terça-feira, 19 de agosto de 2014

Parabólica



Faixas azuis vão
ser mais vigiadas

Diariamente, neste espaço, recebo denúncias contra motoristas irresponsáveis e que teimam em invadir as faixas azuis, exclusivas  para ônibus, em vários bairros do Recife. Pois bem, a CTTU tem, acertadamente, aplicado merecidas multas e anuncia a instalação de mais 200 câmeras de fiscalização em todas as faixas azuis. Vale lembrar que, de acordo com o Artigo 184 (Inciso I) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve e 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação). Por sua vez, recebeu elogios a ação do Programa de Educação para o Trânsito, a Concessionária Rota dos Coqueiros, que instalou outdoors, na rodovia que liga Barra de Jangada a Itapuama. Os cartazes contêm a seguinte mensagem: “Motociclista que se garante, só sai com capacete. Seja prudente. Evite o acidente”. A ideia é sensibilizar os usuários para uma direção segura, a fim de contribuir com a redução de acidentes. “Motoristas irresponsáveis “contribuem” ainda mais para engarrafamentos nas vias e prejudicam os demais cidadãos, num trânsito que já é bem complicado no Recife.



Calçada bloqueada  
Na Rua Estevão Brioso, em frente ao número 176, em Boa Viagem, o dono deste carro estaciona e fecha a calçada, diariamente, e obriga o pedestre a andar no meio da via, segundo denúncia da leitora Juna Fard. Ela pede que os agentes da CTTU coíbam o abuso.


Sujeira geral - A situação do Mercado de Caixa D’Água, em Olinda, é simplesmente impressionante: esgotos estourados, lixo, insetos, ratos e um fedor insuportável. Comerciantes perdem fregueses diante de tamanha imundície e ainda trabalham a céu abeto. Uma vergonha.


Nervos à flor... - Não é de hoje que um monte de gente reclama da buraqueira constante, na PE-75, em Goiana, e que resulta em homéricos engarrafamentos e retenções no trânsito. Deixam os motoristas com os nervos à flor da pele.


...da pele - Solicitam ao Governo do Estado providenciar, o mais breve possível, uma ordem de serviço para o DER realizar uma operação tapa-buracos, precisamente no trecho urbano de Goiana. As últimas chuvas abriram inúmeras crateras.



Inédito - Hoje, às 9h, no Fórum do Recife, na Joana Bezerra, um fato inédito: pela primeira vez, um defensor público geral sai do gabinete para atuar no Tribunal de Júri. Manoel Jerônimo atuará, num crime ocorrido em 2004, uma tentativa de homicídio qualificado.


Blogs - Mais de 40 blogueiros literários, fundadores da  Associação de Blogs Literários do Nordeste (ABLNE), reúnem-se, em setembro, no Recife, para a primeira Assembleia Geral do biênio 2014-2015 e  eleição da Diretoria e do Conselho Deliberativo. Para se associar, basta enviar links dos blogs para jcpanamerica21@gmail.com


Cidadania -
A JBR Engenharia promove, até sábado, a Semana pela Cidadania e Solidariedade, mobilizando colaboradores, parceiros e clientes para o trabalho voluntário. Informações www.jbr.eng.br.


Advogados -
Prorrogada, até sexta, a inscrição do Concurso de Monografia Flávio de Queiroz Bezerra Cavalcanti, da OAB-PE, para alunos de graduação e pós em Direito. No link: http://tinyurl.com/mbmsb93.

Vidraceiro -
A Intervidro realiza, até sexta, Curso de Especialização de Vidraceiro, com o professor Ricardo Câmara, da Central do Vidraceiro do Rio de Janeiro. Tel.: 81.3242.0101.



Encomendas com
mais segurança

Quem nunca deixou de receber uma encomenda por conta de endereço desconhecido? São inúmeras as pessoas que já vivenciaram esta situação. Agora, o Ministério Público Federal, em Pernambuco, recomendou à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no Estado que, caso haja a devolução de encomenda por esse motivo, entre em contato com o remetente e assim certifique o ocorrido. O documento, assinado pelo procurador da República Alfredo Carlos Gonzaga Falcão Júnior, foi expedido após reclamações de cidadãos que relataram devolução de mercadorias, principalmente em relação ao Serviço de Sedex e mesmo com a correta descrição do endereço dos destinatários. De acordo com a recomendação, os Correios deverão verificar minuciosamente os dados para a entrega, a fim de evitar devoluções nos casos em que os destinatários possuírem endereço certo e conhecido. “O MPF recomenda que, apenas após a adoção de todas as medidas de precaução, a encomenda seja devolvida ao remetente, a fim de evitar o ajuizamento de demandas indenizatórias por falha na oferta do serviço público”.


Trauma com escadas?        
Muitos carteiros não sobem as escadas de prédios para entregar correspondências ou encomendas que exijam assinaturas. Nem que seja no primeiro andar. Se o edifício não tiver zelador, idosos, deficientes ou mesmo doentes terão que descer para receber a encomenda.



CTTU de olho - A CTTU promete reforçar a fiscalização, na Rua Estevão Brioso, em boa Viagem. E, caso seja necessário, as devidas notificações serão aplicadas e o carro rebocado. E que o bairro tem cerca de 10 mil multas, este ano, só por estacionamento irregular.



Uma vergonha! - Buracos e poças d’água prejudicam, dia e noite, motoristas e pedestres que passam pela Avenida Caxangá, no Cordeiro e quase em frente à Agência do Itaú e ao Hospital Getúlio Vargas. Haja descaso!



Arma de... - Até que um dia. Entra em 2ª.votação nos próximos, o Substitutivo nº 01/2014, na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa, sobre o Projeto de Lei Ordinária n° 1789/2014, da deputada Terezinha Nunes (PSDB).


...brinquedo - O Substitutivo altera a Lei Estadual nº 12.098/2001 e  proíbe a fabricação, venda e comercialização, em Pernambuco, de brinquedo que tenha formato, característica ou cor semelhante às armas verdadeiras. É mais um passo para combater a violência.


PMPE - A União dos Militares do Brasil (UMB) está convocando, das 8h às l7h, PMs e bombeiros da PMPE, inativos e pensionistas associados ou não, para solicitarem a Gratificação de Policiamento Ostensivo (Risco de Vida). É correspondente aos valores retroativos de até 5 anos atrás. A UMB fica na Praça do Derby, 223, tel.: 8765. 9295.
 



Mercado -
A Compesa esclarece que não opera a rede coletora de esgoto, na Avenida Leopodino Canuto de Melo, onde está o Mercado de Caixa D’água. Então, é com a Prefeitura de Olinda.

Reciclados -
Abertas as inscrições para as oficinas de Reutilização de Materiais do Instituto Peró, instituição social do Shopping Guararapes.  Informações: 2122.2284 e 2122-2249.

Sons -
Sempre das 10h às 20h, na Livraria da Praça, a exposição de pinturas “Sons Femininos”, da artista plástica Adriana Vieira. Na Praça de Casa Forte, 426, tel.: 3019.0259.


Brasileiro e canadenses plantam muda de Maple em Toronto

Entrada
x

Raimundo Edson Pereira Campos e Silva

Anexos00:12 (Há 21 horas)
para Cco:mim
Eu sou um homem abençoado por Deus, casei com a mulher mais bonita de Santarém e toda vez que vou plantar uma árvore sempre aparece outra. Maple é uma árvore símbolo do Canada cuja folha está estampada em sua bandeira. Existe muitos produtos canadenses feitos com o Maple como o delicioso mel e o xarope.
Hoje como meus amigos da Binkman and Associates Refloreatation, Wendell e a linda fiona, plantamos uma muda de Maple no cruzamento da avenida Leslie com Denlow. Nas fotos o Saradon de Boa Viagem com a bonita Fiona preparando o buraco, Fiona e Wendell, Wendell com seu bracinho colocando a muda no buraco e o trio Wendell, Edson, Fiona.  
 
Edson Campos E Silva, Blog Causos e Fatos
Idealizador do Parque dos Coqueiros de Boa Viagem
E-mail 
edsoncamposesilva@globo.com
00 55. (81) 9972-1110, 3465-2535

 Serviço motorizado da Emlurb 
aumenta fiscalização da operação 
tapa buraco

Lançado na primeira semana de julho, o Serviço Itinerante de Gerenciamento Avançado (SIGA), já auxiliou na identificação de 2.213 buracos, em seu primeiro mês de atividade. Os 12 fiscais equipados com motocicletas estão percorrendo cerca de 540 vias por dia. Levando-se em conta os números desde o início de maio, quando começou a operar em caráter experimental, a Emlurb já identificou 6.069 danos no pavimento.

O SIGA consiste em profissionais equipados com câmeras fotográficas, Ipads e aparelhos de GPS, divididos em seis duplas, cada uma atuando em uma região, vasculhando as ruas e avenidas identificando alguma ocorrência. Com isso, a Emlurb obtém uma maior rapidez nos serviços, reduzindo o tempo de resposta entre a identificação e a execução, além de um acompanhamento mais eficaz das ações e uma fiscalização permanente.

 MPF consegue decisão liminar
 para regularizar Reserva Biológica
 de Pedra Talhada

Criada há cerca de 25 anos, unidade de conservação ainda não teve medidas para sua efetiva proteção ambiental implementadas pelo ICMbio

Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns (PE) conseguiu, na Justiça Federal, decisão liminar para que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) adote as providências necessárias para regularização da Reserva Biológica de Pedra Talhada, situada entre Alagoas e Pernambuco. Criada há cerca de 25 anos - em 13 de dezembro de 1989, pelo Decreto nº 98.524 – a unidade de conservação ainda não conta com conselho consultivo, plano de manejo e cercamento físico, além de estar com regularização fundiária pendente.

A Justiça Federal atendeu os pedidos do MPF, na ação ajuizada em junho deste ano, e determinou que o ICMBio finalize o plano de manejo da reserva em até dois anos, conclua a instituição do Conselho Consultivo da unidade em até um ano e faça o cercamento físico da unidade em até 180 dias.

O Instituto também terá de entregar à Justiça, em até 60 dias, a relação completa dos proprietários e donos de imóveis situados dentro da reserva. Finalizada essa etapa, deverá ser feito o pagamento de indenizações nos casos de processo de desapropriação amigável ou ajuizadas ações com essa finalidade quando não houver consenso.

Informações atualizadas sobre a situação fundiária da reserva deverão ser enviadas à Justiça em um ano. Os prazos começam a contar a partir da intimação do ICMBio. Em caso de descumprimento das determinações, a Justiça estabeleceu multa diária no valor de R$ 20 mil.

De acordo com a decisão judicial, além dos prejuízos ambientais que a falta de regularização da Reserva de Pedra Talhada acarreta, a omissão administrativa tem causado situações dramáticas do ponto de vista dos direitos individuais. Várias famílias que viviam naquelas terras, de onde obtinham  subsistência, estão há mais de duas décadas sem receber as indenizações devidas após a criação da unidade de conservação.

Unidades de conservação - As unidades de conservação são áreas com características naturais relevantes. São definidas pelo Poder Público como espaços que precisam de proteção especial. Sua normatização está na Lei 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Para que cumpram seu papel, precisam ser efetivamente implantadas, o que implica, no mínimo, a existência de plano de manejo e conselho gestor, bem como a consolidação territorial.

As unidades de conservação são divididas em dois grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável. A principal diferença entre elas é que as do primeiro grupo são mais restritivas em relação ao uso dos seus recursos do que as do segundo grupo. As Reservas Biológicas, como a de Pedra Talhada, são um tipo de unidade de proteção integral. Nelas, são realizadas medidas de recuperação dos ecossistemas alterados para restaurar o equilíbrio natural e preservar a diversidade biológica. Podem ser visitadas apenas para fins educacionais.

Nº do processo: 0800072.2014.4.05.8305 – 23ª Vara Federal em Pernambuco

Qualquer cidadão pode acionar o MPF. Para fazer uma representação via internet, clique aqui.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário