quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Parabólica




Orientadores não
aliviam o trânsito

Com a volta das aulas, o trânsito do Recife, que já é um dos piores do País, voltou a ser um caos, principalmente, nos horários de pico. E mesmo com os orientadores de trânsito, contratados pela CTTU   para atuar em 12 corredores viários, as retenções continuam. “Sem ter o poder de multar os motoristas infratores, vemos os sinais vermelhos serem avançados e os cruzamentos fechados pelos mal educados, diariamente, nas ‘barbas’ desses rapazes. Eles nada podem fazer contra quem só obedece a legislação de trânsito sob a força da multa. É preciso que a CTTU dê mais importância a um setor que necessita de verdadeiros profissionais habilitados”, afirma o leitor Cláudio de Melo Silva. Por sua vez, a CTTU informa que a    fiscalização das Faixas Azuis está sendo realizada pelos agentes com rondas diárias e constantes, inclusive na Avenida Mascarenhas de Morais, onde a faixa aumentou cerca de 24% a velocidade média dos coletivos. “A CTTU vai instalar cerca de 200 câmeras de fiscalização em todas as Faixas Azuis que já funcionam e que serão implantadas na Cidade.


Mau exemplo da PCR       

O “Vassourão”, triciclo motorizado da Prefeitura do Recife para auxiliar na limpeza púbica, foi estacionado, anteontem, na maior cara de pau, numa vaga de deficientes na Praia de Boa Viagem. A leitora Heloísa de Mello ficou indignada com o mau exemplo da PCR.
                                                                                    Heloísa de Mello/Cortesia





Vão lamber sabão - A maioria dos municípios, inclusive de Pernambuco, não fechou os lixões para instalar aterros sanitários conforme o prazo estipulado e encerrado por lei. Agora, os deputados falam em emancipar distritos. É uma irresponsabilidade.


Uma vergonha - A Estrada da Caenga, em Olinda, permanece totalmente esburacada, cheia de lama e prejudicando motoristas e pedestres. Para completar o quadro caótico, carros e camelôs ocupam a calçadas livremente. 


Hora - A Academia Pernambucana de Letras homenageia os 90 anos do artista plástico, Abelardo da Hora,  e exibe, hoje, às 15h, o documentário “Da Hora e seus Meninos do Recife”. Com palestra do professor Maurício Roberto da Silva.


Uma cratera perigosa


Um buraco que começou minúsculo já está tomando conta de um trecho da Rua Setúbal, em Boa Viagem, em frente ao edifício de número 524. A pista teve a mão alterada para ajudar no fluxo da Avenida Boa Viagem, mas os carros são obrigados a diminuir a velocidade e ter cuidado redobrado, pois a cratera já vai quase de canto a canto naquelas proximidades. A Prefeitura precisa tomar providências"



Banheiros - A CBTU informa a Manoel Limoeiro que os banheiros interditados - sobre a nota “Um aperto danado” - não pertencem ao Metrô e sim ao Terminal Integrado de Ônibus, que fica ao lado da Estação Recife e é administrado pelo Consórcio Grande Recife.


Marcas - Com 4 anos de inaugurado e já ultrapassando 200 mil atendimentos, o Hospital Dom Helder - às margens da BR-101 Sul, no Cabo - atingiu, esta semana, outra marca significativa: 20 mil cirurgias só em ortopedia. É referência em traumato-ortopedia e cardiologia e atende a 11 cidades, de Jaboatão a São José da Coroa Grande.



Saúde - 
Simepe realiza, hoje, no Parque 13 de Maio, das 08h às 12h, exames médicos, serviços estéticos e atividades físicas, além de orientações para a saúde do homem.


Gestante -
De hoje ao dia 17, a  I Feira da Gestante e da Criança, no RioMar Shopping, no piso L3 (Praça de Alimentação) e o Espaço Criança. Acesse: contato@innovacomunicacao.com.


Oratória -
O Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP) abriu inscrições para o Curso de Oratória, com Abelardo e Cláudio Borba. Informações 81.3221.3001 e www.iapcursos.com.br.


Caravana Siga Bem 2014

A Caravana Siga Bem 2014 chega a Pernambuco esta semana, onde passará pelos municípios de Cabrobó (08/08), Arcoverde (11 e 12/08) e São Caetano (14 e 15/08). Patrocinado pela Petrobras, Petrobras Distribuidora e Volvo Caminhões, o projeto leva educação e entretenimento a milhares de caminhoneiros pelo país. Entre as ações desenvolvidas estão atividades recreativas e disponibilização de espaço para acompanhamento médico".



Projeto Construir

Estão abertas as inscrições para o curso de Eletricista Instalador, através do projeto Construir, oferecido pela Associação de Moradores de Buenos Aires (Amba), no bairro de Candeias/Jaboatão dos Guararapes, com patrocínio da Petrobras. A formação tem carga horária de 260 horas (aproximadamente três meses) e encaminhamento para estágios. O Projeto Construir tem como objetivo qualificar profissionalmente jovens com idades de 16 a 29 anos que tenham cursado até o 7º ano do ensino fundamental e residam no município. Tem prioridade a população que cumpre medida socioeducativa e egressos desse sistema.As inscrições podem ser feitas na sede da organização, situada na rua Rochedo, nº 551-B, Candeias, das 8h às 17h. Outras informações dos telefones 3363-1715/ 8834-2543. Para se inscrever é necessário levar uma foto 3x4, carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de escolaridade e de residência.


Inscrições em cursos de alfabetização de jovens e adultos terminam nesta sexta

A aula inaugural desta edição do Programa Lição de Vida já será na próxima segunda-feira (11), quando é celebrado o Dia do Estudante

            As inscrições nos cursos gratuitos de alfabetização para jovens, adultos e idosos oferecidos pela Secretaria de Educação do Recife encerram-se nesta sexta-feira (8). Quem tem mais de 15 anos e tem interesse em se alfabetizar pode se inscrever em uma das 232 escolasda Rede Municipal do Recife. Cerca de 400 vagas ainda estão disponíveis nos cursos Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado.
            Para se matricular, os jovens e adultos devem comparecer às unidades de ensino das 8h às 17h, com um documento de identificação. O curso tem duração de oito meses, e as aulas serão ministradas nas escolas municipais e em outros espaços públicos, como igrejas e associações.
            A aula inaugural desta edição do Programa Lição de Vida já será na próxima segunda-feira (11), quando é celebrado o Dia do Estudante. "Vamos aproveitar a data para fazer uma homenagem a esses alunos que, após tantos percalços, retornam às bancas escolares", afirma a gestora local do Programa Lição de Vida/ Brasil Alfabetizado, Leila Loureiro. O evento será no auditório Tabocas, no Centro de Convenções. Na próxima semana, os 172 alfabetizadores voluntários e coordenadores vão concluir as formações para começar a dar aula para as primeiras turmas a partir do dia 18.



 
 

            Os interessados que quiserem mais informações devem ligar para a Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Deja) nos telefones 3355-5960  ou 3355-5961. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Quem preferir ser atendido presencialmente deve comparecer  à Deja, que fica no Centro Administrativo Pedagógico da Secretaria de Educação do Recife (CAP), situado na Rua Frei Matias Tevis, s/n, Ilha do Leite, anexo à Escola Municipal Reitor João Alfredo. 

            De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2010, a capital pernambucana tem cerca de 100 mil analfabetos. Um dos objetivos do Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado é reduzir esse índice e fazer com que no mínimo 75% dos alunos que passaram pelo programa tenham vaga garantida para continuidade dos estudos e consigam concluir o Ensino Fundamental I e II (2º ao 9ª ano), nas turmas regulares da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

            O Programa Lição de Vida é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem o objetivo de incentivar a retomada dos estudos, sendo o passo inicial para o processo de Educação de Jovens e Adultos.
Informações para a imprensa:

Sofia Costa RêgoAssessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Recife

Carlos Eduardo Santos
Gerente de Relações com a Imprensa

Alexandre Gabriel
Secretário de Imprensa








Nenhum comentário:

Postar um comentário