sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Parabólica



  
Docentes cobram
os seus direitos

Um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino reagiu ao comentário, nesta coluna - “O tiro saiu mesmo pela culatra”- e às explicações dadas, ontem, pela Prefeitura do Recife pela greve deles. A professora Marly Morais fez algumas observações:  “Estamos Indignadas com a Prefeitura de Recife que, de forma autoritária e inconstitucional, desconta os dias parados de profissionais comprometidos com a qualidade de seu trabalho. Pois, estávamos cobrando o cumprimento da Lei do Piso que, no seu Art.4º,  determina que 1/3 da nossa carga horária seja de planejamento/organização do trabalho. Além de cobrarmos que seja enviado à Câmara de Vereadores o nosso Plano de Carreiras e revisado em 2013 em comissão paritária (professores e Governo). E indignadas com a determinação da ilegalidade da greve (em menos de 6 horas da deflagração) pela arbitrariedade de um desembargador que não ouviu os motivos dos professores e ouviu unilateralmente o Governo do PSB”. Marly Morais disse ainda que, durante a greve, todas as escolas se mantiveram abertas com diretores, funcionários e até algumas professoras que optaram por não acompanhar o movimento.




Os 200 dias letivos     

Marly prossegue: “Indignadas com essa mesma Justiça que não está cobrando da PCR que cumpra os 200 dias letivos do aluno, já que os descontos nos nossos salários, nos exime de qualquer reposição dos dias parados. E que 80% dos professores aderiram à greve”.

Apoio ao Simpere - Ela conclui: “E que só uma professora difere da maioria de nós, por não ter compromisso político e pedagógico com os seus alunos, uma vez que a nossa luta era nesse viés. E que a direção do Simpere nos representa de forma transparente e aguerrida”.





Vista grossa? - Há mais de dois anos que Heloisa de Mello envia fotos sobre o estacionamento de carros, na calçada da Rua Doutor João Guilherme de Pontes Sobrinho, em Boa Biagem. E, absurdamente, a CTTU não coíbe.

Heloísa de Mello/Cortesia 

 Exibindo # Vergonha (2).jpg

Perigoso - Assaltos, venda e consumo de drogas e prostituição correm soltos, na Praça da Independência, no Centro do Recife. Os cidadãos temem passar nas proximidades, pois o posto da PMPE foi desativado desde os jogos da Copa.


Política - A Oficina de Jornalismo Político abordará desde questões práticas da cobertura política aos conflitos éticos e de credibilidade pelos quais passam jornalistas e assessores. Inscrições abertas, na Paradox Zero, telefone 81.3019. 3811 e www.paradoxzero.com.



Criança - Vamos ajudar a reconstruir a sede do Movimento Pró-Criança, nos Coelhos, e que teve as instalações destruídas no incêndio, depositando qualquer quantia no Bradesco: Agência 290-9, conta-corrente 74151-5; Banco do Brasil: Agência 1833-3 e conta-corrente 18886-6; e via Internet: CNPJ02.539.3471.0001-32.



Livros -  
Termina domingo, a Feira de Livros Usados, do Rotary Club, no Plaza Shopping. A renda será para obras sociais e medicamentos do ambulatório médico do Rotary.



Cantoria -
 Hoje, a partir das 22h, tem cantoria nas ladeiras da Cidade Alta, em Olinda, com o Grupo Luar de Olinda, na Serenata Focca. Concentração em frente à Focca. 


Feirão -
Amanhã e domingo, o Papo Universitário promove o Feirão, focado na orientação educacional e profissional, mercado de trabalho, etc. Inscrições: 2122.8167 e www.feiraodoestudante.com.br.



 

 SECRETARIA DE IMPRENSA

Dupla do Núcleo de Altas Habilidades da PCR se prepara para final estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Dois alunos da Prefeitura do Recife disputam a final estadual com mais 22 equipes de Ensino Médio de Pernambuco. A competição será neste sábado, na Secretaria Estadual de Educação
Dois estudantes do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Prefeitura do Recife estão se preparando para disputar a final estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será neste sábado (30), na quadra da Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea. Gabriel Cândido da Silva, 15 anos, e Ivson Gouveia, 16, ficaram na 5ª colocação do nível 2 (Ensino Médio) da etapa estadual disputada no dia 9 de agosto, no mesmo local. Na primeira etapa regional, 73 equipes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares competiram, e 23 delas chegaram à final. Quem passar desta etapa disputará a fase nacional da OBR, em São Carlos, no interior de São Paulo. A competição tem o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação da cidade.
            Os dois adolescente estudam em escolas estaduais e têm aula de robótica uma vez por semana no NAAHS, em Casa Amarela. Desde que se classificou à final, a dupla está indo ao núcleo todos os dias para aprimorar a montagem e a programação do robô que desenvolveram. "Nosso robô está bem melhor do que o anterior. Para falar a verdade, nós não esperávamos chegar à final, mas agora estamos confiantes de que temos condições de passar para a fase nacional", disse Ivson, que já convidou a família e os outros amigos do NAAHS para assistirem à final. Aluno do 1º ano do Ginásio Pernambucano, ele já pensa em aproveitar os conhecimentos que adquiriu na programação do robô para fazer faculdade de Ciências da Computação. "Para fazer a programação, uso muito os conhecimentos que tenho de matemática e de física mecânica. Estou gostando muito das aulas de robótica", disse o finalista.

            Um dos treinadores da dupla é Alderir Gomes Cavalcanti, educador da LEGO ZOOM, que é a empresa fornecedora dos robôs de peças LEGO e parceira da PCR na implantação do Programa Robótica na Escola. "Gabriel e Ivson vão disputar com equipes bem mais experientes, que têm aula de robótica há mais de dois anos nas escolas estaduais e particulares. Mesmo assim eles têm chance, pois estão bem preparados e conseguiram adiantar muita coisa. Eles começaram a ter aula de robótica este ano e já tiveram uma boa colocação na olimpíada. Por terem altas habilidades, eles conseguem desenvolver mais rápido que outros alunos e avançaram muito em pouco tempo", avalia Alderir.
Exibindo ARB_0008_26082014_Foto_AndreaRegoBarros.jpg

            Nos últimos dias, todos os 78 estudantes de escolas públicas e particulares atendidos no Núcleo de Altas Habilidades da Prefeitura do Recife depositaram os votos em uma urna para escolher o nome do robô montado e programado por Ivson e Gabriel. O escolhido foi Legobô, já que o robô usado na competição é feito com blocos de encaixe da LEGO ZOOM. A coordenadora do NAAHS Recife, Jussara Vieira, está organizando a ida dos alunos do núcleo para formarem uma torcida pela dupla finalista no sábado. "As aulas de robóticas e a participação dos alunos na olimpíada fez com que eles viessem ao NAAHs com mais frequência e as famílias também estão mais interessadas por verem a animação e o empenho dos estudantes. A robótica é uma atividade diferenciada e inovadora. Os alunos têm contato com uma tecnologia que envolve várias outras áreas de conhecimento", enfatizou Jussara, que é especialista em Educação Especial.
CAMPEÕES DO NÍVEL 1 - Além da dupla no NAAHS, três alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco venceram a etapa estadual da OBR, no nível 1 (Ensino Fundamental) e estão classificados para a etapa nacional da Olimpíada, em São Carlos (SP). Outros quatro estudantes da mesma escola, localizada em Jardim São Paulo, ficaram em terceiro lugar na disputa prática. A segunda colocação ficou com uma equipe do colégio particular Santa Emília. A equipe vencedora é formada por André dos Santos, 15 anos, Mirele Marques da Silva e Wevelly Karla Maria da Silva, ambas de 13 anos. O trio cursa o 9º ano. Já Gilbert, Luís Carlos, Kelly e Harmeson, do 7º ano, ficaram na terceira posição. Ao todo, 24 equipes de Pernambuco disputaram o nível 1 da OBR.
Ao todo, noventa e sete equipes de escolas municipais, estaduais e particulares  do Estado disputaram os níveis 1 e 2 da etapa prática da OBR, sendo 18 equipes da Rede Municipal - 68 alunos fizeram a prova prática e 16 a teórica - totalizando 84 estudantes. A maioria tem entre 11 e 15 anos e é de turmas do 6° ao 9° ano. Apenas a dupla do NAAHS cursa o Ensino Médio em escolas estaduais, mas tem aula de robótica  no Núcleo de Altas Habilidades da PCR. Os estudantes tinham cinco minutos para completar um circuito, que é dividido em quatro etapas, incluindo rampas, obstáculos, curvas e objetos que precisavam ser removidos pelos robôs. A pontuação dada pelos juízes dependia da desenvoltura dos robôs em cada etapa.
A OBR é uma das olimpíadas científicas mais importantes do País e recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição trabalha a temática da robótica com foco no estimulo às carreiras científico-tecnológicas, promovendo debates e atualizações, além de possibilitar a descoberta de novos talentos na área.

            A participação dos estudantes da Rede Municipal na OBR faz parte do Programa Robótica na Escola, iniciado pela Secretaria de Educação do Recife em fevereiro deste ano. O grupo que participa da competição é o mesmo que foi para a Robocup, um dos maiores eventos de robótica do mundo e que este ano aconteceu em João Pessoa, em julho. Além da OBR e da Robocup, cerca de dois mil alunos da Rede Municipal também visitaram a terceira edição da Campus Party Recife, entre os dias 24 e 26 de julho. No estande da Prefeitura, muitos participaram de oficinas de robótica ministradas por oito estudantes do 6º ao 9º da rede, entre outras atividades.

Prefeitura do Ipojuca e Correios definem endereços dos cidadãos 

 Programa Endereço Certo tem a parceria dos Correios e será lançado na próxima terça-feira (2) no distrito de Nossa Senhora do Ó

Em breve, todas as ruas do município do Ipojuca terão um Código de Endereçamento Postal (CEP). A iniciativa reunirá a prefeitura municipal e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Pernambuco (EBCT/PE), que juntas, irão georeferenciar todos os logradouros do município. O programa Endereço Certo será lançado na próxima terça-feira (02), pelo prefeito Carlos Santana, pelo assessor da Diretoria Regional da EBCT/PE, Pedro Mota, e pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), Berenice Andrade Lima. O evento ocorrerá às 10h30, em frente ao antigo Estádio de Futebol de Nossa Senhora do Ó, no distrito de mesmo nome. 

Para o prefeito Carlos Santana, este projeto vai trazer mais praticidade e à vida dos ipojucanos. “Hoje são devolvidas cinco mil cartas por mês, que não são entregues por falta de endereço. Não podemos continuar com esta realidade. A partir de agora, com esse estudo de mapeamento e a criação do CEP, todos os cidadãos vão passar a receber suas correspondências em casa”, destacou.

Todo mapeamento do município está sendo feito pela empresa Geo Sistema com o apoio de líderes comunitários dos três distritos: Camela, Ipojuca-sede e Nossa Senhora do Ó, e das Praias de Porto de Galinhas e Serrambi. “Estamos desenvolvendo este estudo junto com pessoas que conhecem os bairros de cada distrito e assim conseguimos todo o levantamento das informações necessárias para a definição do CEP e nomear os logradouros”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município, Berenice de Andrade Lima.

O Programa Endereço Certo já começou o mapeamento e dentro de dois meses os bairros passarão a existir oficialmente. “Com endereço as pessoas vão poder realizar compras pela internet e saber que os produtos vão chegar em casa. Todos vão passar a receber suas correspondências”, lembrou Berenice. O projeto vai catalogar e atualizar todas as vias do município, através do processo de georeferenciamento (GPS), devolvendo a cidadania à população. A partir daí, os códigos serão gerados pelos Correios.





Nenhum comentário:

Postar um comentário