segunda-feira, 16 de junho de 2014

Parabólica


Não se bate nem
com uma flor...


Xingar uma mulher e ainda mais presidente da sua nação com palavrões como vimos, anteontem, na Arena Itaquerão, na abertura da  Copa do Mundo, é simplesmente abominável. É confundir Democracia com desrespeito a uma autoridade eleita pela maioria dos brasileiros. Os que tiveram àquele comportamento execrável não representam a imensa maioria do País. Faltaram educação, dignidade e escrúpulos num ato de incivilidade e mostrado mundo afora. Recordo a música do grande Capiba, “em mulher não se bate nem com uma flor”. O leitor Edson Campos é um dos milhões de brasileiros indignados: “Quanto às vaias à presidente Dilma, depende de quem tem educação e princípios. Agora, ofender com  palavrões de baixo-calão, citando o ‘fureco’ da presidente, é uma contradição de quem está pedindo educação para o País, mas sem ter educação. Será que estas pessoas agiriam da mesma maneira em casa, se não estivessem satisfeitos com um dos seus familiares?” “‘Vaiar a presidente, em uma cerimônia mundial, não é o local apropriado, mas tudo bem, é a democracia brasileira. Mas ofender com palavras de baixo-calão, não’, do leitor Edson Campos’.



Ao “deus-dará”, sim!  
O que se vê na parada de ônibus, na Rua Marquês de Valença, em Boa Viagem, é inacreditável. Além de uma árvore e de carros estacionados na frente, outros veículos ocupam a calçada. E os pedestres? E a CTTU por onde anda? Vendo os jogos da Copa?


Sono dos justos? - Cláudio de Melo Silva reclama que um processo, na 3ª Vara da Fazenda, “dorme o sono dos justos”. - É o  de nº 0011223-50/2010, concluso para despacho desde 12/05/2014,  e que trata de direitos trabalhistas de um grupo de aposentados do DER/PE.


Vão atolar o pé - Não dá para entender que o DER/PE, por causa do grande fluxo de carros para a Arena/PE nos jogos da Copa do Mundo, e do São João, no Interior; desligue as lombadas eletrônicas de várias rodovias. Os caras vão acelerar.

Olhar - Os Correios e o Conselho Nacional do SESI/CNI participam da Campanha Não Desvie o Olhar, que visa fortalecer o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes na Copa. Atuando nas 12 cidades-sedes.


 Racionais e... - José Ferreira Mulatinho Filho, assinante da Folha, mostra-se indignado com a falta de educação de algumas pessoas que passeiam com cachorros, na Rua Professor Almeida Belo e vias adjacentes, no Bairro Novo, em Olinda. Não recolhem as fezes dos animais.


...irracionais - “Animais racionais colocam os animais irracionais para fazer as necessidades nas calçadas alheias e não recolhem os excrementos dos seus ‘bichinhos de estimação’. Resultado: sapatos melados e uma raiva incontrolável. Os garis não dão conta da sujeira e os moradores pedem providências à prefeitura”, reclama  José . 

Faixas pintadas com...      

Fábio Silva ironiza que, outra vez, a Prefeitura de Jaboatão dá exemplos de descaso com o trânsito. “Em toda a Av. Castelo Branco, em Candeias, as faixas de pedestres parecem pintadas com farinha de trigo. Já sumiram com as primeiras chuvas”, reclama Silva.


...farinha de trigo? - Perto do viaduto, na Estrada da Batalha, a situação é idêntica. “Ficaram apenas a revolta pelo valor pago com o meu IPTU, o perigo de ser atropelado pela falta de sinalização e a vontade enorme de que cheguem as próximas eleições municipais”, alerta Silva.


Burros n’água - A inauguração, a toque de caixa, do primeiro trecho da Via Mangue deu com os burros n’água, na 6ª.-feira passada. À noite, no horário de pico e para variar, só para variar, os motoristas penaram com engarrafamentos estressantes.



Broncas - Na Perimetral Norte, em Olinda, buracos - até o meio da canela - lixo, mato e entulhos, nos acostamentos, obrigam os pedestres a andar no meio dos carros correndo risco de morte. Uma situação de descaso generalizado.



Esgoto... - Moradores da Rua Pessoa Guerra, no Cordeiro, próximo à Exposição de Animais, estão revoltados com o descaso da Compesa e da Prefeitura do Recife. Jogam a responsabilidade uma para a outra e via está tomada pelo esgoto que invadiu as casas.


...nas casas - Além dos riscos de doenças à saúde dos cidadãos, a maior revolta é por conta de duas casas, que estão “ilhadas” pelo esgoto, e possuem pacientes idosos, em internamento residencial, e que sofrem com a fedentina. Há mais de um mês que os moradores fizeram abaixo-assinado para o prefeito e para os vereadores e nada.  



Direitos -

A Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos mantém um serviço de apoio ao cidadão. Na Rua Benfica, 133, na Madalena, telefone 81. 3183-3171.   


Prêmio -

O Prêmio Maximiano Campos de Literatura/2014 está com inscrições abertas até o dia 30. Regulamento: www.imcbr.org.br e www.facebook.com/fliporto.

Etiqueta -
O Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal abriu inscrições para o Curso de Etiqueta Profissional, sob o comando de Carmen Peixoto. Tel.: 81.3221.3001 e www.iapcursos.com.br.



ITEP -
Comunicação Visual, Química, Modelagem do Vestuário, Alimentos, Zootecnia e Eletroeletrônica são cursos técnicos oferecidos pelo ITEP. No site www.upenet.com.br.
Cursos -
O Centro de Ensino Grau Técnico abriu inscrições para os Cursos de Técnico em Segurança do Trabalho, Enfermagem e Eletrotécnica. Tel.: 4062.9222.



Teatro da Vida:
No palanque...

Este causo está no livro de folclore político “Do chinês no palanque”, do jornalista Jaques Cerqueira: A inauguração de uma fábrica chinesa de bicicletas em Surubim, em 1992, causou o maior alvoroço na cidade. Presentes os então secretário estadual da Indústria, Celso Sterenberg, e senador Ney Maranhão, responsáveis pela chegada da fábrica à cidade. No palanque, o empresário chinês Jim Takawa estava pronto para saudar as autoridades, em Português. Tentando agradar aos surubinenses, Takawa mandou brasa diante da multidão. O china só não contava que, depois de tanto esforço para traçar um discurso na língua de Camões, acabasse escorregando nas sílabas. Aí o china começa o discurso assim: - Mim gostar muito de Brasil. Mim gostar muito do “Pernambuca”. Mim gostar de “suruba!” Surpreso, o público cai na gargalhada, para constrangimento no palanque. Quando soube que Surubim nada tinha a ver com suruba, Takawa desceu do palanque morto de vergonha.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário