Teatro da Vida:
Alegria sempre...
Pernambuco vive um tempo de dor e de tristeza e que caminham ao lado da saudade com a morte trágica e prematura do ex-governador e candidato a presidente da República, Eduardo Campos. O jovem político pernambucano era bom contador de histórias e o seu bom-humor era bastante conhecido. Na terça-feira passada, um dia antes do trágico acidente, ele se preparava nos bastidores para a sabatina, no Jornal Nacional/Rede Globo, com Wiliam Bonner e Patrícia Poeta. E fez, rindo, esse comentário: - Espero que o Bonner não queira ser a bala que matou Odete Roitman (personagem assassinada na novela “Vale Tudo”, de 1988) comigo. Depois da entrevista, na TV Globo, ironizou com outra piada: - Uma parte dos 15 minutos é utilizada para as perguntas incômodas e aí você fica com sete minutos. Falar de tudo em sete minutos nem locutor de corrida de cavalos consegue. “ - Eles dizem que você manda em mim, afirmou Eduardo Campos, por telefone à dona Renata, comentando uma reportagem de um jornal que falava mais dela do que dele. Os dois riram a valer”.
Dor e amor de mãe - No meio da imensa tragédia familiar de Eduardo
Campos, o desabafo da mãe, dona Ana Arraes, ministra do
Tribunal de Contas da União (TCU)
e filha do ex-governador Miguel Arraes: - Porque ele e não eu? O meu filho, tão
querido, tão bonito...
Perda irreparável - Enfrentando
a realidade da perda irreparável, ao lado dos filhos, dos familiares, dos amigos
e do povo pernambucano, dona Renata Campos desabafou: - Parece que a morte se
confundiu e levou a pessoa errada.
O coração partido
A venda de flores, desde sexta-feira até ontem, em frente ao Cemitério de Santo Amaro, foi dez vezes maior do que os finais de semana normais. E uma vendedora expressou o sentimento geral: a dor do povo. - Estamos lucrando muito, mas com o coração partido.
É duro -
Este 2014 tem sido bastante espinhoso para todos os pernambucanos, com as
mortes de Dominguinhos, Reginaldo Rossi, Ariano Suassuna e Eduardo Campos. Na
semana passada, faleceu a viúva de Rossi, dona Celeide.
Tragédias com... - São muitas tragédias com políticos brasileiros, a
partir do suicídio do presidente Getúlio Vargas, no dia 24 de agosto de 1954,
com um tiro no coração. Em 8 de setembro de 1987, morre o senador e ministro
Marcos Freire, em acidente aéreo.
...políticos - Em 22 de agosto de 1976, o presidente Juscelino Kubitschek, em acidente de carro; em
12 de outubro de 1992, o deputado Ulisses Guimarães, a esposa Mora; o ex-senador
Severo Gomes e a esposa, em acidente aéreo nas águas de Angra do Reis. O corpo
de Ulysses foi o único que nunca foi encontrado.
Um mar de -
O povo - ricos, pobres, autoridades,
anônimos, jovens e idosos - ocupou o
nosso Recife e deu adeus ao
ex-governador de Pernambuco, Eduardo
Campos.
saudades -
As ruas recifenses inundaram-se de um mar de
saudades e, junto às correntezas dos rios Capibaribe e Beberibe, transformaram-se
em lágrimas de amor e de emoção. Num mergulho profundo, ora vida ora morte...
Pêsames -
Condolências às famílias de Eduardo, Percol, Alexandre Severo, Marcelo Lyra, Pedro Valadares e Marcos
e Geraldo (pilotos) deste colunista e dos companheiros da Folha.
CTTU faz
jogo de
esconde-esconde
Transparência é o comportamento que deve ter todo
órgão público para com o cidadão e, claro, com a Imprensa. Não é o que está
fazendo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) em relação ao Projeto
Zona 30, da Prefeitura do Recife. Mesmo
após mais de 30 dias do início de notificações, nas ruas beneficiadas do Bairro
do Recife, ainda não divulgou um balanço do número de infrações cometidas pelos
motoristas que excederam o limite de velocidade de 30 km por hora. Toda vez que
é procurada para divulgar a informação pública do número de multas registradas,
a Assessoria de imprensa do órgão afirma que os técnicos ainda estão fazendo o
levantamento. Além de protelar a disponibilização dos dados, o setor de Comunicação
da CTTU reforça que não tem um prazo definido para que a informação seja
apresentada. Com isso, não há nem mesmo como a imprensa avaliar se os
condutores estão respeitando a nova regra nas 22 ruas. “Além de ser uma informação
pública, a CTTU também tem a obrigação de implantar as infrações registradas nos
dados do Detran-PE. Mas, até agora, não se sabe o volume de autuações e nem o
destino delas”.
Areia pra
todo lado
Com a força do vento, na Praia de Boa Viagem,
a areia da orla, em alguns trechos, se nivela com a mureta dos bancos, invade o
calçadão e até parte da ciclovia, como denuncia a leitora Heloísa de Mello. É
preciso que haja uma remoção diária da areia.
Degraus perigosos - A escadaria da Rua Açaí, em Ouro Preto, Olinda, tem vários degraus
danificados, com lodo e ladeados pelo mato. Além disso, não tem corrimão e nem
iluminação, tornando-se um perigo para as pessoas. São dezenas de cidadãos
reclamando.
Haja
imundície! - Uma oficina de alumínio, na
Rua José Acioly, 145, na Iputinga, deixa loucos os moradores, principalmente
uma senhora vizinha da dita cuja. Devido aos entulhos, ratos, escorpiões e baratas
invadem as casas.
Alô, PCR? - A Compesa não constatou vazamento em sua rede
coletora de esgoto, na Rua do Imperador, no Centro. A água suja acumulada na
via não é, portanto, da rede da Compesa. Então, a responsabilidade é da PCR,
companheiros.
Deficiente - Já em 2ª. discussão, o Substitutivo nº 01/2013 do
Projeto de Lei Ordinária n°1424/2013, do deputado Sérgio Leite (PT), sobre a
reserva obrigatória de assento em teatros, cinemas, casas de shows e
espetáculos para acompanhante de deficiente em Pernambuco.
SUS - O Hospital
Maria Lucinda inaugurou 14 leitos, distribuídos em nove apartamentos, e os
usuários de planos de saúde passam a contar com mais um serviço de saúde na
Zona Norte. Toda renda alcançada, com esses novos leitos, será destinada à
melhoria nos serviços prestados à população usuária do SUS naquele hospital.
Tragédia e teorias conspiratórias
16 de Agosto de 2014 às 21:09por Homero Fonseca
ZOOM
Em junho, o Cessna da campanha de Eduardo teve uma pane no Paraná
Em junho, o Cessna da campanha de Eduardo teve uma pane no Paraná
A Globo (e outras redes) induziram o público a que houve um atentado na queda do avião de Eduardo Campos.
É de uma leviandade e uma irresponsabilidade espantosas. Os comentários e noticiários deram a entender que o Cessna Citation estava em perfeito estado, portanto afastando qualquer falha técnica, e os pilotos eram competentes, portanto falha humana estaria fora de cogitação. Tudo isso precocemente, sem fundamento em laudos técnicos. O mau tempo que provocou a manobra, prevista mas fora do padrão normal, de arremeter o avião e informes de que a aeronave teria apresentado problemas técnicos recentemente, são deliberadamente ESQUECIDOS. O notório Alexandre Garcia foi enfático nesses pontos, concluindo que o acidente era UM MISTÉRIO. Ora, todo acidente aéreo, até que sejam concluídas as complexas e demoradas investigações sobre suas causas, é um mistério. Ficar enfatizando isso insistentemente é induzir a que, na cabeça das cabeças, já transtornadas pela dimensão da tragédia, desate-se as mais pirotécnicas teorias conspiratórias, como todo evento de grande comoção por si só já enseja.
Um exemplo de maluquice: rola nas redes sociais a "notícia" de que a presidente Dilma teria sancionado, NO DIA DO ACIDENTE, lei que determina sigilo durante as investigações de desastres aéreos. Absurdo. As informações corretas estão no saite e-farsas, especializados em desmentir boatos e hoax na internet. Leiam aqui: http://www.e-farsas.com/dilma-cria-lei-tornando-sigilosas-investigacoes-sobre-acidentes-aereos.html
Ninguém em sã consciência pode dizer, antes da conclusão das investigações, o que aconteceu. O que pretendem a Globo e suas congêneres com isso? Não sei. Semear a confusão, certamente. Com que objetivo?
Resta apenas, enquanto aguardamos os resultados dos órgãos especializados em investigação de acidentes aeroviários, lamentar profundamente as mortes de Eduardo e seus assessores, todos jovens, competentes e extraordinárias figuras humanas.
A notícia de que a caixa preta (CRV) não tinha gravado as últimas conversas a bordo é sem dúvida incomum. Pra quem já estava inclinado, motivado pela mídia ou por temperamento, a acreditar piamente em atentado ou coisa assim, ouvi um brigadeiro, ex-chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos) revelar que a a gravação é apenas um dos elementos da investigação, e a falha em absoluto não impede os trabalhos. Também um técnico informou que a caixa de gravação pode apresentar defeito ou estar com sua capacidade lotada.
Um exemplo de maluquice: rola nas redes sociais a "notícia" de que a presidente Dilma teria sancionado, NO DIA DO ACIDENTE, lei que determina sigilo durante as investigações de desastres aéreos. Absurdo. As informações corretas estão no saite e-farsas, especializados em desmentir boatos e hoax na internet. Leiam aqui: http://www.e-farsas.com/dilma-cria-lei-tornando-sigilosas-investigacoes-sobre-acidentes-aereos.html
Ninguém em sã consciência pode dizer, antes da conclusão das investigações, o que aconteceu. O que pretendem a Globo e suas congêneres com isso? Não sei. Semear a confusão, certamente. Com que objetivo?
Resta apenas, enquanto aguardamos os resultados dos órgãos especializados em investigação de acidentes aeroviários, lamentar profundamente as mortes de Eduardo e seus assessores, todos jovens, competentes e extraordinárias figuras humanas.
A notícia de que a caixa preta (CRV) não tinha gravado as últimas conversas a bordo é sem dúvida incomum. Pra quem já estava inclinado, motivado pela mídia ou por temperamento, a acreditar piamente em atentado ou coisa assim, ouvi um brigadeiro, ex-chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos) revelar que a a gravação é apenas um dos elementos da investigação, e a falha em absoluto não impede os trabalhos. Também um técnico informou que a caixa de gravação pode apresentar defeito ou estar com sua capacidade lotada.
Essas duas informações ouvi nos telejornais de ontem à noite, assim como outra, importante: a de que o mesmo Cessna havia apresentado problema técnico em uma decolagem no Paraná, recentemente, obrigando Eduardo e Marina a irem de carro até Londrina. Passou até um vídeo dolorosamente irônico, em que ele comenta o incidente e diz algo como: "Pelo menos foi em terra!" e todos riem. Essas informações somente agora estão sendo divulgadas, mas o estrago das insinuações levianas já está feito. Já se fala abertamente nas redes sociais, sem o menor fundamento, em atentado, assassinato etc. Se a mídia estivesse minimamente interessada em fazer reportagens investigativas iria atrás de uma postagem que li por aqui de que o piloto teria escrito em sua página que estaria CANSADAÇO devido ao ritmo intensíssimo de uma campanha eleitoral.
Quero dizer, por fim, que para as investigações todas as hipóteses devem ser avaliadas e que é justa a estranheza do público devido ao desencontro de informações (entretanto normal pela lentidão das investigações). O que não se pode é, a partir de predisposições políticas, tirar conclusões precipitadas e, por ingenuidade ou má fé, espalhá-las como verdade nas redes sociais.
Por fim, façamos um exercício dedutivo, somente como hipótese, sobre um eventual atentado: a pergunta básica é A QUEM INTERESSARIA a tragédia? A situação eleitoral fica bastante conturbada. É bom lembrar o notável desempenho de Marina Silva nas eleições presidenciais passadas e o fato de que, antes da aliança com o PSB, ela tinha maiores índices de intenção de votos do que o próprio Eduardo. Portanto, saindo candidata, Marina tirará votos de Dilma (parte da esquerda desiludida com o PT) e abocanhará alguns percentuais dos indecisos e pode ir para um segundo turno, deixando Aécio fora do jogo. Portanto, tanto Dilma como Aécio não teriam qualquer interesse nisso, ambos saem perdendo. Na véspera da tragédia, toda a imprensa noticiava, com base em reiteradas pesquisas, que a candidatura de Eduardo “não decolara”. Portanto, não era ameaça direta nem a Dilma, nem a Aécio, que esperava contar com ele num eventual segundo turno, também indefinido até agora. Marina sim, com os 20 milhões de votos da eleição passada, se não é uma ameaça direta aos dois oponentes, desequilibra totalmente a correlação de forças eleitoral.
Outro dados importante: Quase todos os acidentes aéreos registrados no ano passado no País (como no mundo) envolveram aeronaves pequenas, focadas em transporte privado, de táxi aéreo ou instrução. No decorrer do ano passado, 159 aeronaves sofreram acidentes no Brasil, 158 delas de transporte não regular (leia-se, vôos de carreira), segundo dados da Anac.
Os dados estão no blogue Radar da aviação, do Estadão:
http://blogs.estadao.com.br/.../2014/08/13/acidentes-aereos/
Os dados estão no blogue Radar da aviação, do Estadão:
http://blogs.estadao.com.br/.../2014/08/13/acidentes-aereos/
JORNAL FOLHA CULTURAL N 04
Entrada
| x |
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11:16 (Há 23 horas)
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Já está sendo distribuída a Folha Cultural nº 04
- Neste numero a estreia da coluna Lembranças & Saudades com Samir Abou Hana e ilustração de Wilton de Souza e da coluna Arte e Cultura com Salete do Rêgo Barros.
- Um bate-papo Literal com o jornalista e poeta Robson Sampaio.
- No “Com o artista no atelier” o artista plástico Gegê Pedrosa.
- Lucilo Varejão Neto nos traz o artigo “Ler e Aprender”.
- Na capa a homenagem a Ariano Suassuna e muito mais. É isso aí.
Pontos de distribuição:
Ipojuca (PE)
Porto de Galinhas
Café do Brasil, Praça das Piscinas Naturais, s/n, Centro
Jaboatão dos Guararapes (PE)
All Pé
Av. Bernardo Vieira de Melo, 1551 – Loja 08 – Galeria VIP POINT
Piedade - fone: (81) 3341.6825
Hidro
Rua Prof. Julio Ferreira de Melo, 46
Boa Viagem - fone: (81) 3465.8640
Cultura Nordestina – Letras & Artes
Rua Sérgio Magalhães, 54
Graças - fone: (81) 3243.3927
No Café da livraria Jaqueira
Rua Antenor Navarro 138 – Graças – (81) 3265.5685
Olinda (PE)
Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco
Rua 13 de Maio, s/nº - Cidade Alta – (81) 3184.3153
Caruaru (PE)
No Café da livraria Imperatriz
No Shopping Difusora
Av. Agamenon Magalhães, 444 – Mauricio de Nassau – (81) 2103.9777
CONFRARIA DO CAFÉ
Pça. Deputado Henrique Pinto, loja 10, Jardim Siqueira Campos - Centro
Salvador (BA)
Fundação Casa de Jorge Amado
Largo do Pelourinho - (71) 3321-0070
Maceió (AL)
Bêabá Livraria e Distribuidora de Livros
Parque Gonçalves Lêdo, nº 08 – Farol – (82) 3336-8277
João Pessoa (PB)
Livraria do Centro Cultural Zarinha
Avenida Nego, 140, Tambaú - (83) 4009-1111
Natal (RN)
No café da Livraria Saraiva no Shopping Midway Mall
Av. Bernardo Vieira, 3775, Lj. 327, Tirol – (84) 3222-4722
Fortaleza (CE)
Casa de Juvenal Galeno
Rua General Sampaio, 1128 - Centro - (85) 3252.3561
PCR beneficia famílias com o programa Parceria nos Morros
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), está realizando intervenções em áreas de morro com o objetivo de reduzir situações de risco e garantir mais segurança para os moradores durante o inverno. As obras de pequeno porte estão sendo executadas dentro do programa Parceria nos Morros, que disponibiliza material de construção e acompanhamento técnico para que os próprios moradores entrem com a mão de obra. Cerca de 50 intervenções estão distribuídas em localidades como Jardim Monteverde, Alto José do Pinho, Alto do Pascoal, Córrego do Inácio, Jordão, Bomba do Hemetério, entre outros.
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Marina Andrade
Assessoria de Imprensa da Secretaria Executiva de Defesa Civil
Twitter: @sedecpcr
IAP ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ORATÓRIA
Aulas acontecem na sede do Instituto ou dentro das empresas.
O Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP) está com inscrições abertas para os interessados em perder o medo de falar em público, através do curso de Oratória, ministrado pelos mestres Abelardo Borba e Claudio Borba, especialistas em habilitar pessoas a aprender a falar com convicção, ênfase e convencimento. Além das aulas ministradas na sede da instituição, nas Graças, o IAP realiza também “In Company”, dentro das empresas, com desenvolvimentos totalmente personalizados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81)3221-3001 ou pelo site www.iapcursos.com.br.
Edição de agosto
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Editores Sennor Ramos, Raimundo de Moraes & Cida Pedrosa Recife, 14 de agosto de 2014 | |||
INTERPOÉTICA 2005-2007-2010
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