quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Parabólica

 
 
Simepe denuncia
Governo Federal
 
O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) formulou representações para serem entregues ao Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT), denunciando a sonegação dos direitos trabalhistas e previdenciários dos médicos
contratados para trabalhar no Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) e no Programa Mais Médicos. Além dessas representações, a diretoria do Simepe já acionou a sua Defensoria Médica, que está elaborando uma Ação Civil Pública para garantir o respeito aos direitos trabalhistas e previdenciários dos médicos que estão trabalhando nesses programas. O presidente do Simepe, Mário Jorge Lobo, o Governo Federal não pode burlar a norma constitucional tolhendo os direitos dos trabalhadores. Falando em médico, leitores voltam a denunciar que, há mais de trêsmeses, faltam remédios simples e de uso continuo, no Posto de Saúde Gouveia de Barros, no Pátio de Santa Cruz.
 
 
Carros na contramão  Cortesia/Neurivaldo de Araújo Luna
 

Em tom de desabafo, Neurivaldo de Araújo Luna afirma que, todos os dias, na Rua do Chacon, em Casa Forte, motoristas insistem em estacionar na contramão ou em local proibido. “Em apenas um dos lados da via, é permitido estacionar. A CTTU está sendo omissa”, diz.
 
 
Obras ao léu - Já Rogério Alves, denuncia que o posto médico do Loteamento Dom Hélder Câmara, no Janga, está com as obras paradas desde 2010. Moradores já foram a várias reuniões, na gestão passada e na atual, e a Prefeitura de Paulista nada resolve.


 
 
Maus tratos - Para combater os maus tratos aos animais, foi lançado o abaixo-assinado Governador Eduardo Campos crie a Delegacia de Proteção aos Animais em Pernambuco. Lá, o cidadão participa no bog http://www.dogmidia.blogspot.com.
 
 
 
HCP - O Hospital de Câncer de Pernambuco abre, hoje, às 18h30, a Exposição Pintata Solidária, de artistas plásticos que doaram obras e que ficam expostas até o dia 15, no Paço Alfândega. A renda será revertida para o HCP. 
 
 
 
Cartel? - Fernando Melo pede fiscalização rigorosa, nos postos de combustíveis do Litoral Norte de Pernambuco, pois os preços cobrados são idênticos de um posto para outro, não existindo concorrência entre eles. E detona: “De Paulista até Itamaracá”.
 
 
Peixe - Pernambuco aderiu à X Semana Nacional do Peixe, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em todo o País, sob o mote “Pescado: Delícia com sabor de saúde”, para incentivar o consumo no Brasil. A Netuno Pescados está com descontos em alguns de seus produtos, assim como o Mercado de Casa Amarela.
 
 
IFPE -
 
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abre inscrições, no dia  10, para concurso de níveis fundamental, médio, intermediário e superior. No www.ifpe.edu.br.
 
Marreta -
O Sindicato da Construção Civil/PE realiza, hoje, às 8h, o 19 º Congresso Estadual de Segurança e Saúde dos Operários. Na Fafire (Av. Conde da Boa Vista).
 
 
Teatro -
 
Abertas inscrições da Oficina Teatro e Seus Viés (Funarte e de graça), em Limoeiro, para artes cênicas. No teatroeseusvies@gmail.com.
 
 
 
 
 
 
 

  • ESCOLA COMPOSITOR ANTÔNIO MARIA EM RIO DOCE TETO AMEAÇA DESABAR E FALTA SEGURANÇA PARA ALUNOS

    Texto Manoel Larré
    A Escola Polivalente Compositor Antônio Maria, no populoso bairro de Rio Doce, uma das mais importantes unidades de ensino de Olinda, com aproximadamente 1.200 alunos matriculados, nos três turnos, perto de completar 40 anos de existência, outrora conhecida como escola modelo, hoje estabelecimentos do mesmo porte são apelidados de “referência”, era o grande orgulho para o alunado, pais e responsáveis pela estudantada, possuía Laboratórios de Ciências, Informática, Oficinas Industriais, inclusive com ensino técnico em diversas especialidades, biblioteca climatizada, quadras de esportes, atividades educativas, banda musical etc.
    Hoje a realidade é completamente diferente, perdeu até o pomposo nome de Polivalente, ficando só como ECAM e encontra-se em total abandono, em condições precárias, apresentando riscos de desabamento, os tetos com cupins em muitas salas de aula, com infiltrações em todos os cantos, sala de professores, de diretoria, e quando chove (goteiras) os estudantes são dispensados de assistirem aulas, os banheiros estão impróprios para uso, rachaduras nas paredes, fiação elétrica exposta, gambiarras improvisadas, colocando em risco a vida dos alunos, sistemas hidráulico, de saneamento e esgoto exaurido pelo tempo, fedentinha insuportável, causando mal-estar, mofo, matagal nas alturas, servido de pasto para cavalos (foto), com aparecimento de cobras, sapos, ratos, escorpiões etc. 
    Professores e alunos receberam notebooks e tablets do Governo Estadual, só que perto de 70% dos aparelhos foram entregues com defeitos e todos estão esperando pelo conserto e manutenção há cerca de seis meses. E o inusitado, a grande maioria dos mestres não sabem mexer com o Linux (sistema operacional gratuito), quanto mais elaborar projetos de aulas, os alunos não conseguem atingir a média do IDEB por falta de estímulos, e os professores ficam prejudicados por não atingirem as metas de educação pactuadas em 2012/2013 para receberem o Bônus de Desempenho Educacional (BDE), com valores que variam de R$ 726 a R$ 3.873.
    Uma denúncia grave dos moradores e pais de alunos de Rio Doce, fica por conta do desrespeito a Lei Estadual 10.454/90, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a 100 metros de distância dos colégios. No caso da unidade escolar, as barracas e bares estão colocadas no muro da escola. Caldinho Brasil, da Cris, do Rogério, Bar d Nado e Caldinho da Codorna Amigo do Rogério.
    A Prefeitura de Olinda não toma nenhuma providência, não fiscaliza e sequer sabe dizer se esses comerciantes tem alvará de funcionamento. Outra preocupação da comunidade de Rio Doce é por conta do processo em andamento imposto pelo Governo do Estado de municipalizar as escolas estaduais e isso sem um debate com os pais dos alunos, sem um modelo de organização escolar e com o ano letivo em pleno andamento. Para se ter uma ideia se não houver uma interrupção imediata desse processo, será um Deus nos acuda, afirmam os pais que tem os filhos matriculados na ECAM, e na Escola Professora Burity, pois a Prefeitura de Olinda não cuida nem das suas escolas municipais, já se passaram metade do ano, e os alunos da rede municipal não receberam os kits escolares e estão ainda sem fardamento. Professores em todas as escolas do município se matam para passar o conteúdo das aulas sem a ajuda dos livros, cadernos, lápis e borrachas. Esse material acusam era para ser repassado pelo PMO no início do ano letivo. Todos já perderam a esperança e sabem que esse material escolar só virá, olhem lá, em 2014. Alunos e pais querem sabem o que Renildo Calheiros está mesmo fazendo em Olinda?
 
Vereador Wanderson impedido de fazer denúncia na CMR
 

 Imprensa Vereador Wanderson Florêncio
 
 
 
 
 
Depois de fazer um levantamento minucioso à respeito da situação das praças públicas da cidade do Recife, o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) foi impedido de subir à tribuna da Câmara e discursar exibindo fotografias dos locais onde fez visitas. O parlamentar chegou a solicitar o projetor para que pudesse mostrar os slides com dezenas de praças abandonadas, mas minutos antes do início do grande expediente da sessão plenária, Wanderson informou que não foi autorizado a usar o equipamento pela mesa diretora da Casa de José Mariano.

"Eu estava pronto para exercer o meu papel constitucional de vereador representante da oposição desta cidade, mas fui estranhamente impedido de usar o equipamento onde pudesse exibir o caos em que se encontram as praças do Recife. Mesmo sem o uso do projetor, informei ao presidente que falaria sobre o assunto e criticaria a mesa por não permitir mostrar as imagens, mas, de repente, os vereadores deixaram o plenário sem que houvesse o grande expediente", desabafou o tucano.
 
 

Wanderson chegou a classificar como "manobra para blindar a atual gestão" a atitude dos colegas da base do governo. "O governo vende a imagem do conforto aos recifenses, de uma gestão que não dorme e que trabalha para melhorar a vida das pessoas, mas o que estamos vendo nas ruas vem na contramão de tudo. As praças do Recife são exemplo pequeno de que a cidade não está andando. Esses espaços destinados ao lazer estão entulhados pelo lixo, com brinquedos quebrados, sem nome, sem luminárias e servindo como abrigo para moradores de rua numa situação de total abandono. Falar sobre isso mostrando imagens talvez fosse demais para base governista", ironizou o vereador.
 
 
 
 
 
   
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário