quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Parabólica


 

 




 
 
 Preço diferenciado

nos ônibus do SEI

 

“Cidadão quer que a Itamaracá, a Cidade Alta e a Rodotur expliquem à população a desigualdade, nos valores das tarifas, e que o Ministério Público peça esclarecimentos a estas empresas.

 
 

 
 
 


O leitor Sérgio Murilo Lira, indignado, inconformado e a pleno pulmões, denuncia que os moradores de Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá permanecem pagando R$ 3,35 de passagem para embarcar em qualquer ônibus do SEI. “A maioria dos usuários ganha somente um salário mínimo e paga uma passagem mais cara do que a cobrada em São Paulo. Gostaria de saber do governador e candidato a presidente, Eduardo Campos (PSB), e do presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, por qual motivo somos tratados diferente da população do Recife, Jaboatão, Camaragibe e Olinda (exceto as pessoas do Bairro de Rio Doce, que pagam apenas R$ 2,15) para embarcar nos ônibus do SEI? Quero informar ao governador que o Artigo 5 da Constituição Federal diz que ‘todos são iguais perante a lei’. Portanto, não existe motivo para que os usuários da Região Metropolitana Norte desembolsem um valor mais alto na passagem”,detona.

 


Buraqueira com... Henrique Lotto/Cortesia 


Henrique Lotto denuncia que, há 20 anos, motoristas e pedestres sofrem com a buraqueira, na Avenida Colibri, em Maranguape I, Paulista. “Há 4 meses, a Prefeitura de Paulista e a Compesa fizeram um serviço no local e bastou chover e os buracos voltaram”, diz Lotto.

 

...mau cheiro - Ele conclui: “O asfalto, que usaram nesta via, é de material duvidoso, pois não passa uma semana e vira ‘farelo’.  Sem falar que o esgoto da Compesa estourou e o mau cheiro é insuportável. Quem pega ônibus, no local, toma banho de água de fezes”.

 
Mudo, mudinho - Usuários queixam-se que a Telemar instalou dois  “Orelhões” novinhos em folha, quase em frente ao Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador, mas não têm sinal para fazer  as ligações. É demais, não?

 

Morosidade - Vejam às quantas anda a morosidade da Justiça brasileira. Só depois de quase dez anos, é que os suspeitos da morte de um frei, em Olinda, sentam-se no banco dos réus. Se servir de consolo: antes tarde do que nunca.

 

Câncer - A Associação dos Servidores, da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, e o SESI oferecem, hoje, exame preventivo de câncer de mama e, na sexta-feira, de próstata. São 150 vagas para cada dia, pela ordem de chegada, e de graça. Informações: 3228.67 69.

Paz - São Lourenço ganha, em novembro, o Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos, parceria da prefeitura e Governo do Estado, sendo a 15ª na RMR. Atua com medidas de aconselhamento, através do entendimento, evitando que problemas primários - domésticos ou comunitários - cheguem sem necessidade à Justiça.

 

 

 Moda –

Hoje e sexta, no Polo Caruaru, o Encontro da Moda & Estilo, gratuito, na Praça de Eventos, BR-104, Km 62. O Polo conta com 550 lojas.

 

 

 

Aviador -

O Clube da Aeronáutica do Recife, com o apoio do Lions Clube Recife-Boa Viagem e do Lions Cibernético Ambientalista, realiza, amanhã, o Baile do Aviador. Tels: 3461.1854 e 3343.0726.

 

Direito -

 

A Defensoria Pública da União, no Recife, abriu inscrições, até 11 de novembro, para 26 vagas de estágio na área de Direito. Telefone: 81.3194.1213.
 
Últimos dias de inscrição para
 cursos de operadores de supermercado
 e cuidadores de idosos

O Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcanti (Immoc) está com inscrições abertas até o dia 29 de outubro para cursos gratuitos de formação de operadores de supermercado e de cuidadores de idosos. Trinta vagas estão sendo oferecidas para cada capacitação. Os cursos estão sendo oferecidos em parceria com o Senac-PE. As aulas começam no dia 4/11. No ato da inscrição, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de escolaridade. O Immoc uma instituição sem fins lucrativos mantida pela JBR Engenharia. Outras informações pelo telefone 3241-8508.


BISPO ALEMÁO DEVE TER

 FEITO DOUTORADO NO BRASIL


Considerando o custo das obras do bispo de Limburg na Alemanha, Franz Peter, tudo indica que ele participou de algum curso de doutorado no Brasil. Uma obra orcada em 5 milhoes de euros terminou em 40 milhoes, só no Brasil.  
Edson Campos E Silva
E-mail 
edsoncamposesilva@globo.com
0055. (81) 9972-1110, 3465-2535
Blog Causos e Fatos (
camposesilva.blogspot.com)
 
 

ARTIGO: Enfrentamento da tuberculose e hanseníase no sistema prisional como estratégia prioritária do Programa Sanar em PE

Projeto foi premiado na 13ª Expoepi, realizada em Brasília


Segundo o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil – Ministério da Saúde/ 2011, a alta vulnerabilidade da população carcerária na transmissão das doenças respiratórias se deve às condições precárias de confinamento, o que dificulta o controle das doenças infecto-contagiosas. Os elevados índices epidemiológicos da tuberculose e a disseminação da hanseníase entre a população encarcerada colocam em situação de risco as comunidades de origem dos presos e por extensão, toda a sociedade livre, fortalecendo a cadeia de transmissão por meio do contato com familiares e servidores da penitenciária.
O Estado de Pernambuco possui 20 unidades prisionais (UP) distribuídas em 14 municípios do estado. Anteriormente à execução das ações. Considerando a elevada incidência da tuberculose no sistema penitenciário de Pernambuco e a subnotificação dos casos de hanseníase, além da fragilidade nas ações de vigilância e controle de ambas as doenças, o enfrentamento das doenças supracitadas, dentro do sistema prisional, foi realizado após articulação com diversos parceiros, sendo executadas, em diferentes momentos, atividades de planejamento, sensibilização, mobilização e capacitação, adequando o cronograma à rotina de cada unidade prisional.
A realização de assessoramento técnico contínuo é estratégia prioritária do governo estadual através dos Programas SANAR e das equipes técnicas dos Programas de Controle da Tuberculose e Hanseníase, para reorientação das ações de vigilância e atenção à saúde dos referidos casos, tomando como base a portaria interministerial MS/MJ nº 1777/2003 e no manual de recomendações do MS. Além disso, a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde – SEVS em parceria com a Secretaria Executiva de Ressocialização – SERES e a sociedade civil tem promovido ações de intensificação da busca ativa dos sintomáticos e diagnóstico dos casos, implementando ações de mutirão com o objetivo de ampliar a capacidade de detecção e tratamento dos casos positivos, interrompendo deste modo a cadeia de transmissão dessas doenças na população privada de liberdade.
As primeiras UP selecionadas para realização dos mutirões foram definidas com base no elevado número de casos novos de tuberculose pulmonar bacilífera, presença de casos de tuberculose droga resistente e existência de casos de hanseníase em tratamento registrada no sistema de informação estadual, além da elevada densidade populacional privada de liberdade. As unidades prisionais eleitas para iniciar os mutirões foram a Penitenciária Agro Industrial São João – PAISJ, a Penitenciária Professor Barreto Campelo – PPBC, ambas localizadas no município de Itamaracá e, o Presídio de Igarassu – PIG, localizado no município de Igarassu.
Sabendo que há quantidade reduzida de médicos e inexperiência no diagnóstico para hanseníase nas UPs envolvidas, a Secretaria Estadual de Saúde contratou um médico da referência, para realização do diagnóstico no período do mutirão e oportunamente a atualização em serviço dos profissionais médicos e enfermeiros em manejo clínico para tuberculose e hanseníase.
As ações de controle da tuberculose na população carcerária, em Pernambuco, iniciaram em 2009 quando foram disponibilizados recursos pelo Projeto Fundo Global para reforma do ambulatório do Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna – COTEL, com incentivo do Projeto Fundo Global e apoio dos Ministérios da Saúde e da Justiça com a implantação dos serviços de baciloscopia e radiografia de tórax, possibilitando o diagnóstico de tuberculose no momento da triagem dos ingressos no Sistema Prisional, mas também o apoio diagnóstico às demais unidades prisionais durante as campanhas e mutirões.
O acompanhamento dos casos está sendo realizado pelas equipes de saúde através da estratégia recomendada de tratamento diretamente observado – TDO e implantação de atividades de grupo, na rotina, pela equipe técnica da SES (programa SANAR) e equipes multidisciplinares das UP, onde os participantes são os casos positivos de tuberculose e hanseníase. O grupo acontece quinzenalmente e é inspirado no método do grupo focal, e sua importância é a ampliação da estratégia de adesão ao tratamento, o que tem sido inovador e o grande diferencial da experiência dos mutirões.
*Laís Milena Costa Teixeira faz parte da equipe técnica do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde
 

 *PALESTRA COM O MÉDICO WILSON OLIVEIRA, *
*NA LIVRARIA JAQUEIRA*
 No próximo dia 26 de outubro, às 17h, a Livraria Jaqueira, em parceria
com a Revista Perto de Casa, sob a coordenação de Taciana Valença, realizam
uma palestra sobre "Sexualidade no paciente cardiopata", com o médico
cardiologista Wilson Oliveira, também especialista em Síndrome do Pânico.
Imperdível! Aberto ao público!
 
Fórum Nacional de Juizados Especiais

As inscrições para o XXXIV Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje)
continuam abertas. Os interessados têm até o dia 1º de novembro para se
inscrever no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Essa é a
primeira vez que o Fonaje acontece no Estado. O evento será realizado no
Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, entre os dias 18 a 20 de novembro, e
terá como tema "Responsabilidade social nos juizados especiais". A abertura
acontece no Teatro Santa Isabel, às 19h.

O Fonaje é destinado a magistrados que atuam em Juizados Especiais, como
também aos que atuam em outras áreas. Ainda podem participar servidores dos
Juizados Especiais e outros profissionais de Direito. No total, há 300
vagas disponíveis. A prioridade é para os juízes que atuam nessa área.

Para o Coordenador dos Juizados Especiais, juiz Ailton Alfredo, a escolha
de Pernambuco para sediar o evento representa um momento de afirmação do
Judiciário Estadual no âmbito nacional. "Os juizados de Pernambuco são
referências no país, isso graças à celeridade na prestação jurisdicional e
a utilização do Processo judicial Eletrônico (PJe)." Sobre o tema o
magistrado afirmou. "Esse tema está retratando, na verdade, o que o
Judiciário Estadual tem feito, focando na Justiça rápida  e na forte
inserção social", declarou.

A abertura do evento contará com a presença do presidente do TJPE,
desembargador Jovaldo Nunes. Estarão presentes ainda, o vice-presidente do
Tribunal, desembargador Fernando Ferreira, o corregedor geral de Justiça,
desembargador Frederico Neves, e o juiz Ailton Alfredo. Na ocasião, o
professor João Maurício Leitão Adeodatto ministrará uma palestra intitulada
"A evolução do positivismo jurídico e o enfraquecimento do contencioso –
fundamentos históricos e filosóficos".

O Fórum tem por objetivo sensibilizar o Estado brasileiro sobre o crescente
aumento da demanda e a necessidade de estruturar adequadamente as unidades
do Sistema dos Juizados Especiais para prestar uma rápida e eficaz tutela
jurisdicional. O encontro ainda terá como finalidade compartilhamento de
experiências, a uniformização de métodos de trabalhos e procedimentos e a
análise e propositura legislativos de interesse dos Juizados Especiais.

No dia 19, as atividades acontecerão no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem,
onde haverá a entrega de materiais e credenciamento. Os participantes vão
poder acompanhas palestras e formarão os grupos de trabalho. No total,
serão cinco grupos: Cível, Criminal, Fazenda Pública, Turmas Recursais e
Uniformização Estadual e Processo Eletrônico e Gestão.

As atividades continuarão no dia 20, no Hotel Atlante Plaza. Às 9h o
professor Leonardo Carneiro da Cunha ministrará a palestra "Código Estadual
de procedimentos nos Juizados Especiais". O fórum será encerrado com a
instalação da Assembleia Geral. Na ocasião, acontecerá a aprovação e
votação dos Enunciados e a escolha da sede do XXXV Fonaje.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do TJPE
Site: www.tjpe.jus.br
E-mail: ascom.tjpe@gmail.com
www.twitter.com/TJPE_oficial
Tel.: (81) 3419 3337/ 3419 3310/ 3424 1163
Fax: (81) 3419 3251
 

SES promove ações internas voltadas à saúde da mulher

Nesta sexta (25/10), servidoras participam de café da manhã saudável

Sendo um dos meses mais movimentados no calendário da Saúde, outubro reúne também datas importantes para a promoção ao estilo de vida saudável da mulher. Celebrando o Dia Nacional da Pessoa Idosa (01/10), Dia Mundial da Alimentação (16/10), Dia Mundial de Combate à Osteoporose (20/10), Dia do Cirurgião-Dentista (25/10) e Dia Estadual de Combate ao Câncer de Colo do Útero (27/10), quando é celebrado o Outubro Rosa, mês que simboliza a luta contra o câncer de mama, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta sexta-feira (25/10), uma manhã de ações internas para as servidoras.
Com o tema Hábitos saudáveis para ficar de bem com a vida, o evento será na praça interna da secretaria, das 9h às 12h, com um café da manhã saudável. No local, serão montados estandes das gerências de Saúde do Idoso, Atenção à Saúde da Mulher, Segurança Alimentar e Nutricional e Saúde Bucal, onde serão apresentados e distribuídos materiais educativos sobre os principais agravos em saúde, além de informações sobre o câncer do colo do útero e de mama, osteoporose e alimentação saudável. As servidoras terão orientação nutricional e avaliação antropométrica (medição corporal) e poderão conferir artigos e peças da feirinha de artesanato produzido pelo Grupo de Idosos Nova Esperança, de Jardim São Paulo, e Jardim das Maravilhas, do Ibura. “Elaboramos uma agenda conjunta reunindo diversas políticas estratégicas. Aproveitamos para encerrar o mês celebrando todas as datas que comemoramos em outubro”, comenta a diretora de Políticas Estratégicas, Andreza Barkokebas.
O evento também terá a participação dos idosos do Programa de Atenção aos Idosos (PAI) do Hospital Geral de Areias (HGA). “Ao celebrar o Dia Mundial da Alimentação, enfatizamos a conscientização das pessoas a respeito da importância de uma alimentação saudável na contribuição para a prevenção do sobrepeso e obesidade, importante fator de risco para doenças”, diz a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SES, Rijane Barros. Entre os dias 14 e 18 de outrubro, a SES promoveu atividades para celebrar a Semana da Alimentação Saudável.
Dia do Servidor – Também nesta sexta-feira (25/10), a secretaria-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde realiza, no auditório da SES, evento comemorativo ao dia do servidor. As atividades começam às 9h. Às 9h20, haverá apresentação do grupo Artrelando, grupo de crianças que trabalha com música. Às 9h50 é a vez da palestra “Um novo olhar sobre a gestão pública, pessoas e processos”, pela psicóloga e consultora Tereza Nunes, que é presidente do conselho consultivo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PE). O encerramento está programado para as 11h, seguido de lanche.






 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário