segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014




Teatro da Vida:

Bolachinhas...

 

Um amigo do poeta Ascenso Ferreira vivia meio chateado, porque a situação não permitia que o chamasse para almoçar. As coisas, lá na casa dele, andavam pra lá de pretas. Mas, um dia, a barra limpou e, então, deu para convidar o autor de “Vou danado pra Catende!” e outros grandes poemas para o tão sonhado almoço. Convite feito a Ascenso, o dito cujo começou a preparar as iguarias e comentou com a mulher: - O Ascenso come muito. Também, com aquele corpanzil. Mas, já sei o que é que eu vou fazer. Tudo pronto e Ascenso chega, sendo recebido com muita admiração por todos. Senta-se no terraço e o dono da casa corta uma jaca de bom tamanho e oferece a Ascenso. Ele traça a bicha e parte para o almoço. Comeu bem, como sempre comia, que quase que a comida não dava pra todo mundo. No final, a mulher para ser delicada, pergunta: - Seu Ascenso, o senhor aceita um cafezinho? Sem se fazer de rogado, o poeta arremata: - Só se for com umas bolachinhas.

 

 

Buraqueira enervante   Francisco Rivaldo/Cortesia 

 


Em frente ao Comando Militar do Nordeste, na BR-232, no Curado, sentido do Recife, os motoristas comem o pão que o diabo amassou com os buracos. “Só no trecho do Atacado dos Presentes ao Hospital Pelópidas Silveira são 40 minutos a qualquer hora”, lamenta Francisco Rivaldo.

 

 

Entranhas expostas - Outro incêndio destrói dezenas de barracos em mais uma favela, agora, a  Rock 3, nos Coelhos. São as entranhas expostas da miséria sem fim do Recife e que muitos teimam em querer esconder. E haja cestas básicas e muito papo-furado.

 
À espera de... - O descaso é grande, na Rua Dr. Joaquim Loureiro, no Centro Abreu e Lima, com centenas de buracos e que danificam pneus, latarias, amortecedores e suspensão dos carros. Quando chove, a rua fica, praticamente, intransitável.
  
Amanda Alves Ferreira/Cortesia    

 
 ...um milagre - A água acumulada vira um mar de lama, os carros atolam e a rua consta como calçada na prefeitura. “Mas, até hoje, os contribuintes esperam por este milagre. A quem apelar?”, indaga Amanda Alves Ferreira.

 
Lixo - Moradores de Nova Cruz II pedem que a Prefeitura de Igarassu normalize a coleta de lixo na comunidade. Fernando Melo diz que o caminhão, quando aparece, não vai até o final da ladeira e quem mora, na parte alta, joga o lixo no campo de futebol.

 

 Praias - Preocupada com o meio ambiente, a Tang incentiva os consumidores a descartarem os copos plásticos em um coletor de reciclagem, nas praias de Olinda, Janga e Pau Amarelo. A empresa desenvolve essa ação educacional, desde o ano passado, levando conscientização ambiental a alunos de cem escolas públicas da região.

 

Projetos -

A Bureau de Cultura e Turismo abriu inscrições para o Curso Elaboração de Projetos Culturais, direcionado ao edital do Funcultura Independente 2013/2014. Tel.: 3033.5521 e bureaudecultura@gmail.com.

 
Palestra - Hoje, às 13h, na Apse, na Rua Dom Bosco, 895, na Boa Vista, palestra sobre Vantagens Terapêuticas da Acupuntura. Com  demonstração prática.

 
Teatro -

O SESC Santa Rita abriu inscrições para o Curso de Iniciação ao Teatro e o Curso Avançado de Teatro. Comerciários e dependentes têm desconto de 50%.

 
 
 Teatro da Vida (Causos)
 
O meu livro Teatro da Vida (Causos) - já atingiu a marca de 341 exemplares vendidos - pode ser adquirido por R$ 25,00, com Nivaldo, no Restaurante Pedro, na Rua do Imperador, Centro do Recife (3224.3762). Ou com Charles, no Gabinete Português de Leitura, na mesma rua (Tels: 3224.2002/2593. No Cultura Nordestina Letras & Artes. E em Boa Viagem, na Banca Paulista, ao lado do mercado, na Av. Conselheiro Aguiar, 4834, (tel: 3326.6264).


Servidores do Detran vazam escala de blitz e dizem que ‘chegados’ do governo sabem de blitz antecipadamente

1622144_595641220530728_1922530406_n

Em sua página na internet e pelo facebook, o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran PE) divulgou, neste domingo, uma escala de trabalho com a localização de pontos da operação Lei Seca, no Recife.Além da disponibilização da escala, o sindicato assegura que algumas pessoas próximas ao governo teriam acesso privilegiado aos locais e horários da operação.
“A Operação Lei Seca tem horários e locais divulgados entre os “chegados” do governo, para que estes bebam e dirijam impunemente, evitando blitz”, escreveram no face.
O post revela ao menos uma motivação corporativista. “Enquanto isso, os Agentes de Trânsito do Detran, que fornecem todo o aparato da operação, continuam sem receber sua gratificação, submissos à PM e à Saúde e tendo seu trabalho diminuído”.
Em contato com o blog, por email, uma pessoa supostamente ligada ao sindicato foi mais incisivo na denuncia, garantindo que a escala seria divulgada por whatsapp para os parentes dos políticos.
“Já não basta o aplicativo waze para atrapalhar as blitz da lei seca. O governo disponibiliza entre seus chegados a escala da lei seca para nenhum filho, parente e político cair nela e passar por constrangimento.  Segue a escala divulgada diariamente entre celulares dos chegados, mediante whatsapp”, diz o documento.

Corruptos? perda automática de mandato

 A Proposta de Emenda à Constituição, que prevê a perda automática de mandato de parlamentar condenado, deverá ser votada nesta quarta-feira (19/2) na comissão especial da Câmara criada para analisar o tema. O texto seria votado na semana passada, mas um pedido de vista conjunto dos deputados Sibá Machado (PT-AC), Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Vieira da Cunha (PDT-RS) adiou a análise da matéria.

Deputados do PT, maior partido da Câmara, se opõem à proposta e defendem que cabe ao Congresso decidir caso a caso se cassa ou mantém o mandato de parlamentares com condenações judiciais. Mas, na avaliação da maioria dos partidos políticos, a alteração constitucional poderá evitar desgastes ao Legislativo provocados com votações em plenário de processos de cassação de deputados que cometeram crimes.

É difícil dar certo

 

 
 
 
 
 
 
 
 
CARLOS BRICKMANN
- Alguns milhares de manifestantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra, MST, ocuparam na quarta-feira a Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ameaçaram invadir o Supremo Tribunal Federal e o Congresso; pouparam, sabe-se lá por que, o Palácio do Planalto. Entraram em confronto com a PM e feriram 30 soldados. Serão processados? Nada disso! Na quinta, a presidente Dilma fez questão de recebê-los em palácio, na companhia, claro, de seu ministro Gilberto Carvalho, e ainda ganhou um presente: uma cestinha de produtos agrícolas.
- O jornal O Estado de S.Paulo teve acesso à sindicância do Itamaraty para ‘investigar a conduta’ do diplomata Eduardo Sabóia, que libertou o asilado boliviano Roger Pinto Molina, confinado havia 15 meses na nossa Embaixada em La Paz, e o trouxe ao Brasil. As informações da sindicância são tão vergonhosas, tão inacreditáveis, que o Estado as confirmou com quatro fontes diferentes, antes de publicá-las: o Brasil articulou com o presidente boliviano Evo Morales e seus aliados do continente um jeitinho de tirar Roger Pinto da Embaixada e levá-lo num avião venezuelano para Caracas ou Nicarágua. O asilado se comprometeria a aceitar a retirada sem ser informado do local para onde iria. Como não é maluco, recusou a proposta indecente. E logo Chávez morreu, fazendo gorar o plano.
3 - Voltando ao ministro Gilberto Carvalho: em 9 de dezembro último, prometeu processar o delegado Romeu Tuma Jr. pelo livro Assassinato de Reputações. Tuma Jr. prometeu provar as acusações. E até hoje o processo não saiu.

‘Vaquinha’ traz desgaste ao partido, reconhece PT

 
BLOG DO CAMAROTTI

 Por trás do debate jurídico na troca de cartas entre o senador petista Eduardo Suplicy e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, há um forte componente político. O pano de fundo é o desdobramento do julgamento do mensalão.
Um grupo de ministros do STF não esconde mais a contrariedade com a decisão do PT de fazer um embate público para questionar a tramitação da ação penal 470. A estratégia da cúpula petista é clara: a de tentar minimizar o desgaste da imagem do partido, principalmente em ano eleitoral.
Foi dentro dessa estratégia, que os petistas decidiram fazer a “vaquinha” para pagar as multas dos condenados no mensalão: José Genoino, Delúbio Soares, José Dirceu e também João Paulo Cunha. Para alguns ministros do Supremo, esse gesto funcionou como uma espécie de contestação política do julgamento.
O que fica claro é que o senador Eduardo Suplicy funcionou como uma espécie de instrumento pelo qual o ministro Gilmar Mendes quis mandar o seu recado de que a pena para os condenados é impessoal e intransferível.
Mas ao mesmo tempo, ao sugerir num primeiro momento que havia suspeitas de lavagem de dinheiro nessas doações, o ministro da Suprema Corte deixou o PT numa situação desconfortável. Tanto que o partido entrou com uma interpelação judicial para que o ministro esclareça suas manifestações.
Diante dessa queda de braço, uma coisa é certa: setores do PT já reconhecem que esse debate sobre a origem milionária desses recursos para pagar as multas dos condenados no mensalão trará um novo desgaste ao partido em ano de eleição presidencial

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário