quinta-feira, 26 de junho de 2014

Parabólica





Tombar capela
e casa-grande
O Distrito de Jenipapo, em Sanharó, possui uma capela, construída em 1806 e inspirada na arquitetura barroca, e que preserva, até hoje, os mesmos traços arquitetônicos. E uma casa-grande, erguida na mesma época, e também considerada um dos maiores patrimônios da localidade. Pois bem, desde 2005, a casa-grande pertence à Prefeitura de Sanharó e a capela está sob a administração da Arquidiocese de Pesqueira. “Apesar da tamanha riqueza arquitetônica e histórica que possuem, nem a capela e nem a casa-grande foram tombadas como patrimônio histórico cultural pela Fundarpe (Fundação de Patrimônio Artístico Histórico e Cultural de Pernambuco)”, alerta o deputado Júlio Cavalcanti (PTB). “A prefeitura já fez a inscrição no órgão e aguarda, há anos, o andamento do processo. Também são necessárias obras de restauração nas duas construções bicentenárias”, completou o deputado. O deputado Júlio Cavalcanti destaca a importância de preservar o patrimônio histórico de Jenipapo, em Sanharó, e pavimentar o acesso à localidade para incrementar o turismo.

Promessa ao vento       

Outra reivindicação da população, segundo Júlio Cavalcanti, é a promessa, ainda não cumprida por parte do Governo do Estado, de pavimentar a estrada que dá acesso a Jenipapo. Promessa de oito anos e feita na primeira gestão do ex-governador Eduardo Campos.


Descaso e morosidade - Para se ter uma ideia do descaso, no início deste ano a licitação foi realizada para a pavimentação de trechos que ligam Sanharó a Jenipapo e Sanharó a Mulungu, ambos com 12 km de extensão. Mas, a ordem de serviço não foi assinada. É demais!


Heloísa de Mello/Cortesia     


Poça fedorenta - Um esgoto estourado, entre a Rua Ribeiro de Brito e a Av. Hélio Falcão, em Boa Viagem, formou uma poça grande de água podre e fedorenta em cima da calçada. Uma vergonha numa das sedes da Copa do Mundo.


Rio - Moradores de Caixa D’água, em Olinda, estão indignados com os alagamentos das avenidas, ruas, travessas e becos. Bastam poucas horas de chuva e tudo vira rio. Queixam-se do descaso da prefeitura que não resolve nada.



“Sapo”? - Com 4 gols e principais artilheiros, Neymar e Messi já mostram que um deles poderá ser o “astro-rei” da bola desta Copa do Mundo. Ou será que entre holandeses, franceses e alemães existe algum “sapo” que vai virar “príncipe”? E, depois, “astro-rei” da Copa?



Painéis - Em defesa do consumidor, projeto de lei do deputado Marcantônio Dourado (PSB) obriga supermercados, hipermercado e lojas de departamentos e estabelecimentos, com mais de cinco caixas, a possuírem painéis indicativos com a quantidade de terminais em operação. O grande problema é quem vai fiscalizar e se a lei pega.


Sexo -
A Secretaria de Turismo de Pernambuco realiza, hoje, às 19h30, na Escola Imaculada Conceição, no Bairro Novo, em Camaragibe, palestra sobre exploração sexual no turismo.

Robôs -

A 1ª Copinha de Robótica encerra, hoje, às 9h, o primeiro semestre da Escolinha de Robótica do Colégio Santa Emília. Na quadra da Unidade 2, em Olinda.


Forró -
O Clube dos Subtenentes e Sargentos da PM/BM promove, sábado,  a 2ª. Caravana do Forró para Caruaru, com ônibus saindo, às 17h, da Praça do Derby. Tel.: 3031.8209.



Nenhum comentário:

Postar um comentário