segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Parabólica



Teatro da Vida:
O Mestre Ariano

Histórias criativas e de muito bom-humor sobre o escritor Ariano Suassuna e de outros famosos e de populares foram publicadas, neste espaço e, posteriormente, no meu livro “Teatro da Vida (Causos)”, lançado no ano passado e à venda, na Livraria Jaqueira e na Banca Paulista (ao lado do Mercado de Boa Viagem). Muitas delas contadas pelo próprio Ariano, no “Canto do Ariano”, que era exibido, aos sábados, no NE-TV/1ª. Edição, da Rede Globo Nordeste; e outras a mim, relatadas pelo querido e saudoso companheiro, o folclorista Liêdo Maranhão. Ariano era avesso ao céu, pelo menos, o dos homens, com os seus aviões. Numa de suas saídas do Recife, a aeromoça percebeu o seu incômodo com a viagem. Aproximou-se da poltrona e perguntou: - Moço, o senhor está com falta de ar? No que Ariano retrucou na bucha: - Não, minha senhora. Estou com falta de terra. “João ‘Cabeção’, morador de Afogados e leitor da coluna, após ler uma das histórias engraçadas do escritor, detonou: “Esse velho é um arretado.


O fim dos lixões
ainda está longe

Hoje, todos os lixões do País deveriam ser fechados e os detritos transferidos para aterros sanitários. No entanto, a realidade é bem diferente. Há cerca de quatro anos, o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionava a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O prazo terminou e muitos deles ainda estão funcionando. O problema é mais grave nos centros urbanos, onde cerca de 150 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente. Pernambuco é um dos poucos Estados que concluiu o plano de destinação adequada de resíduos sólidos. Um bom exemplo de armazenamento e tratamento correto sólidos pode ser visto no Curado, no Recife, através da empresa Estação de Tratamento de Esgoto (ETE - Curado), e que atua na reciclagem de resíduos orgânicos, produzindo adubos, tijolos ecológicos e outros materiais reciclados. O Brasil tem, atualmente, 2.202 municípios com destinação adequada do lixo, o que representa 39,5% das cidades do País. Por outro lado, 60% do volume de resíduos já estão com destinação adequada. Dos 27 Estados, apenas Pernambuco, Maranhão e Rio de Janeiro concluíram os planos de resíduos sólidos.



Estrada “às moscas”   Cortesia: Benevides Waldir    
 Imagem inline 1

O Bairro de Curcurana, em Prazeres e às margens da Lagoa Olho D’Água, é um dos locais pitorescos e peculiares de Jaboatão. Porém, a situação da Estrada de Curcurana é de calamidade pública, com vários buracos, lama e lixo. Um descaso lamentável.


Berço esplêndido? - Menores, armados de revólveres, assaltam restaurantes, lojas e outros estabelecimentos, no terminal de ônibus de Setúbal e na Rua Dr. Luiz Inácio Pessoa de Melo, em Boa Viagem. Uma leitora diz que o 19º BPM está “dormindo em berço esplêndido”.


 Risco de morte - Motoristas fazem da Rua Sá e Souza, em Boa Viagem, pista de corrida e colocam em risco os demais motoristas e, principalmente, os pedestres. Os caras passam voando e não se vê um agente da CTTU.


Muito bem! - Sobre a nota "Água", a Compesa informa ao leitor
Fernando Melo, da Comunidade Jardim dos Comerciários, em Igarassu, que consertou o vazamento da Rua Cabedelo. E eu completo: “para a felicidade geral da nação”. 



Au au! - Cerca de 80% dos cães e gatos que estavam disponíveis, no evento de adoção no Shopping Recife, ganharam um novo lar. A ação foi promovida pelo centro de compras, em parceria com a Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (Seda), da Prefeitura do Recife.


Repeteco - “História do Brasil” contada por Janjão, leitor desta coluna: “Portugueses e Alemães”: Os alemães do século 21 repetiram os feitos lusitanos 514 anos depois. Desembarcaram na Bahia, paparam as indiazinhas, encheram os indiozinhos de presentes, ferraram os brasileiros (7 a 1) e levaram o ouro. Mui germanos...”


Crianças -

Hoje, 3ª. 4ª. e 5a.-feira, no Hospital Infantil Maria Lucinda (9h), e às 14h, na Biblioteca Peñarol de Camaragibe,  no NACC e na Brinquedoteca do IMIP,  contação de histórias.Tel: 3033.5521.


Deficientes... -


 Os surdos poderão assistir, de graça, o espetáculo Senhora de Engenho - Entre a Cruz e a Torá, reservando convites para as    apresentações nos dias 10 e 17.

...auditivos -  

A peça acontece, às 19h, no Espaço Fiandeiros, na Rua da Matriz, 46, próxima à Praça Maciel Pinheiro. Os deficientes auditivos devem ligar para 9536.4746 e a agendar um dos dias.



Armadilha no calçadão    RS/Arquivo
    
 Imagem inline 1
Há alguns meses e muito antes dos jogos da Copa Mundo, aqui em Pernambuco, denunciamos as bocas de lobo danificadas, no calçadão de Boa Viagem, bairro que é um dos cartões-postais do   Recife.  E, lamentavelmente, nenhuma providência foi tomada pela PCR.  



Sem creche - Hoje, apenas 20,6% das crianças de 0 a 3 anos estão na escola. Significa que, de um total de 11 milhões, 135 mil e 497, nesta faixa etária, 8 milhões, 836 mil e 790 estão sem creche e só 2 milhões, 298 mil e 707 matriculadas. Os dados são da Fundação Abrinq.



Nova favela - Terreno e praça, na “Favela do Amor”, numa transversal da Rua Sá e Souza e perto da casa de nº 90, em Boa Viagem, foram invadidos. Pelo andar da carruagem vai, certamente, surgir mais uma favela no chamado bairro nobre.


Exagero? - De Ricardo Boechat: - Dilma Roussef foi a primeira a manifestar pesar pela morte de Ariano, no Facebok. Aécio Neves, o terceiro, e Eduardo Campos, o segundo. Este, pra lá de exagerado, se referiu a Suassuna como tio, avô e pai.


Ameaçadas - Pesquisadores da UFRPE e representantes do Governo do Estado e do ICM-Bio oficializam, hoje, às 8h, no Salão Nobre da universidade, o início da Lista de Espécies Ameaçadas do Estado. Tudo indica que, infelizmente, o tatu-bola estará nesta relação.




Força - Na Internet: Novas eleições, este ano, e veja o preço de um povo conformado: impostos, juros, combustível, carros, energia e  pedágios mais caros do mundo. E, ainda, os políticos mais caros - e uma grande maioria mais corruptos - do mundo. O seu  voto é a sua força para as mudanças no Brasil. Ah, e teve a Copa mais cara do mundo.




Cursos -

A partir de hoje, a Prefeitura de Paulista abre inscrições para 189 vagas em cursos profissionalizantes. No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I, II, III, IV e V).


Mártir -

Até domingo, São Lourenço da Mata homenageia o seu padroeiro: São Lourenço Mártir. Com eventos conhecidos como a “Festa de Agosto”. Na Av. Miguel Arraes, no Centro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário