tema “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. Mais de 200 pessoas, entre moradores, representantes de entidades, ONGs, instituições de ensino, empresários e observadores, vão participar das discussões e elaborar propostas com vista à consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento será aberto às 9h, e ocorrerá no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.
 
A conferência abordará uma das questões que mais afeta o meio ambiente no Brasil e no mundo: o tratamento e a destinação do lixo. Na ocasião, os participantes vão definir vinte ações prioritárias para o município e sugerir outras para serem debatidas na etapa estadual do evento. “Não há como conseguir bons resultados na área de resíduos sólidos, sem o envolvimento da sociedade. A conferência é um instrumento que aproxima o poder público da população, e ela nos ajudará a direcionar as ações do governo”, pontuou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.
 
A iniciativa também possibilitará que a comunidade conheça melhor os compromissos estabelecidos nos planos locais e regionais. Em março de deste ano, por exemplo, a PCR aderiu ao Plano de Resíduos Sólidos do Governo de Pernambuco, que contém as principais diretrizes sobre políticas públicas para a área. Uma alternativa moderna que inclui tratamento e reciclagem de resíduos; e faz os municípios da Região Metropolitana atuarem de forma integrada. O evento ainda visa elaborar estratégias de mitigação dos impactos ambientais; identificar soluções para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo.
 
Para contribuir com o debate, no primeiro dia, haverá a apresentação de um painel sobre Resíduos Sólidos pelo professor da UFPE José Fernando Jucá, autor e organizador de diversos livros. Jucá também coordena projetos de pesquisa nas áreas de Geotecnia Ambiental, Bioenergia e Resíduos Sólidos Urbanos. Após a palestra, as pessoas serão divididas em quatro grupos temáticos de trabalho. São eles: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos impactos ambientais; Geração de Emprego, Trabalho e Renda; e Educação Ambiental.
 
Já o segundo dia do evento será marcado pelas plenárias. Neste momento, as ações elaboradas pelos grupos de trabalho serão lidas, debatidas e eleitas as prioritárias. Por fim, ocorrerá a escolha dos 12 delegados que representarão a capital pernambucana durante a Conferência Estadual de Meio Ambiente, prevista para o segundo semestre deste ano. “Não é suficiente ter um bom serviço de coleta e um plano de gestão. Temos que repensar o tipo de consumo e o desperdício de jogar fora artigos recicláveis, que são objetivos de valor no mercado. Esses materiais precisam voltar para a cadeia produtiva, gerando renda a quem precisa e benefícios ao meio ambiente”, concluiu Cida Pedrosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário