quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Parabólica

Perda irreparável
para Pernambuco

A morte prematura do ex-governador e candidato a presidente da República, Eduardo Campos, deixou todos os brasileiros e, principalmente, os pernambucanos, chocados e tristes. Um jovem
que, na sua trajetória política, conquistou a confiança e o carinho de todos os cidadãos, demonstrando zelo pela administração pública e a preocupação e o respeito para com os cidadãos. Prova disso é que ao deixar o Governo do Estado, para se candidatar a presidente, tinha cerca de 80 por cento de aprovação dos conterrâneos. Podemos destacar, dentre tantos outros pontos positivos, nos seus dois mandatos como governador, o fortalecimento das ações do Pacto pela Vida, onde os índices de violência e de homicídios tiveram uma acentuada redução. Diminuição sentida a cada mês e que, de certa forma, devolveu mais confiança e menos medo às pessoas, no dia a dia das ruas e dos sinais de trânsito.


Dia de luto - Além do ex-governador e candidato a presidente da República, Eduardo Campos, nós, jornalistas, também choramos a perda do jornalista Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo. Toda a Imprensa está chocada e triste. Um dia de luto, companheiro


É coisa do capeta?      

Na Rua 125, em Maranguape I, Paulista, este esgoto na frente da Assembleia de Deus parece que é do capeta. Segundo Henrique Lotto, a Compesa fez uma meia-sola e foi embora, mas o danado volta. E os irmãos estão orando num fedor “dos diabos”.

  

De sonrisal? - De repente, ontem à tarde, o asfalto afundou e virou um buraco enorme, na Rua Cônego Romeu, nº 65, em Boa Viagem, colocando em risco a segurança de motoristas e de pedestres. E há menos de uma semana foi pavimentada.


Siga - Hoje e amanhã, a “Caravana Siga Bem 2014”, da Petrobras, está  em São Caetano, levando educação e entretenimento aos caminhoneiros. São ações como palestras educativas, shows e espaço para acompanhamento médico.



É pau! - Já na 2ª. votação, o Substitutivo nº 01/2014, da Comissão de Justiça, sobre o Projeto de Lei Ordinária n° 1584/2013, do deputado Daniel Coelho (PSDB). Proíbe a inauguração de obras públicas incompletas ou que não atendam ao fim a que se destinam.



Museu - Com a​ inauguração​ do Museu​ Camará, prevista para 2015, o Instituto Camará e a Telemetric, empresa de TI pernambucana, firmaram parceria para a gestão sustentável do museu. Contará com sensores para monitoramento remoto da água e energia usadas e contribuirá para um consumo consciente dos recursos.


AIP e... -

Parceria com a Unicap garante 20% de desconto nas mensalidades do curso de especialização em História e Jornalismo (nível de pós-graduação lato sensu) para sócios da AIP.

...Unicap -
O curso, com duração de 16 meses, tem o objetivo de qualificar os profissionais habilitados em Jornalismo, História e áreas afins. Inscrições, até o dia 20, tel.: 2119.413.

Curso -
Abertas inscrições do Curso de Eletricista Instalador, no Projeto Construir, para jovens de 16 a 29 anos. Na Associação de Moradores de Buenos Aires, em Candeias. Tel.: 3363.1715.



AIP Pernambuco

)

Nota de Pesar

           Associação da Imprensa de Pernambuco, na triste tarde de hoje (13/08), chora a morte do ex-governador Eduardo Campos, do jornalista Carlos Percol e do fotografo Alexandre Severo. Líder, amigo da imprensa, companheiro dos ideais democráticos Eduardo, Percol e Severo são perdas irreparáveis para todos nós que fazemos a AIP.
        Eduardo em sua trajetória política soube valorizar os princípios da liberdade de expressão e foi atuante defensor de nossos sonhos por um Brasil justo. A ele agradecemos o salvamento de nossa sede (Edifício AIP) que as vésperas da perda da propriedade agiu com determinação e rapidez desapropriando-a e tornando-a memorial da imprensa pernambucana.
          São muitos feitos do nosso líder e amigo cuja gratidão transcende o valor material para incorporar o valor afetivo de um amigo.
        Na missão de um país de igualdade, acompanhou o jornalista Carlos Percol e o fotografo Alexandre Severo cujas mortes ocorreram no serviço profissional, mais acima de tudo pelo ideal maior: a democracia.  
            Nosso pesar as famílias de todos os falecidos no trágico acidente.

Múcio Aguiar
Presidente 

Associação da Imprensa de Pernambuco - AIP




RECEBENDO A COMENDA LUIZ VAZ DE CAMÕES EM SALVADOR

No último sábado, 8, do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa, em comemoração aos oito séculos da Língua Portuguesa, em reconhecimento aos serviços prestados em prol da cultura e da Educação Lusófona. No Gabinete Português de Leitura. Foto – 1: Recebendo a medalha da comenda de Samuel Pimenta Presidente do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa. Foto – 2: Recebendo o diploma de Camilo Afonso representando o Embaixador de Angola. Um dia especial em minha jornada literária.


Cássio Cavalcante
Editor do Jornal Folha Cultural


Vale tudo na educação?

É consenso que há uma questão bastante delicada e relevante atualmente que inspira cuidados quando se fala em futuro no país: a educação. Um problema que começa com a má formação dos estudantes no fundamental e médio, confirmado já em relatório do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), já em 2012, e que se estende hoje ao mundo universitário. O anuncio recente do descredenciamento de 28 instituições de ensino superior reforça as repercussões extremamente negativas do repasse de conhecimento inicial e a fragilidade desta preparação para o mercado, atualmente. “A dinâmica e a velocidade cada vez maior das mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais da sociedade moderna, nos leva a reflexão sobre a educação na atualidade, sobretudo, a educação superior”, comenta o professor e ex-diretor da Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP/ UPE, Belmiro Vasconcelos. Uma preocupação que deve ser observada em virtude da comemoração do recente crescimento de 4,4% nas matrículas de ingressos em universidades. O sistema de educação superior enfrenta graves problemas que precisam de soluções inteligentes e viáveis, esse modelo fragmentado, feito como uma linha de montagem com centros de saber separados uns dos outros, que vive isolada e se recusa a ler o presente mostra a necessidade de uma reflexão. Isso é grave, pois, é da universidade que saem os profissionais que vão atuar em todos os segmentos sociais”, ressalta Vasconcelos, que atua como docente há 25 anos na Universidade de Pernambuco, uma das mais fortes instituições de ensino superior do Estado, que está presente na forma de complexo multicampi em diversas regiões do estado como Nazaré da Mata, Caruaru e Garanhuns. 
Ivelise Buarque – Jornalista / DRT-PE 2.467.



PCR beneficia famílias com o
programa Parceria nos Morros

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), está realizando intervenções em áreas de morro com o objetivo de reduzir situações de risco e garantir mais segurança para os moradores durante o inverno. As obras de pequeno porte estão sendo executadas dentro do programa Parceria nos Morros, que disponibiliza material de construção e acompanhamento técnico para que os próprios moradores entrem com a mão de obra. Cerca de 50 intervenções estão distribuídas em localidades como Jardim Monteverde, Alto José do Pinho, Alto do Pascoal, Córrego do Inácio, Jordão, Bomba do Hemetério, entre outros.

-- Marina Andrade
Assessoria de Imprensa da Secretaria Executiva de Defesa Civil
Twitter: @sedecpcr



Eventos da Prefeitura de
 Ipojuca são cancelados

Diante da tragédia ocorrida na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, na cidade de Santos-SP, que ocasionou na morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos e mais seis integrantes da aeronave Cessna 560 XL, Prefixo PR-AFA, o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, decretou luto oficial de três dias no município e decidiu cancelar todos os eventos que seriam realizados pela prefeitura ou apoiados pelo governo municipal até o próximo domingo, dia 17. 



Instituto Peró abre
 oficina de reciclados

Já estão abertas as inscrições para as oficinas de Reutilização de Materiais promovidas pelo Instituto Peró, instituição social mantida pelo Shopping Guararapes, e a Lixiki, empresa pernambucana especializada em trabalho com matérias recicláveis.  Serão 20 vagas, onde os alunos irão aprender a desenvolver peças com garrafas PET e embalagens plásticas, como por exemplo, artigos de decoração, acessórios (colares e pulseiras), entre outros. As oficinas irão acontecer no Instituto Peró, nos dias 29/08, 01/09, 03/09 e 05/09, sempre das 8h30 às 11h30. Mais informações pelo telefone 2122.2284 / 2122-2249.


Oportunidades de cursos no Coletivo de Direitos da Imbiribeira

Em parceria com as secretarias estaduais e municipais, a Estação do Ibura do Programa Governo Presente realizará na próxima quarta-feira (13), o Coletivo de Direitos, uma ação de oportunidades em qualificação profissional à comunidade da Imbiribeira. Será na Escola Estadual Eleonor Roosevelt (Rua Jean Emely Favre, Ipsep), das 14h às 17h.

Além de divulgar o programa Novos Talentos, a Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo irá emitir carteiras de trabalho e cadastrar trabalhadores autônomos no Projeto Ideia – Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e Autônomo (Projeto Ideia), que capacita e orienta para a comercialização de produtos e serviços e o acesso ao crédito. Os jovens e adultos poderão se cadastrar no portal Mais Emprego (MTE).

Os interessados poderão assistir ainda palestra sobre qualificação profissional com o Qualifica Recife, projeto da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, que oferece 58 cursos com duração de três a seis meses, nas áreas de Higiene e Beleza, Vestuário, Artesanato, Construção Civil, Saúde, entre outras. Para mais informaçõeshttp://qualificarecife.com.br/ ou ligue para o (81) 3355-2913.

Ao todo foram mais de 1600 pessoas cadastradas nos cursos dos Coletivos de Direitos, realizados semanalmente pelas sete Estações do Recife (Santo Amaro/Coque, Cajueiro, Afogados, Ibura/Jordão), Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina.  Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Coletivo atende às diretrizes do Governo Presente, cujo objetivo é viabilizar o acesso às políticas públicas à população dos 39 Territórios Especiais de Cidadania (TECs).

Serviço:
Quando: 13.08.2014 (quarta-feira)
Onde: Escola Estadual Eleonor Roosevelt (Rua Jean Emely Favre, Ipsep).      
Mais informações: Estação GP Ibura - Jordão

Assessoria de Comunicação do Programa Governo Presente
Tel.: (81) 3183-3473/3183-3480/ 8494-1968 / 8494-1957
Facebook: Governo Presente   

Secretaria Executiva de Articulação Social e Regional 
Programa Governo Presente - SEDSDH
End.: Rua Doutor José Maria nº 453 - Encruzilhada - Recife/PE



Muito utilizada durante a Copa, 
novidade da Fisioterapia 
está em alta no Recife

A Recimed, do empresário Régis Ferraz, traz com exclusividade para o Recife o serviço de aplicação domiciliar das faixas coloridas e elásticas de reabilitação bastante utilizadas entre os esportistas. Conhecidas por Kinesio Taping, o uso delas é indicado para facilitar o processo de regeneração do organismo, uma vez que atua dando apoio e estabilidade aos músculos e articulações sem restringir nenhum movimento. O material é também impermeável, o que significa que não precisa ser trocado constantemente, o que garante um efeito terapêutico ininterrupto, ampliando a eficácia e diminuindo o tempo do tratamento.  



IAP ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ORATÓRIA
Aulas acontecem na sede do Instituto ou dentro das empresas.

O Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP) está com inscrições abertas para os interessados em perder o medo de falar em público, através do curso de Oratória, ministrado pelos mestres Abelardo Borba e Claudio Borba, especialistas em habilitar pessoas a aprender a falar com convicção, ênfase e convencimento. Além das aulas ministradas na sede da instituição, nas Graças, o IAP realiza também “In Company”, dentro das empresas, com desenvolvimentos totalmente personalizados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81)3221-3001 ou pelo site www.iapcursos.com.br.






Nenhum comentário:

Postar um comentário